Straps são faixas que prendem as mãos na barra ou halteres, impedindo que a força da pegada seja um fator limitante durante o exercício. Não só é possível usar straps para fazer remada curvada como, em certas situações, é possível aumentar os resultados fazendo isso.
Porém, o uso do acessório deve ser feito da forma correta; usá-lo para compensar fraquezas pode causar um efeito “bola de neve” no futuro e apenas causar mais problemas do que resultados.
Neste texto, você entenderá todas as variáveis envolvidas no uso de strap para fazer esse exercício em específico e, assim, tomar uma decisão informada sobre o assunto.
Quando devemos usar straps para fazer remada curvada?
Straps devem ser utilizados na remada curvada quando a força da pegada é o principal fator limitante durante o exercício, especialmente nas séries mais pesadas.
Veja, remada curvada é um dos melhores exercícios para costas, mas se a força da pegada impede que o exercício seja devidamente usado para esse fim em todas séries, não é preciso muito trabalho mental para ver o problema aqui e porque straps tem o seu devido lugar no treino.
Por outro lado, usar o acessório de forma excessiva e sem real necessidade, não trará benefícios extras e ainda pode trazer consequências negativas, como causar desequilíbrios musculares e impedir o desenvolvimento natural dos músculos que envolvem a força da pegada.
Isso não só pode afetar o seu progresso geral na musculação como aumenta o risco de lesões dentro e fora da academia, já que desenvolver força da pegada é um aspecto importante do treino resistido.
Prós e contras em usar straps para fazer remada curvada
Prós
- Mais foco no músculo-alvo. Straps permitem que sua energia seja melhor direcionada para os músculos das costas, já que o acessório elimina a necessidade de se preocupar com a sustentação da carga com as mãos.
- Usar mais cargas. Mesmo quando não há uma fraqueza específica, usar o acessório pode permitir o uso de cargas maiores, por diminuir as chances de que músculos naturalmente mais fracos que as costas falhem primeiro.
- Potencial melhora na contração muscular. Com a força da pegada perdendo importância no movimento, sua atenção fica mais livre para realizar o movimento de forma adequada, potencialmente otimizando a contração muscular.
- Útil para treinos com mais volume. Em treinos de costas com mais volume (com mais séries e exercícios), a fadiga na força da pegada inevitavelmente se acumulará, fazendo com que o uso de straps aumente sua capacidade para treinar sem que a qualidade das séries comece a decair.
Contras
- Impedir o fortalecimento natural da pegada. Depender demasiadamente de straps pode impedir ou até mesmo regredir o desenvolvimento dos músculos responsáveis pela força da pegada, o que pode causar uma série de problemas no decorrer da jornada na musculação.
- Criar dependência. O hábito de sempre recorrer aos straps pode criar uma espécie de “muleta” física e psicológica em que o praticante só conseguirá treinar com determinado nível de intensidade na presença do acessório.
- Potencial para desenvolver desequilíbrios musculares. Se straps substituem o trabalho da pegada, eventualmente o desenvolvimento dos músculos das costas se tornará desproporcional, causando desequilíbrios musculares, o que pode predispor o indivíduo a lesões.
- Mascarar erros de execução. Em alguns casos, a dificuldade em segurar a barra pode ser um sinal de uma técnica incorreta, como pegada inadequada e excesso de cargas. O uso de straps pode mascarar esse problema subjacente, impedindo que o praticante aprenda e corrija a forma correta de segurar a barra.
Qual strap usar para fazer remada curvada?
Os straps mais comuns e mais baratos, do modelo de laço, na maioria dos casos cumprirão a tarefa com excelência, oferecendo suporte suficiente para que a pegada não seja o elo fraco e ainda permitindo algum trabalho de pegada.
O strap abaixo é um exemplo do tipo lasso que pode ser encontrado até mesmo em lojas de suplementos e, por falar nisso, não chegam a custar 30% o valor de um whey protein.
Há outros tipos de straps, como o strap gancho, que podem aumentar ainda mais o suporte da carga, mas costumam custar mais, sem necessariamente oferecer diferenças significativas que justifiquem o preço.