Ir para conteúdo
Acessar app

Navegue melhor pelo fórum. Entenda.

Fórum Hipertrofia

Um aplicativo em tela cheia na sua tela inicial com notificações push, selos e muito mais.

Para instalar este aplicativo no iOS e iPadOS
  1. Toque no ícone Compartilhar no Safari
  2. Role o menu e toque em Adicionar à Tela de Início.
  3. Toque em Adicionar no canto superior direito.
Para instalar este aplicativo no Android
  1. Toque no menu de 3 pontos (⋮) no canto superior direito do navegador.
  2. Toque em Adicionar à tela inicial ou Instalar aplicativo.
  3. Confirme tocando em Instalar.

Avaliação de Treino

Posts Recomendados

Postado
  • Autor

Em 16/10/2025 em 12:49, PranTs disse:

Há quanto tempo vc treina?

Aproximadamente desde outubro de 2022, então coincidentemente completou 3 anos há poucos dias kk, mas no começo eu treinava muito cagado então acho que não conta como treino sério.

Por exemplo, não há mal algum em colocar os isolados de biceps no inicio de treino de de pull. Porém isso é pra quem já ta um nivel intermediário ao menos, já ganhou os 12kg de musculo como o JP fala.

Aí é que tá. Eu não entendo o porquê de alguém ter que esperar pra se tornar intermediário, ou avançado pra querer priorizar alguma coisa. A hipertrofia é um fenômeno regional, então se alguém quer ter o bíceps maior, não faz simplesmente sentido treinar bíceps primeiro ? Tudo bem que tem o problema prático de que o bíceps é um músculo que auxilia em outros exercícios, e na prática ele atrapalharia em certa instância se estivesse fadigado desde o começo, mas não acho que isso seja um impeditivo pra priorizar ele.

Se não é o seu caso, sua prioridade está errada. Quantos relatos já vimos aqui no forum de pessoas que tinha uma pira de crescer o braço, e depois que começaram a focar em progressão de carga no multiarticulares e deixando os isolados apenas como acessórios no final de treino viram seu braçoes crescerem? Ta cheio de relato assim, inclusive já vi muitos casos de gente que nem fazia mais isolados e o braço cresceu.

Aí eu vejo um problema real. Tudo bem que anedotas sobre treino fornecem insights valiosos na falta de outras evidências. O problema delas é que é difícil separar uma anedota boa de uma ruim. Então o cara que cresce o braço pode ter uma puta genética boa pra braço, e cresceu apesar do treino mal feito, e não por causa dele. Pode ser que se eles treinassem de outro jeito, chegassem no mesmo resultado, de forma mais rápida.

Isso é especialmente importante na musculação, que demora muito pra você ver resultados reais no seu físico. Se uma pessoa fizer um treino completamente tosco de ficha de academia, ela vai chegar no mesmo resultado que uma pessoa com um treino muito otimizado, mas em velocidades diferentes. E o problema é que nos dois casos, vai demorar muito pras duas verem o resultado na prática.

Enfim, eu concordo que exercícios multiarticulares tem o seu valor, só acho que são superestimados no sentido de que deveriam ser priorizados.

• Respostas 60
  • Visualizações 1,3k
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Postagens Populares

• Fala cara, seja bem vindo! A sua pergunta é interessante e bem relevante, além dos tópicos já citados e discutidos o fórum tem muito conteúdo de treino que pode te ajudar a sanar algumas dúvidas. Su

• Resumo do tópico: Você precisa de uma estrela Michelin para fazer seu pão com manteiga, assim como precisa ter diploma de bacharel em Educação Física para montar seu próprio treino.

• Bom dia Achei terrível. É consenso aqui que é mais produtivo treinar mais vezes na semana o músculo que se quer desenvolver mais (não basta fazer todas as séries num único dia, melhor diluir em 2 dia

Crie uma conta ou entre para comentar

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configurar notificações do navegador

Chrome (Android)
  1. Toque no ícone de cadeado ao lado da barra de endereços.
  2. Toque em Permissões → Notificações.
  3. Ajuste sua preferência.
Chrome (Desktop)
  1. Clique no ícone de cadeado na barra de endereços.
  2. Selecione Configurações do site.
  3. Encontre Notificações e ajuste sua preferência.