STB_13 Postado Junho 25, 2021 às 13:45 Postado Junho 25, 2021 às 13:45 (editado) Pessoal, bom dia. Há 20 dias atrás me pesei e estava com 190kg, foi um choque. Eu tinha acabado de retornar do médico após exames. Fiz hemograma, exames de imagem do coração, abdômen e etc. Tudo ok, nem gordura no fígado eu tinha, meu médico disse que tinha 100% de ctz que eu teria e ficou surpreso. Apenas duas coisas deram "alteradas", acido úrico estava no limiar superior e a testosterona estava baixa (aprox. 225 ng/dl), porém o endócrino disse pra eu não me preocupar pois com pouco emagrecimento eu já notaria a diferença nesses dois indicadores. Então decidi começar uma dieta balanceada + exercícios e deixo aqui minha dieta para avaliação de vocês. Sobre exercícios: - 20 a 30 minutos de aeróbico (7x semana) - Treino superior 1x na semana e inferior 1x na semana A academia aqui do condomínio é bem simples e eu me encontro completamente fora de forma (obvio), então pretendo manter o treino assim por 2 meses, depois disso tomo a segunda dose da vacina contra covid e vou para uma academia melhor. Segue dieta, peço por favor para que avaliem. não sei dizer o quanto de peso perdi, acredito que algo em torno de 4~6k. Infelizmente a balança aqui de casa só pesa até 180kg. Fiz um calculo de TMB considerando 65% de BF, realmente não sei o real pois não cheguei a fazer bioimpedância. Cheguei em um valor médio de 2000kcal/dia. Fiz certo? Média Diária 1.573 61 116 136 Dia Kcal Gord Carb Prot( g) 1 1.503 89 54 118 2 1.455 79 68 102 3 1.477 72 101 101 4 1.506 63 96 140 5 1.530 52 91 165 6 1.564 64 95 145 7 1.533 52 117 147 8 1.509 34 148 154 9 1.388 43 118 132 10 1.526 50 128 144 11 2.576 110 265 126 12 1.476 69 87 119 13 1.619 76 76 148 14 1.512 39 142 147 15 1.530 45 145 135 16 1.514 43 133 147 17 1.522 52 113 148 Esses são os valores dos últimos 17 dias. Mantenho a alimentação livre desde que se encaixe nestes macros/kcal. Mas como quase todo dia a mesma coisa: Frango, Carne, Peixe, Ovo, Pão integral, Leite semidesnatado, Batata inglesa, arroz, cream cheese light, presunto/peito de peru e chá zero. Editado Junho 25, 2021 às 13:48 por STB_13 felipesouza1996 reagiu a isso 1
Kaku Postado Junho 25, 2021 às 13:57 Postado Junho 25, 2021 às 13:57 Seu caso é de ir num nutricionista. Não concordo com perca de peso agressiva, vai sobrar muita pele e vai acabar tendo que entrar na faca pra ficar estético
STB_13 Postado Junho 25, 2021 às 14:05 Autor Postado Junho 25, 2021 às 14:05 (editado) Opa, 28 anos e 181 cm (182 quando eu era magro kkkkkk). A ideia não era perder peso agressivamente, só coloquei 500kcal abaixo do que calculei na TMB. Referente a entrar na faca pra ficar estético sinceramente é um dos meus menores problemas agora, rs. Alias, ficar estético é segundo plano no momento. Detalhe que esqueci de comentar, tenho hipotireoidismo mas esta controlada há uns 5 anos (desde quando descobri), faço tratamento com puran t4 100mg. Editado Junho 25, 2021 às 14:09 por STB_13
Vecchio Postado Junho 25, 2021 às 14:19 Postado Junho 25, 2021 às 14:19 (editado) Parabéns pelos 17 dias fiel a um programa que você decidiu fazer! Este é o primeiro sinal de que está motivado e não furou nem nos fins de semana. Só por curiosidade: você pensa em consultar um profissional de nutrição? Pergunto isto porque no seu caso, que é parecido com o meu, há necessidade de periodizar as estratégias. No entanto, a estratégia que for, haverá necessidade de mexer um pouco nesse seu cardápio para incluir frutas, verduras e hortaliças. Para você mesmo dar pra si esta resposta do que esteja faltando, cadastre seus alimentos no cronometer, um aplicativo web onde você poderá receber as estatísticas dos micronutrientes. Ali perceberá desequilíbrios o3/o6, além de todas as vitaminas e minerais que poderão faltar se você só se basear nos macros. Mas, os 2000 kcal de GET que você estimou podem estar incorretos. Eu com 130 kg e com o dobro da sua idade recebi uma estimativa de consumo em deficit de 2500-2600 trabalhando sentado o dia todo e fazendo três treinos fuleiros de musculação. Periodização também será necessária para o programa de treinamento, neste caso seu. A prioridade zero seria o treino resistido (musculação). Se você está gostando do exercício aeróbio, ótimo. No entanto, a depender de qual seja, alguns problemas nas articulações começam a aparecer. Ergométrica horizontal é ótima. Eu tenho uma. Agora o que eu gostaria de saber de você, se quiser postar aqui é: quanto que deu de colesterol total, HDL, Triglicerídeos, glicose e insulina em jejum. Estes valores combinados com essa testo de 255 (está mais baixa que a minha), podem ser indicadores de outra coisa. Editado Junho 25, 2021 às 14:22 por Vecchio
STB_13 Postado Junho 25, 2021 às 14:29 Autor Postado Junho 25, 2021 às 14:29 Valeu cara!! Uma coisa que esqueci de comentar é que venho fazendo terapia há aproximadamente 1 ano e me ajudou bastante. Só por curiosidade: você pensa em consultar um profissional de nutrição? Sim, mas por enquanto comecei com o que eu tinha. Se você está gostando do exercício aeróbio, ótimo. - Eu gosto mas prefiro a musculação, confesso. Não vejo a hora de ir pra uma academia melhor e poder fazer outros exercícios. A academia aqui do condomínio é bem ruinzinha, não tem nem banco de supino. quanto que deu de colesterol total, HDL, Triglicerídeos, glicose e insulina em jejum - Colesterol total - 120 mg/dl HDL - 41 mg/dl Trigli - 90mg/dl Glicose - 84 (referencia 70 a 99) Insulina - 11,2 (referencia de 3 a 25) Exames em jejum feito no Delboni.
Vecchio Postado Junho 25, 2021 às 14:46 Postado Junho 25, 2021 às 14:46 (editado) 18 minutos atrás, STB_13 disse: Valeu cara!! Uma coisa que esqueci de comentar é que venho fazendo terapia há aproximadamente 1 ano e me ajudou bastante. Só por curiosidade: você pensa em consultar um profissional de nutrição? Sim, mas por enquanto comecei com o que eu tinha. Se você está gostando do exercício aeróbio, ótimo. - Eu gosto mas prefiro a musculação, confesso. Não vejo a hora de ir pra uma academia melhor e poder fazer outros exercícios. A academia aqui do condomínio é bem ruinzinha, não tem nem banco de supino. quanto que deu de colesterol total, HDL, Triglicerídeos, glicose e insulina em jejum - Colesterol total - 120 mg/dl HDL - 41 mg/dl Trigli - 90mg/dl Glicose - 84 (referencia 70 a 99) Insulina - 11,2 (referencia de 3 a 25) Exames em jejum feito no Delboni. Mano do céu, você pode ganhar dinheiro com seu processo de emagrecimento. Essa glicose é de atleta. A insulina tá só um pouquinho no meio do caminho, mas daqui a uns meses ela passará para a faixa das unidades com o passar do tempo da dieta. Velho, programe-se em algum lugar, veja como fazer. Se você curte a ideia de fazer um diário online, enfim. Pense a respeito. Tem um lado chato da gente se sentir cobrado de produzir alguma coisa "de sucesso" a cada nova postagem ou a cada semana. Mas, superando isso e sendo bem realista, é uma fonte de incentivo boa. Mas cada um sabe onde dói o calo. Tem vezes que a gente precisa dar novos significados às coisas e precisa de uma interiorização pra só depois voltar pra essas interações online. Mas saiba, o seu corpo poderá responder de forma maravilhosa devido ao seu metabolismo encontrar-se bem responsivo, como você mesmo notou nestes 17 dias. Veja lá se você pensa ser legal repensar seu deficit. E você tomar esse cuidado de ir documentando, com fotos, vídeos, etc, vai valer muito a pena. Também estou fazendo terapia. Na verdade, já estudei tanto de tudo, que só falta mesmo reforçar este lado. EDIT: esqueci de comentar, pode acontecer o seguinte: sua testo poderá oscilar, primeiramente pra cima devido às novas boas escolhas durante a dieta, depois pra baixo devido a se encontrar em deficit e depois pra cima novamente, quando entrar em um período de manutenção. E não se assuste se, depois deste sobe-desce, ela esteja acima de 255, aposto eu aqui, com esta sua idade, que vá para uns 450-500 ng/dL. Editado Junho 25, 2021 às 14:50 por Vecchio
STB_13 Postado Junho 25, 2021 às 17:45 Autor Postado Junho 25, 2021 às 17:45 Penso em fazer sim um diário ou algo do tipo, talvez um canal no YouTube. Sinto mta falta de me comunicar com gente diferente desde que migrei de emprego e agora fico 100% em homeoffice. Vecchio reagiu a isso 1
pivateli Postado Junho 25, 2021 às 22:28 Postado Junho 25, 2021 às 22:28 (editado) Meu caro, primeiramente parabéns pela escolha de mudar de vida! Vamos pontuar algumas coisas... 8 horas atrás, STB_13 disse: 28 anos / 181 cm / 190kg Você fez o cálculo do seu GET por qual equação? Geralmente essas equações que encontramos na internet são para pessoas eutróficas... Gosto bastante de utilizar a equação de Mifflin St Jeor (obesidade) e seguindo-a sua TMB fica em torno de ~2,896kcal... acrescentando o nível de atividade "sedentário" (o menor) subiria mais ainda, para ~3,476kcal... Em obesos podemos utilizar um déficit inicial maior do que o usual, 1000kcal, por exemplo. Pelo que foi relatado, acredito que você já tem consciência que o processo será longo... e para obter o sucesso você deverá ter sempre "cartas nas mangas", ou seja, periodizações nutricionais (como o Vecchio já comentou). Sugiro não iniciar o programa alimentar abaixo das 2.000kcal (eu aumentaria 1000kcal do seu plano atual) e optaria que pelo menos 90% dos alimentos sejam limpos. Incluiria também frutas, verduras e legumes em grandes quantidades... serão os seus maiores aliados durante todo o processo. Tal qual os alimentos de baixa densidade energética (pesquise sobre). Só de ter iniciado a atividade física seu corpo já vai eliminar bastante gordura... siga a dieta tranquilamente e sem pressa de cortar as kcal... apenas se movimente mais, faça boas escolhas alimentares e estude o máximo que conseguir sobre nutrição e treinamento... quando chegar a hora que seu peso "estagnar" (acredite, isso demora) você saberá o que fazer caso ainda não tenha iniciado o acompanhamento nutricional. Por enquanto é isso, sigo acompanhando. Editado Junho 25, 2021 às 22:34 por pivateli Vecchio reagiu a isso 1
Visitante Postado Junho 26, 2021 às 00:12 Postado Junho 26, 2021 às 00:12 (editado) " 190kg, foi um choque." sim , claro. na semana anterior vc tinha apenas 170k. como a natureza é injusta... p.s.: uma hipótese: seu problema é psicológico, precisando de um psiquiatra/psicanalista/endócrino etc, então fazer dieta sem resolver seus problemas mentais não adianta. provavelmente vc tem algum tipo de compulsão alimentar. vai engordar o dobro na próxima crise. Editado Junho 26, 2021 às 00:21 por Scant
STB_13 Postado Junho 26, 2021 às 02:15 Autor Postado Junho 26, 2021 às 02:15 3 horas atrás, pivateli disse: Meu caro, primeiramente parabéns pela escolha de mudar de vida! Vamos pontuar algumas coisas... Você fez o cálculo do seu GET por qual equação? Geralmente essas equações que encontramos na internet são para pessoas eutróficas... Gosto bastante de utilizar a equação de Mifflin St Jeor (obesidade) e seguindo-a sua TMB fica em torno de ~2,896kcal... acrescentando o nível de atividade "sedentário" (o menor) subiria mais ainda, para ~3,476kcal... Em obesos podemos utilizar um déficit inicial maior do que o usual, 1000kcal, por exemplo. Pelo que foi relatado, acredito que você já tem consciência que o processo será longo... e para obter o sucesso você deverá ter sempre "cartas nas mangas", ou seja, periodizações nutricionais (como o Vecchio já comentou). Sugiro não iniciar o programa alimentar abaixo das 2.000kcal (eu aumentaria 1000kcal do seu plano atual) e optaria que pelo menos 90% dos alimentos sejam limpos. Incluiria também frutas, verduras e legumes em grandes quantidades... serão os seus maiores aliados durante todo o processo. Tal qual os alimentos de baixa densidade energética (pesquise sobre). Só de ter iniciado a atividade física seu corpo já vai eliminar bastante gordura... siga a dieta tranquilamente e sem pressa de cortar as kcal... apenas se movimente mais, faça boas escolhas alimentares e estude o máximo que conseguir sobre nutrição e treinamento... quando chegar a hora que seu peso "estagnar" (acredite, isso demora) você saberá o que fazer caso ainda não tenha iniciado o acompanhamento nutricional. Por enquanto é isso, sigo acompanhando. Opa, valeu a dica da densidade...eu já tinha percebido isso, tanto que na maioria das minhas refeições incluo brócolis, tomate ou algo do tipo. Referente a nutri pretendo fazer uma consulta em agosto, que é o quando a nutri indicada por um amigo terá agenda. Até lá vou me virando com o que tenho mesmo.
STB_13 Postado Junho 26, 2021 às 02:20 Autor Postado Junho 26, 2021 às 02:20 2 horas atrás, Scant disse: " 190kg, foi um choque." sim , claro. na semana anterior vc tinha apenas 170k. como a natureza é injusta... p.s.: uma hipótese: seu problema é psicológico, precisando de um psiquiatra/psicanalista/endócrino etc, então fazer dieta sem resolver seus problemas mentais não adianta. provavelmente vc tem algum tipo de compulsão alimentar. vai engordar o dobro na próxima crise. Pipipi popopo
Visitante Postado Junho 26, 2021 às 03:09 Postado Junho 26, 2021 às 03:09 37 minutos atrás, STB_13 disse: Pipipi popopo É chato ouvir isso mas realmente você precisa tratar essa obesidade com nutricionista, psicólogo e endócrino. Agir dessa maneira só mostra que você não vai sair do lugar, infelizmente o que o cara falou é pura realidade. Você sabe o que te levou a chegar nesse estado? estamos falando de uma doença, não é algo tão simples como parece.
STB_13 Postado Junho 26, 2021 às 03:26 Autor Postado Junho 26, 2021 às 03:26 11 minutos atrás, Bruuninho disse: É chato ouvir isso mas realmente você precisa tratar essa obesidade com nutricionista, psicólogo e endócrino. Agir dessa maneira só mostra que você não vai sair do lugar, infelizmente o que o cara falou é pura realidade. Você sabe o que te levou a chegar nesse estado? estamos falando de uma doença, não é algo tão simples como parece. Então, se você leu o que eu já escrevi com certeza viu que o primeiro passo que dei foi começar psicoterapia há 1 ano, depois endócrino (inclusive postei resultado do exame) e já estou com nutricionista agendada para agosto. Mas realmente não vejo sentido em responder sério um comentário de um cara que me diz sobre a justiça do mundo, como se eu tivesse reclamado do mundo. Inclusive só tenho a agradecer ao mundo/universo. E obviamente o espanto ao ver o peso foi modo de dizer, enfim...tentar aparecer na Internet aparentemente é mais importante do que gastar 5 minutos lendo o que já foi escrito antes de palpitar. OCoelho reagiu a isso 1
Visitante Postado Junho 26, 2021 às 03:29 Postado Junho 26, 2021 às 03:29 19 minutos atrás, Bruuninho disse: Você sabe o que te levou a chegar nesse estado?
STB_13 Postado Junho 26, 2021 às 03:31 Autor Postado Junho 26, 2021 às 03:31 (editado) 5 minutos atrás, STB_13 disse: o primeiro passo que dei foi começar psicoterapia há 1 ano. Editado Junho 26, 2021 às 03:32 por STB_13
Visitante Postado Junho 26, 2021 às 03:33 Postado Junho 26, 2021 às 03:33 5 minutos atrás, STB_13 disse: Então, se você leu o que eu já escrevi com certeza viu que o primeiro passo que dei foi começar psicoterapia há 1 ano, depois endócrino (inclusive postei resultado do exame) e já estou com nutricionista agendada para agosto. Mas realmente não vejo sentido em responder sério um comentário de um cara que me diz sobre a justiça do mundo, como se eu tivesse reclamado do mundo. Inclusive só tenho a agradecer ao mundo/universo. E obviamente o espanto ao ver o peso foi modo de dizer, enfim...tentar aparecer na Internet aparentemente é mais importante do que gastar 5 minutos lendo o que já foi escrito antes de palpitar. tá se tratando há 1 ano e continua a comer compulsivamente tratamento lento, hein? conserta sua mente pq ela tá quebrada
STB_13 Postado Junho 26, 2021 às 03:34 Autor Postado Junho 26, 2021 às 03:34 1 minuto atrás, Scant disse: tá se tratando há 1 ano e continua a comer compulsivamente tratamento lento, hein? conserta sua mente pq ela tá quebrada Piripiri popopo
Visitante Postado Junho 26, 2021 às 03:39 Postado Junho 26, 2021 às 03:39 1 minuto atrás, STB_13 disse: Piripiri popopo acertei onde dói vc tá se autodestruindo ah, vc alimenta muito mal pra não dizer q não te ajudei: Amidos Mandioca, Banana , Batata-doce, inhame, cenoura, abóbora, arroz branco, integral ou arroz parboilizado, farelo de aveia Psyllium Lentilha Frutas Limão, goiaba, maracujá, maçã verde abacate. abacaxi mamão morango Gorduras óleo de coco, azeite de oliva extra virgem pasta de amendoim integral óleo de macadâmia Laticínios Manteiga comum ou ghee; Queijo parmesão faixa azul (caro, mas um dos poucos que parece ter sido curado adequadamente), Queijo cottage queijo ricota iogurte natural Oleoginosas Coco, azeitonas, macadâmias (não precisa demolhar), castanhas do pará (não precisa demolhar, compro sempre), tahine nozes Proteínas Ovos (preferencialmente, de galinha caipira) peixes (tilápia, sardinhas em lata ou não, tainhas, pescada, robalo, halibute, carapau, salmão), carne de boi (alcatra, maminha, patinho) frango (sassami ou filé de peito) ou coxa de frango (preferencialmente desossada) porco (lombo) Temperos sal light (menos sódio, ainda que não tão saboroso) vinagre de maça orgânico (gosto da marca "São Francisco"); molho de mostarda Heinz (única que achei sem acidulantes, conservantes etc) vinagre balsâmico coentro; salsinha; gengibre (essencial); noz moscada; cúrcuma; cravo; alecrim; orégano; lavanda; tomilho canela em pau ou em pó Vegetais Aspargos, aipo, rúcula, bertalha, erva doce, brócolis (essencial, por causa do indol-carbinol), couve-flor, (essencial, por causa do indol-carbinol), pepino, espinafre, rabanete, couve, (essencial, por causa do indol-carbinol), repolho, (essencial, por causa do indol-carbinol), alfaces, abobrinha, alcachofra (tb disponível em cápsulas), vagem, alho poró, cebolinha, salsinha, abóbora-menina, brotos diversos, spirulina Cebola, alho, pimenta, tomates, ervilha torta Bebidas Água mineral. Café de qualidade, matchá, erva mate, chá verde, chás herbais de todos os tipos, água de coco,
STB_13 Postado Junho 26, 2021 às 03:47 Autor Postado Junho 26, 2021 às 03:47 7 minutos atrás, Scant disse: acertei onde dói vc tá se autodestruindo ah, vc alimenta muito mal pra não dizer q não te ajudei: Amidos Mandioca, Banana , Batata-doce, inhame, cenoura, abóbora, arroz branco, integral ou arroz parboilizado, farelo de aveia Psyllium Lentilha Frutas Limão, goiaba, maracujá, maçã verde abacate. abacaxi mamão morango Gorduras óleo de coco, azeite de oliva extra virgem pasta de amendoim integral óleo de macadâmia Laticínios Manteiga comum ou ghee; Queijo parmesão faixa azul (caro, mas um dos poucos que parece ter sido curado adequadamente), Queijo cottage queijo ricota iogurte natural Oleoginosas Coco, azeitonas, macadâmias (não precisa demolhar), castanhas do pará (não precisa demolhar, compro sempre), tahine nozes Proteínas Ovos (preferencialmente, de galinha caipira) peixes (tilápia, sardinhas em lata ou não, tainhas, pescada, robalo, halibute, carapau, salmão), carne de boi (alcatra, maminha, patinho) frango (sassami ou filé de peito) ou coxa de frango (preferencialmente desossada) porco (lombo) Temperos sal light (menos sódio, ainda que não tão saboroso) vinagre de maça orgânico (gosto da marca "São Francisco"); molho de mostarda Heinz (única que achei sem acidulantes, conservantes etc) vinagre balsâmico coentro; salsinha; gengibre (essencial); noz moscada; cúrcuma; cravo; alecrim; orégano; lavanda; tomilho canela em pau ou em pó Vegetais Aspargos, aipo, rúcula, bertalha, erva doce, brócolis (essencial, por causa do indol-carbinol), couve-flor, (essencial, por causa do indol-carbinol), pepino, espinafre, rabanete, couve, (essencial, por causa do indol-carbinol), repolho, (essencial, por causa do indol-carbinol), alfaces, abobrinha, alcachofra (tb disponível em cápsulas), vagem, alho poró, cebolinha, salsinha, abóbora-menina, brotos diversos, spirulina Cebola, alho, pimenta, tomates, ervilha torta Bebidas Água mineral. Café de qualidade, matchá, erva mate, chá verde, chás herbais de todos os tipos, água de coco, Eu não ia te responder sério, mas vou te dar esse prazer essa única vez. Aproveite pois será a última. O motivo de eu comer descontroladamente é movido pelo mesmo motivo da pessoa que usa droga e pelo mesmo motivo que você incansavelmente esta tentando atrair minha atenção. Infelizmente a lista não me ajudou, abs. sagex reagiu a isso 1
felipesouza1996 Postado Junho 26, 2021 às 03:50 Postado Junho 26, 2021 às 03:50 Os caras tretando quase 1 hora da manhã kkkkkk
Visitante Postado Junho 26, 2021 às 03:51 Postado Junho 26, 2021 às 03:51 2 minutos atrás, STB_13 disse: Eu não ia te responder sério, mas vou te dar esse prazer essa única vez. Aproveite pois será a última. O motivo de eu comer descontroladamente é movido pelo mesmo motivo da pessoa que usa droga e pelo mesmo motivo que você incansavelmente esta tentando atrair minha atenção. Infelizmente a lista não me ajudou, abs. não te ajudou pq vc não não entende nada de nutrição de comida vc só entende de sabor
STB_13 Postado Junho 26, 2021 às 04:01 Autor Postado Junho 26, 2021 às 04:01 7 minutos atrás, Scant disse: não te ajudou pq vc não não entende nada de nutrição de comida vc só entende de sabor Pra compulsão alimentar o sabor é o que menos importa, rsrsrs. Confesso que criei antipatia com você mas depois que vi que era um homem de 35, endividado, sem carreira, cogitando trair a esposa, tentando aprender inglês e cogitando fazer a segunda faculdade entendi a importância desse forum pra você e o pq minha atenção era tão especial. Vou dormir maninho, abs.
Visitante Postado Junho 26, 2021 às 04:04 Postado Junho 26, 2021 às 04:04 2 minutos atrás, STB_13 disse: Pra compulsão alimentar o sabor é o que menos importa, rsrsrs. Confesso que criei antipatia com você mas depois que vi que era um homem de 35, endividado, sem carreira, cogitando trair a esposa, tentando aprender inglês e cogitando fazer a segunda faculdade entendi a importância desse forum pra você e o pq minha atenção era tão especial. Vou dormir maninho, abs. suas palavras são de peso obrigado amigo balofo
felipesouza1996 Postado Junho 26, 2021 às 04:10 Postado Junho 26, 2021 às 04:10 3 minutos atrás, STB_13 disse: Pra compulsão alimentar o sabor é o que menos importa, rsrsrs. Confesso que criei antipatia com você mas depois que vi que era um homem de 35, endividado, sem carreira, cogitando trair a esposa, tentando aprender inglês e cogitando fazer a segunda faculdade entendi a importância desse forum pra você e o pq minha atenção era tão especial. Vou dormir maninho, abs. Eu não deixava @Scant
Visitante Postado Junho 26, 2021 às 04:11 Postado Junho 26, 2021 às 04:11 Agora, felipesouza1996 disse: Eu não deixava @Scant o que posso fazer? sou um zé ninguém mesmo o cara acertou em vários pontos
Posts Recomendados
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisar ser um membro para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar Agora