Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Entendendo Metabolismo De Carbos, Proteina E Lipídios


Natan

Posts Recomendados

Toda maquina que se preza a realizar movimentos mecânicos, necessita de algum tipo de energia química, o carro pra que se locomova necessita de uma reação química de queima do combustível para que o motor funcione, um navio que necessita que suas caldeiras sejam abastecidas com carvão, dentre outras maquinas, que em matéria de energia não se diferem do corpo humano.

Sim queridos amigos, somos todos maquinas quando nos referimos a movimento, somos uma maquina mecânica, que para que se realizem processos mecânicos e necessário que antes sejam desencadeados processos químicos em nosso organismo, e estes processos químicos são o que chamamos de metabolismo. O Metabolismo nada mais é do que p conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos.

Estas reações são responsáveis pelos processos de síntese e degradação dos nutrientes na célula e constituem a base da vida, permitindo o crescimento e reprodução das células, mantendo as suas estruturas e adequando respostas aos seus ambientes.

As reações químicas do metabolismo estão organizadas em vias metabólicas, que são seqüências de reações em que o produto de uma reação é utilizado como reagente na reação seguinte.

O metabolismo é normalmente dividido em dois grupos: anabolismo e catabolismo. Reações anabólicas, ou reações de síntese, são reações químicas que produzem nova matéria orgânica nos seres vivos. Sintetizam-se novos compostos (moléculas mais complexas) a partir de moléculas simples (com consumo de ATP). Reações catabólicas, ou reações de decomposição/degradação, são reações químicas que produzem grandes quantidades de energia livre (sob a forma de ATP) a partir da decomposição ou degradação de moléculas mais complexas (matéria orgânica). Quando o catabolismo supera em atividade o anabolismo, o organismo perde peso, o que acontece em períodos de jejum ou doença; mas se o anabolismo superar o catabolismo, o organismo cresce ou ganha peso.

Se ambos os processos estão em equilíbrio, o organismo encontra-se em equilíbrio dinâmico ou homeostase.

Como vimos anteriormente o principal combustível para as reações metabólicas energéticas é o que denominamos de ATP (Adenosina Trifosfato) essa molécula de ATP é a que vai nos fornecer energia para as reações mecânicas em nosso corpo. O mecanismo de ação do ATP funciona por degradação de uma das moléculas de FOSFATO (P) degradação essa realizada por uma enzima que nomeamos de ATPase.

A questão é que tudo em nossa alimentação se baseia pelos 3 principais substratos são eles :

CARBOIDRATOS, LÍPIDIOS E PROTEÍNAS.

Esses 3 substratos além das fibras, vitaminas e sais minerais são à base de nossa dieta calórica, porém cada um com sua importância vamos entender como.

A moeda de energia pro nosso corpo então como já vimos é o ATP, o corpo humano tem como fonte de ATP, 3 vias metabólicas, a primeira delas é a que chamamos de ATP-CP ou Ciclo dos Fosfagênios.

PROCESSO NUMERO 1 – CICLO ATP-CP

Nesta via metabólica a principal característica e a obtenção de energia através de uma reação química rápida, dentro da nossa musculatura existem moléculas de um composto químico que denominamos CREATINA FOSFATO (CP) ou Fosfocreatina (PC) a creatina fosfato e responsável por fornecer energia nas execuções de movimentos explosivos que duram em torno de 3 a 15 segundos. Como funciona?

Uma molécula de ATP se degrada formando o ADP, essa molécula de fosfato que saiu do composto ATP, gerou energia pro movimento, sendo assim o ATP necessita se recompor, logo então vem o papel da CP, a enzima creatinaquinase se responsabiliza por degradar a molécula de fosfato da CP e fornece-la ao ADP formando então assim um novo ATP, e esse ciclo é continuo até que as reservas de CP no músculo se esgotem, e o organismo volte a produzi-las o que leva em torno de 40 a 60 segundos. (aqui entra a resposta pro tão debatido intervalo de descanso na hipertrofia) são as moléculas de CP que fornecem energia para exercícios de Força Máxima ou Força Rápida. Mas como vimos elas se esgotam e duram somente 15 segundos, e se ultrapassarmos esses 15 segundos de atividade física?

Muito bem chegamos onde todos queriam chegar... a energia obtida através dos 3 substratos CHO, PTN e Gorduras !

PROCESSO NUMERO 2 – ANAERÓBIO GLICOLITICO

Logo após estes 15 segundos de esforço o corpo se vê obrigado a buscar energia para a continuidade da execução mecânica, e busca na SEGUNDA VIA METABÓLICA ENERGÉTICA da qual nomeamos de GLICOLITICA ANAERÓBIA, nessa segunda via metabólica o principal fornecedor de energia como o próprio nome já diz, serão as moléculas de Glicose, e Glicogênio muscular e hepático, porém, a glicose não entra diretamente glicose no corpo, ela primeiro é metabolizada antes de se tornar glicose, e quem nos fornece então o produto final glicose nessa fase? OS CARBOIDRATOS os carboidratos dentre os 3 substratos é o principal responsável pelo estoque energético do corpo humano, após entrar no corpo os carboidratos são metabolizados e cada grama de Carbos forma 2 Mol de Glicose ou 3 Mol de Glicogênio, a glicose é a fonte de energia emergencial e é usada rapidamente pelo corpo, o glicogênio funciona como fonte de reserva pra que depois seja metabolizado em glicose e forneça energia e fica armazenado tanto nos músculos quando no fígado.

Sendo assim cada grama de carboidrato nos fornece aproximadamente 4 kcal ! Ok, após ser metabolizado em glicose ou glicogênio, estes dois polímeros serão novamente metabolizados e formarão o que chamamos de PIRUVATO ou ÁCIDO PIRUVICO, pra que ocorra essa reação o corpo não usa oxigênio, pra combustão por isso chamamos de via ANAERÓBIA assim como no sistema ATP-CP, o piruvato será metabolizado logo menos e resultara em LACTATO ou ÁCIDO LÁTICO, este produto final da degradação anaeróbia se distribuirá pelo corpo e será o precursor dos sinais de fadiga, quão mais lactato maior hiperacidez. Maior fadiga, menor disposição pra fazer o exercício (aqui está a resposta do porque você não faz 100 repetições em uma série) lembrando que o substrato priorizado pra essa reação é o CARBOIDRATO, Lipídios e Gorduras não fornecem energia nesse processo.

PROCESSO NUMERO 3 – AERÓBIO

A aerobiose refere-se a um processo bioquímico que representa a forma mais eficaz de obter energia a partir de nutrientes como a glicose, na presença obrigatória de oxigênio. Ou seja, aeróbio vem de respiração celular, as mitocôndrias presentes em suas células serão as principais estrelas desse processo.

O Processo aeróbio de obtenção de energia se da pelo metabolismo de carboidratos primeiramente e lipídios logo em seguida, as proteínas são usadas nesse processo somente em situação emergencial, mas muito emergencial mesmo então não pense que se você perde massa magra tão facilmente assim, você só perde proteína se ingerir uma quantidade muito insignificante de carboidratos seus estoques de glicogênio hepático e muscular estejam zerados e seu BF estiver muito baixo em torno de 1 a 3%.

Vamos lá, recordando então, nos primeiros 15 segundos de atividade o corpo adquire energia pra realização do movimento proveniente do sistema ATP-CP, logo após estes 15 segundos, as moléculas de Creatina-Fosfato se esgotam e o corpo busca energia nas moléculas de GLICOSE, pelo processo anaeróbio lático, processo esse que durará no máximo 3 minutos em função da hiperacidez, sim meu amigo seu corpo é uma maquina perfeita, pra que você não morra de vomitar ou que a acidez em sua musculatura seja extremamente alta, após 3 minutos de exercício ele prioriza outra via metabólica ! Então após essas reações temos o lactato que será removido do corpo pela enzima denominada LACTATODESIDROGENASE esse processo dura em torno de 40 a 60 minutos, então se algum instrutor tapado falar que as suas dores musculares do outro dia são provenientes do ÁCIDO LÁTICO, chame ele de ignorante na bucha. Sendo assim após estes 3 minutos o corpo entende que não a mais como suportar a produção de ácido lático e move o piruvato pro sistema aeróbio, este que produzirá um grupo ACETIL que se ligara a COENZIMA A, formando ACETILCoa, substância essa que será a chave para o que denominamos CICLO DO ÁCIDO TRICARBOLIXICO ou ACÍDO CITRÍCO famoso CICLO DE KREBS que ocorrerá dentro da mitocôndria, organela responsável pela respiração celular !Mas perai, não entendi? Até agora só vi os Carbos participarem disso, e as Gorduras?

Pois bem meu amigo, digo e não canso e repito... os CABOIDRATOS são a principal fonte de energia do seu corpo... e o seu corpo não cansa de usa-los até que.. as reservas caiam muito e o seu corpo entre em estado de alerta precisando de uma nova fonte de energia muito mais eficiente pra que sejam restabelecidos os níveis de GLICOGÊNIO e GLICOSE fonte essa que serão os LÍPIDIOS responsáveis pela produção de 9 kcal de energia a cada grama de gordura... sim sim... mais que o DOBRO da capacidade dos carbos, como disse anteriormente, o corpo humano é uma máquina perfeita e não desperdiçaria uma oeda tão valiosa assim do nada.

sendo assim, após a redução das reservas de glicose e glicogênio proveniente dos CARBOIDRATOS, o corpo visa os lipídios... que através dum processo denominado BETA-OXIDAÇÃO formarão acetilCoa e ingressarão no Ciclo de Krebs que terá como produto final... Água, CO2 e 38 a 39 Moléculas de ATP !

Então se eu me matar de treinar eu queimo gordura rapidinho ! ??

Sim, e não... ao passo em que você está queimando as moléculas de gorduras que possuía, o corpo pausa a degradação das reservas energéticas e você leva 2x mais tempo pra se esgotar, isso acontece justamente porque os lipídios te fornecem mais de 2x a quantidade de energia dos carbos ou seja um exemplo:

Se em 1 minuto você queima 1 grama de carboidrato.. você levará aproximadamente 2 minutos e 15 segundos pra queimar uma de gordura... nesse meio tempo já terá queimado 2 gramas e meias de carbos !

Então após a entrada no ciclo de krebs esse o corpo não prioriza mais nenhuma via energética a não ser essa? Sim, o ciclo de krebs é o ultimo estágio de obtenção de energia para o corpo e como vimos ... ele não produz alguns mols de ATP como nos sistemas aeróbios ... ele produz de 39 a 39 mols POR MOLÉCULA DE GLICOSE... ! (ta vendo a importância do oxigênio ou de respirar no exercício brothers?)

Então resumindo : Temos 3 sistemas energéticos – ATP-CP, GLICOLITICO ANAERÓBIO, E AERÓBIO .. 3 substratos básicos ! CARBOIDRATOS E GORDURAS que são energéticos e PROTEINAS que são construtores !

Ordem de uso pelo organismo – CP, CARBOIDRATOS, GORDURAS, PROTEÍNAS.

fonte: comunidade musculação do orkut.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

O Processo aeróbio de obtenção de energia se da pelo metabolismo de carboidratos primeiramente e lipídios logo em seguida, as proteínas são usadas nesse processo somente em situação emergencial, mas muito emergencial mesmo então não pense que se você perde massa magra tão facilmente assim, você só perde proteína se ingerir uma quantidade muito insignificante de carboidratos seus estoques de glicogênio hepático e muscular estejam zerados e seu BF estiver muito baixo em torno de 1 a 3%.

Muito interessante essa parte... vlw pela leitura natan =]

quero ver a desculpa do pessoal pra nao ir pra esteira agora AHSahUSh

Abraços =]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pois eh pessoal, mto obrigado pelos elogios

mas pena que artigos assim acabam "sumindo" devido ao MONTE de tópicos de "avaliem minha dieta/minha dieta está boa". Entao, acabam lendo apenas os que sao mais interessados e os mais intendidos.

[2]

Muito bom mesmo!!! Valeu!

E, realmente, tinah ter um jeito de parar com esse tanto de tópico que apenas poluem o fórum (maioria primeiro post da criatura)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...