Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Seminário De Bioquímica.


Posts Recomendados

Isso provavelmente será o meu futuro TCC, mesmo que eu não decida exatamente o assunto essa semana, é bom já ir aprendendo.

Vou fazer um Brief sobre Competição Enzimática.

Uma enzima é uma proteína com um buraco, nesse buraco é que o substrato (nutriente) se liga e forma o complexo "Enzima+Substrato (ES)". Se a enzima é de transporte, ela vai transportar o substrato, se a enzima é de lise (quebra) ela vai quebrar o substrato em um produto (frações do nutriente).

Durante uma completição enzimática básica, temos a seguinte equação: Enzima+Substrato= Produto, e a enzima se regenera.

enzimas-2.jpg

Mas as competições podem ser de vários tipos:

Competitiva: quando 2 substratos iguais podem se ligar ao mesmo sítio ativo de uma enzima. Isso, pelo meu entendimento, só ocorre por que a cadeia química é semelhante (senão ela não encaixaria). Na imagem à baixo tem um exemplo de competidor competitivo (roxo) se ligando ao sítio da enzima. Se ele tá ligado então o substrato não se liga.

Não-Competitiva: nesse caso o substrato se liga em um dos sítios ativos normalmente, mas em outro sítio aparece um inibidor.

Em nenhum desses casos a reação acontece.

enzimas3.gif

Quando o inibidor não competitivo se Liga à enzima, ele muda a conformação do sítio ativo e o produto não encaixa mais.

Ok, brief sobre enzimas tá feito, dá para entender.

Mas em qual desses o Ferro, cálcio, vitaminas se encaixam mesmo? Outra coisa, formulas farmacêuticas de vitaminas não possue necessariamente a mesma estrutura química da forma natural, logo, o encaixe é diferente.

A questão dos fármacos é abordada nesse artigo

O retardo na absorção de certos fármacos, quando ingeridos com alimentos, nem sempre indica redução da quantidade absorvida. Mas, provavelmente, poderá ser necessário um período maior para se alcançar sua concentração sangüínea máxima, interferindo na latência do efeito. Entretanto, substâncias que se complexam com nutrientes estão freqüentemente indisponíveis para absorção (Gai, 1992).

Fato é que ferro tem um mecanismo de reciclagem mto massa, e o organismo de fato aguenta por um tempo a dificiencia dele... Sobre o cálcio eu aprendi no primeiro dia de faculdade que das 1000mg da IDR, só 8 a 10 ficam circulando no sangue.

Dei uma procurada no science direct agora

http://www.sciencedirect.com/science?_ob=ArticleListURL&_method=list&_ArticleListID=2139516612&_sort=r&_st=13&view=c&_acct=C000228598&_version=1&_urlVersion=0&_userid=10&md5=bf4636109e3bec0c5e45488792e96f85&searchtype=a

E sente só, nenhum review sobre isso econtrado.

E aí, alguém já ouviu falar de algum?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Visitante usuario_excluido22

Olhem, guardem essa frase "nem tudo que se come é absorvido". Se fosse assim era só colocar qualquer alimento e em qualquer quantidade dentro da boca e pronto, vc estaria livre de algumas situações de deficiências nutricionais.

Não existe "só" competições enzimáticas, ou melhor, proteicas, como, por exemplo, o caso da metalotioneina que faz o transporte intracelular de zinco e cobre até a borda basolateral. Existe também a formação de complexos entre íons, como é o caso do ferro não-heme e cálcio. Deem uma lida sobre bioeficácia, bioconversão e bioeficiencia. Leiam tbm sobre biodisponibilidade de nutrientes, tem um livro com este nome do autor cozzolino.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por isso que esse assunto me chama atenção.

Absorsão de nutrientes é uma informação que os professores passam para nós, mas eu fico pensando daonde foi que eles tiraram aquilo.

Tô muito evolucionista ultimamente, questionando até demais.

Mas mesmo assim, eu não encontrei nenhuma revisão bibliográfica do assunto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por isso que esse assunto me chama atenção.

Absorsão de nutrientes é uma informação que os professores passam para nós, mas eu fico pensando daonde foi que eles tiraram aquilo.

Tô muito evolucionista ultimamente, questionando até demais.

Mas mesmo assim, eu não encontrei nenhuma revisão bibliográfica do assunto.

Tem aquele livro Biodisponibilidade de Nutrientes que o dones comentou, que tem mais de 1300 páginas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O ferro tende a formar sais insolúveis no lúmen intestinal, por isso tende a ser mal absorvido, a vitamina C por se ligar ao ferro e formar um complexo solúvel facilita a absorção de ferro, o ferro é absorvido sob forma livre pela membrana apical das celulas intestinais.

O cálcio entra nesse estória por dificultar essa absorção, não deve estar relacionado a enzima e sim a proteinas transportadoras ou mecanismos de absorção intestinal.

Resumindo: A Vit C ajuda, cálcio atrapalha.

Porém vale lembrar que para os niveis de ferro não há problema, como uma anemia ferropriva, já que nosso corpo já tem depósitos satisfatórios de ferro e na morte da hemácia que libera hemoglobina a fração heme é reciclada com o ferro que se ligara novamente a transferrina para uma nova eritropoise, assim não resultando em uma necessidade constante ou grande de ferro da dieta.

A não ser na fase de crescimento.

Se uma pessoa adulta chega com um quadro de anemia ferropriva se pensa em outros fatores do que a privação dietética, eu por exemplo procuraria uma hemorragia digestiva, uma perda de sangue, alto fluxo menstrual e etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...