Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Supino - Que Tal Aprender A Fazer Corretamente?


Dogmat

Posts Recomendados

Bom galera, encontrei um artigo interessante neste link

http://centralfitness.blogspot.com/2008/09...ombro-ruim.html

só que ele está meio mal traduzido, dificil de entender algumas coisas. Tentei revisar o texto e melhorar um pouco pro pessoal entender melhor. Deêm uma olhada e vejam o que vocês acham do artigo.

Supino Pesado - Ombro ruim

Paul Check

Por que todo o barulho, quando vemos um supino reto pesado? O que faz a enorme quantidade de peso que alguém pode empurrar tem a ver com alguma coisa? Se você está sentado com um bando de amigos e passa um "fortão" é comum ouvir "Quanto será que ele lebanta no supino?" Ou quando se fala em desporto, a mesma pergunta surge, "Quanto será a 1Rm dele no supino?" Quando vou a uma festa e conheco pessoas, tão certo quanto a cerveja na mesa é alguém perguntando: "Quanto você levanta no supino?" É sempre muito divertido ver a reação quando eu lhes digo "Não é muito, mas posso correr 30 metros com o Jô Soares nas minhas costas!"

O Supino reto na musculação nunca foi destinado a ser um ponto de referência para o homem (ou mulher!) . Trata-se de um exercício para melhorar o tamanho e / ou a força do peito, tríceps e deltoide anterior, nada mais. (...) Infelizmente, o excesso de ênfase no supino reto e variações muitas vezes associada a má técnica tem conduzido a uma maior incidência de lesões no ombro em atletas e não-atletas. Além disso muitas pessoas não são anatomicamente concebidas para executar o exercício, uma vez que geralmente é visto em textos de treinamento de força, em cursos de Personal Trainer e tecnicas de força.

O problema com a técnica tradicional

O barra é descida até que ela toque no peito (Figura 1) e, em seguida, levantada até voltar a posição inicial. (...).

01.gif

http://2.bp.blogspot.com/_r-d8-i1K6vg/Sabm.../s1600-h/01.gif

No entanto, para realizar o exercício exige-se uma maior amplitude de movimento (ROM - range of motion) do que é encontrado no ombro da maioria das pessoas - especialmente em atletas do sexo masculino. Por que é tão importante para o trabalho a ROM de seu ombro ? Algumas exemplos simples de anatomia irá ajudar a explicar esta situação.

- Durante um supino, a circulação é restringida não nos músculos do ombro, mas no invólucro especial dos tecidos ao redor do ombro, comumente chamado de " cápsula articular". Esta estrutura é utilizada para permitir apenas a quantidade de movimento correto para evitar lesões articulares, e também contém milhares de terminações nervosas especializadas chamadas "propriocepção". Propriocepção são terminações nervosas que se comunicam com o cérebro para informá-lo da posição e de velocidade de circulação, bem como a pressão, tensão e dor ao redor . Empurrando o ombro e forçando para além do limite funcional do ROM, ocorrerá um estiramento do ombro e sua cápsula articular. Na maior parte das pessoas isso irá ocorrer, deixando a barra do supino cair até que ela toque no peito.

O supino sendo realizado em uma bancada reta e fixa, não é bom para a circulação normal e para escápulas. Isto exige que o maior movimento ocorra no ombro. Como o supino é sobrecarregado com mais e mais pesos, as escápulas são pressionadas contra a bancada, perturbando ainda mais a mecânica normal das articulações e sobrecarregando a cintura escapular.

Até onde você deve deixar a barra ir no supino?

Para proteger o ombro e a articulação da cápsula de ser estirada ou ferida, existe um exercicio para determinar uma medida de segurança . É essencial que cada pessoa determine sua ótima amplitude de movimento no supino e para seu ombros , pois cada pessoa é diferente.

O Exercício Supino e o teste da Amplitude de movimento(ROM) (figura2)

02.gif

http://4.bp.blogspot.com/_r-d8-i1K6vg/Sabm.../s1600-h/02.gif

Passo 1 - Amplitude de movimento passiva:

Coloque seu braço na bancada e permita o seu braço baixar a sua amplitude de movimento passiva (Figura 2). Esta é a posição onde o braço pára naturalmente sem ser forçado. Neste ponto você tiver determinado o exato momento em que o ombro e cápsula articular tem uma restrição a amplitude de movimento do ombro.

(figura3)

03.gif

http://3.bp.blogspot.com/_r-d8-i1K6vg/Sabm...k-c/s320/03.gif

Passo 2 - Posição Otima:

Uma vez que você tenha identificado o final da posição passiva do ombro em sua amplitude de movimento no supino reto, levante o seu braço 2-3 centímetros para encontrar uma melhor posição do exercício de supino reto (Figura 3). Isso cria uma pequena zona tampão (10 º - 15 º) que irá proteger o conjunto da cápsula da sobrecarga quando estiver usando caragas muito pesados, ou quando você estiver cansado.

Embora muitos irão argumentar que é necessário treinar através de "toda a amplitude de movimento" para ser forte na modalidade, este conceito não procede. É bem conhecido entre os Fisioterapeutas e cientistas do exercício que há cerca de 15 º de resistência em qualquer ângulo da articulação específica com o treino de força. Ou seja, se você treinar o ombro de 15 º para 75 º, obterá a mesma força e resultados adquiridos na transição de 0 º a 90 º. Esse é o modo como a medicina esportiva e médicos melhoraram capacidade em um ombro lesionado ou em um joelho, sem na verdade nunca se deslocar através da dolorosa amplitude total de movimento.

O que há de tão importante em seu treino oferecido pelo ROM?

(...) Não respeitar a barreira passiva do ombro com cargas pesadas irá esticar o ombro e a cápsula articular. Uma vez esticada, a cápsula articular, já não pode estabilizar o ombro em conjunto com o braço (como na natação, vôlei, ou mesmo usando o martelo). Se estes movimentos são repetidos sem a estabilidade funcional fornecida por uma cápsula articular, desenvolve-se uma síndrome, resultando em inflamação e dor no ombro. Bursite e tendinite no manguito rotador acaba acontecendo posteriormente . Devido ao fato de a cápsula articular do ombro fornecer informações sobre o braço e sua posição, aqueles com uma cápsula articular soltas muitas vezes perdem a sua capacidade de precisão . Isso resultará em uma perda de precisão nos esportes que exigem uma técnica junto com o braço.

Ps. Antes de entrarmos em uma discussão fervorosa pessoal, lembrem-se: existem milhões de teorias, formulas, treinos, etc. Esse é só um artigo com mais uma opinião sobre como fazer exercicios. Não é a verdade absoluta sobre o supino...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

O teste de amplitude de movimento pode ser prejudicado pelo "encurtamento" do peitoral, não pode? Quem já fazia o movimento parcial, só pra colocar mais carga, vai ter uma amplitude menor mesmo... ou não? :huh:

Então, creio que não, pq esse é um teste de amplitude de movimento do ombro, pra vc saber o quanto vc pode descer a barra sem ferrar o ombro. Nesse caso, o movimento do peito no supino já é limitado pela ação do ombro, então um encurtamento (se não for muito extremo) não vai prejudicar o teste. Bom, isso é a minha opinião tb, e eu não sou formado em EF, apenas falo por experiencia, se alguem souber me corrija...

Bem bacana o artigo...

Graças ao meu bom e velho amigo supino, estou a duas semanas parado com os treinos, estou com pressentimentos ruins, acho que aconteceu algo sério com meu ombro... :(

Tb curti quando eu li, inclusive o blog tem muita dica bacana tb que pode ser aproveitada pela galera aqui, sobre aquecimentos etc... Só a forma como o cara escreve eu achei muito ruim, meio as pressas sem concordância, com muitos termos repetidos, e as vezes mal conjugado. Acho que é portugues de portugal, e ainda mal escrito mas vá lá. Dá pra entender.

Eu vou fazer o teste hoje. Acho que é por isso que eu tava mal no supino, estacionei nos 46 kg e não conseguia subir... descia a barra até 2 dedos do peito e sentia o ombro fraco. Agora vou concentrar mais no peito e tentar não descer tanto, e ver o quanto consigo subir o peso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tomara que nõo seja nada grave.

boa sorte .

1 mes parado? kk isso que eu chamo de off season

Eu também espero que não... :lol:

Valeu pela força.

Pois é cara, como de costume, sempre paro de treinar nas férias de final de ano, mas sempre foram 2 semanas no máximo, mas é que viajei para ponta porã em dezembro, e refiz meu estoque de suplementos, e com isso acabei ficando sem grana para pagar a academia...

Sim, é trágico.. hauhauhauhauaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...