Postado 16/10/2025 às 12:41 10/16, 2025 Olá, bom dia a todos do fórum!Sou iniciante aqui, conheci recentemente este fórum e tenho gostado muito enquanto também adquirindo muitas informações, mas hoje eu venho buscar ajuda de vocês. Sou um ectomorfo clássico, peso 57 kg com 1,63 de altura, masculino e com 24 anos! Estou passando momentos muito difíceis da minha vida, sinto muita vergonha do meu corpo e me esconde entre agasalhos e moletom! Não tenho muitas condições para contratar um nutricionista. Preciso saber como devo começar? Por onde devo começar? Por gentileza me ajudem nesse processo difícil. Bom dia a todos do fórum! Sou um indivíduo ectomorfo e quero iniciar um Processo de hipertrofia. Minhas informações são essas; 1, 63 de altura, 57kg , masculino e com 24 anos. Está sendo um Processo realmente bem difícil da minhavida, não consigo me adaptar e tenho muita vergonha do meu corpo, por favor gostaria de saber como devo iniciar, tendo em vista que não tenho muitas condições para um nutricionista.
Postado 16/10/2025 às 13:29 10/16, 2025 Tem bastante coisa aqui no fórum só procurar. Seu peso está relativamente normal para sua altura (mas da pra melhorar muito claro), eu tenho 1,63 e na epoca que eu tinha 63 quilos eu estava gordo. Depois de uma recomposição corporal eu fiquei com 63 quilos novamente porém com mais músculos e bem mais magro. Atualmente tenho 77kgNão tem muito segredo pra quem ta começando, é comer bastante, comer saudável e treinar pesado.Não é o ideal mas o chat gpt pode ajudar a montar uma dieta, existem várias calculadoras que vão te ajudar a ter uma noção do seu gasto calórico diário, com essa informação em mãos você pode montar uma dieta.https://tdeecalculator.net/