Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Gordo Ativo É Tão Saudável Quanto Magro, Dizem Estudos


jeancitadel

Posts Recomendados

Visitante deletado____

Incluo ainda toda uma classe médica, farmaceutica, de fisioterapeutas, que lucram, o governo que deveria enxergar, como sempre, prefere remediar à previnir e a população por vários fatores, nesses incluo, preguiça, cultura, hábito, atrapalhandos por um modelo econômico-profissional.

É, por paradigma biomédico é toda a história, dos cuidados de saúde terem mais foco em tratar doença do que "falta de saúde".

Grande parte dos casos de diabetes tipo 2, principalmente os casos onde os pacientes não tão expostos há muito tempo, podem ter o controle da glicemia estabilizado simplesmente adicionando atividade física no cotidiano do sujeito. Sódio não faz mal nenhum pra adultos ativos, e me arrisco a dizer que não são poucos os quadros de hipertensão (sob o mesmo perfil: adultos não-sedentários) que poderiam ser controlados sem sequer tirar a mortadela nossa de cada dia.

Mas "é mais fácil" mandar uma metformina + glibenclamida, uma losartana ou outra intervenção onde é só tomar um comprimidinho e tá ótimo, do que levantar da cadeira e fazer algo ou subir as escadas ao invés de pegar o elevador.

Enfim, promoção à saúde não dá tanto lucro quanto fornecer tecnologia pra cura de doenças, então, no nosso atual modelo econômico o que resta é esse nichozinho hipster (do qual eu me considero parte).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

É, por paradigma biomédico é toda a história, dos cuidados de saúde terem mais foco em tratar doença do que "falta de saúde".

Grande parte dos casos de diabetes tipo 2, principalmente os casos onde os pacientes não tão expostos há muito tempo, podem ter o controle da glicemia estabilizado simplesmente adicionando atividade física no cotidiano do sujeito. Sódio não faz mal nenhum pra adultos ativos, e me arrisco a dizer que não são poucos os quadros de hipertensão (sob o mesmo perfil: adultos não-sedentários) que poderiam ser controlados sem sequer tirar a mortadela nossa de cada dia.

Mas "é mais fácil" mandar uma metformina + glibenclamida, uma losartana ou outra intervenção onde é só tomar um comprimidinho e tá ótimo, do que levantar da cadeira e fazer algo ou subir as escadas ao invés de pegar o elevador.

Enfim, promoção à saúde não dá tanto lucro quanto fornecer tecnologia pra cura de doenças, então, no nosso atual modelo econômico o que resta é esse nichozinho hipster (do qual eu me considero parte).

Exatamente, e o diabetes por ser uma doença crônica desenvolvida de modo crônico, se considera que um indivíduo diagnosticado com diabetes do tipo 2, pelo menos, já estava há uns 10 anos sofrendo alterações metabólicas e apresentando as condições danosas que um diabetes descompensado apresenta, ou seja, é uma doença que demora muito a progedir, já causa danos aos vasos enquanto se desenvolve durante um bom tempo e é facilmente vista num exame de glicemia, sem falar que a mudança dos hábitos de vida o salvariam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem Batste Gordos que sao Bem Mais saudaveis que muitos Magros por ai So pq a Pessoa é magra Nao Significa que tem Saude mesma coisa os Gordo so pq é gordo nao significa que tem saude ruin '-'

Isso se você usar o senso comum, na verdade gordo pode ter pressão arterial normal, não ter diabetes, mas ainda sim tem maior suscetibilidade a desenvolver o diabetes, reações inflamatórias exarcebadas e garante um mecanismo anti trombolítico mais comprometido.

Claro que considerando um perfil genético parecido de magro e gordo.To falando de um grupo de risco, assim como negros normalmente apresenta a hipertensão arterial mais exarcebada e dificil de ser controlada, obesos se encaixam nesses fatores já citados.

Isso é fato, por isso obesidade deve ser combatida, parece que tenho ódio aos obesos, mas não é verdade, só que tem que abrir os olhos deles, pois hoje o conceito de auto aceitação e de saúde, no caso dos obesos, fica se misturando muito, culpa da mídia, também.

Não é saudavel ter uma obesidade tipo 1, sendo que você não hipertenso ou não tem diabetes, ainda sim tem que perder a gordura visceral, esse tecido adiposo que acreditava-se ser estático, na verdade é um tecido endócrino que interfere muito nos mecanismos de apetite, insulinico e antitrombolítico.

Editado por Gustave
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

Gustave, sei que tanto tu e o Quisso estudam essa área e entendem bem, então me responde uma coisa...

O fato deles serem obesos os coloca na zona de risco devido à quantidade de gordura, ou a obesidade normalmente é um produto do perfil de vida (sedentário + alimentação ruim) logo os problemas de saúde são apenas consequência dessas 3 coisas (obesidade + sedentarismo + alimentação)?

Eu não consegui ver o estudo original mas normalmente esse tipo de estudo que coloca um estereotipo em um grupo normalmente provém de estudos observacionais, o que reduz a credibilidade dos mesmos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gustave, sei que tanto tu e o Quisso estudam essa área e entendem bem, então me responde uma coisa...

O fato deles serem obesos os coloca na zona de risco devido à quantidade de gordura, ou a obesidade normalmente é um produto do perfil de vida (sedentário + alimentação ruim) logo os problemas de saúde são apenas consequência dessas 3 coisas (obesidade + sedentarismo + alimentação)?

Eu não consegui ver o estudo original mas normalmente esse tipo de estudo que coloca um estereotipo em um grupo normalmente provém de estudos observacionais, o que reduz a credibilidade dos mesmos.

Entendi sua pergunta.

E digo que enquanto nos negros, pelo fator genético que nessa etnia gerou tanto a coloração de pele negra, quanto a predisposição a hipertensão e a ter uma hipertensão mais grave é verdadeiro, fato que no Brasil não é tão confirmado, pela miscigenação racial.

O obeso, só por ser obeso, tem essa maior predisposição a doenças isquemicas por oclusão que normalmente causam infarto e AVC.

Pelo fato do tecido adiposo visceral, ai ressalto que é um obeso com a distribuição de gordura andróide, ser um tecido endócrino que produz proteínas responsáveis na interferência do controle do apetite e saciedade, além de produzirem inibidores, ai destaco o PAI-1(inibidor do ativador da plasminogênio), uma enzima que ativa o plasminogênio em plasmina, a plasmina é um antifibrinolítico que evita a formações de trombos em vasos, logo o obeso tem esse sistema mais comprometido, facilitando assim a formação de trombos nos vasos.

Fora a ação de proteínas como a leptina, que causam resistência a insulina colaborando para desenvolvimento de um diabetes tipo 2.

Logo quando eu falo da obesidade como fator de risco, falo da obesidade por si só, não da condição de um indivíduo que por ser obeso, deve ser sedentário e não ter uma dieta boa.

Artigos interessantes:

http://www.scielo.br...ipt=sci_arttext

http://www.scielo.br...732006000100009

http://www.scielo.br...732007000500010 ( MUITO INTERESSANTE)

PS: Não deixei claro, mas é óbvio que pela condição da obesidade, mesmo que o indivíduo permaneça obeso, deve-se estimular o esporte, para justamente remar contra a maré que seu estado fisiológico caminha, para combater sua predisposição ao diabetes, por exemplo.

Mas além disso é necessário que ele chegue a seu peso ideal, sempre de olho na relação cintura/quadril, IMC, porcetagem de gordura abdominal.

Editado por Gustave
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem Batste Gordos que sao Bem Mais saudaveis que muitos Magros por ai So pq a Pessoa é magra Nao Significa que tem Saude mesma coisa os Gordo so pq é gordo nao significa que tem saude ruin '-'

Que coisa não? '-'

Editado por danilorf
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...