Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Whey Protein Vs Protein Blend (Pós-Treino)


TheBard

Posts Recomendados

Olá pessoal,

Pratico musculação em nível "intermediário" e na busca dos melhores resultados venho através deste tópico propor uma discussão franca sobre o melhor shake pós-treino ao ser utilizado. Depois de dar uma boa pesquisada no Hipertrofia.org, assim como em outros fóruns, percebi que muita gente fala pelos cotovelos e vive debruçado em mitos milenares da musculação, o que impede que tiremos boas conclusões sobre a melhor opção na suplementação que segue imediatamente o treino de hipertrofia.

O que eu quero saber é simples: vale mais tomar um shake de whey com carbo de GI alto (como dextrose ou mal) para máxima e rápida absorção, ou fazer um blend de proteínas (whey, albumina, caseína) para garantir resposta anabólica rápida mas ao mesmo tempo prolongada?

90% vai acusar instantaneamente a necessidade do corpo de uma proteína de rápida absorção para recuperação muscular do treino. Mas quem ler alguns estudos científicos feitos com grupos diferenciados de teste, vai descobrir que a resposta anabólica de grupos de controle que tomam Whey Isolado ("a proteína rápida") contra grupos de controle que tomam Caseína ("a proteína lenta") é simplesmente muito similar. Whey apresentou vantagens em manter a síntese proteica ao longo das horas que seguem o treino, talvez por uma maior eficiência em manter os níveis de leucina no corpo altos, mas Caseína apresenta vantagens em manter uma janela anti-catabolismo por um periodo muito superior que Whey.

No geral, vemos alguns resultados que favorecem o Whey Isolado, mas por fim, os estudos sugeriram que um blend das duas proteínas traria benefício máximo se comparado a grupos de estudos que tomariam qualquer uma das duas isoladas.

E sejamos francos, os nutrientes que fluem no nosso corpo logo após o treino NÃO SÃO OS PRESENTES NO NOSSO SHAKE, são aqueles que consumimos pouco antes de treinar. Whey Protein não é digerido tão rapidamente como as pessoas imaginam, ou como a indústria nos faz acreditar. E não importa se estamos falando de WPI ou WPC, as diferenças no tempo de absorção não são tão grandes. E finalmente, WPH não é absorvido tão rapidamente como deveria ser absorvido em teoria, causando um ganho mínimo se comparado a WPI, e se mostrando uma proteína inútil quando tem seu preço posto em prática, simplesmente não há razão para gastar muito mais em algo que vai melhorar seus resultados 1 ou 2%.

Palpando-nos então na realidade, qual é a melhor alternativa? Um shake de absorção mais veloz possível que vai ter ação de cerca de 2-4 horas, estimulando sua síntese de proteína de forma ótima (lembrando que a janela anabólica de recuperação muscular a ser relevada é cerca de 48 horas pós-treino) ou um shake blend de proteínas diversificados que talvez não possua mesma qualidade biológica mas que vai manter seu corpo sintetizando proteina e longe de quebra muscular por até 8 horas.

É isso. Não sou médico, nutricionista ou educador físico, mas pratico musculação de forma dedicada e procuro as melhores soluções a nível de praticidade, resultados e preço. Quero que pessoas mais experientes e profissionais da área dêem suas opiniões.

Por fim, quais as soluções práticas? No caso de um blend: Whey + Caseína? Na falta da caseína, porque não o uso da Albumina (Whey+Albumina parece até tabu!)? E porque não misturar os 3? E se estamos falando de um blend protéico, vale a pena jogar melto/dextro junto? Quero dizer: se a idéia é manter a janela anabólica por maior tempo possível, faz sentido acelerar a absorção com carboidratos de alto índice glicêmico?

Editado por TheBard
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Carboidratos nao aceleram em nada a sintese proteice. E a preocupacao é tanto no whey no pos, sendo que estudos indicam que whey é mais efetivo no pré:

Whey is more effective before a workout than after: http://www.ergo-log.com/wheypreorpost.html

E pro blend que tu quer "caseina + whey", bastaria misturar whey com leite e tá feito o negocio. Mas se tu comer ovo e frango dá no mesmo que a milagrosa whey no pos.

Editado por FastApologies
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Perfeito, acho que é exatamente isso que eu quero esclarecer.

Sobre o leite, é um ponto muito comentado por ai, que leite é um ótimo drink pós-treino, tanto por benefícios anabólicos como hidratação. Mas cada copo proporciona menos de 5g de caseína (supondo que toda proteína do leite equivaleria a MPI), acho que isso manda a praticidade pro espaço. O cara teria que tomar não menos que 2 copos pra ter alguma relevância. Sem falar na lactose consumida desnecessariamente.

Sobre a malto/dextrose, é "provado" que tornam a absorção dos nutrientes mais plena e eficaz. É verdade que isso não necessariamente quer dizer que ela é acelerada, mas é o que se fala.

Então, no caso de tomar um blend no pós, é ideal a carbo?

Editado por TheBard
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Perfeito, acho que é exatamente isso que eu quero esclarecer.

Sobre o leite, é um ponto muito comentado por ai, que leite é um ótimo drink pós-treino, tanto por benefícios anabólicos como hidratação. Mas cada copo proporciona menos de 5g de caseína (supondo que toda proteína do leite equivaleria a MPI), acho que isso manda a praticidade pro espaço. O cara teria que tomar não menos que 2 copos pra ter alguma relevância. Sem falar na lactose consumida desnecessariamente.

Sobre a malto/dextrose, é "provado" que tornam a absorção dos nutrientes mais plena e eficaz. É verdade que isso não necessariamente quer dizer que ela é acelerada, mas é o que se fala.

Então, no caso de tomar um blend no pós, é ideal a carbo?

Cara, olha meu shake pós treino de 1200kcal.

200g de açaí, 50g de banana, 50g de mamão, 20g de aveia, 20g de malto, 1 scoop de whey e 500ml de leite.

Tudo isso rende quase 1,5L.

Antes no lugar do malto era aveia, mas como eu mandava muita aveia, comecei a ficar com muita flatulência, então eu diminuí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante usuario_deletado123

Perfeito, acho que é exatamente isso que eu quero esclarecer.

Sobre o leite, é um ponto muito comentado por ai, que leite é um ótimo drink pós-treino, tanto por benefícios anabólicos como hidratação. Mas cada copo proporciona menos de 5g de caseína (supondo que toda proteína do leite equivaleria a MPI), acho que isso manda a praticidade pro espaço. O cara teria que tomar não menos que 2 copos pra ter alguma relevância. Sem falar na lactose consumida desnecessariamente.

Sobre a malto/dextrose, é "provado" que tornam a absorção dos nutrientes mais plena e eficaz. É verdade que isso não necessariamente quer dizer que ela é acelerada, mas é o que se fala.

Então, no caso de tomar um blend no pós, é ideal a carbo?

1º- Leite não é seu inimigo, a não ser que vc tenha intolerância a lactose.

2º- Malto/dextrose não aceleram a síntese proteíca, já que a janela anabólica dura 24 horas após exercício.

3º- Sim, vc pode tomar um blend de proteínas no pós treino.

Tudo o que falei já foi comprovado em estudos.

Abraços

Editado por Cido77
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1º- Leite não é seu inimigo, a não ser que vc tenha intolerância a lactose.

2º- Malto/dextrose não aceleram a síntese proteíca, já que a janela anabólica dura 24 horas após exercício.

3º- Sim, vc pode tomar um blend de proteínas no pós treino.

Tudo o que falei já foi comprovado em estudos.

Abraços

Bom, amigo, sem ofensas, mas não sei se você leu direito o que eu falei.

1- Não falei que leite era meu inimigo, e sim que era pouco prático se comparado a tomar caseína. Pelo contrário, consumo regular de leite traz muitos benefícios.

2- Não falei que dextro/malto acelera síntese protéica, e sim que torna a absorção dos nutrientes da whey mais eficaz, acredito que tenha a ver com o pico de insulina, que cria no corpo condições favoráveis à formação de massa (seja ela magra ou gorda), melhorando, entre outras coisas, o transporte dos nutrientes absorvidos para os tecidos do corpo.

3- Acho que poder ou não, sequer entrou em discussão. O ponto a ser analisado aqui é se um blend adequado de proteínas é melhor ou pior que whey+malto no pós-treino. E no caso de tomar um blend de proteínas, seu consumo é mais benéfico com ou sem malto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante usuario_deletado123

Bom, amigo, sem ofensas, mas não sei se você leu direito o que eu falei.

1- Não falei que leite era meu inimigo, e sim que era pouco prático se comparado a tomar caseína. Pelo contrário, consumo regular de leite traz muitos benefícios. Pq é pouco prático?

2- Não falei que dextro/malto acelera síntese protéica, e sim que torna a absorção dos nutrientes da whey mais eficaz, acredito que tenha a ver com o pico de insulina, que cria no corpo condições favoráveis à formação de massa (seja ela magra ou gorda), melhorando, entre outras coisas, o transporte dos nutrientes absorvidos para os tecidos do corpo. Malto/dextrose não aumenta a absorção do nutriente. Whey sozinho já dá um pico de insulina muito alto.

3- Acho que poder ou não, sequer entrou em discussão. O ponto a ser analisado aqui é se um blend adequado de proteínas é melhor ou pior que whey+malto no pós-treino. E no caso de tomar um blend de proteínas, seu consumo é mais benéfico com ou sem malto? Não tem essa de melhor ou pior. Se é mais viável pra vc tomar whey + malto/ dextrose, perfeito, beba. Se não é viável pra vc tomar um blend com malto, não tome. Isso é tão simples.

Resumindo tudo: não importa o que vc coma desde que encaixe nos seus macros ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, tudo é válido... o pior é ficar sem proteína (rsrs)

Brincadeiras a parte, os dois podem ser consumidos....a diferença é que com Whey você apenas terá uma fonte; já no blend você terá mais adicionais, um pacote completo....

Pra mim a grande diferença está no $$$ (claro que uma fonte de proteína é mais barata do que um pote contendo várias fontes)...

Outro fator determinante pra mim, seria o horário de ingestão... por exemplo: quem treina próximo do horário de almoço ou da janta (onde são as duas maiores refeições para a maioria) um blend proteico seria desnecessário se tiver uma fonte boa de qualidade e quantidade de proteínas, carbo's e gorduras boas (a maioria desses blends proteicos são substitutos de refeição, contendo carb's, gorduras e proteínas). Ouço comentários na academia de pessoas alegando que o uso do Whey no pós-treino atrapalha no apetite da refeição-pós-treino, imagina se elas tomarem um blend que é mais completo. =/

Tudo depende do bom senso entre necessidade calórica e necessidade financeira (rsrsrs).

Editado por Marcelo.S.O.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resumindo tudo: não importa o que vc coma desde que encaixe nos seus macros ;)

Mas acho que parte da discussão é justamente sobre isso. Algumas pessoas poderiam ter soluções mais baratas e mais efetivas mas não sabem. Tem gente que gasta dinheiro tomando Whey, quando na real poderia gastar menos: tomando Whey misturado com Albumina, por exemplo; e obter resultados supostamente melhores, entendeu?

Sobre o pico de insulina da Whey, não tem como comparar com o de carboidratos de alto índice glicêmico. Note que maior parte dos estudos com creatina é feito com o consumo da mesma acompanhado de glicose ou similar, justamente pela razão de melhorar a absorção e transporte de nutrientes pelo corpo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...