Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

No2 Nitro Active + Hipercalórico Mighty On


titela

Posts Recomendados

Em primeiro lugar a dextrose é mais caro que a malto e nao ao contrario

segundo lugar nosso colega Portus ja deu uma otima explicação sobre o assunto

Acho que existem algumas duvidas em relação à Maltodextrina....

Que e Quantos tipos de Hidratos Carbono existem? Existem 3!

Monossacarideos

Dissacarideos

Polissacarideos

Sacarideo - Estrutura quimica básica dos HC

Monossacarideos - Uma molecula / Um sacarideo. O açucar (glicose ou dextrose) é o exemplo máximo de um monossacarideo, mas existem mais, tipo a frutose e galactose). Referenciado como um HC de cadeia simples

Dissacarideo - Duas moleculas / Dois sacarideos. O leite (lactose) é um bom exemplo mas também existe a maltose (2 moleculas de glicose). Referenciado como um HC de cadeia média.

Polissacarideos - Varias moleculas / Varios sacarideos. O amido é um bom exemplo. Referenciado como um HC de cadeia longa.

Ora a Maltodextrina é uma combinação de Dextrose (monossacarideo) + Maltose (dissacarideo), logo estamos a falar de um Polissacarideo, ou seja, um HC de cadeia longa.

A Malto ao contrário da Dextrose não é absorvida com a mesma rapidez, ela vai sendo absorvida (como todos os polissacarideos) gradualmente, é verdade que não tem a mesma rapidez que a Dextrose mas também a sua quebra é mais lenta do que a Dextrose. Os sacarideos deste poli (Malto) vão sendo absorvidos/libertados dos mais simples até aos mais complexos (daí sua absorção ser mais lenta).

Para além da vantagem de não haver uma absorção abrupta é a melhor opção em relação a Dextrose para quem não pretende correr o risco de engordar (verdade que ainda não vi ninguem dizer que toma a Dextrose antes do treino) e pode ser perfeitamente tomada 1hora antes do treino, pois devido a sua absorção vai manter o corpo com energia durante mais tempo.

Temos os HC e podemos usar da forma que queremos e não privarmo-nos deles a toda a hora para não engordar, basta saber usar:

Monossacarideo/rápida absorção - Pode ser uma opção se for ingerida uns 15mn antes do treino, pois como é uma monossacarideo e de rápida absorção ainda conseguimos utilizar a sua libertação em energia ao contrário de o consumir à noite em que vai ser rapidamente absorvido, mas para quê?Não vai ser gasto em energia e vai ser transformado em glicogénio no figado, se o glicogenio nao for gasto vai ser ranformado em gordura.

Polissacarideo - Deve ser o HC ingerido 1h antes do treino pois a absorção vai sendo lenta e ainda vamos poder utilizar em energia durante o treino. Depois do treino e fora de horas também é preferivel ser usado devido a mesma gradual absorção.

Mas, estamos a falar de absorção e não dos niveis de glicose no sangue (indice glicemico), logo rapidez no pico de insulina.

O tipo de HC não é directamente proporcional ao Indice Glicémico (muita gente confunde), o indice glicemico é a velocidade com que é introduzido o açucar no sangue e não a absorção no figado - glicogenio - se naõ for utilizado em energia (gordura). O indice glicemico tem a ver com o tipo de HC mas tambem com a sua composição em fibras, interacção amido - proteina, amido - gordura, etc...em termos de IG a fruta (monossacarideo) deveria ter um IG mais elevado que o pão (polissacarideo) se contarmos apenas o seu tipo de HC, mas não é verdade na tabela de IG. O pão pela sua composição em fibras soluveis tem um IG mais elevado que a fruta.

CONCLUSÃO:

A Maltodextrina tem uma absorção mais lenta que a Dextrose devido ao numero de moleculas, mas devido à sua composição tem uma velocidade maior ao entrar no sangue, logo, o pico de insulina é mais rápido que o da Dextrose, log um IG mais elevado que a Dextrose.

A MAlto pode ser tomada 1hora antes com a Whey, absorção mais lenta (no treino ainda estamos a utilizar açucar para energia, ainda não entrou no figado para ser transformada em glicogénio) e um IG maior conseguindo com que os musculos sejam abastecidos de Proteina mais rapidamente (a diferença para a dextrose não é muita) só que a Dextrose rapidamente converte a glicose em glicogenio no figado devido a ser um monossacarideo (problema para quem tem tendencia em engordar), por isso o pao branco de trigo e a Maizena serem um bom substituto à Malto.

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

  • Respostas 22
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Mais Ativos no Tópico

então corrigindo.. vc ta certo a dext. é mais cara mas nao é pior .. ela é diferente da malto conforme a explicação dada

e eu nao fui agressivo e nem impaciente .. alias sou até muito paciente .. eu apenas ressaltei uma expicação q ja havia sido debatida anteriormente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...