Ir para conteúdo

Combinação Alimentar


ancient2011

Posts Recomendados

Postado
Saber alimentar-se é condição indispensável para conservar e também para recuperar a saúde.

O valor nutritivo de um alimento não está na sua composição química, mas no seu grau de digestibilidade. Mesmo com alimentos naturais, boa mastigação e lenta deglutição, não está completamente assegurado o êxito do processo digestivo, pois há alimentos que misturados com outros produzem má combinação, dando lugar a subprodutos tóxicos.

Para evitar os incovenientes das más combinações, a melhor regra será simplificar as refeições e usar sua intuição.

Além disso, esteja atento à versatilidade dos alimentos e às leis da fisiologia da digestão.

1. Evite líquidos durante as refeições, principalmente os que contém açúcares, pois estes auxiliam o processo de fermentação. Os líquidos apressam a deglutição antes de completar a mastigação e a ensalivação dos alimentos impedindo também a ação do suco gástrico até que sejam absorvidos. As bebidas geladas ou muito quentes reduzem a temperatura do conteúdo do estômago, cuja digestão não se pode operar até que seja atingida novamente a temperatura normal.

2. Evite ingerir mais de dois alimentos amiláceos na mesma refeição. A ingestão destes termina na elaboração de um só que o corpo seleciona; o outro ficará muito mais tempo para ser digerido. Isto provoca gases, arrotos, fermenta e acidifica o estômago. Ex: macarrão, batata, pão.

3. Evite ingerir alimentos ácidos e amidos na mesma refeição. A digestão dos amidos começa na boca pela ação da Pitalina, que os transforma em maltose (tipo de açúcar). A Pitalina só atua em meio alcalino. A presença de ácidos danificam esta enzima favorecendo sua fermentação. A associação ácido-amido é muito rara na natureza. Ex: macarrão com molho de tomate.

4. Evite ingerir amidos e açúcares na mesma refeição. A digestão dos amidos começa na boca e prossegue, em condições apropriadas, no estômago. Os açúcares não são digeridos nem na boca nem no estômago, a sua digestão se dá no intestino delgado. Quando consumimos isoladamente, passam rapidamente do estômago ao intestino. Quando consumidos em mistura com amiláceos, ficam retidos no estômago aguardando a digestão destes. Como os açúcares tem a tendência à fementação rápida, nas condições de calor e umidade existentes no estômago, a combinação amido e açúcares produz fermentação ácida (ácido acético, álcool, gás carbônico, água). Além disso, o açúcar faz segregar muita saliva sem pitalina, o qual, no entanto, é necessária à elaboração dos corpos amiláceos. Ex: arroz, purê de batata e doce de abóbora com côco.

5. Ingerir somente uma proteína concentrada na mesma refeição. Para uma digestão eficiente, duas proteínas exigem sucos gástricos de composições diferentes e tempo necessário à sua digestão, que é diferente para cada espécie de proteína. Ex: enquanto o suco gástrico necessário à digestão da carne tem seu PH máximo no início da digestão, o leite um PH máximo do suco gástrico no final. Evite misturar carne com leite, carne e ovos, leite e nozes, etc, na mesma refeição !

6. Ingerir proteínas e ácidos na mesma refeição – evitar. O início da digestão das proteínas se dá no estômago em presença da enzima pepsina que atua em meio ácido (ácido clorídrico do suco gástrico). A ingestão de ácidos em excesso inibe a ação desta enzima. A paralização da digestão das proteínas, leva-as a putrefazerem-se, o que ocasiona a intoxicação do organismo.

· Exceção: constituem exceção as combinações das nozes, queijo ou abacate, com as frutas ácidas. As nozes, queijos e abacates possuem grande quantidade de gordura ou óleo; sabemos que as gorduras inibem a secreção gástrica por um tempo maior que os ácidos. Além disso, essas proteínas não se decompõem com a mesma facilidade que outras espécies.

7. Evite proteínas com gorduras: a presença das gorduras nos alimentos, diminui a atividade glandular da secreção gástrica, baixa a quantidade de ácido clorídrico e da pepsina no suco gástrico, atrasando a digestão por tempo considerável. OBS: abundância de vegetais verdes, especialmente crus, contrapõem-se ao efeito inibitivo das gorduras.

8. Melões: a melancia e os melões, quando ingeridos isoladamente, permanecem alguns minutos no estômago, porém quando ingeridos com outro alimento, ficam retidos no estômago como os açúcares, produzindo gases e fermentações. Comer melancia e melão isoladamente !

9. Leite: devido a proteína e gordura que o leite contém, combina sofrivelmente com frutas ácidas. Quando o leite entra no estômago, ele coalha, envolvendo as partículas dos outros alimentos, isolando-os do suco gástrico.

10. Sobremesas (doces e sorvetes): a sobremesa já constitui um excesso sobre a alimentação, sobrecarregando a capacidade digestiva. Além disso, é geralmente açucarada, o que acarreta os transtornos anteriormente mencionados.

11. Frutas oleaginosas e frutas doces: na mesma refeição não se digerem bem,porque as gorduras ao misturarem-se com os açúcares, produzem fermentação alcoólica, sobrecarregando o sangue.

12. Frutas ácidas com amido: neste caso os ácidos, impedindo o desdobramento normal dos amidos em maltose e glicose, originam fermentação ácida, que favorece a acidificação do sangue.

13. A quantidade é outro fator que intervém na digestão. Comer sem fome ou em excesso são fatores desequilibrantes na digestão, pois o corpo não assimila o que introduzimos em excesso.

“Combinar os alimentos e introduzí-los de forma consciente, dá condição de se comer de tudo e manter uma boa saúde”.

FONTE: https://www.escola-amor.com.br/artigos/a3.php

Mais artigos sobre o assunto:

https://www.graciemag.com/pt/dieta-gracie/

https://peshp.vilabol.uol.com.br/combina.htm

Sempre lendo e pesquisando por ae me deparo com esse assunto, combinação alimentar que é MUITO interessante. Vale a pena dar uma zoiada nos textos.

Postado

Um monte de teoria furada, com todo respeito. Ele fala como se certas combinações impedissem a digestão. Dificulta um pouco, no máximo. Aliás, não muda nada, até que se comprove por pesquisa. Esqueçam isso e comam como sempre comeram. No final das contas vai ser tudo digerido perfeitamente, garanto pra vocês.

Postado

Será que o Coleman, ou um Cutler da vida usa essas coisas? Acho que não. Vai começar a temporada de abertura de tópicos insanos(Como se não bastasse os que já tem).

Postado

Hahaha, ta certo! Como falei, o assunto é interessante e vira da uma "zoiada" só. Não só esse texto, mas tem muito material por ae relacionado a esse assunto que faz muito sentido, pelo menos pra mim.

Eu acredito que tem muita gente aqui que se misturar alimento X com Y passa mal, da azia, dor de barriga, enfim... Sabe o que não pode misturar pra não passar mal mas não sabe por que passa mal e as vezes as respostas estão ae, nesses artigos sem "sentido".

Postado

Olha, acho que peguei pesado, o cara é humilde, e só quis ajudar. Acho que o tópico de broncodilatores da outra usuária me deixou meio perturbado rs. Pelo menos é um texto que mostra algumas realidades, como não tomar liquidos durante as refeições(que muita gente faz), e que pode ajudar os mais novos. Pelo menos ele não copiou de algum site em inglês e traduziu, nem pegou um texto longo e chato. Foi interessante.

Postado

Olha, acho que peguei pesado, o cara é humilde, e só quis ajudar. Acho que o tópico de broncodilatores da outra usuária me deixou meio perturbado rs. Pelo menos é um texto que mostra algumas realidades, como não tomar liquidos durante as refeições(que muita gente faz), e que pode ajudar os mais novos. Pelo menos ele não copiou de algum site em inglês e traduziu, nem pegou um texto longo e chato. Foi interessante.

Hahaha, sabe quando você termina aquele agachamento e ja parte pro Leg press pra continuar seu treino intenso e totalmente focado e ai você encontra uma meio frango ou um senhor ja com seus 50 e poucos anos com um monte de anilha montado na plataforma mas sem fazer pouha nenhuma e ainda batendo papo com algum colega por ali e você pensa : " Put$%¨queus pareooo, esse cara vai ficar batendo papo ai e vai fud%¨r todo meu treino de perna!? Vou la falar pra ele pra sair logo daquela por#$# que aqui não é lugar de bate papo! Mas dae você para e pensa, pra que stress? Vou adiantar outro exercicio e terminando logo volto no leg. rs

Foi assim, eu ia responder você mas pensei comigo...xapralá, sem stress pq ja basta os que tenho na vida real. rsrsrsrs

De boa ligabo, rs B)

Talvez eu tenha escolhido um texto ruim pra postar aqui, mas como eu falei, esse assunto é interessante e não se resume só nesse pequeno texto ai mas enfim...Não vou me prolongar mais. Quem interessar é só digitar no google e ponto final.

Um exemplo só brother...existe até tabela pra isso.

https://www.vivernatural.com.br/terapias/nutri_tabela.htm

Postado

Hehe responde não, acalma, respira, e conta até 100. É assim que faço qnd tem um frango conversando em algum aparelho e é minha ultima série. Se até chegar no 100 ele não sair, ai chega empurrando que tudo acaba bem :). Valeu pelo hiperlink, é interessante as tabelas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...