Como Ciclar a Creatina

Se você conhece a creatina, você provavelmente já deve ter ouvido falar sobre ciclo, fase de saturação, manutenção, etc…

Então, qual é o objetivo disso tudo ?

A creatina é o suplemento mais famoso e efetivo que existe, após algumas  semanas de uso já é possível ver ganhos notáveis de massa muscular e força, porém algumas pessoas tendem a sentir menos efeitos da creatina após algum tempo de uso, outros acabam sentindo que sequer estão tomando o suplemento.

Uma solução simples para este problema é ciclar a creatina.

Uma crença comum entre atletas (a maioria fisiculturistas) é de que o ciclo pode ajudar a minimizar este efeito “colateral”. O problema é que após o uso continuo da creatina o produto tende a perder o efeito para algumas pessoas, pois os músculos começam a ficar “dessensibilizados” à creatina, então os ganhos irão diminuir mesmo se você aumentar a dose.

Para maximizar os ganhos com a creatina o ciclo será realizado da seguinte forma: você utilizará a creatina por um período de tempo fixo , depois suspenderá completamente o uso e posteriormente voltará a tomar.

ciclo-de-creatina

Seguinte esta linha de pensamento, o objetivo é evitar que o corpo se acostume com o uso da creatina, fazendo com que você tenha mais ganhos com o produto, da mesma maneira que é feito com o treino, você muda-o de tempos em tempos para evitar que o corpo se adapte.

Saturação, Manutenção e Descanso

Existem três fases em um ciclo de creatina. Na fase da saturação você irá literalmente saturar (encher) os músculos com creatina, após esta fase entraremos na fase da manutenção que tem como objetivo manter os níveis de creatina sempre altos através da ingestão de uma pequena dose por dia do produto, por último a fase do descanso, onde não há consumo de creatina, o seu corpo ficará descansando até a próxima fase de saturação (recomeçar o ciclo).

Semana 1: Saturação – 20g de creatina divididos em 4 doses durante o dia

  • 5g uma hora após a primeira refeição do dia.
  • 5g meia hora antes do treino.
  • 5g imediatamente após o treino, se possível junto com dextrose/malto e proteína em pó (todos os ingredientes podem ser tomados juntos no mesmo recipiente).
  • 5g uma hora antes da última refeição do dia.

Semana 2 a 4: Manutenção – 5g de creatina por dia

  • 5g imediatamente após o treino, se possível junto com dextrose/malto e proteína em pó.

Semana 5 a 8: Descanso – sem consumo de creatina

Sem consumo de creatina da semana 5 a 8. Deixe o corpo descansar.

Palavras finais

Ciclar a creatina para evitar que o corpo se acostume, é apenas mais um meio de se tomar o suplemento. Algumas pessoas podem se dar bem nunca suspendendo o uso, outras não. Para estas e para quem precisa parar por conta de dinheiro ou opção, o ciclo descrito no artigo vai funcionar muito bem para extrair o máximo de resultados da creatina.

Publicidade

Este texto ajudou você ?

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×