Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Quantas Séries, Quantas Repetições?


Digox

Posts Recomendados

Postado (editado)

Image138.GIF

"Apesar da polêmica que possa surgir, alguns fatores já estão bem estabelecidos pela ciência, como por exemplo, o genético e o tipo de treinamento mais ou menos adequado para esse ou aquele indivíduo. Para cargas pesadas que permitam 10 repetições impedindo a 11ª, parece, tanto na teoria como na prática ser fundamental.

Existe a discussão de qual seria melhor ou teria mais resultado: três ou uma série de 10 repetições. Quando comparadas, existem pesquisas defendendo tanto uma como a outra e por isso mesmo não se tem uma definição clara e acredito não haver diferenças significativas valendo muito mais a necessidade e o tempo disponível para cada um. Sabe-se que os efeitos da hipertrofia estão relacionados com a quebra da homeostase, a liberação natural dos hormônios anabolizantes (testosterona e o de crescimento), o recrutamento de unidades motoras e ou de fibras musculares tipo I e II. Para que isso aconteça é necessário treinar pesado. Quem defende a série única, advoga a possibilidade de se atingir um percentual maior de força porque o sujeito sabendo que é uma série só, por assim dizer, “dá tudo”. Ou seja, pega logo pesado sabendo que não vai ter outra cansando todas as fibras recrutadas induzindo o catabolismo e o conseqüente anabolismo.

A defesa de três séries fica por conta de que nas primeiras, somente são recrutadas as fibras vermelhas e as brancas, tipo IIa e IIb, só entram em ação quando as vermelhas já foram esgotadas. As do tipo II, segundo McArdle, Fleck entre outros especialistas, são as responsáveis pela hipertrofia, isso sem contar com a sensação de esforço percebido que pode ser psicológico ou não.

Existem pesquisas de boa confiabilidade defendendo múltiplas séries e também outras advogando série única. Como a maioria das pessoas hoje em dia não têm muito tempo para fazer musculação ou outra atividade física, e são essas mesmas pessoas a maioria dos nosso clientes, pode-se optar por um programa de 6 a 8 exercícios multiarticulares com séries únicas de 10 repetições usando-se o método alternado por segmento. Outra vantagem de se trabalhar assim é na questão da aderência ao programa onde o cliente não fica de “saco cheio”, fazendo a série toda prevista no programa. Agora, usar uma ou três séries vai depender do cliente que temos em mãos e o bom senso para decidir. Se for um atleta, com tempo disponível e objetivos de hipertrofia máxima, nada impede adequar os pesos e repetições a todos os tipos de fibras musculares. Isso passa por usar um treinamento bastante variado no que se refere a séries, repetições, intensidades e métodos com periodização inteligente. Embora as fibras vermelhas não sejam as principais responsáveis pela hipertrofia, são elas que melhoram o processo de oxidação e isso muda, por exemplo a repetição nas séries. Nem sempre o sujeito vai “pegar pesado” e depende do grau de treinamento de cada um, né?

A vez do leitor - É verdade que exercícios físicos ajudam a combater a depressão? De que maneira? Natália

A depressão é uma doença que pode afetar qualquer um e geralmente a causa principal tem origem no desequilíbrio hormonal e ou dos mensageiros químicos cerebrais (neurotransmissores), serotonina e norepinefrina. Eles têm a função de controlar as nossas emoções e quando desequilibrados podem levar as pessoas a, desde sentimentos momentâneos de tristeza até vontade de suicidar-se. Entre as formas de tratamento inclui-se a atividade física revertendo essa situação.

Todos os exercícios físicos, de alguma forma, para mais ou para menos, estimula a produção de hormônios anabólicos e ou substâncias opiáceas como por exemplo a betaendorfina produzida também no cérebro nos esportes de longa duração. Ela promove uma sensação de bem estar, euforia e relaxamento ao mesmo tempo ajudando a combater a depressão. Já os esportes rápidos, exigem concentração, coordenação, habilidade e agilidade obrigando o cérebro a funcionar. Outro efeito importante é o estímulo à produção da serotonina, exatamente um dos produtos, como visto acima, pode estar sendo responsável, entre outros fatores, pela depressão. Ou seja, exercício funcionando como um antídoto. Um dos benefícios mais evidentes é a melhora da auto-estima, um sentimento contrário ao da depressão. Se o exercício for praticado em grupo, só o fato de estar no meio de pessoas de bem com a vida, contamina... no caso uma boa contaminação. O tratamento pode necessitar da interferência de uma equipe multidisciplinar envolvendo médico, psicolólogo, nutricionista e profissionais de Educação Física.

"

FONTE: https://www.totalsport.com.br/colunas/moraes/ed3101.htm

Bom encontrei isso nesse site que me deu uma curiosidade, queria saber se alguem ja tentou fazer exericios com apenas uma série de repetições só que com mais esforço e obteve resultados em força ou em hipertrofia?

Editado por Digox

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...