Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Bodyweight Training - Links, Discussão


agaboy

Posts Recomendados

  • 3 semanas depois...

Publicidade

Bem, vou falar um pouco sobre front lever aqui, que pra mim é um dos melhores exercícios para força no upper body. A ideia é detalhar um pouco e compartilhar as experiências pessoais.

FrontLever%281962%29.JPG

A progressão do exercício estático, ou aumento da tensão, é ocasionado através da diminuição das alavancas, basicamente voce começa com o peso bem próximo ao centro de gravidade e vai afastando, o que dificulta o exercício, a posição das mãos nunca deve variar, ficando sempre na linha do quadril e os ombros alinhados com o quadril também

Tuck: Aqui os joelhos ficam colados ao peito

Flat Tuck: Aqui deixa-se a coluna reta

Advanced Tuck: Aqui extende-se o quadril um pouco, como se estivesse sentado em uma cadeira ereto

Straddle: Aqui extende-se completamente o quadril, deixando as pernas alinhadas com o resto do corpo, porém o mais abertas possível*

Half Lay: Aqui fecha-se as pernas, e com o quadril extendido, dobra-se os joelhos em 90 graus, parece que se está ajoelhado

Full: Aqui extende-se os joelhos também, ficando totalmente reto, com quadril, tornozelo e ombros na mesma linha horizontal.

A front lever estática já é um ótimo exercício de puxar, mas quando começa-se a fazer um movimento ali, tornando o exercício semelhante à uma remada, torna-se, na minha opinião o melhor exercício pra puxar.

Para começar a fazer uma remada em front lever, é importante ter algum passo mais avançado já dominado, então comece a fazer as puxadas em tuck quando já possuir um advanced tuck sólido.

No tuck, nota-se vários erros mais comuns:

-Erguer apenas os ombros e o quadril ficar parado;

-Não deixar as mãos alinhadas com o quadril;

-Deixar o quadril alto na negativa;

É um pouco complexo de aprender no início, mas os ganhos de força serão ótimos, é muito importante em focar-se em manter uma linha horizontal sempre entre o quadril e os ombros, para isso é interessante alguém observando, ou um espelho ao lado para ir verificando, filmar também ajuda.

Depois tendo a postura horizontal consolidada, é importante focar-se em manter as mãos alinhadas com o quadril, isso faz com que haja uma tensão constante para puxar.

Esse exercício me ajudou muito com a força para puxar, e teve um ótimo carryover para chin-ups com peso, e também pra conseguir uma OAC há um ano atrás. O protocolo é simples, fazer ele cadenciado, sempre observando a forma correta de execução. Chegar no nível de fazer puxadas em full back lever é uma meta que vai demorar bastante a ser conseguida, pois possui dificuldade semelhante à uma Iron Cross, mas garanto que simplesmente trabalhar em tuck/adv tuck e colocar peso nessas duas variações já é mais do que suficiente para força em geral.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Back Lever

BackLever_vanka.png

Em exercício muito importante, das levers é o mais fácil, vai trabalhar ali principalmente os ombros e o peito, mas utilizando uma pegada supinada, há um estímulo muito grande no biceps, que está em sua alavanca mais fraca (totalmente extendido), e também há uma importância na preparação do tendão ali do bíceps primordial para o treinamento em argolas, desde simples l-sits e handstands até planches e crosses.

Eu prefiro fazer com a pegada supinada (palma da mão de frente pra você), mas também dá pra começar com uma pegada pronada.

O primeiro passo é subir as pernas até a barra e passar os pés por debaixo da barra, dando uma volta, acho que muitos fizeram isso quando criança, qualquer coisa peça ajuda pra alguém ou se tiver como colocar um banco perto pra ajudar a subir pode usar também. Muita gente tem medo de cair de cara no chão ao fazer isso, então se quiser praticar dar umas voltas e soltar pra cair em pé/agachado pra perder o medo e saber o que fazer em caso de acidente também é uma boa.

Passando os pés da barra, o primeiro passo é contrair os músculos usados para empurrar (com os braços esticados) e fazer força para controlar a descida, novamente é interessante um espelho/um spotter pra ver se tá indo reto, é bem mais difícil de errar aqui do que numa front lever, o objetivo é alinhar ombros e quadris.

A progressão se dá da seguinte forma:

Tuck: mesma coisa da front lever, joelhos junto ao peito, mantendo ombros e quadris alinhados;

Flat Tuck: aqui basta deixar a coluna reta;

Advanced tuck: aqui então vai-se deixando cair as pernas, até conseguir ficar com elas perpendiculares ao quadril, como se estivesse sentado.

Straddle ou uma perna esticada: Aqui nem todo mundo tem mobilidade pra fazer straddle, então pode-se extender apenas uma perna enquanto a outra fica encolhida junto ao peito, lembre-se de alternar entre as séries;

Half Lay: Semelhante à front lever também, como se estivesse ajoelhado, com o quadril, joelhos e ombros alinhados;

Full: Completamente esticado, quadril, tornozelo e ombros alinhados;

O pulo do gato na back lever, é fazer força pra colar os braços no corpo, utilizando os músculos das costas pra isso:

back20anatomy202.jpg

Aqui como na front lever, quando tiver um adv tuck sólido, já pode começar a treinar skin the cat e 360 pulls.

O skin the cat seria uma negativa partindo desde a parte em que os pés passam da barra até esticar completamente (passando da back lever), no final do movimento, sem relaxar a musculatura, segure um pouco, isso irá aumentar a amplitude de movimento dos seus ombros, pra um eventual treino de manna, por exemplo.

Após esticar, vai fazer força novamente, e retornar o movimento até os pés tocarem a barra de novo, novamente, comece em tuck, e vá avançando. Esse é um ótimo exercício para ombros/bíceps.

Se tiver acesso à argolas, dá pra fazer o movimento completo, partindo de uma posição hang (pendurado) até dar uma volta completa, como também pode quebrar em duas partes, e fazer a parte da frente/trás separadamente, respeitando a sua força para as devidas progressões, nesse caso se for separar, eu prefiro fazer a puxada frontal com pegada pronada (palmas para fora), vai ajudar muito na front lever.

Esse exercício também não é moleza, a progressão mais avançada, que seria totalmente esticado, requer uma força similar à necessária para segurar uma maltese cross

CHenYibing08RingsCliveBrunskillGETTY8240

Também li no relato de um ginasta certa vez, que o exercício que mais desenvolveu os bíceps dele é a elevação de back lever para maltesa, e não one-arm chin-ups como algumas fontes mencionam como superior para desenvolvimento do bíceps (com bodyweight).

.grega2.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse post na verdade é continuação do outro... e, a skill seguinte do L-sit é o V-sit... O v-sit pode ser usado como exercicio isométrico também para triceps, costas, ombro, quadriceps e abdominal...etc. É um L-sit, porém, suas pernas tem que estar em 45° graus ou mais para cima.
Na minha opinião acho que o V-sit é uma das skills que mais musculos pega.
Requerimentos basicos para iniciar V-sit;
-Flexibilidade Passiva
-Tooodas as formas de L-sit dominadas por algum periodo de tempo (30s)
Eu não citei a flexibilidade ativa estática que na verdade isso vai vir com os exercicios que irei passar...
Flexibilidade ativa estática = Flexibilidade passiva + força e resistencia... basicamente.
Tuck v-sit
Então o treino se inicia com o Tuck V-sit, este é apenas como um tuck L-sit , porém, com as pernas mais encolhidas e mais perto do peito o possivel e você irá ter que fazer esforço para seu quadril passar da linha dos braços inicialmente... Provavelmente, a maioria vão precisar de exercicios para ter esse tipo de força no braço...
Um exercicio bons, são também exercicios para força com halteres (exercicios estilo remada sentado, que pegam a região dorsal entre outras partes)... enfim, o negocio seria treinar mais o isométrico (resistencia) do que a força , é só dividir, treinar a força 2x por semana a força e isométrico procurar treinar mais.
Eu não segui nenhuma progressão, porém, eu comecei a ver [inventar] algum tipo de exercicio bom para os braços neste posição... e realmente eu notei algumas melhorias na parte da resistencia em todos os tipos de v-sit com esse exercicio;
Também para a parte abdominal, vocês podem treinar elevações de perna encolhida alta... e também treinar o isométrico nessa posição, seria otimo... e também fazer repetições de v-tuck...
Com esses exercicios com o tempo, irão melhorar o seu tuck v-sit... portanto, é importante que seu alongamento possivo frontal esteja otimo (quase encostando ou encostando a cara no joelho). Quando conseguir o Tuck V-sit, procure ficar 30s para outra progressão.
Exemplo do meu Tuck V-sit;
V-sit
Esse é o V-sit que joga mais pressão em toda a parte do corpo [quase], e joga bastante força sobre os quadriceps...
Para conseguir ele, você precisa ter uma otima flexibilidade caso queira ele mais facilmente... a o tipo de flexibilidade que eu digo, não é apenas encostar o naris no joelho, é encostar o abdominal nos quadriceps... como o exemplo abaixo;
Alongamento regular para V-sit

gallery_3111_39_40995.jpg
Alongamento bom para o V-sit

gallery_3111_39_55092.jpg

No alongamento regular, você vai ter mais trabalho de subir a perna a 45 graus (usará muito mais força nos triceps para subir).
No alongamento bom para o v-sit, você não vai ter tanto trabalho, por que a sua flexibilidade ativa vai ser maior e voce, mais facilmente vai alcansar o v-sit.
No caso, a maioria das pessoas não vão conseguir esticar completamente a perna, e também não vão ter força para subir a perna, quanto no abdominal como nos quadriceps... Nesse caso, primeiramente, qualquer pessoa vai precisar ter um quadriceps forte e flexivel ativamente para fazer uma perfeita full leg raise [que é otimo exercicio para o v-sit e também fundamental]... o exercicio para quadriceps e abdominal é esse;
Esse exercicio eu já havia mostrado no post do L-sit, porém, as mãos vão mais além, elas vão do joelho para frente, assim dar um up na perna que vai trabalhar quadriceps e abdominal, se voce já tiver treinado o l-sit, vai ter mais facilidade... e então, comece a treinar dessa forma, tentem fazer uma subida normal e uma descida lenta.
Quando fizerem este tipo de exercicio, e estiverem feito de forma boa... este exercicio que vou passar também vai dar uma otima melhorada para se iniciar o treino de uma boa full leg raise;
Neste exercicio acima é o seguinte, ficar 10s com a perna totalmente reta e o tronco alto, e quando terminar os 10s, apenas incline-se o tronco em direção a perna até onde conseguir, então, volte a posição com tronco reto para cima, e fike 10s, e depois disso tente passar 10s com a perna alta e com o tronco reto, apenas suba a perna, e fique 10s;
tronco reto e perna reta > Tronco inclinado perna reta > Tronco reto perna alta.
Também pratiquem abdominais supra, pratiquem abdominais basicos, e também V-up isométrico junto com repetições, como este do video;
Ai continuando treinando aquele exercicio isométrico para os braços e esses, fazendo tentativas sempre do proprio V-sit, já vão colaborar muito...
UM exercicio bom inicialmente também é a tuck V-sit, estendendo uma perna de cada vez... como esse;
Meu V-sit;
V-sit elevado (pré trabalho para Manna)
Esse é o V-sit em que você faz força mais ainda para o quadril ir para cima, até que seu quadril fique na altura dos cotovelos... isso exige que você tenha uma força gigante nas costas, triceps e também uma otima compressão da perna com o peito (é uma skill dificil)...
para conseguir ele, você precisa inicialmente começar empurrar do V-sit regular para o elevado com as pernas em straddle (abertas)... como isso;
No straddle, voce terá mais facilidade para subir.
Então, se voce tem dificuldade, coloque algum peso leve entre o abdomen e perna, e tente fazer um v-sit alto.
Meu V-sit elevado;
Editado por Lucas Abner
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...