Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida Sobre Velocidade De Execução


JulioSonic

Posts Recomendados

Sempre fiz meu treino com execuções lentas em todos os execícios, sempre focando na técnica. No entanto, um amigo meu comentou que dessa forma não atingiria algumas fibras do músculos, ou seja, as fibras rápidas.

A minha dúvida, terei menos ganhos fazendo isso? Seria interessante intercalar meu treino entre repetições lentas e rápidas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Sim tem as fibras rapidas mesmo, ja li a respeito mais bem pouco. Agora vc tem que ver a quanto tempo treina? Se fez isso a vida toda ate o momento vc teve ganhos? COnseguiu realizar seus objetivos? Se estiver indo bem com isso nao tem pq mudar. Eu comecei a fazer superserie na ultima serie de alguns exercicios pra tentar recrutar tais fibras, tambem curto fazer lentamente os exercicios e sentir todo o musculo foco trabalhar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim tem as fibras rapidas mesmo, ja li a respeito mais bem pouco. Agora vc tem que ver a quanto tempo treina? Se fez isso a vida toda ate o momento vc teve ganhos? COnseguiu realizar seus objetivos? Se estiver indo bem com isso nao tem pq mudar. Eu comecei a fazer superserie na ultima serie de alguns exercicios pra tentar recrutar tais fibras, tambem curto fazer lentamente os exercicios e sentir todo o musculo foco trabalhar.

Treino a 1 ano e 6 meses de treino e nesse tempo tive ganho, mas também tive períodos de estagnação. Como atualmente estou fazendo 15 repetições com um peso razoavelmente leve, estive pensando em começar a dar algum estimulo a essas fibras também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu não vejo motivo para fazer a concentrica lenta, porque isso limitaria a carga, e acho que de forma explosiva acabaria sendo recrutadas mais fibras para ajudar no movimento, agora na fase excentrica eu gosto de fazer de forma lenta/ moderada, acredito que essa fase seja muito importante para a hipertrofia,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, acho que eu estava fazendo errado, fazia tanto concêntrica quanto a excêntrica de forma lenta. Vou arrumar isso a concêntrica rápida e a excêntrica lenta. Acredito que dessa forma acabe recrutando os dois tipos de fibra, tanto a lenta, quanto a rápida.

E tava vendo, parece que as fibras rápidas são 2x maiores que as lentas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, acabei de achar um estudo aqui no próprio fórum que fala sobre isso.

A velocidade de execução dos movimentos é atualmente a variável mais polêmica e discutida, tanto no treinamento em academias, como no esporte de alto rendimento. Há pouco tempo, os laboratórios ainda não haviam levantado informações suficientes sobre essa como essa variável poderia interferir nas adaptações ao treinamento (Ide e Lopes 2008). Todavia, experimentos recentes nos auxiliaram a chegar a algumas conclusões sobre o assunto. Vamos a eles:

Comparação entre: Treinamentos com velocidades tradicionais (TR) X "super-slow" velocidades muito lentas (SS)

Estudos observados: Keeler (Keeler, Finkelstein e colaboradores 2001), e Neils (Neils, Udermann e colaboradores 2005).

No primeiro estudo foram avaliados os efeitos dos treinamentos TR e SS realizados três vezes por semana e durante dez semanas. Ambos os treinamentos aumentaram significativamente a força, entretanto o TR aumentou significativamente mais do que o SS no supino reto (34% versus 11%), puxador frente (27% versus 12%), leg press (33% versus 7%), extensão de joelhos (56% versus 24%) e flexão de joelhos (40% versus 15%).

No segundo estudo de Neils (Neils, Udermann e colaboradores 2005) os sujeitos participaram por oito semanas de um programa de treinamento com essa diferentes velocidades. Os grupos TR e SS melhoraram a força em 6,8% e 3,6% no agachamento e 8,6% e 9,1% no supino, respectivamente, entretanto, os resultados sugerem que a velocidade tradicional foi mais eficaz.

Conclusão: Frente aos treinamentos com velocidades tradicionais e a "super-slow", observamos as velocidades tradicionais proporcionando maiores ganhos de força e possivelmente hipertrofia muscular do que os com velocidade "super-slow".

Análise de: Treinamentos com velocidade rápida

Estudos observados: Chapman (Chapman, Newton e colaboradores 2006) e Farthing (Farthing e Chilibeck 2003).

No primeiro estudo, 12 indivíduos foram submetidos a duas sessões de treino em aparelho isocinético. Observamos com os resultados que os indivíduos que realizaram o protocolo com velocidade rápida sofreram maiores danos teciduais e incrementos agudos na circunferência do braço. Tais resultados também foram observados no estudo de Farthing e colaboradores (Farthing e Chilibeck 2003), onde 13 indivíduos foram divididos em dois grupos: um que realizava apenas a fase concentrica do movimento e outro que realizava apenas a excêntrica. Na primeira fase do treinamento, a velocidade empregada foi lenta e na segunda fase, rápida. Os resultados observados foram: a maior velocidade de execução na fase excêntrica, juntamente com a menor na concêntrica levaram a maiores respostas hipertróficas.

Os resultados mostram-se polêmicos em relação ao que se convenciona utilizar na prática do treinamento e de certa forma quebrando muitos paradigmas. Uma possível explicação para tal fenômeno observado, talvez esteja na maior incidência de ruptura mecânica das pontes cruzadas (ligação das proteínas actina e miosina) que ocorre nas ações excêntricas, (Friden e Lieber 2001). Sendo realizada de uma forma mais brusca (mais veloz) e, consequentemente, ocasionando maiores distúrbios à integridade miofibrilar e distúrbios na linha Z dos sarcômeros.

Conclusão:Com os resultados desses estudos, a conclusão que podemos chegar é que se as ações excêntricas forem realizadas com maiores velocidades e as concêntricas com menores, parece haver uma maior incidência de danos teciduais e, consequentemente, uma maior sinalização de reparo e ganhos de força e hipertrofia muscular.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu não vejo motivo para fazer a concentrica lenta, porque isso limitaria a carga, e acho que de forma explosiva acabaria sendo recrutadas mais fibras para ajudar no movimento, agora na fase excentrica eu gosto de fazer de forma lenta/ moderada, acredito que essa fase seja muito importante para a hipertrofia,

[2]

é o que eu faço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...