Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Crise Literária Mundial

Dogmat

Posts Recomendados

Postado

E ai galera blz?

Resolvi comentar sobre um assunt oque eu ando pensando nos ultimos meses.

Eu sempre li bastante, desde que entrei no ginásio. Semrpe li pelo menos uns 7 livros por ano, embora admito que queria ler muito mais (devido a $$, quando era mais novo ficava limitado a presentes e grana que meus pais davam...).

Quando comecei a trabalhar comecei ai sim a comprar livros em periodos mais razoaveis.

Só que nos ultimos tempos (ultimos 5 ou 6 anos) tenho visto que a grande maioria dos livros carece de originalidade. A verdade é que muda-se a roupagem (os nomes, lugares e época) mas as histórias são basicamente as mesmas. Com algumas variações, e alguns raros casos de brilhantismos literários (Saramago por exemplo), todo mundo parece que escreve seguindo um roteiro. e o pior é que tudo vira filme depois...

Consegui até montar um gerador de best seller aqui:

Gerador de best seller:

Alguém (homem/mulher/jovem/criança/idoso) descrito como

a) solitario, desempregado, fracassado, timido/introspectivo, rancoroso

ira encontrar/buscar/comprar:

b1) uma pessoa, gato, cachorro, um ser fantastico (bruxo, vampiro,a morte...)

ou

b1) casa(cabana), livro, guarda-roupa

que irá

c1) ajudá-lo (misteriosamente ou não), tentar mata-lo (secretamente ou não), pedir-lhe ajuda (misteriosamente ou não) ou dar-lhe uma lição (secretamente ou não)

ou

c2) faze-lo refletir, leva-lo em aventuras esdruxulas num lugar inexistente

Com o desenrolar da historia ira pintar:

D1) Um clima de romance entre eles, uma amizade incondicional, uma disputa (amigavel ou não), uma vinagança, a solução de um misterio, aprendizado sobre alguma cultura inutil

D2) o arrependimento pelo passado, o sentido da vida, uma nova visão do mundo

Levando o leitor à:

E1) Uma reflexão sobre a verdadeira amizade, o sentido da vida, a idealização dos nossos sonhos, reflexão sobre os novos tempos e os nossos valores morais, uma aventura fantastica no desconhecido

E tudo isso irá render:

F) uma saga em 3 ou mais livros, um filme da newline ou warner

Pode fazer qualquer combinação desses elementos e juntar 1 ou mais de cada categoria que vc vai chegar em um roteiro de algum livro conhecido.

Exemplos:

Um garoto solitário encontra um cara que irá ajudá-lo, levándo-o para viver aventuras esdruxulas num lugar inexistente, resolvendo misterios mostrando o verdadeiro valor da amizade. Rendeu livros e filmes (harry potter)

Um cara fracassado compra um cachorro que irá dar-lhe uma lição de vida mostrando o verdadeiro valor da amizade. (Marley e eu) Rendeu um filme.

um cara triste encontrará uma cabana onde irá refletir sobre o sentido da vida e os arrependimentos do passado (A cabana).

Um cara encontra um amigo que irá dar-lhe uma lição fazendo refletir sobre o sentido da vida e a verdadeira amizade. (O caçado de pipas)

Garota conhece um vampiro que irá leva-la para viver aventuras esdruxulas, pintando um romance entre eles, num clima de misterios, vingaça e romance, levando a uma aventura fantastica no desconhecido. (Crepusculo, lua nova, eclipse...)

Uma garota encontra outra e irão aprender sobre o sentido da vida, junto com um pouco de cultura sobre os paises muçulmanos. Uma lição sobre o sentido da vida e a verdadeira amizade. (Cidade do sol).

"Um homem desconhecido tenta salvar da morte um suicida. Ninguém sabe sua origem, seu nome sua história. Proclama aos quatro ventos que a sociedades modernas se converteram num hospício Global. Com uma eloqüência cativante, começa a chamar seguidores para vender sonhos. Ao mesmo tempo em que arrebata as pessoas e as liberta do cárcere da rotina, arruma muitos inimigos. Será ele um sábio ou um louco? Este é um romance que nos fará rir, chorar e pensar muito." (vendedor de sonhos... a descrição é da própria capa do livro).

Eu já descarto qualquer livro que na sinopse tenha escrito: "Uma lição de vida" ou "verdadeira amizade"

Sou só eu que penso nisso galera?

Onde estão obras de nivel intelectual mais elevado? Os ultimos bons livros que li foram:

- O poderoso chefão

- 1984

- Animal Farm

- A caverna

- Homem duplicado

- O processo

Mas parecem ser pequenas ilhas de criatividade no mundo literário...

Alguem mais pensa assim?

Abraço a todos!

Postado

Bahh dogmat... eu hj em dia sinto vergonha de mim mesmo =/

nos meus tempos de quinta a oitava serie eu lia muito, (ta certo q vagalume e talz...) lia uns 10 livros por ano facinho...

agora na faculdade... ano passado devo ter lido uns 2 livros... e livros tecnicos ainda...

sinceramente creio q nao so os livros, como os filmes (muitos vieram dos proprios livros, como vc mesmo disse...) estao ficando batidos...

Mas eh um pouco daquela coisa de q nd se cria.....

mas existem sim genios q no meio de tanta coisa "parecida" conseguem se destacar...

outro problema eh o marketing.. pois muitos dos filmes/livros q vc citou como tendo temas batidos foram/sao sucessos de vendagem/bilheteria =/

Abraços.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...