1500 kcal é pesado e o risco de 'não ter para onde correr' é enorme. Dietas muito restritivas podem ser perigosas no longo prazo.
Nos passamos pela adaptação metabólica, o qual o corpo se ajusta à rotina. Estudos apontam que, a cada quilo de peso perdido, a fome pode aumentar em cerca de 100 kcal, enquanto seu metabolismo basal pode cair em torno de 30 kcal. Você pode correr o risco de sofrer um 'reboot' metabólico significativo, dificultando a manutenção do peso no futuro.
Sobre o paladar infantil, não há como negar que os ultraprocessados são, de fato, projetados para serem gostosos. A mudança deve ser gradual e focada na inclusão, não na restrição.
Uma boa dica seria incluir apenas uma fruta começando com as mais doces (como morangos ou banana) e adicionar um toque de leite condensado ou mel para auxiliar na aceitação inicial. Com o tempo, você pode reduzir gradualmente a adição até conseguir apreciar o sabor da fruta pura.
O objetivo deve ser incluir boas opções e construir um repertório alimentar saudável, em vez de focar apenas no que precisa ser retirado.