Ir para conteúdo
Acessar app

Navegue melhor pelo fórum. Entenda.

Fórum Hipertrofia

Um aplicativo em tela cheia na sua tela inicial com notificações push, selos e muito mais.

Para instalar este aplicativo no iOS e iPadOS
  1. Toque no ícone Compartilhar no Safari
  2. Role o menu e toque em Adicionar à Tela de Início.
  3. Toque em Adicionar no canto superior direito.
Para instalar este aplicativo no Android
  1. Toque no menu de 3 pontos (⋮) no canto superior direito do navegador.
  2. Toque em Adicionar à tela inicial ou Instalar aplicativo.
  3. Confirme tocando em Instalar.

Farmers Walk , Entendendo A Pegada

Posts Recomendados

Postado
  • Este é um post popular.

INTERMITÊNCIA NA PEGADA: UMA VARIÁVEL A SER CONSIDERADA, E EVITADA.

É redundante falar dos ótimos vídeos dessa equipe do site DieselCrew, papas do treino de pegada. Selecionei esse vídeo para exemplificar uma teoria que tenho, na verdade teoria coisíssima nenhuma, é manifestadamente prático, mas que gerou uma representação cognitiva.

Primeiramente assistam ao vídeo, depois discorrerei melhor:
Não é novidade a minha paixão pelos exercícios básicos, livres e funcionais. A pegada é um dos sustentáculos dessa filosofia, principalmente quando se transfere esses conceitos a um treino de força e aos esportes de força em particular, pois passa a se trabalhar com cargas mais elevadas a serem carregadas ou sustentadas. Por isso repito : não levantarás um peso que não consegues segurar.

Nesse vídeo eles mesclaram a força de fechamento com a de sustentação, impedindo assim a intermitência da pegada. Mas qual a vantagem e diferenciação nisso? Parece igual a qualquer outro , mas não é. Eu não sei da intenção exata deles ao fazerem o vídeo , mas ao assistí-lo pude fazer minhas análises baseado em experiências próprias.

Eu falei de representação cognitiva um pouco acima: imaginem uma represa , uma mínima fissura pode levar a sua ruptura, assim também ocorre com a pegada. Eu vou exemplificar com um dos movimentos que mais aprecio: o Farmer Walk, mas transfiram para o seu movimento favorito( terra , arremesso , barra etc..) . No Farmer Walk a pegada é fundamental e não raro acontece o fenômeno da represa do qual falei, um mínimo fraquejo na pegada leva a sua abertura total, pois os dedos, salvos raras exceções , não conseguirão sustentar a carga utilizada, notadamente pelo fato de se estar em movimento constante(ver um vídeo do movimento ao final do artigo). A pegada nesse tipo de treino pode ser incrementada com a simbiose entre fechamento e sustentação, não podendo de maneira alguma existir a intermitência na pegada, pois dessa maneira a represa se rompe.

Voltando ao vídeo: O praticante utiliza como material, conforme especificado nas legendas, um hand grip, ou gripper(ou apenas "Grip"), um strap e uma anilha. O segredo está em colocar o strap, já devidamente amarrado à anilha, entre as hastes do grip, e sustentar o peso através do fechamento total do aparelho. A menor intermitência(interrupção) no fechamento fará o peso cair, entenderam? Esse "princípio laboratorial" é o mesmo princípio dos "treinos de campo".

Outra vantagem, essa mencionada pela equipe Diesel: Ao se acrescentar peso ao strap, deverá aumentar a força do fechamento( óbvio), mas se conseguirá isso sem aumentar o nível do gripper, a progressão nesse tipo de treino é bem longeva, e ajudará o praticante quando precisar aumentar a carga em um determinado movimento mas não conseguir devido a falta de grip.

Podemos ver como um vídeo- treino aparentemente simples(e é simples) pode ter importância como fundamento em um sistema de treino mais amplo, mas isso se deve a um fato: os movimentos naturais e básicos como o levantamento terra, barra, farmer walk( o que é mais funcional que carregar algum objeto), arranque , arremesso são absurdamente simples e naturais ao ser humano, ou pelo menos deveriam ser. É uma contradição eu ter de explicá-los aqui, mas espero que um dia isso não seja mais necessário , esse é um os objetivos deste que escreve.

Como prometi: Farmer Walk ou Farmer`s Walk.

Grip Training :

Tenho uma máxima: Você não pode levantar um peso que não consegue segurar.
Por isso, treine a pegada e, salvo exceções,nada de straps!
Pinch grip :
Variação do terra com toalha :

Editado por NetoGym (veja o histórico de edições)

Postado

Muito bom cara, reputado.

Exercícios com pouca "intermitência", são exercícios com toalha, que nem no último vídeo.

Uma boa é fazer pull-ups com toalha, vai fortalecer pakas seu grip.

abs

Postado

excelente, falta de pegada gera muita assimetria, principalmente braço e dorsal.

.

Don’t follow what a piece of paper says. Go with how your body feels. If you have written down that you want to do 8-10 reps, but you feel you can push out more, then you do exactly that.

Postado
  • Autor

excelente, falta de pegada gera muita assimetria, principalmente braço e dorsal.

Pegadas invertidas tbm geram asimetria , assim como no terra com pegada ''convencional''.

Postado

isso concerteza, a convencional do terra que tu diz é a alternada? mão supinada/mão pronada?

.

Don’t follow what a piece of paper says. Go with how your body feels. If you have written down that you want to do 8-10 reps, but you feel you can push out more, then you do exactly that.

Postado

isso concerteza, a convencional do terra que tu diz é a alternada? mão supinada/mão pronada?

Se for esse o caso, inverter as posições a cada treino não resolveria?

tumblr_me17jyUAeZ1qbcj89o1_250.gif

Postado
  • Autor

Isso .

Se for esse o caso, inverter as posições a cada treino não resolveria?

Por experiência própria nunca inverti as posições a cada treino , creio que a asimetria ira predominar com a pegada mais forte .

Postado

Bah, eu sabia que já tinha lido esse texto por aqui :)

• 5 meses depois...
Postado

Ressucitando !

Então qual a pegada que voces consideram melhor no terra ..

Alternada (tradicional) ?

As duas em supinação ?

As duas em pronação ?

- Posso não estar lá ainda, mas estou mais próximo do que estava ontem ! ... Poois , a única coisa que vejo , é aquilo que falta !

Postado

Ressucitando !

Então qual a pegada que voces consideram melhor no terra ..

Alternada (tradicional) ?

As duas em supinação ?

As duas em pronação ?

Pronada gera um uso maior do antebraço, consequentemente gera um maior fortalecimento neles.

-------------------------------

Sobre o tópico, mto bom...

No Judô/JJ usamos muito o Kimono ou toalha na barra fixa, cabo de guerra, subida em corda....

Editado por Wallking (veja o histórico de edições)

''I hope they're still making women like my momma.

She always told me to do the right thing.

She always told me to have pride in myself; she said a good name is better than money." - Joe Louis

• 7 anos depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configurar notificações do navegador

Chrome (Android)
  1. Toque no ícone de cadeado ao lado da barra de endereços.
  2. Toque em Permissões → Notificações.
  3. Ajuste sua preferência.
Chrome (Desktop)
  1. Clique no ícone de cadeado na barra de endereços.
  2. Selecione Configurações do site.
  3. Encontre Notificações e ajuste sua preferência.