Ir para conteúdo

Mecanismo De Hipertrofia Na Célula Muscular.


Visitante usuario_excluido22

Posts Recomendados

Postado

.

Você está dizendo então que é diferente para cada um, certo? Mas diferente como, e por quê?

genética... porque cada um pode ter uma facilidade de hipertrofiar certa célula muscular?

ja ouvi na sala de aula o seguinte:

ectomorfos ou longilíneos > facilidade em desenvolver fibras vermelhas (resistencia = porem pouca força)

endomorfos ou brevilíneos > facilidade em desenvolver fibras brancas (força = porem pouca resistencia)

mesomorfos ou normolíneos (é isso?) > aqui onde a maioria de nós se encaixa.. facilidade em desenvolver os 2 tipos de fibras...

mais ai é que entra o tipo de treinamento do individuo, se ele gostar de um shape freak por exemplo, e tiver facilidade, vai desenvolver fácil, o ectomorfo se dá melhor com corridas, vide maratonistas...

sei lá, é minha ideia sobre, oque você acha?

Postado

Eu acho que vc não entendeu a minha pergunta, isso sim. Quer dizer, eu concordo contigo no que diz respeito a que diferentes pessoas possuem uma maior ou menor facilidade em desenvolver mais fibras de um tipo ou do outro, indiscutivelmente.

O que eu estava colocando em questão, seria:

Independente de qual tipo de fibra vai hipertrofiar, ou em QUEM vai acontecer isso, aquela fibra vai hipertrofiar X% sarcoplamaticamente e Y% miofibrilarmente.

E esses valores de X e Y seriam iguais para cada um de nós, e não haveria como mudar esses valores simplesmente mudando o tipo de treino.

Visitante usuario_excluido22
Postado

Independente de qual tipo de fibra vai hipertrofiar, ou em QUEM vai acontecer isso, aquela fibra vai hipertrofiar X% sarcoplamaticamente e Y% miofibrilarmente.

E esses valores de X e Y seriam iguais para cada um de nós, e não haveria como mudar esses valores simplesmente mudando o tipo de treino.

Veja, a miofibrila fica no sarcoplasma. Quanto maior o sarcoplasma, mais espaço vc tem para preenche-lo com miofibrila. Quanto maior sua hiper sarcoplasmática, maior pode ser sua hiper miofibrilar. Se há diferença estética sobre elas, sinceramente eu não sei. Tenho para mim que ambas caminham juntas, e uma se torna dependente da outra. Elas se completam. E por isso digo que é errado classificarem bodybuilders como donos da hiper sarco, e powerlifters/strongsmans donos da hiper mio. São todos donos da mesma.

Postado

Exato, por isso mesmo eu disse que é igual pra todos. Ela acontece interdependente uma da outra e não há como aumentar uma ou a outra sem diretamente influenciar na outra também. Talvez pelo fato de haver fibras de diferentes tipos, talvez um tipo ocorra mais hipertrofia sarcoplasmática em um certo músculo ou tipo de fibra do que miofibrilar, daí se originaria os aspectos diferentes nos ectos, endos e mesos, mas aí é pura especulação minha também.

Postado

Ótimo tópico, dei alguma lida em alguns posts e realmente achei muito bom.É difícil encontar boas informações como estas e tão detalhadas com fontes, imagens, detalhes e etc.Só agora percebi a abertura da sessão "assuntos acadêmicos".Boa sorte a ela, espero que continue rendendo tópicos excelentes como este e que se torne um ótimo banco de informações.

Eu gostaria de discutir, mas não tenho nada a comentar, o melhor que posso fazer é apenas ler tudo.

Postado

então, posso estar falando merda...

mas o aumento da musculatura esquelética lisa, via natural, aumenta também o número de organelas no citoplasma da célula = mais mitocôndrias que é = mais oxigenação que é = mais energia gasta?

como é possivel se a célula muscular não realiza mitose, apenas realiza a reconstrução, hiperplasia e hipertrofia?

agora se as organelas aumentam dentro das células musculares já existentes eu entendi o raciocínio :P ,

e com o uso de sintéticos, em especial o GH, que aumenta junto a musculatura lisa involuntária ( visceral, orgãos) ali sim ocorre uma mitose, correto?

visto que são células diferentes e que tem capacidade de se multiplicar

Amigo musculo liso, não usamos na musculação além de ter ainda uma taxa hiperplásica, essa que já não é vista no musculo estriado esquelético ou cardíaco.

Vejo que o pessoal pode ta confundindo os conceitos:

Hipertrofia: Aumento da célula em volume (obs: no caso da sarcoplasmatica, seria em volume do proprio sarcoplasma, com água, reservas energéticas ou organelas, no caso da miofibrilar, seria com as miofibrilas, fibras de unidade contrátil que compôe os sarcomeroes, unidades efetivamente contratil da célula, por isso a relação direta de mais miofibrilas, mais força muscular, enquanto que maior o sarcoplasma, maior o volume da celula, maior o volume do músculo.)

Hiperplasia: È A PROLIFERAÇÃO CELULAR, logo se teve mitose, um tecido que apresentou hiperplasia, teve aumento EM NÚMERO de células, logo o mecanismo para esse aumento foi a mitose.

Particularmente no caso do tecido muscular esquelético, não se tem mitose, consequentemente não tem hiperplasia, logo temos a hipertrofia, LEMBRO A VOCÊS hipertrofia é um mecanismo de adaptação a um stress metabólico, ou mecânico, logo o nosso objetivo na academia é esse mesmo de lesionar e causar stresses fisiológicos as nossas células musculares, para que essas se adaptem e hipertrofiem, assim aumentando o músculo de volume, porém não somente a célula vai se adaptando e hipertrofiando, como também ocorrem microlesões nesse tecido, ai entra o papél da célula satélite, uma célula que se fundirá a essa microlesão, assim reparando o tecido, contribuindo para o aumento do músuclo também, mas não se esqueça que grande parte da hipertrofia é aquela adaptação celular, onde a célula aumenta de volume.

As células satélites sim fazem mitose e circundam o tecido muscular para reparos, essas sofrem ação direta do IGF-1 e boas doses em pico de leucina, onde aumentam seu número para fazerem reparos.

Vale lembrar que a relação do Gh com as visceras se dá muito mais pelo efeito sistêmico desse hormônio, o gh é chamado de somatostatina ( soma= corpo) e não é a toa, ele age em diversos receptores do corpo, especialmente os das células do fígado, produzindo vários fatores de crescimento, o IGF-1 é apenas um desses, esses fatores comandam uma hiperplasia generalizada de tecidos e eu diria muitos mais de tecidos ósseos e de visceras, do que os tecidos musculares, já que a mitose muscular é rara, o aumento da fibra muscular se dá pelo aumento das células satélites que proliferam, mas o efeito do gh mesmo não é quando ao crescimento muscular, é quanto a qualidade, pelo aumento da sintese proteíca do miócito, e o efeito fisiológico lipolítico do GH.

Postado

Que aula Gustave! Boa.

Mas fiquei com umas dúvidas: Se não ocorre mitose, então de onde vêm as miofibrilas "a mais"?

São apenas continuações das existentes? Como o braço aumenta de diâmetro, só com volumização? Então tipo um cara com 28cm de braço possui o mesmo número de células de músculo esquelético que um cara com 40cm de braço? é isso mesmo?

Visitante usuario_excluido22
Postado

Bruno, a miofibrila é composta por proteínas. Você aumenta a quantidade dessas proteínas, você aumenta a miofibrila.

Postado

Bruno, a miofibrila é composta por proteínas. Você aumenta a quantidade dessas proteínas, você aumenta a miofibrila.

Dones, esse "você aumenta a quantidade dessas proteínas" seria a partir do aumento da síntese proteíca correto? "micro-lesiona o musculo - aumenta a síntese porteíca - aumenta as proteínas da miofibrila - hipertrofia a miofibrila" assim? desculpa se defequei pelos dedos, sou leigo nesses assuntos haha

Alguém pode me dar uma explicação mais simples e direta/compreensivel do que a Wikipedia sobre o que é mitose?

Postado

Bruno, a miofibrila é composta por proteínas. Você aumenta a quantidade dessas proteínas, você aumenta a miofibrila.

Então, entendo, mas se considerarmos que o sarcômero é uma célula, então mais fibrilas precisariam de mais sarcômeros, certo? e portanto mais células. A menos que a quantidade de sarcômeros ficasse a mesma, e só aumentasse o diâmetro com a inserção de proteínas dentro deles.

Postado (editado)

MItose é a multiplicação celular, ou seja se eu tinha uma célula passo a ter duas, posso vizualizar isso no microscópio pelo aparecimento de dois núcleos.

Na hipertrofia muscular, ocorre que tenho uma célula e dentro dela, tenho os sarcomeros, unidades contrateis da célula, esses sarcomeros são compostos por MIOFILAMENTOS logo se aumento o numero de MIOFILAMENTOS aumento o numero de sarcomeros e aumento o VOLUME da célula, no microscópio vejo uma célula, porém de tamanho aumentado.

seria mais ou menos assim:

( )

( ____ ______ ) Os parenteses representam uma célula, onde está contido tudo isso.

( |------- ---------| ) O quadrado cheio de traços é um sarcomero, unidade contratil da celula

( |------- ---------| ) Os traços dentro do sarcomero são os MIOFILAMENTOS, unidades que vão compor o sarcomero

( |____ _____| ) Se eu aumento o numero de MIOFILAMENTOSaumento o numero dos meus sarcomeros e aumento o tamanho da célula em volume.

( )

OBS: A imagem não está em tamanho real, hauhauhauhauha, são milhares de sarcomeros numa célula.

2- Sobre a questão de uma pessoa com 28 de braço tem o mesmo numero de células que o de 40 de braço, não tem, pois também tem o mecanismo das células satélites se fusionando no músculo, logo o que mais se lesiounou terá mais células sim, porém o crescimento em volume das células já existentes no músculo são responsaveis pela maioria dessa hipertrofia.

No processo de transformar fibras de contração lenta, que são mais finas e ótimas para corridas e maratonas, em fibras de contração rápidas, mais grossas e ótimas para exercícios de explosão muscular, como a musculação, oque impera é a hipertrofia, aumento de volume, da célula, com essas adaptações miofibrilares e sarcoplasmáticas.

O sarcoplasma ai é a mesma coisa que o citosol de uma célula muscular, onde aumento reservas energéticas, agua e organelas.

Na miofbibrilar acontece isso que nós ja falamos, num treino comum temos as duas, mas com o passar do tempo uma dessas começa a emperar sobre a outra, oque nao impede da outra ocorrer em menor escala, então dependerá muito mais do tipo de treino e repercutirá também nos resultados estéticos, já que se tem mais volume é maior, se tem mais miofibrilas é mais denso.

Sintese proteica aumenta as miofibrilas, pelo aumento dos MIOFILAMENTOS..

Editado por Gustave
Visitante usuario_excluido22
Postado (editado)

Dones, esse "você aumenta a quantidade dessas proteínas" seria a partir do aumento da síntese proteíca correto? "micro-lesiona o musculo - aumenta a síntese porteíca - aumenta as proteínas da miofibrila - hipertrofia a miofibrila" assim? desculpa se defequei pelos dedos, sou leigo nesses assuntos haha

Alguém pode me dar uma explicação mais simples e direta/compreensivel do que a Wikipedia sobre o que é mitose?

Esta certo sim. Mitose é a divisão da célula. Imagine que, eu, dones, vou fazer mitose, vou me dividir, e você terá dois dones.

Então, entendo, mas se considerarmos que o sarcômero é uma célula, então mais fibrilas precisariam de mais sarcômeros, certo? e portanto mais células. A menos que a quantidade de sarcômeros ficasse a mesma, e só aumentasse o diâmetro com a inserção de proteínas dentro deles.

Sarcômero é uma parte constituinte da célula muscular. Maior a quantidade de proteínas contrateis = maior o sarcômero. Miofibrila é uma porção de sarcômero (talvez aqui alguns se confundam, mas olhem nas imagens que eu postei na página anterior). O diâmetro de uma fibra muscular varia de 10-100 micrômetros (é o que a literatura prega, só não sei se os fisiculturistas podem ser classificados nesses números), e elas podem chegar a 30 cm, então, indo pela lógica, aumentando a miofibrila/sarcoplasma dessas células, elas cresceriam. Podemos basear o crescimento delas nesses números, e se formos comparar o tamanho de qualquer outra célula do corpo humano com a muscular, é uma diferença absurda.

As células satélites sim fazem mitose e circundam o tecido muscular para reparos, essas sofrem ação direta do IGF-1 e boas doses em pico de leucina, onde aumentam seu número para fazerem reparos.

Essas células podem se diferenciar em células musculares. Não poderia isso acontecer e aumentar o número de fibras?

edit: Não tinha visto o post do Gustave.

Editado por dones
Postado

"....esses sarcomeros são compostos por miofibrilas, logo se aumento o numero de miofibrilas, aumento o numero de sarcomeros e aumento o VOLUME da célula"

Perai, os sarcomeros são compostos por miofibrilas, então, se agente aumentar o numero de miofibrilas, não vai aumentar o tamanho do sarcomero ao invés da quantidade de sarcomeros?

Tipo, sarcomero = uma sacola plástica.

Miofibrilas = pedras dentro desta sacola.

Tu aumenta o tamanho da pedra, ai vai aumenta o tamanho/volume da sacola (sacola de borracha, maldito exemplo)

Eu entendi assim, corrija-me se eu estiver errado (sim) e me explique por favor HEAUHA

Esta certo sim. Mitose é a divisão da célula. Imagine que, eu, dones, vou fazer mitose, vou me dividir, e você terá dois dones.

Dones, o Gustave acabou de explicar que mitose = multiplicação celular, então você quer dizer algo como: Dones = 20 células, então ocorre a mitose no Dones e acaba em 40 celular, ou seja, 2 Dones, é isso ou entendi errado?

Visitante usuario_excluido22
Postado

Mycow, a sacola é a miofibrila, as pedras são o sarcômero, aumentando as pedras, aumentará o volume da sacola.

Um dones com 20 células - dones entrando em mitose = dois dones, cada um com 20 células. É uma cópia minha, entendeu? rsrs

Visitante usuario_excluido22
Postado

Olha essa imagem:

abre_tubos.jpg

Tá vendo que existem vários tubos? e que os tubos estão separados em grupos?

Existem 5 grupos de tubos, com vários tubos. Imagine que a miofibrila é o grupo de tubos, e o sarcômero é cada tubo.

Olha a imagem para comparar:

anm5s5_1.jpg

É como o kage bushin sim, aliás, tenho que assistir o episódio novo huahuahua

Postado

Bem não li tudo mais falar de hipertrofia muscular e complicado existem mais de 100 fatores que levam a hipertrofia (Fleck). Uma coisa que podemos dizer a distribuição de fibras sujeitos que tem maior quantidade de fibras de força tender ate maior volume muscular devido o próprio sistema energético e também por gerar mais pontes cruzadas (Força) elas ainda tem cerca de 25% mais volume e maior velocidade de contração . Existe algumas coisa para saber se somos dotados de fibras de força Segundo Dantes as fibras musculares de força aumenta muito a pressão nos vasos e fazem com que aja maior necessidade do sistema de resfriamento do corpo (geralmente essas pessoas transpirar com maior quantidade) Já WEINECK afirma que a distribuição de fibras musculares e cefalo –podalica (vem da cabeça aos pés) isso significa que quanto maior for a extremidade ex :mais grosso for o punho ou o antebraço e provalver que tenha maior quantidade de fibras de força.

Uma curiosidade segundo Wilmore a capacidade de hipertrofia de ecto para meso pode chegar ate 3x.

Visitante usuario_excluido22
Postado

Uma curiosidade segundo Wilmore a capacidade de hipertrofia de ecto para meso pode chegar ate 3x.

Só que aqui entra a questão: capacidade bio individual da pessoa que é a individualidade biológica. E o ambiente hormonal do individuo. O segundo sobressairia sobre o primeiro quando aquele fosse superior a este. É por isso que eu não acredito em capacidade em desenvolver músculo segundo ecto, meso e endo.

Postado

Sim sim, biotipo é uma tendência, não um fato consumado.

Mas pelo que o Gustave falou então existe sim como modificar o músculo com o treino, quer dizer, com o tempo, um tipo de treino pode causar mais hipertrofia sarcoplasmática do que miofibrilar, ou vice-versa....isso me deixou intrigado depois de tudo o que discutimos. Gustave, poderia dar-nos um esclarescimento sobre essa questão? até então eu tinha entendido que era sempre igual a quantidade de hipertrofia miofibrilar e sarcoplasmática de todos os indivíduos.

Como o treino pode modificar isso?

Postado

seria certo então vc fazer por exemplo em uma semana um treino sarcoplasmático e na outra semana um miofibrilar(de força) para preencher o volume causando pelo treino sarcospasmático com as miofibrilas e ir alternando entre eles ? (vou experimentar essa minha tese ).

Postado (editado)

Perai, os sarcomeros são compostos por miofibrilas, então, se agente aumentar o numero de miofibrilas, não vai aumentar o tamanho do sarcomero ao invés da quantidade de sarcomeros?

Tipo, sarcomero = uma sacola plástica.

Miofibrilas = pedras dentro desta sacola.

Tu aumenta o tamanho da pedra, ai vai aumenta o tamanho/volume da sacola (sacola de borracha, maldito exemplo)

Eu entendi assim, corrija-me se eu estiver errado (sim) e me explique por favor HEAUHA

Dones, o Gustave acabou de explicar que mitose = multiplicação celular, então você quer dizer algo como: Dones = 20 células, então ocorre a mitose no Dones e acaba em 40 celular, ou seja, 2 Dones, é isso ou entendi errado?

Amigo, foi mal, vi que errei concetualmente, miofibrila é formada por sarcomeros, unidades contrateis, esses sarcomeros são emendados um no outro de um lado até o outro da celula, essa emenda de varios sarcomeros um no outro até cada canto da celula forma uma miofibrila.

Oque eu expliquei que aumenta aumentando o numero de sarcomeros é miofilamentos.

Espero não ter embaralhado sua cabeça, mas troquei as palavras !

Quanto a questão da multiplicação, sim é isso.

No nosso corpor a multiplicação, repodução celular se dá por duas formas, meiose ou mitose, excluo a meiose logo de cara, ocorre somente em tecidos reprodutivos, e então temos a mitose, evento onde uma célula se divide em duas.

Quando falamos em hiperplasia que é um crescimento em NUMÉRO de celulas, logo o mecanismo por qual uma hiperplasia ocorreu foi a mitose, o Evento é Hiperplasia, o mecanismo foi por mitose.

Quando falamos de HIpertrofia, o Evento foi a Hipertrofia muscular, o mecanismo foi, ou pelo aumento de volume celular, seja por agua, reservas energeticas ou tamanho e numero de organelas, ou pela sintese proteica aumentada, aumentando o numero de miofilamentos que compoem o sarcomero, criando mais miofilamentos, mais sarcomeros são sintetizados, aumentando o numero de miofibrilas e por consequencia também aumentando em volume a celula.

Essas células podem se diferenciar em células musculares. Não poderia isso acontecer e aumentar o número de fibras?

edit: Não tinha visto o post do Gustave.

Então pelo aspecto multicelularizado de uma fibra muscular, a fibra aumenta em volume, pelo aumento dos conteudos celulares e do aumento das celulas satelites que se fusiocionam nas fibras.

A fibra nao é criada, mas as miofibrilas, miofilamentos, entre outros sim e aumentam o volume da fibra.

Eu tinha escrito um texto enorme respondendo essa pergunta e outro para o amigo que perguntou acima, mas o forum num salvou, agora to sem tempo, ainda retorno para melhores esclarecimentos !

Editado por Gustave
Postado

Pelo meu conhecimento, hiperplasia só ocorre com o uso de AEs.

Isso vc falando só de musculo né ?

Qualquer tecido faz hiperplasia, normalmente o muscular cardiaco e esqueletico que fazem uma minima quase zerada, ou os neuronios que também num fazem, por nao fazerem mitose.

Quanto ao uso dos AE's, desconheço se há hiperplasia nesses casos, mas meu palpite seria que não, o hormônio tem por consequencia aumentar a sintese proteica, logo mais miofilamentos são produzidos, mais sarcomeros, mais miofibrilas e há um crescimento em volume, esse aumento na sintese proteica, aumenta o metabolismo celular, logo mais reserva energética, água entre outros, logo uma hipertrofia miofibrilar e sarcoplasmática.

Postado

Era do músculo esquelético que eu estava me referindo.

https://www.owascoveloclub.com/Education_files/10%20Muscle%20Physiology.pdf

Is it possible that certain muscles can increase fiber number more so than others? Maybe. Can any Joe Schmoe off the street who lifts weights to get in better shape increase the number of fibers for instance in their biceps? Probably not. What about the elite bodybuilder who at 5'8" tall is ripped at a body weight of 250 lbs.? Are his large muscles purely the result of muscle fiber hypertrophy? I think it would be extremely naive to think that the massive size attained by elite bodybuilders is due solely to fiber hypertrophy! There is nothing mystical about forming new muscle fibers. Despite the contention that fiber number is constant once you're born (18, 19), we now have an abundance of evidence which shows that muscle fiber number can increase.

Nesse artigo, o escritor cita fontes e eu fui pesquisar algumas para ver se não era só balela.

INFELIZMENTE ele não cita o uso de EAs, apenas trocentos estudos demonstrando que a hiperplasia ocorre, cnfirmando o que você me disse.

Mass... nesse artigo tem o que eu queria te dizer.

  • 2 semanas depois...
Postado

Olá, vou postar aqui o artigo que me ajudou a entender melhor essas duas hipertrofias :

(...)

Comecei ler o artigo com bastante expectativa. Mas ao longo da leitura fui ficando decepcionado. O artigo em si é uma revisão de literatura que propõe que a visão dualista de hipertrofia que existe na atualidade é controversa, que os estudos atuais falam o contrário, etc... Ok. A maioria das referências que o artigo usa são das décadas de 70 e 80, ou seja, eles têm de TRINTA a QUARENTA anos de atraso em relação ao que se sabe hoje sobre o assunto, que, no caso da fisiologia, é MUITO tempo. Pra um artigo desse tipo ser "atual" precisa usar como referência estudos do ano anterior, ou de 2, 3, até 5 anos na média. E outra: tem um estudo que o artigo cita que usa uma amostra de sete, sim, SETE pessoas. Nem sei se isso pode ser considerado uma amostra... Enfim, o artigo é muito duvidoso e não esclarece nada sobre o tema.

Aconselho procurar algo em sites como o BVS, o medline, lilacs, etc... Com certeza lá se acha artigos recentes e com muito mais credibilidade do que esse aí.

Postado

Comecei ler o artigo com bastante expectativa. Mas ao longo da leitura fui ficando decepcionado. O artigo em si é uma revisão de literatura que propõe que a visão dualista de hipertrofia que existe na atualidade é controversa, que os estudos atuais falam o contrário, etc... Ok. A maioria das referências que o artigo usa são das décadas de 70 e 80, ou seja, eles têm de TRINTA a QUARENTA anos de atraso em relação ao que se sabe hoje sobre o assunto, que, no caso da fisiologia, é MUITO tempo. Pra um artigo desse tipo ser "atual" precisa usar como referência estudos do ano anterior, ou de 2, 3, até 5 anos na média. E outra: tem um estudo que o artigo cita que usa uma amostra de sete, sim, SETE pessoas. Nem sei se isso pode ser considerado uma amostra... Enfim, o artigo é muito duvidoso e não esclarece nada sobre o tema.

Aconselho procurar algo em sites como o BVS, o medline, lilacs, etc... Com certeza lá se acha artigos recentes e com muito mais credibilidade do que esse aí.

Muito obrigado pela sua colocação, como não manjo nada de inglês eu procurei achar um artigo que fosse ''claro'', acredite esse foi o que eu achei.

Postado

Bom, concordo com o que o RodrigoPaz disse, a respeito da desatualização das informações. Contudo, a idéia do tópico e o aprendizado são válidos, ainda que tenha mudado o conceito de lá pra cá.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...