Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Postura Correta


Aless

Posts Recomendados

  • Supermoderador

Opa,

Acredito que muitos de nos trabalhamos ou estudamos e consequentemente ficamos sentados o dia todo. Isso causa problemas... tipo arredondar a lombar durante o agachamento.

Em um dos videos do MWods, o Kelly comenda sobre como nao sentar... alguem teria uma indicacao da forma correta, a postura que deveriamos manter quando sentados?

Seria algo diferente daquilo que vemos nas aulas de qualidade de vida e seguranca do trabalho? Alem daquilo ser dificil, eh muito ruim ficar na mesma posicao, mesmo que seja a 'correta', por mais de 1h...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

  • Supermoderador

Olá Aless,

Acho que o mais importante é não ficar muito tempo sentado. Movimentar-se constantemente, levantar a cada 5 ou 10 minutos, etc.

Em um dos livros do Stuart McGill (Low Back Disorders, se não me engano) ele fala que não necessariamente existe uma posição melhor do que a outra; o importante é não ficar na mesma posição por muito tempo. A análise dele é com relação a dores na lombar, problemas de hérnia, etc, mas acho que serve para casos de mobilidade também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É bem complicado mesmo, acho que depois de anos sentando errado e ficando com uma má postura, o mais difícil é a reeducação, eu mesmo senti até algumas dores nos primeiros dias que fiquei me policiando pra ficar com uma postura melhor.

Se alguém ai tiver um vídeo CONFIÁVEL explicativo ajuda bem. Já vi vários, mas é difícil saber se foi baseado em estudos e coisas do tipo.

Mas creio que o correto seja ficar numa posição o mais natural possível, sem forçar nem pra frente e nem relaxar demais... e como já foi dito, não parar na mesma posição por muito tempo, o que pra mim é bem difícil, já que trabalho o dia inteiro sentado e no computador! Além do tempo que fico na moto e depois ainda na faculdade.... o dia inteiro sentado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

OK, mas entao e quanto a posturas/posicoes que nao deveriamos ficar?

Eu tenho feito uma coisa esses dias que notei estar me dando uma leve dor na lombar... estou over extendendo a lombar, jogando a barriga para frente, o que causa um leve giro no quadril, e eu notei que isso nao eh bom, ja que esta causando dor e desconforto...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OK, mas entao e quanto a posturas/posicoes que nao deveriamos ficar?

Eu tenho feito uma coisa esses dias que notei estar me dando uma leve dor na lombar... estou over extendendo a lombar, jogando a barriga para frente, o que causa um leve giro no quadril, e eu notei que isso nao eh bom, ja que esta causando dor e desconforto...

Não entendi a pergunta, mas no seu caso é que vc está acentuando o grau da lordose lombar.... o que não é o natural e muito menos bom pra postura.... uma certa curvatura é normal, mas nem muito acentuada nem reta. Um meio termo ai é que seria bom par ser mantido.

Eu também, na tentativa de corrigir a postura "largada", ficava forçando para frente, assim como vc estava fazendo e também senti algum desconforto com isso. Agora já melhorei a postura e fico me policiando pra não ficar jogado na cadeira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não entendi a pergunta, mas no seu caso é que vc está acentuando o grau da lordose lombar.... o que não é o natural e muito menos bom pra postura.... uma certa curvatura é normal, mas nem muito acentuada nem reta. Um meio termo ai é que seria bom par ser mantido.

Eu também, na tentativa de corrigir a postura "largada", ficava forçando para frente, assim como vc estava fazendo e também senti algum desconforto com isso. Agora já melhorei a postura e fico me policiando pra não ficar jogado na cadeira.

somos dois

eu tenho um certo grau de hiperlordose, consequência de obesidade e má postura de muito tempo.

com o passar do tempo, venho me policiando na cadeira, trabalho 8hrs por dia sentado, isso é um fator que complica bastante

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tente manter a coluna ereta, mas sem deixar de apoiá-la no encosto, pra economizar energia e não forçar a coluna. Uma coisa que ajuda muito a se sentir confortável enquanto mantém uma postura legal sentado é trabalhar bem os músculos eretores das costas, com barra fixa aberta por exemplo. Supino reto também abre os ombros ajuda nesse sentido. Se vc senta daquele jeito escorrido que as vezes algumas pessoas senta, quase caindo da cadeira, isso vai ser muito prejudicial a longo prazo...

Arrume uma cadeira que não seja inclidada nem pra frente nem pra trás. Tente manter a mesma postura que vc mantém quando está em pé, na parte superior do corpo. Os cotovelos devem ficar a 90 graus, quase encostados no corpo de forma confortável e de modo que seu antebraço fique paralelo ao chão. Pernas também a 90 graus, com a coxa paralela ao chão. Os olhos ficam de frente à extremidade superior do monitor para evitar hiperexposição à luz. (se possível, mas se não for possível dê preferência à postura do corpo do que na exposição dos olhos.)

AAcho que fazendo isso já deve ser mais seguro. É normal sentir desconforto no começo, principalmente se vc tiver algum problema relacionado com a postura, mas a persistência e o acompanhamento médico são o caminho certo para mudar a postura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...