Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

O Globo - "suplementos Perdem Força"


Tibissa

Posts Recomendados

Matéria do Caderno de Ciência de Quarta-feira, 11 de Julho de 2012.

Flávia Milhorance

[email protected]

Suplementos perdem força

Anvisa proíbe venda de Oxielite Pro e alerta sobre graves riscos de complementos alimentares

O
consumo de alguns suplementos alimentares pode causar graves danos à saúde das pessoas. Este foi o alerta da ANVISA, que ainda suspendeu ontem a distribuição, divulgação, comércio e uso do Oxielite Pro
, com medida válida para todo o país.

De acordo com a Anvisa, o produto, fabricado por empresa desconhecida, possui na composição a substância dimethylamylamine (DMAA), estimulante usado, principalmente, no auxílio a emagrecimento, aumento do rendimento atlético e como droga. Segundo a agência, essa substância tem efeitos sobre o sistema nervoso central e pode causar dependência, além de outros efeitos adversos, como insuficiência renal, falência do fígado e alterações cardíacas, podendo levar até à morte.

Na última semana, a Anvisa incluiu o DMAA na lista de substâncias proibidas no país, fato que impede não só a comercialização nacional, mas também a importação dos suplementos que contenham a substância, mesmo que por pessoa física e para consumo pessoal. Além do Oxielite Pro, o DMAA é encontrado na composição de suplementos alimentares, como Jack3d e Lipo-6 Black.

O alerta da Anvisa ressalta, ainda, que muitos desses suplementos alimentares não estão regularizados junto à agência e são comercializados irregularmente no país. Segundo o diretor de Controle e Monitoramento Sanitário da Anvisa, José Agenor Álvares, são produtos fabricados a partir de ingredientes que não passaram por avaliação de segurança.

- Esses suplementos contêm substâncias proibidas para uso em alimentos como: estimulantes, hormônios ou outras consideradas como doping pela Agência Mundial Antidoping - explica.

Uma alimentação saudável é opção

Para o endocrinologista Henrique Suplicy, professor da Universidade Federal do Paraná e representante da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, o uso de qualquer tipo de suplemento alimentar é contraindicado na maioria dos casos.

- Concordo com a posição da Anvisa, e vou além, desaconselho meus pacientes de uilizarem qualquer suplemento. Eles só devem ser prescritos em situações específicas, por exemplo, deficiência de algma vitamina, desnutrição ou se eles estão muito debilitados - defendeu Suplicy, que ainda apontou jovens como o principal alvo dos suplementos. - O que se vê com frequência são jovens e adolescentes estimulados pelo exemplo de seus amigos nas academias de ginástica tomando complementos e às vezes até anabolizantes, que são ainda mais perigosos.

Suplicy explica que os suplementos sobrecarregam o organismo, principalmente o rim e o fígado, que metabolizam as substâncias.

- Se a pessoa já tem algum problema num desses órgãos, eles serão ainda mais lesionados. Inclusive, o excesso de vitamina nem é absorvido, e vai direto para a urina - explicou.

O professor defende que os suplementos sejam substituídos pela alimentação saudável

- O que se precisa é ter uma alimentação completa. Isto significa ter pelo menos três refeições. No café da manhã, o tradicional pão com manteiga e o leite está suficiente No almoço, aconselho dividir mentalmente o prato no meio: de um lado, colocar verduras e legumes. Do outro, um quarto servirá para a carne e o outro, para o carboidrato - exemplificou.

A regulamentação sanitária brasileira permite que pessoas físicas importem suplementos alimentares para consumo próprio, mesmo que esses produtos não estejam regularizados na Anvisa. Entretanto, esses suplementos não podem ser importados com finalidade de revenda ou comércio ou conter substâncias sujeitas a controle especial ou proscritas no país, como é o caso do DMAA. No Brasil, alimntos apresentados em formatos farmacêuticos (cápsulas, tabletes ou outro formatos destinados a serem ingeridos em dose) só podem ser comercializados depois de registrados junto à Anvisa.

Gostaria do comentário da galera. Transcrevi a matéria inteira de meia página do O Globo.

Acho uma irresponsabilidade enorme colocarem um endocrinologista pra passar uma alimentação TOSCA dessas, num jornal de circulação como esse, em matéria voltada para desportistas em sua grande maioria da musculação.

Sequer o nome do suplemento foi escrito corretamente. é OxYelite Pro.

Bem, o nome da redatora, ou sei la, da pessoa que fez esse lixo de reportagem tá lá no início. Estejam à vontade para se manifestarem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

"O que se precisa é ter uma alimentação completa. Isto significa ter pelo menos três refeições. No café da manhã, o tradicional pão com manteiga e o leite está suficiente No almoço, aconselho dividir mentalmente o prato no meio: de um lado, colocar verduras e legumes. Do outro, um quarto servirá para a carne e o outro, para o carboidrato"

Suficiente pra quem deseja se manter vivo.

Quem busca fazer um bulking, por exemplo, tem que comer muito mais do que o suficiente para se manter vivo; e é justamente aí que os suplementos são mais bem-vindos.

Mas é importante ouvir a opinião de profissionais da área a respeito de suplementação. Por mais política que seja a decisão da ANVISA, evidentemente, há o mínimo de estudo e embasamento técnico por trás dela.

Devemos entender que a ANVISA não é um simples órgão composto por profissionais de baixo nível; mas o principal órgão regulador de situação sanitária do país - que deve, ao mínimo, ser levado a sério em toda e qualquer manifestação, assim como qualquer outro órgão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No café da manhã, o tradicional pão com manteiga e o leite está suficiente

depois querem falar de alimentação saudável...não estou condenando o pão com manteiga e o leite, mas será mesmo que é o suficiente?Eu não acho.

e infelizmente como muita gente lê isso, fica com uma ideia errada sobre suplementos, e até alimentação...pode saber que muitos ''jovens'' como ele disse vão ter seus potinhos confiscados pelos pais que vão ler isso...e outros vão achar que é tudo anabolizante...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sobre o DMAA existem poucos ou nenhum estudo sobre seu uso em longo período, tudo bem que possamos dar tiros no escuro, mas quero que comprovam seu uso de 'imediato', quem se ferra é porque usou a dose demasiada, mas tudo bem, foi proibido pela FDA e aqui pela anvisa, que na real já era proibido pelo menos boa parte desses suplementos, agora parei no nutricionista indicando pão com manteiga na refeição de manhã como uma alimentação saudável, não que o pão causará danos mas no mínimo o uso excessivo pelos brasileiros de manteiga/margarina traz prejuízos a longo prazo, desde acúmulo de gordura nas artérias, e por ai vai...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No café da manhã, o tradicional pão com manteiga e o leite está suficiente

No café da manhã, o tradicional pão com manteiga e o leite está suficiente

No café da manhã, o tradicional pão com manteiga e o leite está suficiente

aww-yea-meme-original.jpg

O cidadão ai acha que a gente não malha pesado, não puxa ferro violento e não faz um treino de carga forte e quer um bulking não vai crescer com um pão c/ manteiga nem fudendo.

Pão com manteiga no café é pra pessoas sedentárias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante usuario_excluido22

Suplicy explica que os suplementos sobrecarregam o organismo, principalmente o rim e o fígado, que metabolizam as substâncias.

- Se a pessoa já tem algum problema num desses órgãos, eles serão ainda mais lesionados.

Isso é verdade, e qualquer alimento gera esse impacto. Melhor a gente parar de comer porque faz mal pra saúde.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...