Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

A Bioimpedância Da Um Valor De Bf Mais Alto Da Calculada Com O Adipômetro?


Giovannip97

Posts Recomendados

Oi gente, então... Eu tenho 1,87m, 15 anos e 2 meses, comecei a treinar no dia 30 de janeiro desse ano... E tipo, eu era magrelo e tinha uma certa barriga, tinha cerca de 30 cm de braço (quente) pesava 73,5 kg. Atualmente tenho 34,7 cm de braço (quente), meu peso está entre 87 e 88 kg (eu me peso todo dia, e o peso sempre varia, por exemplo, hoje foi 87,5, ontem tinha sido 87,9), e eu perdi a "barriga de gordo", agora tenho uma barriga normal, sabe? Não é definido meu abdômen, mas da pra notar a "entradinha" no abdômen inferior e coisas do gênero.

A questão é que, eu fiz a bioimpedância e deu 19,6% de BF. E honestamente, eu achei esse valor muito alto. Por que poucas semanas antes de eu fazer a bioimpedância, minha ex-personal tinha medido as dobras cutâneas com o adipômetro (mas não chegou a calcular a BF), enfim, a questão é que tipo, as dobras cutâneas que eu lembro, eram as seguintes:

9 mm no bíceps, 9 mm no tríceps, 4 ou 7 mm nas costas, e a única grande, era 19 mm no abdômen. Mas as minhas outras medidas eram todas baixas, tanto que a Personal teve dificuldade em pegar a gordura no meu peitoral, e ela também comentou que eu tava com pouca gordura na coxa.

E eu vejo aqui pessoas comentando que tem por exemplo, 10 mm no bíceps, e que tem 15% de BF... Só que a maioria mediu com o adipômetro, e tipo, o adipômetro, só mede as gorduras subcutâneas. Já a Bioimpedância, deu a entender que mede também a gordura interna, que cerca os órgãos... (pra quem não sabe, bioimpedância, é aquele que bota 2 negócinhos nos pés, e 2 nas mãos, e envia uma corrente elétrica pelo corpo, pra medir gordura e massa magra).

Então, será que é por isso que o valor foi tão elevado? Pois eu não me julgo gordo, na verdade, acho até que eu tô mais pra magrelo do que pra gordo.

PS.: A "entradinha" aparece beeeem de leve, nada dramático, rs.

Editado por Giovannip97
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Dependendo de qual a balança de bioimpedância vc usou, pode dar valores absurdamente errados. Algumas não são precisas pois não passam a corrente pelo corpo todo entre outros fatores que podem afetar os resultados através de bioimpedância.

Retenção também afeta....diuréticos entre outros.

O melhor método eh o adipômetro na minha opinião.

Até o olhômetro serve melhor as vezes.

Pelo que vc falou, quando você começou você tinha quase as mesmas medidas que eu, só que com 10 cm a mais de altura, ou seja, vc provavelmetne era bem magro com um pânceps evoluido. No meu caso, eu tinha quase 21% de bf quando começei, 1,77m, 74,3kg e 29,5 cm de braço contraído (pfff)

Mas assim ,vc ganhou 15kg em 6meses cara, e com certeza acumulou bastante gordura aí, então pode ser mesmo que vc tenha ganho uma gordurinha a mais e também por conta da gordura visceral que o adipômetro não pega tbm. No entanto, muito provavelmente houve uma recomposição corporal, tal que a gordura agora não está apenas no abdome, mas no corpo em geral, inclusive nos músculos. No bulk é inevitável acontecer isso.

Não se preocupe muito com o valor em si, mas com a evolução e com manter o mesmo método de avaliação sempre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dependendo de qual a balança de bioimpedância vc usou, pode dar valores absurdamente errados. Algumas não são precisas pois não passam a corrente pelo corpo todo entre outros fatores que podem afetar os resultados através de bioimpedância.

Retenção também afeta....diuréticos entre outros.

O melhor método eh o adipômetro na minha opinião.

Até o olhômetro serve melhor as vezes.

Pelo que vc falou, quando você começou você tinha quase as mesmas medidas que eu, só que com 10 cm a mais de altura, ou seja, vc provavelmetne era bem magro com um pânceps evoluido. No meu caso, eu tinha quase 21% de bf quando começei, 1,77m, 74,3kg e 29,5 cm de braço contraído (pfff)

Mas assim ,vc ganhou 15kg em 6meses cara, e com certeza acumulou bastante gordura aí, então pode ser mesmo que vc tenha ganho uma gordurinha a mais e também por conta da gordura visceral que o adipômetro não pega tbm. No entanto, muito provavelmente houve uma recomposição corporal, tal que a gordura agora não está apenas no abdome, mas no corpo em geral, inclusive nos músculos. No bulk é inevitável acontecer isso.

Não se preocupe muito com o valor em si, mas com a evolução e com manter o mesmo método de avaliação sempre.

Valeu cara, respondeu minhas dúvidas ^^. A única que me sobrou é que tipo... Você acha que se eu medisse com o adipômetro, obteria um valor menor? É que eu perguntei aqui no fórum uma vez, e quando souberam minha BF, geral mandou fazer cutting, mas eu acho que não há necessidade ainda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tem um valor "certo" pra fazer cutting. Mas normalmente se recomenda manter a circunferência abdominal abaixo de 94 cm para homens. E bf até 17%. Acima disso seria interessante um cutting mesmo. Mas não que seja obrigatório. Se vc tá de boa ainda com a pança vai em frente.

Não sei quanto daria com o adipômetro...

Mas concordo com a galera que falou pra vcfazer um cutting, se v tá com 87kg mais ou menos, em 1,87, e 19% de bf, isso dá 16,5 kg de gordura, que é bastante gordura. Eu baixaria isso pra uns 10kg de gordura pelo menos. Aí vc vai fica bem melhor.

Mas repito, se vc acha que vale a pena continuar no bulk mais tempo, vai na fé.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tem um valor "certo" pra fazer cutting. Mas normalmente se recomenda manter a circunferência abdominal abaixo de 94 cm para homens. E bf até 17%. Acima disso seria interessante um cutting mesmo. Mas não que seja obrigatório. Se vc tá de boa ainda com a pança vai em frente.

Não sei quanto daria com o adipômetro...

Mas concordo com a galera que falou pra vcfazer um cutting, se v tá com 87kg mais ou menos, em 1,87, e 19% de bf, isso dá 16,5 kg de gordura, que é bastante gordura. Eu baixaria isso pra uns 10kg de gordura pelo menos. Aí vc vai fica bem melhor.

Mas repito, se vc acha que vale a pena continuar no bulk mais tempo, vai na fé.

Eu medi ontem e tava com 93 de abdômen. Mas enfim, eu vou continuar minha meta de chegar a 95 kg antes do cutting. Mas valeu pelas dicas ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...

galera, adipometro tem uma precisão extremamente baixa, nem sei pq tem alguns avaliadores fisicos que ainda usam... primeiro que só mede a gordura subcutanea não mede a visceral.... segundo que dependendo do numero de dobras usando o mesmo adipometro da uma baita diferença... e convenhamos vc pegar 4 dobras e considerar gordura corporal é quase que uma piada... ja a bioimpedancia tem uma precisão muito grande.. primeiro que ela mede a gordura visceral uma vez que o BF antes de mais nada é saude e vale lembrar que abaixo de 7% a pessoa pode ficar por poucas horas correndo o risco de ter falencia multipla dos orgãos.

como a bioimpedancia pega o corpo inteiro geralmente o BF dos membros inferiores quase sempre é maior do que dos membros superiores.. no caso masculino.. isso pq o gluteo pesa bastante e tem mutia gordura... até fisiculturistas tem dificuldade de queimar gordura nessa região.

se vc considerar a bioimpedancia dos membros superiores provavelmente vai ser bem proximo ( um pouco maior sempre por causa da gordura visceral) do resultado do adipometro.. eu mesmo tenho uma balança.. e tenho definição abdominal... meu bf na balança da 13% ... pegando o valor separado.. membros superiores o meu da 8% e inferiores 16% ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiii, eu sei que a gente adora uma balança e um número bonito de BF pra falar pros amigos... Mas no fim, é só um número. O que vale mesmo é o espelho.

O MPCosta e o HMacOS fizeram uma tradução bem legal sobre isso aqui: http://www.hipertrofia.org/forum/topic/107228-as-armadilhas-da-medio-de-gordura-corporal/

Vale a pena ler.

Mas o que vai dizer se vc precisa bulkar mais ou entrar em cut é seu espelho e sua vontade.

Quer trincar? Manda ver no cut. Eu acho que fazer isso agora no inverno é meio besteira (hahahaha), então manda ver numa dieta um pouco menos hipercalórica... mantém esse peso por uns 3 meses e depois manda ver no cutt, lá pra agosto assim, que em outubro vc vai estar bonitão pro verão brasileiro.

Beijo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Bom dia!

Sempre faço avaliação por dobras cutâneas na academia. O profissional pega 7 dobras.
Venho diminuindo meu percentual ao longo deste último ano, baixei de 93,5kg com 17% pra 10,9% com 88,8kg(atual).

Comecei a ir numa nutricionista há uns 2 meses, na época fiz uma avaliação com dobras dias antes de ir e tava com 12% +ou- e quando eu subi na balança de bioimpedância dela deu mais de 15%. Voltei lá 20 dias depois, estava gostando da dieta, estava vendo que tinha melhorado, meu abdome começando a aparecer, felizão! até subir na balança e dar mais de 17% de BF, WTF!?!?

Saí de lá revoltado porque estava vendo no visual que estava melhor! No dia seguinte fiz a avaliação com dobras de novo esperando, pela lógica, uns 14~15%, MAS para meu espanto deu 10,9%.

Agora eu pergunto a voces, qual a explicação lógica pra isso? Diminui gordura subcutanea mas aumentou a gordura intramuscular? Meu pensamento está certo?

Ah, a nutricionista fala que pelo fato de que ter feito uma refeição OFF um dia antes da bioimpedancia isso reflete nos resultados, o que acham? procede?

Aguardo o ponto de vistas de vocês, grato!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

Bom dia!

Sempre faço avaliação por dobras cutâneas na academia. O profissional pega 7 dobras.

Venho diminuindo meu percentual ao longo deste último ano, baixei de 93,5kg com 17% pra 10,9% com 88,8kg(atual).

Comecei a ir numa nutricionista há uns 2 meses, na época fiz uma avaliação com dobras dias antes de ir e tava com 12% +ou- e quando eu subi na balança de bioimpedância dela deu mais de 15%. Voltei lá 20 dias depois, estava gostando da dieta, estava vendo que tinha melhorado, meu abdome começando a aparecer, felizão! até subir na balança e dar mais de 17% de BF, WTF!?!?

Saí de lá revoltado porque estava vendo no visual que estava melhor! No dia seguinte fiz a avaliação com dobras de novo esperando, pela lógica, uns 14~15%, MAS para meu espanto deu 10,9%.

Agora eu pergunto a voces, qual a explicação lógica pra isso? Diminui gordura subcutanea mas aumentou a gordura intramuscular? Meu pensamento está certo?

Ah, a nutricionista fala que pelo fato de que ter feito uma refeição OFF um dia antes da bioimpedancia isso reflete nos resultados, o que acham? procede?

Aguardo o ponto de vistas de vocês, grato!

A lógica é que a bioimpedância tem uma margem de erro grotescamente alta. Chega a ser de 8-9%, ou seja, se na balança deu 17%, seu BF pode estar entre 8% e 26%. Pequena margem de erro, né?

Resumindo: esqueça bioimpedância.

Aqui tem mais informações: http://www.hipertrofia.org/forum/topic/107228-as-armadilhas-da-medio-de-gordura-corporal/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...