Ir para conteúdo
Acessar app

Navegue melhor pelo fórum. Entenda.

Fórum Hipertrofia.org

Um aplicativo em tela cheia na sua tela inicial com notificações push, selos e muito mais.

Para instalar este aplicativo no iOS e iPadOS
  1. Toque no ícone Compartilhar no Safari
  2. Role o menu e toque em Adicionar à Tela de Início.
  3. Toque em Adicionar no canto superior direito.
Para instalar este aplicativo no Android
  1. Toque no menu de 3 pontos (⋮) no canto superior direito do navegador.
  2. Toque em Adicionar à tela inicial ou Instalar aplicativo.
  3. Confirme tocando em Instalar.

2 anos de "treino", porém ainda acima do peso, fora de forma

Posts Recomendados

Postado

Voltei de uma longa viagem e de alguns problemas de saúde/stress, então estou um pouco mais inchado. Na avaliação abaixo, eu estava em manutenção/keto. Hoje estou com 86kg +-.

Sempre fui fora de forma, porém há alguns anos comecei a "treinar", mesmo que meio fofo, só para não ficar parado, pois trabalho em escritório. Antes de começar essa jornada, eu tinha 39% de BF (perdi a ficha de avaliação dessa época, infelizmente), e hoje estou um pouco melhor, mas agora sinto que empaquei. Mesmo com cutting nervoso, não consigo descer abaixo dos 78/80kg.

Avaliação c/ balança - https://i.imgur.com/WrgsLOj.png

Tento comer entre 1600 e 1800 kcal, mas mesmo assim demora semanas para fazer qualquer efeito na balança. Quando faço um cutting mais nervoso me sinto muito fraco, e minha enxaqueca crônica bate forte. Já tentei porcionar mais vezes, mas devido ao meu trabalho, fica meio impossível, então geralmente eu almoço 10 ou 11h, e as 15h faço um lanche, e então janto em casa 19~20h.

Minha tireóide também não é das melhores, estou tomando Puran 125mcg (além tb de multivitaminicos, tanto geral qnt p/tireoide), porém agora aquela lerdeza e cansaço, principalmente após refeições, voltou.

Meu maior problema é no treino, treino as 6h da manhã, e se comer antes me dá muito refluxo. Então não consigo render tanto na academia, e não tenho possibilidade de trocar de horário (eu já chego do trabalho 19h).

Qual o caminho? Só tentar me aplicar mais no treino? Aumentar o cardio? Hoje treino 4x na semana (seg-quinta) nos dias que academia abre (minha cidade é pequena e de interior, e eu moro mais nos mato ainda).

Se ajudar, posso tentar caçar meus exames de sangue que fiz no meio do ano tb, ou tirar algumas fotos. Vou ser pai ano que vem, e não queria que meu filho tivesse um pai obeso como eu tive, então minha meta seria 20% para até o fim do ano que vem... ficar grande seria legal também, mas queria primeiro parar de ser um pudim sem energia nenhuma. (apesar que esse ano consegui completar uma "maratona" de 7k!)

Editado por oliver59

Postado
Em 20/12/2025 em 06:34, oliver59 disse:

Tento comer entre 1600 e 1800 kcal, mas mesmo assim demora semanas para fazer qualquer efeito na balança. Quando faço um cutting mais nervoso me sinto muito fraco, e minha enxaqueca crônica bate forte. Já tentei porcionar mais vezes, mas devido ao meu trabalho, fica meio impossível, então geralmente eu almoço 10 ou 11h, e as 15h faço um lanche, e então janto em casa 19~20h.

Teu erro ta justamente em tentar criar rotina na marra, comer pouco e o que não gosta querendo resolver uma vida inteira em "semanas".

Pegue alimentos que goste de comer, antes de pensar em dieta, crie rotina.

Desjejum, pequenas refeições intermediarias, almoço e jantar.

Estipule adicionar ao menos 1 porção de frutas por refeição, nesse momento inicial apenas remova comida processada, dê preferência pra arroz, frango, ovos, pão, pequenas porções de queijo mussarela ou requeijão light pra auxiliar no paladar.

Transforme isso em uma rotina, inclusive a academia.

Planeje um treino que te auxilie na manutenção muscular, esqueça treinos pra queimar ou algo do tipo, um treino simples com exercícios compostos 4x na semana e pelo menos 3 sessões de 50min de cardio nos dias de descanso, logo, 7 dias ativo sem excesso em nenhum deles, 50~60min do seu dia voltados pra sua saúde.

Se você consegue almoçar as 11h, fazer um lanche as 15 e jantar as 20h, coloque mais calorias nessas refeições e adicione um shake intermediário entre elas ao menos pra não sentir fome.

O objetivo inicial é conseguir treinar e manter o estomago cheio pra evitar comer fastfood ou comida processada, a partir do momento que for criando rotina de comer limpo, treinar e fazer cardio, ai você começa a adequar as calorias, nesse momento após alguns dias tu ja pode ir inserindo mais fibras, aveia, chia, psyllium são ótimas. Adicione fermentados como iogurte pelo menos 1x ao dia, iogurte de verdade, 2 ingredientes, não danone.

E ai é ter paciência que sem perceber teu corpo muda, tua cabeça muda e tua vida muda.

Quanto mais tentar ser restritivo e rápido no processo, mais vai fracassar.

Minha tireóide também não é das melhores, estou tomando Puran 125mcg (além tb de multivitaminicos, tanto geral qnt p/tireoide), porém agora aquela lerdeza e cansaço, principalmente após refeições, voltou.

Tem recomendação do uso do T4 ou está fazendo porque acha que precisa repor? Fez exames pra ver se os níveis de t4, t3 livres e reverso estão dentro da normalidade? Tireoide não é brincadeira, é bem fácil errar e piorar ainda mais toda a situação.

Ninguém começa a vida correndo, a gente engatinha pra depois andar e depois correr, vocês erram muito em não aceitar ser iniciante, começa do começo, sempre.

Postado

Voltei de uma longa viagem e de alguns problemas de saúde/stress, então estou um pouco mais inchado. Na avaliação abaixo, eu estava em manutenção/keto. Hoje estou com 86kg +-.

Sempre fui fora de forma, porém há alguns anos comecei a "treinar", mesmo que meio fofo, só para não ficar parado, pois trabalho em escritório. Antes de começar essa jornada, eu tinha 39% de BF (perdi a ficha de avaliação dessa época, infelizmente), e hoje estou um pouco melhor, mas agora sinto que empaquei. Mesmo com cutting nervoso, não consigo descer abaixo dos 78/80kg.

Avaliação c/ balança - https://i.imgur.com/WrgsLOj.png

Meu maior problema é no treino, treino as 6h da manhã, e se comer antes me dá muito refluxo. Então não consigo render tanto na academia, e não tenho possibilidade de trocar de horário (eu já chego do trabalho 19h).

Qual o caminho? Só tentar me aplicar mais no treino? Aumentar o cardio? Hoje treino 4x na semana (seg-quinta) nos dias que academia abre (minha cidade é pequena e de interior, e eu moro mais nos mato ainda).

Se ajudar, posso tentar caçar meus exames de sangue que fiz no meio do ano tb, ou tirar algumas fotos. Vou ser pai ano que vem, e não queria que meu filho tivesse um pai obeso como eu tive, então minha meta seria 20% para até o fim do ano que vem... ficar grande seria legal também, mas queria primeiro parar de ser um pudim sem energia nenhuma. (apesar que esse ano consegui completar uma "maratona" de 7k!)

Bem-vindo ao fórum!

Se importa em comentar o porquê de você ter escolhido a dieta cetogênica?

Postado
Em 20/12/2025 em 11:15, Vecchio disse:

Se importa em comentar o porquê de você ter escolhido a dieta cetogênica?

Também tive essa duvida, e se for em busca de acelerar o processo, péssima escolha.

Dieta é algo pra vida, quanto mais restritivo for, pior. E a longo prazo esse tipo de dieta não é nada inteligente pensando em melhoria metabolica, variedade de alimentos é sempre a melhor opção.

Postado

Esse troço aí da tireóide, a depender do tempo que ele esteja na cetogênica, tem um trocinho ruim que o Lyle McDonald, há quase trinta anos escreveu nesse livro aqui:

https://www.wladimir.se/doc/The_Ketogenic_Diet_A_complete_guide_for.pdf

Nas páginas 47 a 49 ele fala desse troço.

Ele conta que a cetogência padrão (a Starndard Ketogenic Diet, SKD) induz a uma redução significativa dos níveis de triiodotironina (T3) como colateral da adaptação do corpo ao baixo consumo de carboidratos, ou seja, não é a doença do hipotireoidismo.

E tem uma filhadaputagem que começa a acontecer, segundo ele: a queda da T3 contribui para a redução da síntese proteica e para um efeito poupador de proteína, quando o cabra está em cetose. O nome bonito disso é euthyroid stress syndrome, com níveis normais de TSH e T4 e sem evidência de queda obrigatória da taxa metabólica basal.

E, ele mesmo propõe uma solução. Parece golpe de Tiago Finch, Primo Rico, etc. Ele propõe refeeds de carboidratos estruturados, seja carbando antes do treino (Target Ketogenic Diet, TKD, capítulo 11) ou em períodos específicos, a depender do BF da pessoa (a chamada Cyclical Ketogenic Diet, CKD, capítulo 12).

É um livro com mais de 300 páginas escritas - por alguém que, à época, tinha 28 anos - sobre cetogênica que até hoje não não foi 100% superado porque quem escreve hoje tem viés. Por isso ninguém fala dessa porra desse efeito. Lyle consegue ser odiado por diversos segmentos. Aliás, ele é muito chato mesmo. Mas nem por isso o que ele apresenta são inverdades.

E o pior é que, um médico precipitado, sem RQE, pode acabar diagnosticando o paciente com hipo.

Editado por Vecchio

Postado

Não adianta se enganar escrevendo uma dieta de 1600kcals e fazer 2 dias depois erra tudo.. Alias, isso não é dieta para homens.
Estipule ao menos 2000kcals, segure a ansiedade e cumpra o plano. Aumentar o volume de cardio tbm ajuda e mto, principalmente ritmo entre 115-130bpm, frequencia de z2 ajuda a emagrecer e aumentar o numero de mitocondrias, que está ligado diretamente a melhora do metabolismo.

Postado
  • Autor

Acho que me expressei mal.

Vamos lá, por partes, como diria Jack the Ripper.

Começo de 2023 - Eu estava com 94kg, quase 40% de BF. Uma belo de um baleião.

Comecei a controlar minha alimentação quando dava, mas de vez em quando exagerando nos fds, o que obviamente estragava todo o progresso da semana.

Treinava 3 a 5 vezes por semana, na época morava perto de academia.

Só andava a pé ou de bike, mas treinava bem irregular.

Começo de 2024 - Resolvi baixar o myfatsecret e o Hevy para acompanhar tanto meu treino quanto minha alimentação.

Olhei em alguns sites e achei a calculadora de basal, que me falava para comer aproximadamente 2200 por dia, para não passar fome e lentamente perder peso.

Comprei uma balança 0,1 para não ter erro de arredondamento. Só comia o que tinha no aplicativo, da exata marca.

No fim do ano não fiz análise, mas parecia ter reduzido para uns 30~35% de BF, e estava pesando +-87kg.

No ano de 2024 também experimentei algumas semanas a dieta cetogênica novamente (tinha feito lá em 2018 por alguns meses, que me levou de 90kg para 79kg, não ia para academia mas caminhava todo dia 1h30m).

Eu tenho muito refluxo, principalmente com coisas que contenham gordura vegetal (não tenho esse problema c/ gordura animal). Meu médico achava que era o glúten, mas acabou que não era.

Treinei um pouco mais focado, fiquei uns 3 meses no 5x5, e a maior parte do ano em um split ppl/upper-lower (as vezes só conseguia treinar de 2 a 3 vezes na semana).

2025 - Fiz exame regular anual de sangue etc, e vi que minha testo estava um pouco baixa e meus marcadores de tireoide estavam "normal", porém ao pesquisar um pouco mais afundo (trabalho no ramo farmacêutico), vi que na verdade não era para estar tão abaixo. Mostrei para um preparador físico daqui da região, e ele concordou.

Meu médico falou que minha testo (um pouco abaixo de 300) estava ótima para minha idade (30 anos, ativo fisicamente, etc) e que meus sintomas eram stress, e me passou alprazolam, que acabei não tomando pq sei dos efeitos colaterais, e não tenho depressão.

Ele se recusou a indicar qualquer outra coisa, depois de outra visita ele acabou me passando o Puran meio que a contragosto (ele se recusava a encaminhar para um endo, e precisava da assinatura dele devido ao meu plano de saude).

No começo foi ok, precisei de alguns dias para me adaptar ao calorão mas depois de um mês parece que tudo estagnou novamente.

Lerdeza, cansaço, stress, etc. A Libido está ok, felizmente. Mas chego 19h em casa e não tenho vontade nem de ver um filme ou praticar meus hobbies.

A dieta cetogênica não foi algo restritivo para mim psicologicamente, já que eu gosto mesmo é de comer carne, queijo e ovo (tenho patos, então como ovos frescos todo dia).

@tmz

Obrigado pelas dicas, meu nobre. Minha resolução de ano novo é exatamente essa, vou começar sem contar nada, sem restringir nada que seja saudável, só tentar planejar um pouco melhor. COmida industrializada já está cortada, já que minha esposa está gravida e está evitando, logo não coomo.

Graças a Deus também não tenho problema com bebida ou outra coisa do tipo.

O Puran estou querendo parar de tomar, já que parece ter parado de fazer efeito. Pelo que li, meu problema pode estar na conversão do T4 para T3, talvez eu manipule um T3.

@Vecchio

Como disse ali em cima, não me é restritiva. Inclusive eu fazia jejum intermitente naturalmente, geralmente não como nada até a hora de almoçar, e janto cedo devido ao meu refluxo.

Não é nada ideológico, mas entendo que a falta de carbs pode atrapalhar.

O meu médico (um sr de uns 80 anos que deveria estar aposentado, para falar a verdade) falou que era só stress mesmo. Fui 3x lá querendo encaminhamento para um endo e ele falou que não tinha necessidade (o endo do meu plano é... o filho dele! kkk)

@Gymrat Focado

Blz irmão, vou tentar colocar mais cardios. Geralmente fazia 15min de corrida no final do treino. Eu moro bem na roça, não tenho estrada c/ acostamento pra correr, e aqui no terreno é bem irregular. Vou ver se faço treino com menos volume para sobrar mais tempo para o cardio!

Postado

Aceita mandar uma foto da carcaça? Frente/perfil?

Mano, definitivamente tem algo estranho. Uma rotina de atividades, mesmo com treino fofo, já daria para você não ter esse percentual de gordura. Aliás, esse BF é de consultório? É tetrapolar? Você fez o exame em jejum?

Postado
  • Autor

Fiz com um farmacêutico clínico que é parceiro aqui da minha rede, foi com uma balança, não sei qual a marca, mas foi quase um salário o valor dela. Ela tinha um apoio que eu ergui até a altura do ombro. Sei que não é tão bom quanto um dexascan, obviamente.

Estou há duas semanas sem treinar (estava viajando), postura relaxada.

https://imgur.com/a/7C6mPMT

https://i.imgur.com/2lX0JvY.png

Acredito também que um dos problemas pode ser a quantidade de gordura visceral - quando eu levo o corpo para trás, aparece uma ponta na barriga. Deve ser separação dos músculos abdominais devido a anos de obesidade.

Editado por oliver59

Postado
  • Autor

Quando era adolescente tomava muito, agora só em evento social, tipo uma vez a cada 3 meses, e bem pouco (tipo uma cerveja ou um drink).

Postado

A única coisa que você faz de diferente, pelo seu relato, é praticar - há dois anos - a dieta cetogênica. Só isso já lhe coloca em um patamar diferenciado em termos de quem quer tomar uma resolução, pois é um tipo de "dieta da contramão", já que é muito estranho as pessoas escutarem que você não come arroz, feijão, etc. Só por isso já dá pra você já ter provado para si próprio que é capaz de abraçar um plano alimentar.

Você viu aquilo que eu comentei acerca dos refeeds? Esse livro que mencionei no link apresenta algumas estratégias que você pode aplicar para evitar quaisquer leituras diferentes provenientes da tireóide.

Eu sou diabético tipo 2 e preciso controlar a quantidade de carboidratos ingeridos. E, nem no meu caso, eu pratico a cetogênica. Busco limitar - agora com um pouco mais de sucesso devido a novos medicamentos - meu consumo total diário de carboidratos a um valor em torno de, no máximo, 150 g.

Logo, meu único pitaco, no seu caso, seria considerar a ideia de repensar um plano alimentar onde você possa tranquilamente subir esse consumo diário pra faixa de uns 2500 kcal, dos quais você consiga ingerir um total de, pelo menos uns 150 a 200 g de carbo. Não é só tireóide. Em keto, pura e restrita, eu tenho um sono que é uma merda. Já medi no reloginho e bate certinho. Não tem jeito. Com carbo dá pra sonhar, sem acordar de madrugada pra mijar, acordar de pau duro, com fome, enfim, tudo certinho. Enfim, veja aí a opinião dos outros colegas e boa sorte em suas escolhas.

Editado por Vecchio

Postado
  • Autor

Muito obrigado pela atenção. Vou bolar aqui um plano alimentar mais limpo tentar incorporar as dicas do Lyle, principalmente de pré-treino, além de pelo menos uma fruta de pós-treino.

Crie uma conta ou entre para comentar

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configurar notificações do navegador

Chrome (Android)
  1. Toque no ícone de cadeado ao lado da barra de endereços.
  2. Toque em Permissões → Notificações.
  3. Ajuste sua preferência.
Chrome (Desktop)
  1. Clique no ícone de cadeado na barra de endereços.
  2. Selecione Configurações do site.
  3. Encontre Notificações e ajuste sua preferência.