Postado 25/02/2025 às 14:49 02/25, 2025 Certamente essa pergunta será um tanto polêmica, aplica a musculação, mas talvez mais para recuperação de lesão ou problema genético. Até onde eu saiba, para que o músculo ganhe mais amplitude de movimento, eu preciso me alongar, e para minhas articulações aguentarem mais peso e impacto, preciso treinar mobilidade para que as articulações e tendões fiquem mais "preparados" (o que isso quer dizer, já não sei). Pelo que entendi até hoje, existem 3 alongamentos: estático, dinâmico, e o resistivo (movimento excêntrico com peso). Eu percebo que meus músculos estabilizadores de quadril (ilíaco, psoas), sempre estão meio duros, parece que estão tensos, e percebo que minha cadeia posterior toda (glúteos, posterior de coxa, panturrilha), está toda encurtada, sinto um aperto na região. Existe alguma técnica para corrigir essas falhas? Editado 25/02/2025 às 14:53 02/25, 2025 por Kizen (veja o histórico de edições)
Postado 25/02/2025 às 15:13 02/25, 2025 Não entendi a introdução toda. Basta se alongar e pronto, todos os tipos de alongamento são eficazes. Sugerirei alguns aqui: Para flexor de quadil: Spoiler Glúteos Spoiler Panturrilha Spoiler Posterior: Spoiler Editado 25/02/2025 às 15:18 02/25, 2025 por Atleta_híbrido (veja o histórico de edições)
Postado 25/02/2025 às 16:05 02/25, 2025 Autor Em 2/25/2025 em 12:13 PM, Atleta_híbrido disse: Não entendi a introdução toda. Basta se alongar e pronto, todos os tipos de alongamento são eficazes. Sugerirei alguns aqui: Vi em alguns canais dizendo que pesquisas novas apontam que menos de 2 minutos alongando não resolve, é só paliativo, não posso confirmar. Tem alguns que dizem que só alongar não é o suficiente, precisa de liberação miofascial para soltar as fibras. Não sei porque você falou que é só alongar e pronto, se for para responder assim, larga pra lá amigo.
Postado 25/02/2025 às 16:41 02/25, 2025 Em 25/02/2025 em 13:05, Kizen disse: Vi em alguns canais dizendo que pesquisas novas apontam que menos de 2 minutos alongando não resolve, é só paliativo, não posso confirmar. Tem alguns que dizem que só alongar não é o suficiente, precisa de liberação miofascial para soltar as fibras. Não sei porque você falou que é só alongar e pronto, se for para responder assim, larga pra lá amigo. alongamento mudou me treino de inferiores. Eu sempre ficava meio travado, sentia dores, comecei alongar antes do treino, menos de 5 minutos, resolveu meu problema
Postado 25/02/2025 às 17:13 02/25, 2025 Em 25/02/2025 em 13:05, Kizen disse: Vi em alguns canais dizendo que pesquisas novas apontam que menos de 2 minutos alongando não resolve, é só paliativo, não posso confirmar. Tem alguns que dizem que só alongar não é o suficiente, precisa de liberação miofascial para soltar as fibras. Não sei porque você falou que é só alongar e pronto, se for para responder assim, larga pra lá amigo. Uai, você é quem perguntou mal, com uma história bem estranha. Você nem tocou no ponto da quantidade, se tivesse falado eu já tinha respondido. Fazer 30 segundos para cada movimento tentando alongar o máximo por dia é o suficiente, mas é preciso se aquecer um pouco antes. Aliás, eu faço isso e tenho boa flexibilidade. Prefiro o estático, mas às vezes faço o dinâmico e dá resultado também. Então, no final das contas, sim, é só se alongar e pronto. Você estava confuso por excesso de informações, as coisas são bem mais simples na verdade.
Postado 25/02/2025 às 17:21 02/25, 2025 Em 25/02/2025 em 11:49, Kizen disse: Até onde eu saiba, para que o músculo ganhe mais amplitude de movimento, eu preciso me alongar Precisa se movimentar. O ganho de flexibilidade é passível a demanda imposta a musculatura e também a capacidade individual de tolerância ao desconforto. Na grande maioria dos casos (pra não dizer em todos), o músculo já possui tudo o que precisa de flexibilidade tecidual, o que não se têmm é tolerância ao alongamento, com alguns mecanismos neurais respondendo por reflexo de estiramento. Em 25/02/2025 em 11:49, Kizen disse: para minhas articulações aguentarem mais peso e impacto, preciso treinar mobilidade para que as articulações e tendões fiquem mais "preparados" (o que isso quer dizer, já não sei). Mobilidade = capacidade de se deslocar de um lugar para o outro. Todavia, não, tu não precisa de trabalho de flexibilidade para que as articulações e tendões fiquem mais "preparados", eles precisam de tensão e impacto, e obviamente, movimento. Em 25/02/2025 em 11:49, Kizen disse: Pelo que entendi até hoje, existem 3 alongamentos: estático, dinâmico, e o resistivo (movimento excêntrico com peso). Eu percebo que meus músculos estabilizadores de quadril (ilíaco, psoas), sempre estão meio duros, parece que estão tensos, e percebo que minha cadeia posterior toda (glúteos, posterior de coxa, panturrilha), está toda encurtada, sinto um aperto na região. Existe alguma técnica para corrigir essas falhas? "musculo encurtado" é um termo extremamente errado que infelizmente se popularizou. Só existe uma forma possível de alguém dizer que um músculo está encurtado, que é tirando o músculo fora do corpo da pessoa e tendo algum tipo de parâmetro de comprimento, o que não existe já que não se tem um padrão. O que se tem e não é "definitivo" é um possível aumento de rigidez, no teu caso dos flexores de quadril e não estabilizadores, e uma possível diminuiução de capacidade contrátil e aumento de sensibilidade dos extensores. Ambos se resolvem fazendo alguns alongamentos para os flexores no aquecimento do treino, e no aquecimento específico no caso dos extensores. Com o tempo ambas as situações diminuem. O próprio treinamento já é um alongamento dinâmico e resistido por si só e quando se busca através dele otimizar a flexibilidade, ele já o faz. Quando se precisa realmente de algo mais expressivo quanto a flexibilidade é que se adiciona algum outro fator. Diário Melhores marcas: Back Squat: 250kg x1 260kg x1 Bench Press: 188kg x1 190kg x1 Deadlift: 310kg x1 Pull Up: 151kg x1 (116kg bw + 35kg)
Postado 25/02/2025 às 17:24 02/25, 2025 Em 25/02/2025 em 13:41, Faustão da Etiópia disse: alongamento mudou me treino de inferiores. Eu sempre ficava meio travado, sentia dores, comecei alongar antes do treino, menos de 5 minutos, resolveu meu problema Cara, tenho o mesmo problema, meio travado e com dores, fiquei 10 anos sem treinar e voltei faz 1 mês. Tá foda. hehehe. Tá fazendo algum alongamento específico ou padrão mesmo?
Postado 25/02/2025 às 17:50 02/25, 2025 Infelizmente não existe receita de bolo quando o assunto é mobilidade na musculação. Mas algo bem consolidado e citado em estudos é não fazer alongamento estático antes do treino. Procure fazer alongamentos dinâmicos antes do treino pros músculos a serem trabalhados e um trabalho de mobilidade geral (pro corpo inteiro) com alongamentos estáticos em um momento separado da semana. Eu faço isso e funciona bem pra mim.
Postado 25/02/2025 às 18:33 02/25, 2025 Eu só faço um pouco de "mobilidade" antes do legpress e do agachamento, e assim, faço bem rápido por 1 minutinho do lado da própria máquina e hack mesmo, eu agacho no chão em máxima amplitude e fico movimentando as pernas. Só isso. Sinto que atinjo o máximo da mobilidade após a primeira série destes exercícios, onde uso uma carga menor. Série de aquecimento mesmo, e sempre dá certo. Já o alongamento em específico, eu costumo fazer alguns dias por semana (não todos) após o treino de musculação. Inclusive ele pode ser feito em um horário totalmente separado, como se fosse outro tipo de treino independente. Melhorou muito a flexibilidade dos posteriores de coxa (hoje eu consigo tocar o chão com as mãos mesmo estando com as pernas esticadas), e também melhorou a flexibilidade do ombro. É algo bem treinável. Mas o próprio exercício resistido em alta amplitude já serve para este objetivo também. [DIÁRIO de uma CLT] Em busca do shape ampulheta
Postado 25/02/2025 às 19:47 02/25, 2025 Em 25/02/2025 em 13:05, Kizen disse: Vi em alguns canais dizendo que pesquisas novas apontam que menos de 2 minutos alongando não resolve, é só paliativo, não posso confirmar. Tem alguns que dizem que só alongar não é o suficiente, precisa de liberação miofascial para soltar as fibras. Não sei porque você falou que é só alongar e pronto, se for para responder assim, larga pra lá amigo. Para ganhar alongamento vc precisa ficar bastante tempo na posição. Da pra ter ganhos, com menos tempo, mas é mais demorado. Pessoal da yoga e da ginástica costuma ficar 5-10 min em cada posição e usando técnicas pra ganhos maiores. Depois de um tempo o musculo fica dormente Diary of a mad man
Crie uma conta ou entre para comentar