

Xmonstrao
-
Total de itens
23 -
Registro em
-
Última visita
Histórico de Reputação
-
Xmonstrao deu reputação a lorenzo_EP em A máquina é velha, mas não obsoleta - manutenção eterna, game over.
VOZES DA MINHA CABEÇA
Depois de tantos anos treinando, percebi que existem basicamente dois grupos de frequentadores de academia: os que treinam por resultados, e os que treinam por treinar.
O primeiro grupo é o mais comum. São aquelas figuras que miram um resultado, um "shape", e entram na academia sem ter ideia do que tão fazendo. Quase todos começam dessa forma, inclusive eu, que comecei pra deixar de ser magrelo. É um grupo enorme, que vai desde os iniciantes iludidos, que acham que podem mudar o corpo em menos de seis meses, passando por aquela galera que deposita toda sua fé nos anabolizantes, e terminando em gente que "treina" há anos, "entre idas e vindas", e nunca chegam nem perto daquele resultado que vislumbraram lá no início. O que todos têm em comum é que eles, no fundo, não gostam de treinar. E quando não gostamos de algo, não nos interessamos em aprender mais, em melhorar, em nos esforçar além da zona de conforto. É normal, é da nossa natureza. Eu diria que mais de 90% dos frequentadores de academia se incluem aqui.
Quem aprende a gostar do processo, entra no outro grupo... o grupo raro, os que treinam por treinar. É a minoria que acaba focando em aprender e se superar, que adota aquele estilo de vida com naturalidade, que encontra uma forma prazerosa de seguir dieta, que tem o treino como rotina, como parte do dia. Essa galera não vê treino e dieta como sacrifícios por um objetivo final, entendem? O mais interessante e nada surpreendente, é que são esses os que chegam aos melhores resultados. Porque os resultados são apenas uma consequência do estilo de vida, da disciplina e da constância, fatores onde a galera do primeiro grupo erra.
Eu demorei uns anos pra virar essa chave, e hoje em dia sou bem sincero com pessoas próximas quando reclamam que não conseguem sair do lugar. Falo o que elas já sabem, mas não querem ouvir: "tu não gosta de treinar, tu não quer seguir dieta, e tá apenas sonhando com um resultado".
Observem que tem gente que mente pra si mesmo, pessoas que frequentam a academia há anos, que se dizem experientes, que posam de entendidos, mas que vivem se sabotando: faltando treinos, furando a dieta, usando drogas pra tentar compensar os erros, etc. Essa galera nem percebe que tá no primeiro grupo, e que se não forem sinceros consigo mesmos, vão continuar correndo atrás dos próprios rabos.
Fonte: meu conhecimento e experiência.
Abraços!
ATENÇÃO: esse conteúdo é pessoal, tem autoria, e não deve ser reproduzido em outros tópicos/sites. Não seja um cuzão.
-
Xmonstrao deu reputação a Guimers em Thors Dagbok: Deus da Power Belly em Busca do Supino de 210kg
Nem tudo se resume a shape.
As pessoas em geral mas principalmente marombeiros tem o costume de validar alguem pelo tamanho do braço e pelo bf.
Ainda mais na academia, o olhar de julgamento é constante. E até mesmo eu que estou falando acabo cometendo os mesmos erros de julgar alguem sem saber a razão ou o background da situação da pessoa.
Mas acabamos desvalidando alguem e seu esforço porque a pessoa não tem bf de 1 digito ou porque não tem 40 de braço KKK
Marombeiro tem ego fragil quando ve alguem melhor que ele, seja em força ou estetica, mesmo que ele não ligue pra isso, vai ferir o seu ego e ele VAI querer te atacar ou menosprezar.
Mas no fundo é que algumas pessoas só querem ir pra academia, fazer parte de um grupo e dizer que treina e ta tudo bem mano, outras querem ter 1 digito de bf e tambem ta joia KKK Só nao podemos querer comparar ou menosprezar, ou julgar alguem que tem um objetivo diferente baseado na nossa vida.
Cada um faz o seu que é mais bonito.
Isso não é pro mano ali em cima, é pra geral.
-
Xmonstrao deu reputação a lorenzo_EP em A máquina é velha, mas não obsoleta - manutenção eterna, game over.
VOZES DA MINHA CABEÇA
Uma coisa que me chama atenção há algum tempo é como as pessoas se perdem nesse mar de informações que temos hoje. YouTube, Instagram, influencers, coachs, e até usuários do fórum criam um ambiente onde fica fácil misturar informações e andar em círculos, sem alcançar objetivos concretos. Então, se eu puder deixar um conselho seria: passem o filtro.
Meu foco, por exemplo, é treinamento e dieta visando estética em primeiro lugar, e saúde por consequência. Sim, senhores, eu "treino pelo shape”, sem abrir mão da qualidade de vida.
Portanto, de que me serve um canal de YouTube cujo público alvo são usuários de esteroides anabolizantes? O que a opinião de um coach/influencer que fez nome prescrevendo hormônios vai me trazer? O que um cara que nunca treinou natural, ou acompanhou naturais, vai me ensinar? Será que esse canal/coach tem interesse comercial no que publica? Na boa, quando procuro conteúdo, vou atrás de quem tem experiências que possam acrescentar algo pra minha realidade. Respeito quem mostra conhecimento e resultados; só um ou outro não me serve.
Isso também vale aqui pro fórum. Sendo natural ou hormonizado, quando um membro der algum conselho/dica, apresentar algum estudo infalível ou simplesmente “cagar regra”, confiram o que o próprio tem a apresentar. Qual a experiência, o que ele conquistou? Será que realidade dele vale pra ti? Vejo caras que nunca chegaram em lugar nenhum sem drogas, dando dicas de como um natural deveria treinar ou comer. Também vejo hormonizados recreativos usando atletas como referências (?!?!), caras que vivem em outra realidade.
Existem parâmetros gerais de treinamento e dieta que servem como norteadores. Porém, sempre devemos considerar a realidade do indivíduo. Um iniciante não deveria treinar como um experiente; um natural não deveria treinar como um hormonizado; um marombeiro amador não deveria treinar como um atleta. O mesmo vale pra dieta: respeitar a individualiade... e vale pro uso de hormônios, mas não é o foco aqui.
Fonte: meu conhecimento e experiência.
ATENÇÃO: esse conteúdo é pessoal, tem autoria, e não deve ser reproduzido em outros tópicos/sites. Não seja um cuzão.
-
Xmonstrao deu reputação a Guimers em Guimers - Em busca dos 300kgs de Sumo - SQ 215kgs + BP 155kgs + DL 270kgs @95kgs
Bom dia
Ontem foi dia de lower 1, max effort (que ainda não é).
No domingo me alimentei mal demais, não sei o quanto isso impactou ou se foi irrelevante, segue o treino:
ME - Lower 1
Abdomem na Maquina - 10/8x95kgs - +1rep.
Agachamento Livre - 3x158kgs + 3x5x128kgs - +2kgs/+2kgs - Até iria tentar puxar uma 4° rep, mas resolvi que ainda não é hora, acredito ter sido RPE 9 ontem. Ja os backoff fecharam a 3°set com RPE 8.5 tbm, uma media de 1:30min de descanso.
Stiff Leg DL - 6x198kgs + 8x178kgs - Estava podre já, apenas mantive.
Leg Press Pivotado Unilateral - 2x12x180kgs - +2reps - Resolvi testar o leg unilateral, e jogar a cadeira extensora no lugar do afundo no treino 2.
Cadeira Extensora - Off por enquanto.
Cadeira Flexora Unilateral - 7/6x45kgs - Como zerei a maquina bilateral e devido o peso ela fica te tirando da posição ideal, mudei pra unilateral.
Como disse, depois da topset do agacho ja comecei a me sentir bem fudido e fadigado, respiração ofegante e cansaço. Talvez pela má alimentação de domingo? ou por causa do calor (insano ontem)?
Ao chegar na academia, fiz minha mobilidade e depois o abdomem na maquina pra preparar o core, ai quando cheguei na area de agachamento as duas gaiolas e as duas barras sendo usadas pra fazer terra (nem pros caras usarem 1 barra só e revezarem), tive que esperar 15mins pra poder começar o treino, uma bosta.
Já não é a primeira vez que isso acontece e pra falar a verdade ta bem comum nas segundas, então estou apenas pensando em remanejar denovo os exercicios e jogar o agacho pra sexta. Veremos.
Depois da topset do agacho a galera ficou em danger, e ficaram de conversinha sobre 'qual suco eu estou usando' KKK.
Tem apenas 1 cara que poe mais peso que eu no agachamento lá, um haitiano gigantesco (100kgs), ele faz 173kgs pra 5 reps POREM com cinturão, ajuda da galera e faz meio movimento (até 90°).
Eu acho que em 1 ano eu devo bater essa marca.
Levando em conta que eu não uso nenhum acessorio, meu BW é menor, não uso spotter e faço ATG, possivelmente eu arrisco dizer que tenho o agachamento mais forte da academia (em peso absoluto e relativo).
Mas a meta é não deixar duvidas nem mesmo ao leigo e passar o haitiano em breve.
Hoje é descanso e amanha é upper1, 120kgs no supino mirando 5 reps.
Valeu!
-
Xmonstrao deu reputação a EMD em Thors Dagbok: Deus da Power Belly em Busca do Supino de 210kg
21 anos de cadeia né? Bruto demais bicho, acompanhando.
-
Xmonstrao deu reputação a Hipertrofia.org em Novos reacts
React "Obrigado" incluído novamente.
Tenham em mente que este tipo de mudança, além de não afetar o funcionamento e usabilidade do fórum, está sujeito a constante mudança. Se ninguém gostar ou não usar, basta retornar ao padrão.
-
Xmonstrao deu reputação a Lucas em [Versão 3.0] Qual o volume ótimo para a hipertrofia?
MAIS UM TÓPICO SOBRE VOLUME
No tópico Qual o volume ótimo pra hipertrofia? tem algumas opiniões, artigos e estudos discutindo o volume ótimo pra hipertrofia. A recomendação geral ali foi de 8-24 sets por semana.
No tópico [Versão 2.0] Qual o volume ótimo para a hipertrofia? eu trouxe algumas discussões sobre a relação volume x frequência x nível de esforço e mais algumas opiniões, artigos e estudos sobre o tema. A recomendação geral ficou em 8-36 sets, dependendo de uma série de fatores, sobretudo frequência e nível de esforço.
Recomendo a leitura dos dois tópicos.
Continuando...
Acho que todo mundo entende frequência, é a quantidade de vezes que se treina um músculo ou padrão de movimento por semana. Estima-se que em cada sessão de treinamento o volume máximo que pode produzir hipertrofia é algo entre 8 e 12 séries pra cada grupo muscular/padrão de movimento. A partir disso, o aumento na quebra de proteínas começa a ser maior do que o aumento na síntese e por isso não vale à pena exceder essa quantidade de séries em uma única sessão. Esse é um dos motivos porque pode ser vantajoso dividir o volume dos grupos musculares/padrões de movimento em mais sessões semanais.
Nível de esforço é medido pela distância da falha, usando as escalas RPE ou RIR. RIR é repetições em reserva e RIR 1 significa 1 rep distante da falha, RIR 2 significa 2 repetições distantes da falha e assim sucessivamente. RPE significa percepção subjetiva de esforço e é mais ou menos a mesma coisa. RPE 10 equivale à 0 reps distantes da falha, RPE 9 equivale a 1 rep distante da falha e assim sucessivamente.
Na versão 2.0 temos que quanto maior a distância da falha, maior o volume ótimo e quanto menor a distância da falha menor o volume ótimo. Ou seja, se a pessoa vai sempre até a falha em todos os exercícios, deve usar um volume menor; se fica mais distante da falha, deve usar um volume maior. Treina fofo? Soca volume! kkk
Tem ainda uma relação que foi abordada em posts posteriores, que é intensidade x nível de esforço x volume. Os posts são esse e esse e abordam dois estudos. O resumo é o seguinte:
Com cargas altas (>75% da 1RM) é melhor treinar mais distante da falha pra obter ganhos de força; Com cargas altas (>75% da 1RM) a distância da falha é pouco relevante pra hipertrofia; Com cargas baixas (<75% da 1RM) a distância da falha é relevante pra hipertrofia, ou seja, quanto mais próximo à falha, mais hipertrofia, considerando o mesmo volume. Portanto, quem treina com cargas mais altas, pode se preocupar um pouco menos (quer dizer que é menos relevante, não que seja irrelevante) com a distância da falha, pode ficar um pouco mais longe. Isso ocorre porque com altas carga já acontece uma ativação de uma quantidade maior de fibras musculares desde as primeiras repetições, enquanto que com menos carga só se alcança essa maior ativação próximo à falha.
Pra situar o que é 75% da 1RM, é mais ou menos a carga que se consegue fazer 10 repetições no máximo, sem sobrar nada.
Então quem treina com high reps tem que se preocupar mais em chegar mais perto da falha. Só tem um problema: em altas repetições é bem mais difícil falhar, especialmente em compostos. Eu podia tentar entrar em detalhes mais técnicos da fisiologia, mas eu não lembro direito basicamente é porque os músculos envolvidos começam a doer e há uma tendência natural a parar aí. E não é porque doeu que se chegou à falha, já que a falha só ocorre quando não se consegue mais movimentar a carga até o final do movimento. Além disso, num leg press, por exemplo, se a pessoa tentar falhar entre 20 e 30 repetições é bem provável que vomite na sequência. Treinar até a falha com altas repetições em compostos de perna é puro masoquismo. Mulheres, no entanto, tem maior resistência à dor (nós homens somos frouxos mesmo kkk) e conseguem isso com menos dificuldade que os homens.
A partir daí podemos começar a entender porque tem gente treinando com volumes altíssimos sem resultados. Essas pessoas acham que estão treinando próximo à falha, mas não estão. E ainda estão usando high reps. Essas séries em altas repetições e distantes da falha não são efetivas pra hipertrofia, só gastam calorias.
Além disso, tem outro aspecto das high reps que interferem no volume: a recuperação. Maiores repetições, especialmente até à falha, demandam maior tempo de recuperação. E isso pode ter impacto significativo no volume máximo recuperável do treino.
Portanto, nível de esforço, frequência e intensidade interferem no volume ótimo. E ainda tem mais variáveis que influenciam. Essas variáveis, assim como as já discutidas, impactam na recuperação e a recuperação é o que manda no volume - não adianta fazer um volume maior do que o máximo recuperável. Algumas dessas outras variáveis são:
Idade (quanto mais velho pior a recuperação); Sexo (mulheres toleram mais volume); Qualidade do sono (sono ruim obviamente piora a recuperação e basicamente tudo na vida); Nível de estresse (mais estresse significa pior recuperação); Genética (tem pessoas que são abençoadas e conseguem se recuperar muito melhor que a média e geralmente crescem também muito mais que a média e provavelmente você que tá lendo não é uma dessas pessoas!); Uso de hormônios (esteroides melhoram a recuperação); E outras variáveis semelhantes que eu não lembrei agora. Ou seja, basicamente, quanto mais volume, maior a hipertrofia. Mas não adianta colocar mais volume do que o máximo recuperável. Então qual o volume ótimo pra hipertrofia? Se você é jovem, dorme bem, não tem estresse e ainda treina com high reps e alguma distância da falha, pode socar volume! Por outro lado, se você é um velho ranzinza e raivoso, estressado e treina com cargas altas, pode maneirar no volume
Por todos esses motivos, falar de volume sem tocar em todas essas outras variáveis não faz sentido. E por isso vemos sempre recomendações elásticas, como "o volume ótimo é 10-30 séries por semana". Simplesmente porque existem todas essas variáveis em jogo.
No tópico [Versão 4.0] Qual o volume ótimo para a hipertrofia? eu abordei o volume por exercício dentro de uma sessão de treinamento e na [Versão 5.0] Qual o volume ótimo para a hipertrofia? tem um resumo geral dos parâmetros.
Abraços,
Lucas
-
Xmonstrao deu reputação a AlchemistBody em Full Body 3x
Aproveitando o tópico, o que acham do treino fullbody que montei?
Treino A:
Supino reto 4x8~10
Puxada pulley 4x8~10
Agachamento livre 4x8~10
Cadeira extensora 4x8~10
Desenvolvimento militar 3x12
Rosca direta 2x12
Triceps testa 2x12
Treino B:
Supino inclinado4x8~10
Remada curvada 4x8~10
Leg press 4x8~10
Mesa flexora 4x8~10
Elevação lateral 3x12
Rosca alternada 2x12
Paralelas 2x12~15
-
Xmonstrao deu reputação a peregrinomaromba em Full Body 3x
Já fiz full body 2x + AB. Foi o período que mais desenvolvi força por focar quase 100% em exercícios compostos (não era 100% por causa do ombro e treino AB, que tinham isolados).
Como a frequência é baixa também da pra desenvolver bem no cárdio, melhorando condicionamento. Acredito que foi por isso que parei de dar tela azul em agachamentos.
Sobre o efeito estético: fui excelente durante o período de bulk, já que havia saido de um treino de ego abcde para ele ví uma notável diferença de ganhos de músculos.
Ponto negativo: a estagnação também veio de forma rápida. Dos 3 meses que fiquei nesse treino, 1 fiquei completamente estagnado em cargas, ganhos de massa. Então mudei de treino.
Concluo que seja um excelente treino de adaptação e de transição. Dificilmente vai ser um bom treino por anos pela falta de variedade e frequência baixa.
-
Xmonstrao recebeu reputação de RMRotta em O pq vc treina
Treino por questões de saúde a longo prazo... Meu objetivo não é ficar monstrao nem algo do tipo, e sim estar sempre com a saúde e o corpo em dia, principalmente por ser portador de uma doença crônica.
A ideia é chegar velho inteiro, pra poder brincar com netos e não precisar de ajuda pra sentar no vaso sanitário hehehe
-
Xmonstrao recebeu reputação de cadumonteiro em O pq vc treina
Treino por questões de saúde a longo prazo... Meu objetivo não é ficar monstrao nem algo do tipo, e sim estar sempre com a saúde e o corpo em dia, principalmente por ser portador de uma doença crônica.
A ideia é chegar velho inteiro, pra poder brincar com netos e não precisar de ajuda pra sentar no vaso sanitário hehehe
-
Xmonstrao deu reputação a cadumonteiro em Zma, funciona mesmo?
Cuidado pra não inibir o eixo
Aromatização vai disparar, risco de ginecomastia grande
Se juntar com o testo booster do cariani é 5kg de massa por mês
-
Xmonstrao deu reputação a cadumonteiro em A máquina é velha, mas não obsoleta - manutenção eterna, game over.
Quando você me marca já sem que vem pedreira kkkk
Mas essa vez foi só pra aplaudir.
Cara pode botar um título nesse texto:
Manual de ajuste de expectativas.
"Cuting", já sou particularmente contra qualquer um usar o termo.
Teoricamente seria reduzir percentual de gordura com foco em preservação de massa muscular e manutenção de performance, de forma lenta e sustentada por uso de hormônios.
Marombeiro natural não faz cuting.
A massa muscular depende de 3 coisas para ser manter:
Energia (principalmente carboidrato)
Estímulo (treino)
Hormônios (estímulo de síntese e anti catabolismo)
Tirou um dos três vai perder, não tem almoço grátis.
Infelizmente isso ainda é pouco falado.
Massa muscular é indicador de saúde.
Mas significa que tem que ter 45 de braço, trapézio na orelha.
Mas não parecer que vai desmontar ou que o vento vai levar.
O tecido muscular é "caro" para ser mantido, ele não é essencial a vida numa situação de manutenção da vida.
Qualquer desequilíbrio no corpo seja falta de nutrientes ou uma doença temos perda de massa.
Até mesmo quando imobilizamos um membro por fratura temos redução de massa muscular, uma internação longa, um pós cirúrgico.
Fugindo um pouco do universo de musculação, em paciente renal crônico (hemodiálise) um dos indicadores de saúde geral do paciente e de bom tratamento é o quanto ele consegue manter de massa muscular.
E perder massa muscular é predição de piora no quadro de saúde.
Idosos são a melhor população para relacionar saúde/bem estar com massa muscular, pois com a idade, alimentação pobre em nutrientes (idoso perde apetite) e menos mobilidade o idoso perde massa muscular e com isso perde mobilidade, estabilidade, equilíbrio, sarcopenia.
Essa volta foi pra mostrar que a importância de músculo é muito mais que estética.
Eu já falei aqui falso magro não existe, existe frango barrigudo.
Obeso tem que ganhar músculo urgente, nada vai melhorar mais a sensibilidade a insulina e hormônios de saciedade e apetite do que o aumento de massa muscular.
BF não é importante como acham, já falei várias vezes aqui, quer baixar o BF? Aumenta a massa magra.
10kg de gordura num corpo de 80kg não é a mesma coisa que 10kg num corpo de 90kg.
Isso tinha que ser ensinado nas escolas.
Cariani divulgando testo booster
Ramon falando que o whey 3W de 300,00 é o segredo dele
Graciane dizendo que não comer açúcar e fazer 500 abdominais e usar gel redutor é pra deixar a barriga definida
Isso é criminoso, pessoal tá a milhão com fármaco e procedimento estético e ganhando muito pra divulgar produtos que não usam e não tem efeito prático nenhum.
Mas quem estuda e tenta explicar pra alguém não é ouvido pq não tem milhares de seguidores ou o corpo igual.
Experimenta questionar alguma merda que muzy fala, vão dizer que ele tá certo pq é grande, rico, médico, famoso
-
Xmonstrao deu reputação a Vitor_TW em A máquina é velha, mas não obsoleta - manutenção eterna, game over.
Perfeito o texto, concordo com tudo.
Se me permite, vou por uns adendos.
Esqueça o dia 1 de academia na sua conta do estar treinando direito. Os 6 primeiros meses são soh pra vc aprender a treinar certo (embora já hajam mudanças corporais), e isso se o cara fizer tudo ok e tiver boa instrução. Eu particularmente levei muiiito mais que isso pra ter uma "noção " de treinar decentemente.
Pra mim o cara que não consegue por pelo menos 15kg de massa magra no shape natural não devia pensar em hormonios de jeito nenhum. Denovo, pra mim, o ponto de entrada eh aquele que o @lorenzo_EP cita como "aqui o bicho pega". Anotem ai e comparem com os diarios e relatos aqui do forum, cara que nao colocou shape natural, nao coloca com hormonios.
Mesmo pq, de boa, se o cara consegue por 15kg de massa magra natural, a velocidade desse começo com hormonios eh praticamente a mesma. Precisa ter alguma massa relevante e um número relevante de receptores pra algo a mais fazer diferença.
Pra ser bem chato, olha a quantidade de shapes ruins e iniciantes que não saem do lugar no fórum....
Sobre a ciranda dos mini cuttings, mini bulk, mini sei la oque, vale pros hormonizados tambem. A maioria que vive nessa merda de rotina tá com o mesmo shape a anos e não evoluem. Com excessao dos cuttings que podem existir em certo ponto e serem agressivos pra baixar bf, vida de hormonizado que quer crescer ainda eh bulk longo, manutenção, bulk... por aí vai.
A parte do público alvo eh fenomenal.
Tu abre o Instagram e tá lá um cara muito forte com anos de treino já e usando top set, back off, sei lá oque. Cara, se vc tem um shape de merda, faz um supino com peso de merda, vai fazer top set pra que caralho? Eh óbvio que não vai funcionar.
Mesmo vale pra praticamente tudo q eh visto lá. Funciona pro cara pq ele tem anos de treino a sua frente, provavelmente usa uns 3-5g de hormônio e outras cousitas mas....
Por último, de boa, sei que há excessoes, mas parem de ouvir quem não tem shape nenhum dando conselhos de como construir shape. A prática aqui conta muito mais que a teoria, mesmo pq, tem teoria pra tudo hoje em dia, se ela não bateu com alguma prática, abandone.
Mal invadir o espaço aí com textao.
-
Xmonstrao deu reputação a lorenzo_EP em A máquina é velha, mas não obsoleta - manutenção eterna, game over.
VOZES DA MINHA CABEÇA
Hoje vou falar um pouco sobre alimentação (com foco pra naturais), sem me aprofundar muito no assunto, afinal não tenho nenhuma formação e nunca estudei nutrição. Então serão apenas recomendações gerais.
Começo falando um pouco sobre iniciantes... o corpo de um iniciante, seja magro, "falso magro", ou gordo, tá implorando por massa muscular. O iniciante que simplesmente começar a treinar, sem mudar absolutamente nada na alimentação, vai ganhar massa muscular. Por isso, o único caso em que o cutting faz sentido é pro gordo (BF > 20%). Pro "falso magro", com BF entre 15 e 20%, recomendo fazer manutenção calórica. E o cara sortudo que não treina, não faz dieta, e tem BF < 15%, pode começar com um superávit calórico leve (200-300kcal).
Nos três casos os iniciantes vão trocar gordura por massa muscular, mas é claro que no caso do sortudo isso vai ficar mais evidente.
Importante: iniciante pode ser o cara que entrou hoje na academia pela primeira vez, pode ser o cara que tá há anos "entre idas e vindas" sem nenhuma constância, ou até o cara que bate ponto diariamente na academia, mas nunca aprendeu a treinar e fazer dieta (esse é aquele que normalmente culpa sua genética).
"Mas eu não sou iniciante, já tenho boa noção de treino, de dieta, e já entrei na fase em que construir massa magra é cada vez mais difícil.."
São raros os que chegam nesse ponto naturais, e mais raros ainda os que querem seguir assim. Se tu chegou aqui, já ganhou uns 12-15kg de massa muscular mantendo BF controlado, parabéns! Mas vou dar uma notícia ruim: a partir de agora que o bicho pega. Agora tudo fica lento, muito lento. Vou desconsiderar o cutting porque, como disse, o cara que fez quase tudo certo vai chegar nesse nível com o BF em dia (abaixo de 16%). Então a recomendação são períodos de manutenção calórica intercalados com períodos de superávit leve. Quando falo de períodos, são 6 meses, no mínimo. Com essa estratégia, dá pra seguir construindo massa muscular ao longo de anos, ainda que de forma lenta, e mantendo o BF em dia.
Importante: esqueçam a palavra "mini", mini-cutting, mini-bulking = mini-resultados. Não existem resultados rápidos na musculação, especialmente pros naturais que já tão num nível intermediário/avançado. Nada relevante vai acontecer de 30 a 60 dias, não se iludam.
Importante: cutting e bulking agressivos não funcionam com naturais. Natural não faz "off", quem faz "off" é atleta (off season, fora de temporada de competição).
Importante: naturais não mudam de cutting pra bulking, ou vice-versa, não funciona assim. Sempre é necessário um período de manutenção calórica pra consolidar os resultados.
Não vou falar em muito macros porque é um tema mais do que debatido, só deixo uma observação: naturais precisam de boas gorduras pra manter os níveis hormonais em dia. Então aquela recomendação de "no máximo 0,8g por kg" não vale pra nós. Podem consumir 1,2 ou até 1,5g de gorduras por kg, se for difícil bater as calorias diárias, e se isso não causar nenhum desconforto digestivo.
Recomendação final (que pode ser o próximo tema que vou abordar aqui): cuidado com as fontes de informação que vocês consomem. O coach, youtuber, tiktoker, usuário do fórum, chegou em algum lugar sem usar hormônios? E o público alvo dele? Como ele ganhou relevância? Será que as orientações dele servem pra mim? Pensem nisso.
Ninguém vai virar o Cbum Brasileiro seguindo esse roteiro, mas dá pra construir um físico melhor do que 90% dos marombeiros, naturais e hormonizados. Em 3-4 anos, com treino e dieta consistentes, dá pra ir bem além do famigerado "shape de praia", não subestimem a capacidade do corpo humano. Então não dêem ouvidos pra quem nunca sequer tentou, mas enche a boca pra dizer que natural não cresce, que não vale a pena treinar natural, etc.
Fonte: meu conhecimento e experiência.
Abraços!
ATENÇÃO: esse conteúdo é pessoal, tem autoria, e não deve ser reproduzido em outros tópicos/sites. Não seja um cuzão.
-
-
Xmonstrao deu reputação a Deixando_de_ser_frango em Gordura chata na barriga que não sai.. O que fariam?
olha.... tem doido pra tudo
certeza que é da mesma turma do maluco da creatina batizada, não é possível.
-
Xmonstrao deu reputação a GstvOliveira em Guimers - Em busca dos 300kgs de Sumo - SQ 215kgs + BP 155kgs + DL 270kgs @95kgs
Wow, are you saying that I have an interest in Guimers' baseball bat, man? Mas quem não gosta de um, não é mesmo?
-
Xmonstrao recebeu reputação de GstvOliveira em Guimers - Em busca dos 300kgs de Sumo - SQ 215kgs + BP 155kgs + DL 270kgs @95kgs
Parece que alguém gosta de um baseball bat, não é mesmo?
-
Xmonstrao recebeu reputação de Bigoda027 em Diário do Bigoda - Cansei de ser natural (frango)
Acompanhando!
-
Xmonstrao deu reputação a lorenzo_EP em A máquina é velha, mas não obsoleta - manutenção eterna, game over.
RESUMO DA SEMANA:
Objetivo: bulking (semana 23)
Peso: ↑ 84,1
Microciclo: treino base (semana 05)
Dieta (média diária): 3463kcal (187P 454C 103G)
Cárdio: 2 x treino de tênis 90min + 60min
Treinos:
SUPERIORES 1 Tempo treino: 01:06 EXERCÍCIO REPS. CARGA (kg) Supino reto (barra livre) 7 102 7 102 7 102 Total reps./tonelagem: 21 2142 Carga média/intensidade: 102 84,04% Serrote no banco (halteres) 4 x 6-8 46 Desenvolvimento frontal (barra guiada) 3 x 8-10 72 Crucifixo reto (polia) 3 x 15-20 15 + 15 Elevação lateral (halteres) 3 x 12-16 14 + 14 Tríceps extensão c/ pegada pronada (polia) 4 x 12-16 60 Rosca martelo (halteres) 4 x 10-12 14 + 14 OBS: ...
INFERIORES 1 Tempo treino: 00:55 EXERCÍCIO REPS. CARGA (kg) Stiff (barra livre) 8 112 8 112 8 112 Total reps./tonelagem: 24 2688 Carga média/intensidade: 112 77,77% Agachamento pausado (barra livre) 3 x 6 92 Flexão (cadeira) 3 x 12-16 80 Extensão (cadeira) 3 x 12-16 80 Abdutor (máquina) 3 x 12-16 65 Panturrilhas no legpress 5 x falha 175 OBS: abdominais pendurado (infra) + giro russo (3x)
SUPERIORES 2 Tempo treino: 01:09 EXERCÍCIO REPS. CARGA (kg) Barra fixa lastrada 8 101 8 101 8 101 Total reps./tonelagem: 24 2424 Carga média/intensidade: 101 81,93% Supino inclinado (barra guiada) 4 x 6-8 92 Remada alta (barra livre) 3 x 8-10 62 Remada aberta (polia) 3 x 10-12 80 Posterior ombros unilt. (polia) 3 x 12-16 17 Rosca direta (barra W) 4 x 10-12 30 Francês unilateral (polia) 4 x 12-16 20 OBS: panturrilhas sóleo (3x) 45kg
INFERIORES 2 Tempo treino: 00:55 EXERCÍCIO REPS. CARGA (kg) Agachamento (barra livre) 6 112 6 112 6,5 112 Total reps./tonelagem: 18,5 2072 Carga média/intensidade: 112 89,44% RDL (barra livre) 3 x 8-10 92 Legpress (trilhos) 3 x 10-12 200 Flexão c/ tronco inclinado (cadeira) 3 x 10-12 80 Adutor (máquina) 3 x 12-16 65 Panturrilhas em pé (barra guiada) 5 x falha BW + 102 OBS: abdominais colchonete + rotação polia (3x)
Observações: semana ótima de treinos, tudo andando dentro do plano. Falando nos exercícios base de cada treino, no supino cheguei a 3x7x102kg (a meta era fazer 8x100kg até o final do ano, então já superei), no stiff já daria pra subir, mas vou consolidar as 3x8x112kg, na barra fixa bati 3x8x101kg e tá fácil, vou subir pra 103kg, no agachamento voltei pros 112kg e vou demorar pra bater as 3x8 (a meta do ano era votar a 50-50 com a amplitude corrigida, então tá ótimo). Sobre a dieta, tá difícil subir o peso além dos 84kg, então vou começar um "deload": três semanas em 3200kcal (minha antiga manutenção), e depois volto pras 3500kcal/dia.
Edit - gráficos de progressão desde o início do ano:
Como dá pra ver, o agachamento segue sendo meu maior desafio (e minha maior dificuldade). Mas vamos aos poucos e com constância, fazendo uma repetição a mais, aqueles 4% já viram 9%.
Boa semana!
-
Xmonstrao recebeu reputação de ander.amt em Guimers - Em busca dos 300kgs de Sumo - SQ 215kgs + BP 155kgs + DL 270kgs @95kgs
Parece que alguém gosta de um baseball bat, não é mesmo?
-
Xmonstrao recebeu reputação de Sucessor do Cbum em Guimers - Em busca dos 300kgs de Sumo - SQ 215kgs + BP 155kgs + DL 270kgs @95kgs
Parece que alguém gosta de um baseball bat, não é mesmo?
-
Xmonstrao deu reputação a Lucas em Quantidade se séries por dia de treino.
Discordamos dessa regra, ok? kkkkkkkkkkk
-
Xmonstrao deu reputação a Guimers em Quantidade se séries por dia de treino.
Eu gosto do esquema do JP, pra mim é muito bom e facil de manejar.
Vale ressaltar que o JP prega FALHA, porem eu não falho sempre não.
Eu só falho se eu tentar fazer 1 rep a mais a todo custo, mas geralmente eu fico 1 RIR ou 0 RIR.
Importante lembrar que 0 RIR é diferente de falha.
A quebra da tecnica na falha é algo que me incomoda e eu não gosto, abre espaço pra criticarem seu movimento.
Hoje por talvez eu faça HACK, vou subir a carga e o minimo de reps do range é 5 reps, se eu fizer 5 e for 0RIR eu paro, se eu fizer 5 e for 1RIR eu paro tambem.
Só que na proxima semana vou buscar 6reps, e se eu falhar na 6º, paciencia, na proxima semana buscarei 6 dnv, e assim vai. Meio feeling, meio metodo, mas sem perder a base.