@Alex_83irmão mais uma vez obrigado por me recomendar.
@JQuestRJpessoal já cantou a pedra, ou ela está furando a dieta ( e ela mesmo pode nem perceber) e como o @krebz falou ela violou as leis da termodinâmica e está criando matéria a partir do nada.
mas tentando entrar mais no assunto sem ser muito chato, o platô ( termogenese adaptativa) existe realmente, o metabolismo fica mais resistente àperda de peso como um mecanismo de proteção, se torna altamente eficiente conseguindo realizar cada vez mais tarefas gastando menos energia, mas o grande truque do corpo é te enganar, ele faz você buscar mais alimentos que sejam mais calóricos através de mecanismos fisiológicos e hormonais que estimulam a fome e a área de recompensa do cérebro, além de ir te deixando cada vez mais parado, realizando cada vez menos atividades como caminhar ir na padaria, até mesmo andar pela casa.
mas isso em estudos controlados onde as pessoas ficam em locais com toda a comida controlada e todos os passos controlados, leva cerca de 2 anos para atingir o platô.
o que acontece na grande maioria do casos é a fome aumentar e quase que inconscientemente a pessoa começa a beliscar mais, fazer pequenas refeições fora do plano, faz um exagero e tenta compensar pulando uma refeição e ficando de certa forma mais "preguiçosa", a pessoa se movimenta menos, realiza menos atividades não exercício durante o dia, isso baixa consideravelmente o gasto energético.
Agora falando em gasto calórico, cara 500kcal é uma refeição, não tem como a pessoa ficar nisso e não perder peso, é uma dieta de prisioneiros de guerra e campo de concentração que fica parado o dia todo.
eu não sei a idade da, estou usando 30 anos, não vai ter muita diferença, considerando um fator de atividade bem leve ela teria um GET (gasto energético total) de 2200kcal, considerando a fórmula mais conservadora.
isso daria um déficit de 1700kcal por dia, o tecido adiposo ( que não contém só gordura, tem água, proteínas e outras substâncias) tem cerca 7000kcal por 1kg, o que daria matematicamente 1,7kg de gordura perdida pro semana.
isso é química, matemática e física.
500kcal por dia come um bariátrico nas primeiras semanas porque simplesmente não entra mais que isso e eles perdem muito peso por semana.
eu já vi casos de pessoas com metabolismo bem lento onde as fórmulas estimavam 2000kcal de gasto basal e em uma mediçãoaos precisa em uma calorimetria indireta mostrar 1400kcal de gasto basal, então é tecnicamente impossível ela ter esse metabolismo, só como exemplo o cérebro sozinho consome 450kcal por dia.
posso falar com segurança que ela não está fazendo essa ingesta calórica assim como está com o gasto energético total comprometido com menos atividades não exercício.
você se surpreenderia como as pessoas de forma totalmente inconsciente sub relatam o que comem, e quando começam a fazer um diário e tirar foto de cada bala, chiclete, colher de pasta de amendoim, doce de leite, biscoito recheado elas chegam as vezes e 3x a quantidade calórica que elas estimam.
outro ponto muito importante é: como é feito essa medição? Balança, medidas caseiras, de olho?
uma colher de pasta de amendoim pode facilmente ir de 60 a 200kcal
pra quem está em processo de reeducação alimentar e início de emagrecimento pesar as refeições é muito importante pelo menos no início e as refeições grandes.