Ir para conteúdo
Acessar app

Navegue melhor pelo fórum. Entenda.

Fórum Hipertrofia

Um aplicativo em tela cheia na sua tela inicial com notificações push, selos e muito mais.

Para instalar este aplicativo no iOS e iPadOS
  1. Toque no ícone Compartilhar no Safari
  2. Role o menu e toque em Adicionar à Tela de Início.
  3. Toque em Adicionar no canto superior direito.
Para instalar este aplicativo no Android
  1. Toque no menu de 3 pontos (⋮) no canto superior direito do navegador.
  2. Toque em Adicionar à tela inicial ou Instalar aplicativo.
  3. Confirme tocando em Instalar.

Amendoim: Fatos E Mitos + Receita De Pasta Integral

Posts Recomendados

Postado

1fcdde2899b9c625b6cf36e81b30c968.jpg

A pasta de amendoim tem se tornado bastante popular no meio fitness;

O amendoim possui em média 50% de gordura e 30% de proteína, contendo 10 aminoácidos essenciais.

Apesar de ser rico em gordura, os ácidos graxos são em sua maioria insaturados, sendo 55% oléico (w9, monoinsaturado) e 25% linoléico (w6, poliinsaturado);

Por conter pouco ômega 6 em relação a outros óleos como milho, girassol e algodão, não causa desbalanço entre ômega 6 e ômega 3 na dieta, o que acaba com o mito de que o amendoim causa inflamação. (Obviamente em uma dieta equilibrada)

Além disso, a substituição de ác.graxos saturados por monoinsaturados se mostra eficaz em aumentar o HDL, diminuir o LDL e triglicerídios além de diminuir a oxidação lipídica;

O amendoim também possui derivados da vitamina E, que apresentam grande atividade antioxidante e β-Sitoesterol, que modula a inflamação, reduz o LDL e inibe a proteína NFKB, que está relacionada com a inflamação celular.

Enfim, inúmeros benefícios em um alimento relativamente barato.

Minha dica é: faça sua própria pasta de amendoim ou opte pelas versões integrais, pois existem várias no mercado que têm adição de óleos, açúcar e conservantes.

Pra fazer é muito fácil: é só triturar o amendoim até virar pasta! Primeiro ele vira uma farinha, e se continuar triturando ele vira pasta. Coloco um pouco de adoçante só pra tirar um pouco do gosto salgado, mas vai da sua preferência. O amendoim tem que ser torrado, além de melhor gosto, quando torrado a digestibilidade das proteínas aumenta!

Referências:

1. Albuquerque TG, et al. Perfil lipídico de frutos secos e sementes. Boletim geográfico 01/2014;

2. Joel Isanga & Guo-Nong Zhang (2007) Biologically Active Components and Nutraceuticals in Peanuts and Related Products: Review, Food Reviews International, 23:2, 123-140, DOI: 10.1080/87559120701224956

3. S. Loizou et al. B-Sitosterol exhibits anti-inflammatory activity in human aortic endothelial cells. Mol. Nutr. Food Res. 2010, 54, 551–558.

4. Yu-Poth, S.; Etherton, T.D.; Reddy, C.C. Lowering Dietary Saturated Fat and Total Fat Reduces the Oxidative Susceptibility of LDL in Healthy Men and Women. J. Nutr. 2000, 130, 2228–2237.

Instagram: gustavoc_leite

Nutrição inteligente: no brain no gain

Postado
O Problema do Amendoim
Bem, para começar o seu amendoim é torrado não é? A sua pasta de amendoim, mesmo que você more fora do Brasil e compre uma boa pasta orgânica, será com amendoim torrado. Isto já altera o perfil dos lipídios presentes neste alimento, mas mesmo que você use os amendoins crus, ainda sim o seu problema fundamental persistirá.
Muitos artigos defendem o amendoim como uma boa fonte de gordura, mas cometem um erro primário não levando em consideração algo bem básico em temos bioquímicos e nutricionais: o amendoim contém valores insignificantes de ácido graxo ômega-3, em contrapartida a quantidade de ômega 6 é exageradamente grande e isso faz com que a relação entre estes dois seja de quase 5.000 vezes mais ômega-6 do que ômega-3, quando a relação mínima ideal considerada é de 5 partes de ômega 6 para 1 parte de ômega 3. Constatamos aqui que o amendoim deturpa absurdamente em 1000x os valores ideais para a boa saúde do nosso organismo.
Em uma definição simples dizemos que os ácidos graxos ômegas-6 são pró- inflamatórios enquanto os ácidos graxos ômega 3 são anti-inflamatórios. Podemos fazer uma metáfora para definir a relação de ambos como “veneno e antídoto”. Baixos níveis de ômega-3 em relação ao ômega-6 podem contribuir para doenças autoimunes como a artrite e aumentar o risco de desenvolver outras doenças, como alguns tipos de câncer e doença cardíaca, além de promover, sob certas circunstâncias, um estado de
inflamação persistente no organismo.
Atualmente já temos está problemática na alimentação mundial. Encontramos ômega 3 em poucos alimentos, assim, naturalmente, já ingerimos ômega 6 em excesso, logo comer amendoins não irá te ajudar em nada. Para visualizar melhor esse quadro preocupante, saiba que em algumas regiões do Brasil e EUA chegamos a níveis de 50:1 e até absurdos 75:1, lembrando que o ideal mínimo é 5:1.
No mundo inteiro, mas principalmente no Brasil e mais ainda na região sul, os amendoins são frequentemente contaminados com uma toxina cancerígena chamada aflatoxina, sem falar dos pesticidas e agrotóxicos em que o Brasil é campeão de uso. Este problema pode ser contornado através da escolha por amendoins orgânicos que se utilizam de um processo de secagem ao sol que evita a contaminação por fungos que produzem a aflatoxina.
Ainda assim continuamos com o problema do ômega 6. A sugestão inicial é que você opte por pastas/manteigas orgânicas de nozes ou amêndoas que naturalmente tem um bom perfil de gorduras. Se mesmo assim preferir o amendoim, faça sua pasta em casa utilizando amendoins orgânicos e óleos ricos em ômega 3 para corrigir a proporção ômega 6/ômega 3, como o óleo de chia e o de linhaça ou óleos com baixos níveis de ômega 6 para não piorar a razão entre os ômegas, como o azeite de oliva, óleo de macadâmia e óleo de abacate. Para os que ainda insistem neste alimento, outra dica é jogar fora o óleo que se estabelece na parte superior do frasco da pasta amendoim ao invés de agitar como dizem alguns rótulos. Jogando fora este óleo, irá reduzir o teor de ómega-6. Caso a pasta fique muito seca para seu gosto, adicione um pouco dos óleos indicados acima e mexa.
Fonte:

Postado

Acabei de mandar 50g aqui . :thumbsup_anim:

http://www.youtube.com/watch?v=rxENRVh-8Tc
Os únicos que enxergam a profundidade de nossos sonhos somos nós,os outros não entendem .

2q0iozr.jpg

Postado

Pra quem acredita nessa de 5:1 O6/3,é só suplementar com o Omega 3.

http://www.youtube.com/watch?v=rxENRVh-8Tc
Os únicos que enxergam a profundidade de nossos sonhos somos nós,os outros não entendem .

2q0iozr.jpg

Postado

Isso já foi discutido em outros tópicos:

Quanto ao desbalanço de ômega 6, suplemente com ômega 3 ou com peixes como a sardinha que contém ômega 3, ou com alimentos anti inflamatórios como cúrcuma, gengibre, chili, coentro, etc..

Quanto a aflatoxina, escolha amendoim de qualidade com o selo ABICAB livres de aflatoxina, mesmo que tenha aflatoxina o processo de calor do amendoim durante a torragem mata cerca de 90% da toxina.

Quanto ao agrotóxico, nem um grão ou cereal está livre deles, porém no amendoim isso fica na casca, aquela que é descartada antes do produto ser embalado.

O amendoim continua sendo uma boa fonte de gordura, proteína, fibras e micronutrientes, não deixo de fazer minha pasta, aqui sempre tem com amendoim de qualidade.

Editado por Norton (veja o histórico de edições)

"Nada existe no homem que lhe pertença integralmente, a não ser sua opinião; somente vento e fumaça constituem nosso patrimônio." Epicteto

___________________________________________________________________________________________________

 

"O homem civilizado é o único animal inteligente o suficiente para fabricar sua própria comida, e o único animal estúpido o suficiente para comê-la."

https://www.youtube.com/watch?v=vpTHi7O66pI

 

Crie uma conta ou entre para comentar

Quem Está Navegando 0

  • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configurar notificações do navegador

Chrome (Android)
  1. Toque no ícone de cadeado ao lado da barra de endereços.
  2. Toque em Permissões → Notificações.
  3. Ajuste sua preferência.
Chrome (Desktop)
  1. Clique no ícone de cadeado na barra de endereços.
  2. Selecione Configurações do site.
  3. Encontre Notificações e ajuste sua preferência.