Fala man, conseguiu fortalecer o antebraço? Estou com o mesmo problema hehe. Incluí a partir de hj a fazer o Farmers Walk ao final do treino de superior, e te digo que pegou muito o antebraço (muito mesmo). Acredito que vou ter um fortalecimento acelerado geral do corpo devido a ele. Todo mundo deveria fazer este exercício...
Abraço
Já que esse tópico fala sobre tipos de aveia, eu queria colocar um pouco mais sobre o farelo de aveia:
Efeitos gastrointestinais do farelo de aveia e da goma de aveia
Mälkki e Virtanen publicaram um estudo com uma revisão dos benefícios que o consumo das fibras presentes na aveia traz para a saúde gastrintestinal. São relatados diversos benefícios, como a melhora do trânsito intestinal, aumento da saciedade e favorecimento do crescimento de bactérias probióticas.
O principal interesse pela fibra do farelo de aveia na dieta é seu efeito na redução do colesterol sanguíneo assim como o efeito hipoglicemiante. O farelo é obtido pela separação das camadas exteriores dos grumos do endosperma, que contêm a maior parte das fibras. A goma de aveia é constituída principalmente por um polissacarídeo linear, normalmente chamado β-glucano, localizado na parede celular do endosperma. A fibra insolúvel, localizada principalmente nas camadas mais externas da sêmea, é muito semelhante à fibra alimentar de outros cereais, geralmente constituída de celulose, hemicelulose e lignina.
O estudo foi desenvolvido a fim de identificar os efeitos gastrointestinais da ingestão de fibras de aveia e, para isso, foram analisados diversos estudos que demonstravam a relação entre o farelo de aveia e a goma de aveia e seus benefícios no trato gastrointestinal.
Os resultados demonstram que as propriedades da fração insolúvel da aveia são aumentar o volume do bolo fecal, transportar componentes menores e atuar como um absorvente de vários outros. A fibra solúvel da aveia, β-glucano, atua principalmente através do aumento da viscosidade do conteúdo gástrico e intestinal, podendo causar um retardo no transporte de enzimas digestivas para seus substratos, menor emulsificação dos lipídios e diminuição da absorção de nutrientes. As fibras promovem um aumento da saciedade e contribuem na perda de peso por diversos fatores, entre eles por diminuir a liberação de insulina, diminuindo a sensação de fome, retardar o esvaziamento gástrico e estimular a liberação de peptídeos que podem afetar o comportamento alimentar. No cólon, a função principal do β-glucano é agir como substrato, favorecendo a produção de ácido butírico, que promove um aumento na absorção de água e sódio, sendo vantajoso na terapia de reidratação na diarréia. Além disso, os oligossacarídeos produzidos pelo β-glucano agem favorecendo o crescimento de algumas cepas de bactérias probióticas. Alguns estudos clínicos tem demonstrado que as fibras presentes na aveia aumentam a quantidade das fezes e reduzem o trânsito intestinal.
Por este estudo conclui-se que a ingestão de fibras presentes na aveia proporciona diversos benefícios à saúde gastrointestinal, além dos efeitos nas concentrações de glicose e insulina sanguíneas e na redução do colesterol. Tais características permitem o uso do farelo e da goma de aveia em diversos produtos com propósito de promover uma melhora na saúde do consumidor.
Referência:
Mälkki, Y., Virtanen, E. Gastrointestinal effects of oat bran and oat gum: a review. Lebensm.-Wiss.u.Technol.2001;34:337-347.