Ir para conteúdo
Acessar app

Navegue melhor pelo fórum. Entenda.

Fórum Hipertrofia

Um aplicativo em tela cheia na sua tela inicial com notificações push, selos e muito mais.

Para instalar este aplicativo no iOS e iPadOS
  1. Toque no ícone Compartilhar no Safari
  2. Role o menu e toque em Adicionar à Tela de Início.
  3. Toque em Adicionar no canto superior direito.
Para instalar este aplicativo no Android
  1. Toque no menu de 3 pontos (⋮) no canto superior direito do navegador.
  2. Toque em Adicionar à tela inicial ou Instalar aplicativo.
  3. Confirme tocando em Instalar.

Avaliação de Treino Upper/Lower com foco em Jiu Jitsu

Posts Recomendados

Postado

Fala galera!

Montei esse treino baseado em bastante pesquisa aqui no fórum e no YouTube, e queria a opinião de vocês pra ajustar o que for necessário.

A ideia é treinar musculação 2x na semana (Upper/Lower) junto com os treinos de Jiu Jitsu 3x (segunda, quarta e sexta).
O foco é melhorar força, base e resistência, sem sobrecarregar o corpo, mantendo o rendimento no tatame e na academia.

Tô mantendo a dieta ajustada e com foco em recomposição — quero perder gordura, mas manter (ou até ganhar) massa magra, sempre priorizando técnica, progressão de carga e controle de tensão.

📅 Estrutura semanal

• Segunda: Jiu Jitsu

• Terça: Upper

• Quarta: Jiu Jitsu

• Quinta: Lower

• Sexta: Jiu Jitsu

• Sábado: Cardio leve ou mobilidade

• Domingo: Descanso

Upper

Aquecimento (5 min):
Alongamento dinâmico de ombro e peitoral
Mobilidade de escápula – 2x10
Rotação externa com elástico – 2x15

Treino:
1️⃣ Supino reto com barra – 4x6–8
2️⃣ Remada curvada / cavalinho – 4x8–10
3️⃣ Desenvolvimento com halteres – 3x10–12
4️⃣ Barra fixa (ou puxada alta) – 3x8–10
5️⃣ Crucifixo + Rosca direta (superset) – 3x12–15
6️⃣ Prancha + Ab wheel – 3x30–45s

Lower

Aquecimento (5 min):
Alongamento dinâmico de quadril e posterior
Ponte de glúteo – 2x15
Agachamento com peso corporal – 2x10

Treino:
1️⃣ Agachamento livre / hack – 4x6–8
2️⃣ Levantamento terra romeno – 4x8–10
3️⃣ Passada / Afundo com halteres – 3x10–12
4️⃣ Cadeira extensora – 3x12–15
5️⃣ Panturrilha em pé – 3x15–20
6️⃣ Prancha lateral + Hollow hold – 3x30–40s

E aí, o que acham? Algum ajuste de carga, volume ou sequência que deixaria mais eficiente?
Aceito críticas construtivas — o objetivo é evoluir no tatame e na academia. 👊🔥

Postado
Em 13/10/2025 em 14:17, Snakez1997 disse:

A ideia é treinar musculação 2x na semana (Upper/Lower) junto com os treinos de Jiu Jitsu 3x (segunda, quarta e sexta).

Eu tenho uma rotina parecida, treino jiu 4x na semana e musculação 2x na semana.

Faço 2 treinos de corpo inteiro pq treinar um grupamento 1x na semana não vai render nada pro treino de jiu.

De 2 ou 3x = mais ganho de força e hipertrofia

Recomposição = dieta + puxar ferro + jiu entra como um excelente cardio.

"Inimigo natural dos fanáticos por artigos, controles e planilhas que não conseguem mostrar 1 pingo de progresso em seus treinos." - Little-Mess, Mike.

Postado

Cara. Se vc quer treinar musculação só 2x na semana eu recomendaria um Full body mil vezes mais do que um Upper Lower.

Com essa divisão de treino vc tá dando estímulo pra mesma musculatura só 1x na semana.

Tem mais coisas a se considerar, mas se vc quer priorizar o JJ, no seu lugar eu faria um Fullbody com enfase em superiores.

Postado
  • Autor
Em 15/10/2025 em 13:18, reginarsto disse:

Cara. Se vc quer treinar musculação só 2x na semana eu recomendaria um Full body mil vezes mais do que um Upper Lower.

Com essa divisão de treino vc tá dando estímulo pra mesma musculatura só 1x na semana.

Tem mais coisas a se considerar, mas se vc quer priorizar o JJ, no seu lugar eu faria um Fullbody com enfase em superiores.

Opa, qual seria uma boa combinação de exercícios para Fullbody 2x?

Postado
  • Autor
Em 13/10/2025 em 15:05, MikeBaguncinha disse:

Eu tenho uma rotina parecida, treino jiu 4x na semana e musculação 2x na semana.

Faço 2 treinos de corpo inteiro pq treinar um grupamento 1x na semana não vai render nada pro treino de jiu.

De 2 ou 3x = mais ganho de força e hipertrofia

Recomposição = dieta + puxar ferro + jiu entra como um excelente cardio.

Como eu montaria um bom treino de fullbody?

Postado
Em 20/10/2025 em 17:02, Snakez1997 disse:

Opa, qual seria uma boa combinação de exercícios para Fullbody 2x?

Acho que não seria recomendável eu montar uma ficha específica pq não sou profissional da área. Mas procura aqui no fórum que tem uns exemplos muito bons de fichas fullbody.

Eu diria que se vc fizer de 4~6 exercícios de superiores e de 3~4 exercícios de inferiores já tá com um fullbody muto bom.

Postado
Em 20/10/2025 em 17:21, Snakez1997 disse:

Como eu montaria um bom treino de fullbody?

Te mostrar o meu treino pra 2x na semana:

FB1

• Agachamento Zercher > excelente pra todas as entradas de queda

• Supino Reto Barra > sempre útil ter força pra empurrar o adversário

• Puxador Aberto / Barra Fixa > ajuda bastante pra fazer pegada na lapela, shoulder/elbow crunch

• Desenvolvimento Halter > mesma utilidade do supino só que em outra direção

• Serrote > muito útil pra fazer pegada na manga, raspar, estourar um armlock, estrangular o adversário de um arco e flecha, etc...

• Toe 2 Bar > bem útil pra ter uma boa agilidade na conexão cotovelo/joelho, excelente pra retenção e reposição de guarda.

• Elevação Lateral na Máquina > zero relação com o jiu,100% estética esse exercício

FB2

• Meio Terra > principal movimento no suplex, armlock, botinha, ponte, ajuda bastante em outras posições tbm.

• Supino Inclinado com Barra > mesmo utilidade do supino só que em outra direção

• Serrote

• Mesa Flexora > força pra colocar e manter os ganchos quando vc pegar as costas, fechar cadeado, etc.

• Abdominal lenhador (não é exatamente isso, faço um movimento diferente que imita mais o harai goshi)

• Toe 2 Bar

• Elevação Lateral na Máquina (zero relação com o jiu,100% estética esse exercício)

De resto é ajustar conforme as fraquezas/objetivos e periodizar de acordo com os campeonatos pra vc ter um pico de performance na semana da competição.

"Inimigo natural dos fanáticos por artigos, controles e planilhas que não conseguem mostrar 1 pingo de progresso em seus treinos." - Little-Mess, Mike.

Crie uma conta ou entre para comentar

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configurar notificações do navegador

Chrome (Android)
  1. Toque no ícone de cadeado ao lado da barra de endereços.
  2. Toque em Permissões → Notificações.
  3. Ajuste sua preferência.
Chrome (Desktop)
  1. Clique no ícone de cadeado na barra de endereços.
  2. Selecione Configurações do site.
  3. Encontre Notificações e ajuste sua preferência.