Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Pressao No Ouvido, Alguem Já Teve?


Renan_Gamez

Posts Recomendados

Boa noite rapaziada, tenho esse problema quando faço um treino muito intenso e com pouco descanso, sinto uma pressao no ouvido, igual quando mudamos de altitude, ou mergulhamos, alguem já teve, será que seria problemas com a respiraçao, ou pode estar relacionado com a pressao?

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

A dica de hoje foi sugerida por duas alunas minhas que tiveram esse sintoma.Você já sentiu seu ouvido entupido durante o treino? Já sentiu ele estalando? Calma, você não está maluco, isso realmente pode acontecer e existe uma explicação racional. Mas atenção, esta explicação só vale para aquelas pessoas que apenas sentem este problema durante a prática de atividade física, se você experimenta esta sensação em outras ocasiões, o problema pode ser diferente.

Isso pode acontecer por causa do aumento da pressão interna durante o treino. Pense comigo: quando contraímos nossos músculos para realizar um exercício há um consequente aumento de volume desta musculatura. Um exemplo simples para você entender: quando você contraí seu bíceps, ele não “cresce”? Pois é. Quando contraímos o corpo todo durante exercícios que exigem muito esforço (sobretudo na região torácica), também há aumento de volume desta musculatura.

Normalmente no momento da execução do movimento o aluno não se lembra de respirar corretamente e muitas vezes acaba prendendo o ar devido ao esforço. Agora imagina um corpo com uma quantidade X de ar e depois o mesmo corpo com a musculatura contraída, ou seja, aumento de volume e a mesma quantidade de ar. Evidente que se o ar não sair, ocorrerá um aumento de pressão interna que pode refletir temporariamente no tímpano. Nada grave, não se preocupe. É algo reversível.

Como existe uma ligação entre a garganta, o nariz e os ouvidos a pressão do ar que está dentro de você pode se transformar em ouvido entupido ou até mesmo em estalos. Imagine que o ar que estava dentro de você foi comprimido pela contração de diversos músculos. Imagine que essa compressão reflita na sua garganta, nariz e ouvidos como se a gente pegasse um balão cheio de ar e contraísse sua parte de baixo. O que acontece com o ar? Tende a subir e se depositar na parte de cima do balão, certo?. Só que na parte de cima do balão está o seu tímpano, que reage de forma sensível a esse pequeno aumento de pressão interna (não confundir com pressão sanguínea, são coisas diferentes). Daí surgem os estalos e a sensação de ouvido entupido.

Por isso, a melhor forma de evitar este desconforto é respirar de forma adequada. Já escrevi uma postagem sobre a respiração correta, recomendo que todos leiam. O aluno precisa não apenas se lembrar de respirar como também respirar da forma correta.

Se acontecer com você, não se preocupe, não é nada sério. Provavelmente seu ouvido vai acabar desentupindo sozinho, mas se você quiser pode acelerar o processo através da chamada Manobra de Valsalva. Parece complicado, mas a Manobra de Valsalva nada mais é do que tampar seu nariz, fechar a boca e forçar o ar, como se quisesse expirar. Isso ajuda a normalizar a situação.

Mas atenção: se em qualquer momento você sentir qualquer tipo de dor ou desconforto persistente, um médico deve ser consultado!

fonte: http://oseupersonal.com.br/dicas-do-oseupersonal/under-pressure/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nem li o artigo ali, mas parece que é o que eu pensava mesmo, é a pressão do ouvido.

Sinto muito isso em treino de perna, inclusive o leg press, aonde fica "deitado", talvez aumentando o sangue para o cérebro e aumentando assim a pressão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 anos depois...

Boa tarde, Tenho o mesmo problema a alguns anos, acho que uns 5 mas ainda não descobri o que é isso, mesmo após um treino de jiu jtsu, ou uma simples corrida o problema aparece, minha voz fica afonica fina, sinto aquela pressão nos ouvidos. Não posso aceitar que isso seja normal pois meus colegas de treino não apresenta esse problema. Quem souber puder dar uma dica, fico agradecido.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Bom, apesar só tópico ser antigo, tive essa sensação hoje, porém notei algo que pode ser a solução. Bom eu estava jogando futebol e isso ficava acontecendo, baseado no que li em fóruns e na minha experiência eu diria que esta ligado ao ar comprido pelos músculos e a respiração. Pois no futebol, os músculos ficam relaxados e contraem rapidamente em diversos momentos, então a pressão varia muito. Notei que quando respirava pela boca, o problema persistia mesmo que eu "remexesse" no ouvido, mas quando eu respirava pelo nariz o problema parava, talvez isso esteja ligado a anatomia do corpo, pois os canais são ligados, e quando respiramos pela boca o ar não entra de forma correta, ou se respiramos muito forte pelo nariz e exercemos muita pressão no caso da Academia, desvio de septo pode ser uma causa provável... Outro detalhe interessante é que durante o percurso até a quadra de futebol, eu fui correndo, respirando corretamente e isso não aconteceu em nenhum momento. Então creio que essa sensação seja causada pela respiração incorreta somada a anatomia e a pressão exercida pelos músculos... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sentia isso.

 

Eu fazia musculação e jiu-jitsu. Chega o ouvido latejava, chiava. Era pressão alta.

 

Um belo dia eu estava sendo estrangulado e, para dar uma de fodão, saí do estrangulamento à moda caralha. Na época tinha até um rap chamado "apaga mas num bate". 

 

E saí felizão, "o brucutu"... 

Amanheci surdo do ouvido esquerdo e tive de fazer uma cirurgia pra selar o tímpano.

 

Podia ter sofrido um avc na época. Ia pro treino atopetado de guaraná em pó e um pré-treino famosinho na época chamado Xenadrine.

 

Ah sim, nesta mesma onda de ignorância eu conquistei um braço direito estalado. Até hoje, uns 20 anos depois, eu sinto a articulação fazendo LPO com um pouco mais de carga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...