O que me chamou a atenção foi que os gregos dividiam sua alimentação em três refeições: Café da Manha, Almoço e Janta.
Eles comiam muito pão, frutas e legumes, e era comum eles se alimentarem de peixes, já que a Grécia é praticamente uma ilha. O que também é interessante, quando um homem estava se sentindo muito cansado dos exercícios, era comum que o ‘treinador’ indicasse pra ele que tomasse uma ou duas taças de vinho, pra relaxar hehe. Lógico que o vinho que eles tomavam não parece nem um pouco com o vinho que a gente compra nos supermercados, eu imagino.
Treino dos Gregos
TODO cidadão grego maior de 18 anos treinava nos ginásios, mas que não era somente um lugar de treinamento, mas um lugar onde filósofos liam suas ideias e pensamentos. O ginásio então não era somente um local de treino, mas um lugar também de reflexão.
Os homens treinavam pelados, para reforçar a ideia do belo e da perfeição do corpo humano. Como o Iceman falou, o treino era baseado em atividades hoje conhecidas como olímpicas, como corridas, saltos, levantamento de peso e luta.
Após o treino, os atletas recebiam massagens, bem semelhantes as massagens de atletas profissionais de hoje, e depois iam tomar banho em uma fonte próxima ao ginásio.
Todos esses cidadãos participavam então de campeonatos (olimpíadas) entre as cidades, onde não existia um prêmio físico, mas sim o reconhecimento de seu trabalho e esforço. Essas olimpíadas funcionavam como um modo de agradecer ao deuses por tudo o que lhes eram dado.
Uma coisa interessante também é que esses ginásios eram mantidos não pelo ‘Governo’, mas geralmente por um cidadão abastado, considerado como um líder da sociedade. Houve até casos de pessoas que faliram porque as despesas eram muito altas, principalmente pelos gastos com óleos usados nas massagens.
Isso foi o que eu achei de legal. Eu recomendo que quem se interesse pesquise mais um pouco, porque tem muita coisa interessante relacionado a saúde não só física, mas também mental, que podem ser alteradas e inseridas na nossa rotina.