Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[Importante] Colesterol - Alguns Mitos Revelados


Antony5000

Posts Recomendados

Publicidade

Há realmente MUITO estudo contradizendo a Hipótese Lipídica.

Os estudos do Ravsnkov sao muito bons... e são de 2000. Só o ano passado fui ter acesso à esse tipo de informação.

De acordo com esse estudo (ele tem vários e existe uma infinidade de outros que o afirmam), existem 2 caminhos que levam a inflamação da intima arterial.

1- agragação plaquetária induzida pela hipercolesterolemia e monócitos do sistema imune (que chegam pra reparar o estrago e só fazem cagada).

2- multifatorial: estimulação do endotélio por cigarro, diabetes, hiperhomocisteinemia (excesso do AA cisteína, após comer mta proteína), excesso de ferro, falta de cobre, bactérias (segundo os estudos com ratos citados no artigo).

Segundo o próprio Uffe, a explicação para esses achados é que preferencialmente a promover a aterosclerose, colesterol alto é na verdade fator de proteção, já que "aquieta" o sistema Imune, pois homens com hipocolesterolemia possuem menos linfócitos T e CD8+ (célula de defesa já maturada no Timo, "pronta"). Outro fato é que a adesão dessas células ao tecido endotelial e a atividade fagocitária e motilidade das células mononucleares dos caras com hipercolesterolemia eram maiores que dos citatos anteriormente.

Ou seja: é bom ter mais células prontas para a defesa, mas sem estarem totalmente ativas, e o cholesterol proporciona isso.

Durante infecções agudas a síntese de colesterol aumenta, mas curiosamente ele também é reduzido no plasma sanguíneo, o que provavelmente explica a função protetora que ele tem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, beleza de tópico Antony500, reputado! Mas assim , acredito que em alguns pontos o colega Dones tenha razão.

LDL = Low Density Lipoprotein

HDL = High Density Lipoprotein

E essa classificação é que é chamada de "subfração" do colesterol.

Esse artigo do Lyle McDonald é muito interessante e vem a calhar muito bem nese tópico, esclarecendo muito sobre colesterol e gorduras em geral,

ainda não traduzi ele mas está na minha lista de deveres de casa, logo trarei um tópico com ele traduzido, pois considero algo que todos devam ler: (parte 1 e 2)

http://www.bodyrecom...ats-part-1.html

http://www.bodyrecom...ats-part-2.html

E também um pouco de wikipédia pode ser muito surpreendentemente esclarecedor:

http://pt.wikipedia....wiki/Colesterol

Mas fera, eu falei a respeito das sub-frações das lipoproteínas LDL especialmente... Assim como as lipoproteínas HDL também possuem sub-frações.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1- agragação plaquetária induzida pela hipercolesterolemia e monócitos do sistema imune (que chegam pra reparar o estrago e só fazem cagada).

Essa explicação entre parênteses definitivamente resumiu e esclareceu uma aparente contradição: "Como eles vão para reparar e podem ser prejudiciais?", kkkk!

Como leigo e interessado no assunto, parabenizo pelo artigo e pela discussão!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ahãn... muito bom, para reflexão, claro. Eu sempre que escuto falar em colesterol penso no quando excomungaram a manteiga, os ovos e o leite integral. Minha mãe e mionha vó passaram a vida comendo margarinas e leite aguado (desculpa, desnatado), são magras e tem semrpe o colesterol bombando... Eu como carne, como manteiga, tomo leite integral, sou magra (ok, tenho gordura localizada, como todo sedentério, claro, mas estou me esforçando pra resolver esse aspecto, rs...) e não tenho colesterol alto, nem triglicerideos e nem blablabla...

Dai, depois de uma vida de privações, comendo sebo adicionado de vitaminas artificiais pra ficar parecido com o original, mas como toda cópia, sempre inferior (margarina, eca), eles soltam que a margarina tinha o que? gordura trans!!!! sabe aquela sensação do "eu já sabia que isso não prestava"?

E os ovos? recomnedam até três por semana (antes era um e olhe lá. Eu confesso que como mais, como a maioria de vcs aqui no forum e vejam, tudo ok com meu hemograma, rs...)

Ótimo artigo. É isso ai. Não que o sujeito vá viver de ovos e manteiga, mas não precisa colocá-los na lista negra dos alimentos.

Tb penso na longevidade daquelas pessoas simples, da roça, q passam a vida comendo o que plantam, tomando o leitinho da vaca, trabalhando fisicamente na roça e vão muito bem, com saúde de ferro, obrigada. Comer com sabedoria é o caminho. E hj o cara mal nasce já socam "fórmula artificial" e papinha industrializada.

Pronto. Desabafei e declarei minha admiração pela tua postura contestadora. Obrigada por compartilhar!

desculpem os erros de digitação, to com pressa, ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...