Home / Dieta e Nutrição / Entenda porque tomar refrigerante faz mal para quem treina

Entenda porque tomar refrigerante faz mal para quem treina

Clique aqui

Qualquer pessoa sabe que tomar refrigerante faz mal a saúde, mas quais são os malefícios para quem treina ? O hábito afeta o ganho de massa muscular ou queima de gordura ?

De maneira curta e grossa, sim.

O principal problema com o consumo de refrigerantes é que a bebida é basicamente “açúcar líquido” com absolutamente nenhum nutriente.

O consumo de açúcar pode gerar vários malefícios para saúde que direta e indiretamente afetarão os seus resultados na musculação.

Entenda o porquê:

Clique aqui

1 – Refrigerantes não matam a fome

Isto acontece porque os açúcares contidos no refrigerante não estimulam os centros de saciedade do cérebro.

Você pode comer até ficar cheio em uma refeição e ainda ingerir uma chuva de calorias através de refrigerantes – sem perceber.

Isto é traiçoeiro independente do seu objetivo.

Para alguém querendo ganhar massa muscular, e já está comendo muito, é fácil extrapolar o consumo de calorias através de refrigerantes e acumular gordura desnecessariamente. Para quem quer perder peso e está em dieta hipocalórica, isto vai influenciar ainda mais.

É por isso que muitas pessoas começam a perder gordura apenas por cortar o refrigerante da dieta.

2 – Refrigerantes podem causar resistência à insulina

Uma das funções do hormônio insulina é levar a glicose da corrente sanguínea para as células.

Mas quando tomamos refrigerantes – que contém grandes quantidades de açúcar – com o tempo, as células podem ficar insensíveis a ação do hormônio. Isto se chama resistência à insulina.

refrigerante faz mal para quem treina

O que isto significa para quem treina ?

A insulina não leva apenas glicose para as células, mas outros nutrientes também. E quando falamos “células”, estamos falando principalmente das células dos nossos músculos.

Se estamos resistentes à insulina, isto significa que menos nutrientes poderão chegar aos músculos. E se os músculos não estão recebendo nutrientes só existe um lugar para eles irem: para as reservas de gordura.

Em outras palavras, resistência à insulina faz você ficar mais gordo e com menos massa muscular.

3 – Refrigerantes são calorias vazias

Até mesmo alimentos ditos não saudáveis possuem alguns benefícios.

Uma lasanha de frango vai ter  ingredientes ruins, mas vai ter proteína. Uma picanha assada também.

Até mesmo o vinho, que é uma bebida alcoólica, possui grandes quantidades do antioxidante resvesratrol e quando consumido em moderação pode melhorar os níveis do colesterol HDL no sangue.

Já o refrigerante é formado apenas por calorias vazias com absolutamente nenhum nutriente ou benefício (mesmo que indireto) para quem treina. É apenas uma bomba de calorias cheia de açúcar.

4 – Refrigerantes podem ser extremamente viciantes para algumas pessoas

Quando bebemos açúcar, nosso cérebro libera dopamina, gerando uma sensação de prazer.

Nosso cérebro ama e busca por atividades que liberem este neurotransmissor. Quanto mais dopamina melhor, mesmo que isto não seja saudável.

É por conta disso que drogas como cocaína, que liberam uma montanha de dopamina, viciam.

E estudos (1) sugerem que o açúcar encontrado em alimentos e bebidas pode causar efeitos parecidos.

Claro, você não vai começar a vender os eletrodomésticos de casa para bancar o vício por Coca-Cola, mas isto pode fazer certas pessoas a usarem refrigerante com maior frequência e quantidade, amplificando os malefícios.

Ok, e os refrigerantes zero caloria/diet ?

Pois é, refrigerantes zero calorias não possuem açúcares e portanto não vão gerar os malefícios relacionados ao seu consumo.

Mas eles ainda são adoçados artificialmente.

E muitas vezes com adoçantes como o aspartame que é conhecido por sua má fama em causar problemas de saúde.

Nada bom.

Também não podemos esquecer que tanto o refrigerante normal como o zero podem conter ácido fosfórico em excesso o que pode influenciar na absorção e uso de certos minerais como o magnésio e cálcio. Ambos influenciam processos no organismo que podem afetar o seu treino.

E se você está entre a cruz e a espada (e vai tomar refrigerante de qualquer jeito), neste caso, usar o zero seria melhor do que ingerir uma bomba de açúcar dos refrigerantes normais.

Então a melhor opção depois dos refrigerantes seriam os sucos, não é ?

Não necessariamente. Sucos são feitos a partir da fruta, mas podem fornecer uma quantia excessiva de frutose que, açúcar por açúcar, terão os mesmos malefícios que os refrigerantes.

Entenda.

Por exemplo, quanto você vai comer laranja, você come apenas uma ou duas e já fica satisfeito. A fruta como um todo, com o bagaço e às vezes a casca, possui fibra, o que mata a fome e ainda faz com que a frutose seja digerida lentamente – quando você come a fruta, a própria natureza limita o consumo excessivo de frutose e faz o corpo usá-la da melhor maneira possível.

Agora, para fazer um litro de suco de laranja serão necessários cerca de dez laranjas (duvida ? clique aqui). Através de sucos é possível ingerir muito mais frutose que o normal e você ainda perde boa parte da fibra não ingerindo a fruta como um todo.

E ai temos sucos “naturais” industrializados ou vendidos por redes de restaurantes que colocam ainda mais sacarose (que também tem frutose) para que o gosto seja uniforme.

Ainda acha que sucos de fruta são o suprassumo de saúde em um copo ?

Suco de frutas são ricos em vitaminas e minerais, mas quando removemos a fibra e ingerimos muito mais frutose que o normal, todos os benefícios vão por água abaixo.

E claro, entre um suco natural de frutas e refrigerante (zero ou normal), o suco sempre vai ganhar e você pode usá-lo esporadicamente sem problemas. O único erro é substituir litros de refrigerantes por ainda mais litros de suco de fruta achando que é a melhor coisa para a saúde saúde – não é.

Palavras finais

Se mudar o corpo é uma prioridade para você, então refrigerantes deveriam ser deixados de lado e substituídos por outras bebidas sem açúcares ou ingredientes que fazem mal a saúde.

Mas muito cuidado com extremismos.

A intenção do texto não é criar alarmismo exagerado sobre o consumo de refrigerantes. Você não vai morrer porque tomou um copo de Fanta esporadicamente, no aniversário de um ente querido ou quando saiu para comer algo que estava com vontade há muito tempo.

A questão é que várias pessoas, inclusive as que treinam, chegam a beber mais refrigerantes do que água diariamente e não sabem que isto pode estar prejudicando sua saúde e resultados.

Quando o assunto é refrigerante, quanto menos melhor.

Referências

  1. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20495452

Sobre Redação Hipertrofia.org

Os artigos enviados pela redação foram escritos pelos mais diversos profissionais da área e entusiastas, sempre baseados em estudos científicos recentes em conjunto de evidências empíricas. REPUBLICAR OS TEXTOS EM OUTROS SITES NÃO É PERMITIDO E SERÁ CONSIDERADO LEGALMENTE COMO PLÁGIO DE CONTEÚDO PROTEGIDO POR LEIS DE PROPRIEDADE INTELECTUAL.

39 comentários

  1. Muito bom o artigo, adotei essa dica a muito tempo atras na minha dieta, no dia a dia consumo chá mate ou de hibisco ou algum outro, geralmente sem açúcar ou água que é indispensável pra quem treina.

  2. Tenho Resistência a Insulina, mas por causa da Síndrome de Ovário Policístico. É uma merda, não consigo perder gordura, ganhar massa é uma luta e ainda tenho que tomar remédio que dá uma caganeira desgraçada… kkkkkk Além da dieta e todos os cuidados! =/

  3. Picanha e um alimento dito não saudavel ?? Como assim ? E uma carne , carne não é saudável agora? Vocês do hipertrofia tem fonte disso?

    • Redação Hipertrofia.org

      Dependendo da forma do preparo, não é saudável. O ponto é que mesmo que a picanha tenha sido preparada da pior forma possível, você ainda vai estar comendo carne vermelha, que tem benefícios para hipertrofia, já o refrigerante não (em nenhuma situação), é só isso que o item quer dizer.

    • Pois é… também gostaria de entender esse ponto melhor. Quando a carne é considerada não saudável? Como saber avaliar?

      • Algumas carnes como a picanha tem uma quantidade de gordura mt grande. E nao é daquela capa de gordura que eu to falando, a propria carne tem muita gordura no meio. O que é diferente do filet mignon, que tem pouca gordura por exemplo.

      • Além da gordura tem o preparo cheio de sal grosso (sódio) que retêm liquidos, e causa o inchaço.

  4. Sem falar no sódio, em refrigerantes normais ainda se encontra menos que no Zero, que é puro sódio.

    • nicolas coelho

      isso é um mito.
      fontes:pega o rótulo de um refrigerante normal outro diet e compare.
      lembrando que a quantidade saudavel de sodio a ser consumida diariamente é de até 2000 mg (o saudavel, na verdade quase ninguem, nem em dieta fica só nesses 2.000 mg, pois o paladar do ser humano esta estragando. a nao ser que esteja em dieta de foco no baixo sodio) e o refri, pra te ajudar a sprite diet por exemplo, que tem uma aqui na minha frente tem míseros 38 mg por 200ml… ou seja ,levando esse aspecto somente, pode tomar refrigerante de boa que nao tem muito sodio nao

    • Você já viu o quanto de sódio tem no refrigerante zero? Posso estar enganado, mas acredito que seja por volta de 2% da sua necessidade diária em 200ml.Pode ser ignorância minha, mas isso n deve influenciar em nada, visto que existem alimentos com infinitamente mais sódio e ngm fala nada kk

  5. A mesma lógica vale pra outros alimentos e bebidas com muito açúcar, pessoal.

  6. Vi no post que gera resistencia a insulina, eu tenho 16 anos comecei a treinar uns 4 meses, cortei realmente refrigerante e outras besteiras, mas durante a infância e parte a adolescência consumia bastante refri, pode me atrapalhar mesmo tendo parado de tomar ?

    • Tenho essa dúvida também.

    • João Fachini

      Fica tranquilo, rapaz. Você é jovem e não terá problemas, até porque parou.

    • Olha cara, eu tive a resistência insulina e cheguei a pesar 104 kg quando tinha 14 anos. Eu fiz dieta, diminui o açúcar, parei de tomar refrigerante e tal, e o meu corpo se recuperou e a resistência foi embora. Acho que o seu caso deve ser parecido, a menos que você tenha alguma espécie de problema no corpo (que eu não saberia especificar). Na dúvida, procure um médico especializado, de preferência um endocrinologista.
      Espero ter ajudado. Forte abraço!

  7. Solução ironica: Beba só agua

    Solução d a realidade: Beba água enjoou? Beba suco da fruta natural ou polpa, evitar refrigerante e suquinhos industrializados, o resto… é só detalhe, não terá impacto significativo.

  8. Júlio Balestrin defende o uso de refrigerantes zero, além disso ele comentou até o refrigerante normal como um pós treino. lol

  9. Esse artigo ta um pouco ruim, pra nao falar péssimo. Queria referências por favor. Resistência a insulina é uma coisa muito mais séria e complexa do que foi dito, sem contar que é desenvolvida a longo prazo e ta relacionada a uma dieta hipercalórica e não só refrigerantes. Enfim, queria referências pra poder me inteirar mais desse assunto.

    • Não está ruim.

      Sim, Resistência a Insulina é bem mais complexo do que isso. E resistência a insulina está unicamente relacionada a ingestão de excesso de Carboidratos, principalmente os de alto IG. Como a Frutose – pura ela tem IG de 173 – o Trigo, o Açúcar, etc.

      A retirada do refrigerante e suco de frutos é um começo para se evitar complicações. Mas nem todo mundo precisa se preocupar com isso, nossos organismos não são iguais. Tem pessoas que podem comer carboidrato a vontade. Diabéticos Tipo 2 não devem ultrapassar 50g diária. Pessoas com RI até 150g.

      Em 2005 por exemplo, fizeram alguns estudos – nada 100% – que poderiam ligar o Alzhaimer com o consumo excessivo de carboidratos e RI. Esse pesquisador, deu o apelido de Diabetes Tipo 3 para a doença. As pesquisas ainda estão em andamento.

      Tem essa palestra do Lusting: https://www.youtube.com/watch?v=5FNIPlNMNpQ

  10. Se o açúcar faz mal no quesito hipertrofia, porque malto dextrina eh aconselhável?

  11. e aqueles chás prontos?? algo a dizes sobre eles??

  12. Abandonei refrigerante a muitos anos e claramente muda muito a qualidade do corpo em geral mas aos domingos no meu dia do lixo tomo suco de uva integral não é delvalle e sim o aurora integral a restrição quanto a ele também ?

  13. Gilmar Elicker

    muito bom o texto. Parabéns ao autor.

  14. Refrigerante 0

    O próximo que falar que refrigerante zero tem muito sódio vai ter que ler o rótulo na próxima vez, valeu?

  15. Então entre um Aquarius que é zero em tudo (e muito pouco adocicado) e um suco de laranja integral, é preferível o primeiro, é isso? Essa me pegou. Achava que o suco de fruta integral sempre seria preferencial.

    • Redação Hipertrofia.org

      Não, se você ler o texto atentamente, verá que entre refrigerante e suco, o suco ganha. Mas que isto não quer dizer que o hábito seja o melhor.

      Aquarius nada mais é que refrigerante zero com apelo saudável por ter gosto levemente adocicado. Se você ler os ingredientes verá que ele é gaseificado, com conservantes e adoçado artificialmente (inclusive com aspartame).

  16. só careceu de fonte sobre o fato do adoçante artificial causar câncer.

    • Vc deve ter lido errado. em momento algum falou de causar câncer. Foi dito que causa mal à saúde e nao r especificou.

  17. Hipertrofia já que nem os sucos naturais são uma boa opção, qual liquido que vocês recomendariam para substituir os mesmos?

  18. Treinei uma bom tempo sem tomar refrigerante sabendo que faz mal . mas não sabia detalhadamente obrigando por tirar essa dúvida muito grande . esse site MW ajudou muito

  19. Quero saber sobre o ovo porque dizem pra comer so a clara sendo que o melhor do ovo ea gema . que tem um gosto melhor . quero saber se faz mal e qual e o seus benefício

  20. Gostei mas faltou dar uma boa opção de bebida entao ja que refri e suco natural não são bons. Vou tomar so agua agora entao!

  21. Eduardo Ferreira

    Um tópico nesse artigo com bebidas que são bem vindas na dieta iria ser muito bom!

  22. Kleber Felipe

    Bom mesmo. Eu e minha mulher resolvemos cortar refrigerantes e sucos da nossa dieta, além é claro de termos parado de ingerir bebidas alcóolicas. Refrigerante agora é apenas em ocasiões específicas, por exemplo festas, já no dia a dia eu preferi trocar pelo consumo de água mesmo. Sobre bebidas, uma vez ou outra um bom vinho apenas para celebrar ocasiões, mas no dia a dia mudamos toda a alimentação e pelo menos os resultados tem sido bem satisfatórios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *