Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvidas Sobre A Disitribuição Correta De Nutrientes


Jordan Knight

Posts Recomendados

Fala galera, tudo bom? Malho há 5 meses e desde que eu entrei para a academia eu venho pesquisando

sobre o treinamento, a alimentação, a suplementação e etc. Só que por ainda ser leigo nesses assuntos,

eu tenho algumas dúvidas que gostaria de compartilhar com vocês.

Já lí diversos artigos sobre nutrição, digamos que 99% desses artigos dizem que o certo é consumir ao

menos 2 gramas de proteínas e 4 gramas de carboidratos por quilograma do peso por dia. Tenho 63 kg

aproximadamente, então arrendondado preciso consumir 130 gramas de proteínas e 260 gramas de

carboidratos diariamente.

Até aí não eu não via problema. Depois que resolvi pesquisar mais a fundo, aprendi que cada grama

de proteínas e carboidratos ambos possuem 4 kcal. Então fazendo alguns cálculos, pude perceber

que ingerindo as gramas necessárias de proteínas (130 g) e carboidratos (260 g) durante o dia eu

consumiria 1.560 kcal, o que é ruim para mim, visto que eu gasto diariamente entre 2.000 a 2.300 kcal.

Nesses cálucos eu não adicionei o quanto de gordura eu consumo por dia, e é aí que vem a minha

primeira dúvida: Existe alguma regra específica de quantos gramas de gordura uma pessoa

deve consumir por dia, igual a proteínas e carboidratos?

Normalmente eu consumo 2.900 kcal em dias que eu treino e 2.600 kcal em dias que não treino. Em

média nos dias que treino eu consumo cerca de 150 a 160 gramas de proteínas, 300 a 400 gramas de

carboidratos e 80 a 100 gramas de gordura, sendo que apenas 30 gramas de gorduras saturadas. Em

dias que não treino o cosumo cai um pouco, 130 a 140 gramas de proteínas, 280 a 330 gramas de

carboidratos e 70 a 80 gramas de gorduras, sendo que apenas 20 gramas de gorduras saturadas.

Minha segunda dúvida: Com esse meu consumo diariamente eu corro riscos de acabar

ganhando um belo panceps? Visto que eu tenho metabolismo um pouco rápido, já que sempre

fui magro.

Terceira e última dúvida: Há algum limite para gorduras boas? As saturadas são as únicas que

podem gerar gorduras localizadas indesejadas?

Minhas principais fontes de proteínas: Ovo, Leite Integral, Feijão, Carnes em geral e Presunto.

Minhas principais fontes de carboidratos: Macarrão, Arroz e Pão Francês.

Minhas principais fontes de gorduras: Ovo, Leite Integral, Carnes em geral, Amendoim e

Azeite de Oliva (Extra Virgem).

Agradeço a todos desde já!

Abraços e bons treinos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Veja bem, eu li a primeira bibliografia do Waldemar Guimarães, além de outras tantas fontes e ainda não encontrei nada que especificasse de fato a quantidade de gorduras a serem consumidas.

Omais próximo disso que cheguei foi em uma recomendação, salvo engano no livro do Waldemar, que dizia que deveríamos evitar as frituras e óles muito processados, e podemos ingerir gorduras de outra fontes, como você bem citou, sem tanta preocupação, mas com parcimônia.

Eu por exemplo ingiro aproximadamente 58g de gorduras provenientes unicamente dos alimentos, além disso são duas clheres de sopa de azeite no almoço e na janta.

Mas de qualquer forma vamos esperar respostas melhores dos colegas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...