Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Artigo Completo - Creatina


M2a

Posts Recomendados

Bom galera. andei procurando mais informações sobre a creatina e encontrei este artigo.

Vou por o link pois é extenso e assim fica mais completo e com a fonte já etc.

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1517-...ipt=sci_arttext

Acho que compensa a leitura.

Consta ai o Protocolo de suplementação etc.

E a Tabela com os resultados obtidos.

Algumas coisas interessantes:

Revista Brasileira de Medicina do Esporte

Print ISSN 1517-8692

Rev Bras Med Esporte vol.13 no.5 Niterói Sept./Oct. 2007

doi: 10.1590/S1517-86922007000500005

Protocolo de suplementação

Foi aplicado o protocolo proposto por Souza Junior(16), a partir do estudo de Volek et al.(17). Durante a 3ª semana de treinamento (Fase .B) os sujeitos do grupo A consumiram 30g de creatina monohidratada (CrH2O) por dia, divididas em cinco doses iguais de 5g em intervalos de 3 a 4 horas, da 4ª a 8ª semana, foram administradas 5g de creatina monohidratada por dia, correspondendo à fase de manutenção. Por sua vez, o grupo B recebeu o mesmo esquema de suplementação, sendo o placebo utilizado a maltodextrina.

Alteração na resultante de força máxima dinâmica

A análise da RFMD mostrou que ambos os grupos melhoraram significativamente o perfil de força máxima dinâmica em todos os exercícios (supino reto, supino fechado, rosca direta, desenvolvimento e agachamento). Além disso, não foram observadas diferenças significantes entre os grupos creatina e placebo tanto no pré quanto no pós-treinamento, conforme apresentado na tabela 8.

05t8.gif

Poucos estudos estão disponíveis na literatura, comparando os ganhos de força e hipertrofia nos músculos flexores do cotovelo (bíceps). Os resultados apresentados por Becque et al.(35), quando avaliaram os flexores do cotovelo pelo teste de 1AMVMD e evidenciaram alterações positivas em ambos os grupos (p = 001), tendo o grupo creatina apresentado alteração positiva significativamente mais elevada que o grupo placebo (16,77% contra 6,25%, respectivamente). Vandenberghe et al.(32) compararam o torque dos flexores do cotovelo em mulheres saudáveis, porém sedentárias, em cinco séries de 30 repetições máximas voluntárias com dois minutos de intervalo entre as séries, porém não encontraram diferenças significativas entre o grupo creatina e o grupo placebo (n = 19). Corroborando com o princípio da especificidade, as alterações positivas provocadas pelo treinamento de força, objetivando a hipertrofia muscular aliada à suplementação com CrH2O, parecem não demonstrar alterações positivas, quando o treinamento utiliza protocolos de resistência muscular localizada (RML).

Alterações morfológicas

Na tabela 7 estão descritas as características antropométricas dos voluntários em cada um dos grupos. De acordo com o descrito nesta tabela, não foram verificadas diferenças estatisticamente significantes entre os grupos A e B, em nenhum dos momentos do treinamento para todas as variáveis antropométricas (MC, S8DC, PGC e MIG). Porém, ao se analisar os efeitos do treinamento e suplemento utilizado, foi possível observar que o grupo que fez uso de CrH2O apresentou aumentos estatisticamente significativos para MC e MIG, sem alterações significativas no perfil de gordura corporal. Já para o grupo placebo, as alterações observadas nestas variáveis podem estar relacionadas a variações casuais e não a efeitos do treinamento.

05t7.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

CONCLUSÃO

Baseado nos resultados apresentados neste estudo conclui-se que o protocolo de treinamento proposto pode promover alterações positivas na RFMD independente da utilização de qualquer agente ergogênico. Porém, quando aliado à suplementação de creatina as alterações positivas na RFMD, bem como na massa corporal, foram mais significantes em comparação ao grupo placebo.

Sugere-se que em estudos futuros o protocolo utilizado, com pausas decrescentes, seja comparado com outros protocolos com desenhos metodológicos diferentes e que os efeitos da suplementação de creatina sejam verificados em conjunto com a suplementação de carboidratos, utilizando outras tecnologias, como ressonância magnética e, ainda, que os efeitos da suplementação sejam avaliados em nível celular.

Na moral lek, mt grande essa coisa sahuhsuashahusah mt tabela se tu fica lendo tudo tu vai fica ate amanha mais ate que é interesante :] abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...