Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Rins De Pacientes Tiveram Sobrecarga Menor Com Uso De Creatina


LeandroTwin

Posts Recomendados

Postado

Pesquisa da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP constatou que a função renal de diabéticos do tipo 2 ficou mais eficiente durante a prática regular de exercícios físicos quando associada ao suplemento alimentar creatina. O trabalho, que envolveu o Laboratório de Avaliação e Condicionamento em Reumatologia (Lacre) do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), acompanhou 60 homens e mulheres, entre 25 e 35 anos, com diabetes do tipo 2.

Sob a orientação do professor Antonio Herbert Lancha Junior, do Departamento de Biodinâmica do Movimento do Corpo Humano da EEFE, a tese de doutorado Efeitos da suplementação de creatina e treinamento aeróbio no controle metabólico e função renal de diabéticos do tipo 2, de autoria de Bruno Gualano, teve origem no projeto de iniciação científica, realizado de 2003 a 2006, época em que os pesquisadores investigaram os efeitos da suplementação de creatina na sensibilidade à insulina em cerca de 20 voluntários saudáveis e sedentários submetidos a treinamento aeróbio.

De acordo com Lancha Júnior, a creatina ajuda a fornecer a energia responsável pelo movimento dos nossos músculos porque, uma vez incorporada ao músculo, constitui em fonte rápida de energia. "A creatina fosfato é quebrada em 'creatina livre e fosfato inorgânica' após o exercício físico dos músculos. Em humanos, geralmente metade da creatina armazenada é originada dos alimentos, principalmente das carnes vermelhas e brancas também, como a do peixe", explica. "A sua concentração é equilibrada pelos rins, e logo após ela é eliminada pela urina como creatinina", diz o professor.

A maioria das pessoas consome cerca de um grama de creatina por dia, proveniente da alimentação habitual. Em 2005, a venda de creatina, sob a forma de suplemento alimentar, foi proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em todo o Brasil. Na pesquisa, os especialistas estudaram a dose de 10 gramas por dia, durante quatro meses. Após este período, todos os participantes tiveram sua função renal avaliada e não apresentaram qualquer alteração.

Resistência insulínica

Segundo dados do site da Sociedade Brasileira de Diabetes, o diabetes do tipo 2 possui um fator hereditário maior do que no tipo 1, sendo uma de suas peculiaridades, a contínua produção de insulina pelo pâncreas. O problema está na incapacidade de absorção das células musculares e adiposas. Por muitas razões, suas células não conseguem metabolizar a glicose suficiente da corrente sangüínea. Esta é uma anomalia chamada de "resistência insulínica".

No estudo da EEFE, o que se verificou foi que a função renal foi melhorada durante a prática de exercício físico. A atividade física empregada foi a caminhada ou corrida por quatro meses, no decorrer de três vezes na semana. Para perceber o impacto do exercício, os voluntários foram divididos em dois grupos: o que fez atividade física e tomou o suplemento e o que fez atividade física e tomou placebo. "Identificamos parâmetros até 20% melhores na função renal dos pacientes que fizeram exercícios", afirma Lancha Júnior. "O rim dessas pessoas foi menos sobrecarregado, contribuindo para a melhora de sua qualidade de vida."

A tese de doutorado de Bruno Gualano deverá ser defendida no início do próximo ano. O professor Lancha Júnior enfatiza que a linha de investigação da pesquisa não se vincula a uma única especialidade ou área do conhecimento. "Trata-se de um trabalho multiprofissional que envolve médicos, nutricionistas e profissionais de educação física", informa.

Texto: Leandra Rajczuk

Fonte: Agência USP

Postado

nem me falem,

já tinha abordado isso nesse topico:

achei que teria uma repercussao e que a portaria 222 liberaria pra gente vender, mas até agora nada...

muito bom postar isso aqui Leandrão porque a galera que nao viu vai vendo e vai formando uma opiniao e uma massa critica pra gente fazer pressao pra liberarem

abração

andré

Postado

já estamos cansados de saber que creatina não faz mal a ninguém. [2]

a ANVISA pode ate tentar, mais ainda sim você pode comprar creatina com facilidade em qualquer lugar :)

Abraço, Treinos Árduos!

Postado (editado)

Com Ctz tem até uma pesquisa da usp q eles estão fazendo pra liberareM !

recebi um email !!!

se alguem kiser sabermais eu passo o email do coordenador !

edunanet envia pra mim esse email com a pesquisa sobre a creatina parceiro, gostaria muito de lê-la ! abraços

a respeito do estudo, será que eles mesmo, nao tem parentes ou eles mesmo nao treinam como agente e nao tem a sensibilidade de ajudar a si e a nós, será que nos somos o unico forum que coloca argumentos convincentes demais pra ser liberado a comercialização do produto? chatao neah !

Editado por Gabrielzs
Postado

Meu médico também falou que essa história de creatina ser causa de pedras nos rins é falsa e não vê motivo para proibi-la, além disso falou que o uso contínuo de creatina também não fará mal.

Abçs !

Postado

vo da uma procura aki e passo sim o estudO !

eles estão até recrutando candidatos pra fazer um estudo de 6 meses !!

ta aew a dica qm qr ter creatina por 6 meses ainda ajudar a liberar nossa crea sagrada !!

Postado

Entrei em contato com o pessoal desse estudo.O cara foi super atencioso.

Achei uma excelente iniciativa do pessoal da faculdade,o único porém foi que será necessária uma bateria de exames se não me engano em dois dias.

Postado

pedi autor pra postar aki o ctt q tenho !!

introdução q recebi !!

Bom dia,

Você que deseja participar do estudo de Suplementação de Creatina e é praticante de treinamento de força, deve ler atentamente o texto abaixo e assim que concordar com tudo oq está escrito, principalmente tempo para realização dos exames, responder esse email para começar-mos o estudo.

Favor mandar um telefone celular para contato.

O Estudo de Suplementação de Creatina em Praticantes de Treinamento de Força tem como objetivo colocar um ponto final na relação entre creatina e dano renal. O laboratório de Nutrição e Metabolismo da EEFEUSP estuda os efeitos da creatina há mais de 10 anos e até o momento só observou efeitos positivos relacionados a sua suplementação (vide estudos de Gualano et al).

Com o presente estudo que visa relacionar a suplementação de creatina à prática de treinamento de força, que na grande maioria das vezes está atrelado ao elevado consumo proteíco, e exames de última geração realizados no Hospital das Clínicas (HC), o laboratório de Nutrição e Metabolismo da EEFEUSP será o primeiro no mundo a publicar sobre a segurança da suplementação de creatina em indivíduos com elevado consumo proteíco, com respaldo em exames padrão ouro.

O voluntário deve preencher um diário alimentar de 7 dias (anexo .doc), com auxílio do anexo em Power Point; ir ao HC para realizar cadastro e marcar exames. Favor responder no próprio email como está sendo realizado o treinamento de força (dias da semana que treina, número de repetições, quantas séries são realizadas e qual o tipo de exercício).

O diário alimentar e os exames serão realizados em 3 momentos. Antes do estudo começar, no terceiro mês e no sexto mês (término do estudo). O exame de função renal tem duração de 6 horas.

Durante os 6 meses de estudo, o voluntário deverá retirar a sua suplementação na Escola de Educação Física da USP ou no HC mensalmente.

O volutário será orientado a manter o treinamento de força que já está realizando.

Todos os exames tem um custo extremamente elevado, portanto o voluntário não pode desistir no meio do estudo. Pense direito sobre a sua disponibilidade para a participação! Você estará contribuindo para a Ciência!

Todos os voluntários poderão participar das reuniões do Laboratório e terão orientação alimentar dos nutricionistas ao término do estudo.

O voluntário não pode ter usado ou estar usando substância dopante e/ou esteroide anabolizante e creatina no último ano. Pois os exames acusam o uso e o voluntário tem que ser excluído do estudo.

Atenciosamente,

Marco Leme - Laboratório de Nutrição e Metabolismo - EEFEUSP

pra qm kiser participar: gualano@usp.br / marcoleme@hotmail.com

oq posso lhe dizer q são de confiança e qm participar estará na mao de profissionais e os exames serão feito no hospital das Clínicas q ao meu ver é top em sP !!

abraços !!

Postado

Essa ANVISA é foda...

nos EUA tu pode comprar numa boa , o que faz os habitantes dos EUA serem diferentes dos do Brasil , auhauhauahuaha

é mais fazer o que , só vai mudar quando algum médico/profissional do ramo for a algum representante da anvisa e apresentar uma tese de que creatina nao faz mal , com os argumentos certos TALVEZ possa vir a ser liberada a venda de creatina

Postado

kkkkkkkkkkkkkkk

mas gente..as vezes o tópico é postado e tão pouca gente comenta que ele acaba sumindo..

isso que o leandro fez traz a oportunidade de quem não viu ver..

eu to vendo agora !!

~hugs

Seph®

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...