Postado 16/10/2025 às 12:41 10/16, 2025 Olá, bom dia a todos do fórum!Sou iniciante aqui, conheci recentemente este fórum e tenho gostado muito enquanto também adquirindo muitas informações, mas hoje eu venho buscar ajuda de vocês. Sou um ectomorfo clássico, peso 57 kg com 1,63 de altura, masculino e com 24 anos! Estou passando momentos muito difíceis da minha vida, sinto muita vergonha do meu corpo e me esconde entre agasalhos e moletom! Não tenho muitas condições para contratar um nutricionista. Preciso saber como devo começar? Por onde devo começar? Por gentileza me ajudem nesse processo difícil. Bom dia a todos do fórum! Sou um indivíduo ectomorfo e quero iniciar um Processo de hipertrofia. Minhas informações são essas; 1, 63 de altura, 57kg , masculino e com 24 anos. Está sendo um Processo realmente bem difícil da minhavida, não consigo me adaptar e tenho muita vergonha do meu corpo, por favor gostaria de saber como devo iniciar, tendo em vista que não tenho muitas condições para um nutricionista.
Postado 16/10/2025 às 13:29 10/16, 2025 Tem bastante coisa aqui no fórum só procurar. Seu peso está relativamente normal para sua altura (mas da pra melhorar muito claro), eu tenho 1,63 e na epoca que eu tinha 63 quilos eu estava gordo. Depois de uma recomposição corporal eu fiquei com 63 quilos novamente porém com mais músculos e bem mais magro. Atualmente tenho 77kgNão tem muito segredo pra quem ta começando, é comer bastante, comer saudável e treinar pesado.Não é o ideal mas o chat gpt pode ajudar a montar uma dieta, existem várias calculadoras que vão te ajudar a ter uma noção do seu gasto calórico diário, com essa informação em mãos você pode montar uma dieta.https://tdeecalculator.net/
Postado 16/10/2025 às 15:22 10/16, 2025 Em 16/10/2025 em 09:41, Denis maciel disse:Olá, bom dia a todos do fórum!Sou iniciante aqui, conheci recentemente este fórum e tenho gostado muito enquanto também adquirindo muitas informações, mas hoje eu venho buscar ajuda de vocês. Sou um ectomorfo clássico, peso 57 kg com 1,63 de altura, masculino e com 24 anos! Estou passando momentos muito difíceis da minha vida, sinto muita vergonha do meu corpo e me esconde entre agasalhos e moletom! Não tenho muitas condições para contratar um nutricionista. Preciso saber como devo começar? Por onde devo começar? Por gentileza me ajudem nesse processo difícil.Se você tiver tempo recomendo muito ler o livro Eric Helms - The Muscle and Strength Training Pyramid Nutrition.Cobre 99% de todo conhecimento prático que você precisa ter sobre o assunto, e antes de terminar de ler o livro já tem orientações práticas pra você começar.Mas inicialmente a dica prática é simples: estima o teu gasto calórico diário total, adiciona +200 calorias, e tenta comer de 100 - 160g de proteína por dia.No fórum tem outros detalhes, mas a princípio é isso. Editado 16/10/2025 às 15:25 10/16, 2025 por reginarsto
Postado 16/10/2025 às 19:17 10/16, 2025 Em 16/10/2025 em 09:41, Denis maciel disse:Olá, bom dia a todos do fórum!Sou iniciante aqui, conheci recentemente este fórum e tenho gostado muito enquanto também adquirindo muitas informações, mas hoje eu venho buscar ajuda de vocês. Sou um ectomorfo clássico, peso 57 kg com 1,63 de altura, masculino e com 24 anos! Estou passando momentos muito difíceis da minha vida, sinto muita vergonha do meu corpo e me esconde entre agasalhos e moletom! Não tenho muitas condições para contratar um nutricionista. Preciso saber como devo começar? Por onde devo começar? Por gentileza me ajudem nesse processo difícil.não é ectomorfo, so nao se alimenta direito Editado 16/10/2025 às 19:18 10/16, 2025 por MagreloEmpolgado "Eu aprendo com os erros das pessoas que escutam os meus conselhos"
Postado 16/10/2025 às 19:34 10/16, 2025 Treine pesado e coma grande quantidade de comida limpa na semana, suplemente com Whey Protein + Creatina.
Postado 17/10/2025 às 17:19 10/17, 2025 Autor Em 16/10/2025 em 10:29, kipoi disse:Tem bastante coisa aqui no fórum só procurar. Seu peso está relativamente normal para sua altura (mas da pra melhorar muito claro), eu tenho 1,63 e na epoca que eu tinha 63 quilos eu estava gordo. Depois de uma recomposição corporal eu fiquei com 63 quilos novamente porém com mais músculos e bem mais magro. Atualmente tenho 77kgNão tem muito segredo pra quem ta começando, é comer bastante, comer saudável e treinar pesado.Não é o ideal mas o chat gpt pode ajudar a montar uma dieta, existem várias calculadoras que vão te ajudar a ter uma noção do seu gasto calórico diário, com essa informação em mãos você pode montar uma dieta.https://tdeecalculator.net/ Em 16/10/2025 em 10:29, kipoi disse:Tem bastante coisa aqui no fórum só procurar. Seu peso está relativamente normal para sua altura (mas da pra melhorar muito claro), eu tenho 1,63 e na epoca que eu tinha 63 quilos eu estava gordo. Depois de uma recomposição corporal eu fiquei com 63 quilos novamente porém com mais músculos e bem mais magro. Atualmente tenho 77kgNão tem muito segredo pra quem ta começando, é comer bastante, comer saudável e treinar pesado.Não é o ideal mas o chat gpt pode ajudar a montar uma dieta, existem várias calculadoras que vão te ajudar a ter uma noção do seu gasto calórico diário, com essa informação em mãos você pode montar uma dieta.https://tdeecalculator.net/ Muito obrigado pelo incentivo e por compartilhar seu relato man! Eu estou Fazendo algumas pesquisas e me aprofundando sobre o meu próprio corpo e como ele tem funcionado. Quando citou que necessariamente estou no padrão, você tem razão! Mas não me sinto assim, me vejo impotente e fraco, sinto vergonha de estar assim. E Realmente esse fórum é ótimo, abrangente e muito relevante e com chat gpt é uma ferramenta muito diversificado tenho minhas dúvidas se realmente é preciso nos detalhes. Bom dia a todos do fórum! Sou um indivíduo ectomorfo e quero iniciar um Processo de hipertrofia. Minhas informações são essas; 1, 63 de altura, 57kg , masculino e com 24 anos. Está sendo um Processo realmente bem difícil da minhavida, não consigo me adaptar e tenho muita vergonha do meu corpo, por favor gostaria de saber como devo iniciar, tendo em vista que não tenho muitas condições para um nutricionista.
Postado 17/10/2025 às 17:34 10/17, 2025 Autor Em 16/10/2025 em 12:22, reginarsto disse:Se você tiver tempo recomendo muito ler o livro Eric Helms - The Muscle and Strength Training Pyramid Nutrition.Cobre 99% de todo conhecimento prático que você precisa ter sobre o assunto, e antes de terminar de ler o livro já tem orientações práticas pra você começar.Mas inicialmente a dica prática é simples: estima o teu gasto calórico diário total, adiciona +200 calorias, e tenta comer de 100 - 160g de proteína porEm 16/10/2025 em 12:22, reginarsto disse:Se você tiver tempo recomendo muito ler o livro Eric Helms - The Muscle and Strength Training Pyramid Nutrition.Cobre 99% de todo conhecimento prático que você precisa ter sobre o assunto, e antes de terminar de ler o livro já tem orientações práticas pra você começar.Mas inicialmente a dica prática é simples: estima o teu gasto calórico diário total, adiciona +200 calorias, e tenta comer de 100 - 160g de proteína por dia.No fórum tem outros detalhes, mas a princípio é isso.Muito obrigado pela recomendação!Eu irei baixar o arquivo em pdf para ler, estou fazendo algumas pesquisas e cálculos de início parece ser meio complexo, mas talvez seja um conteúdo muito novo pra mim. Bom dia a todos do fórum! Sou um indivíduo ectomorfo e quero iniciar um Processo de hipertrofia. Minhas informações são essas; 1, 63 de altura, 57kg , masculino e com 24 anos. Está sendo um Processo realmente bem difícil da minhavida, não consigo me adaptar e tenho muita vergonha do meu corpo, por favor gostaria de saber como devo iniciar, tendo em vista que não tenho muitas condições para um nutricionista.
Postado 17/10/2025 às 18:43 10/17, 2025 Relaxa mano, é um processo. Eu também era muito magro. Na verdade eu passei pelos dois lados, já fui gordo, já fui muito magro e hoje estou melhor comigo mesmo. Eu também tenho/tinha um complexo comigo mesmo, queria me sentir grande, justamente por eu ser baixo, ser baixo e magro/raquitico é foda, ser baixo e gordo pior ainda também kkkk.O importante é começar, vai aprendendo fazer dieta, começa treinar na academia, depois de 1~2 anos vai ver uma boa mudança e nem vai se reconhecer mais. Boa sorte guerreiro.
Postado 17/10/2025 às 19:28 10/17, 2025 Em 17/10/2025 em 15:43, kipoi disse:Relaxa mano, é um processo. Eu também era muito magro. Na verdade eu passei pelos dois lados, já fui gordo, já fui muito magro e hoje estou melhor comigo mesmo. Eu também tenho/tinha um complexo comigo mesmo, queria me sentir grande, justamente por eu ser baixo, ser baixo e magro/raquitico é foda, ser baixo e gordo pior ainda também kkkk.O importante é começar, vai aprendendo fazer dieta, começa treinar na academia, depois de 1~2 anos vai ver uma boa mudança e nem vai se reconhecer mais. Boa sorte guerreiro.vai ter uma boa mudança quando começar fazer uso de genética liquida "Eu aprendo com os erros das pessoas que escutam os meus conselhos"
Postado 17/10/2025 às 20:10 10/17, 2025 Em 17/10/2025 em 16:28, MagreloEmpolgado disse:vai ter uma boa mudança quando começar fazer uso de genética liquidaNão é bem assim, eu comecei pq tinha vontade de competir, além do meu complexo ser bem forte. Mas tive resultados bons sem usar nada antes disso, só não estava satisfeito. Essa vida não é pra todo mundo não ...
Postado 17/10/2025 às 23:29 10/17, 2025 Em 17/10/2025 em 17:10, kipoi disse:Não é bem assim, eu comecei pq tinha vontade de competir, além do meu complexo ser bem forte. Mas tive resultados bons sem usar nada antes disso, só não estava satisfeito. Essa vida não é pra todo mundo não ...To so esperando meu suquinho chegar... "Eu aprendo com os erros das pessoas que escutam os meus conselhos"
Crie uma conta ou entre para comentar