Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Livre Discussão Sobre Powerbuilding


greco-romano

Posts Recomendados

Publicidade

Gostei geral do exercício desse cara ai Surya Namaskar, existem outros bons e práticos como esse?

Surya Namaskar é uma sequência de ásanas, cada posição tem um nome, e podem ser praticadas separadas, mas quando se juntam nessa ordem do vídeo recebem o nome de Surya Namaskar.

Cada Yoga em sua própria forma de criar as sequências dos ásanas, essa no vídeo é do Ashtanga Vinysasa.

Somente o Surya já é suficiente para um trabalho recuperativo/mobilidade, mas se quiser ir mais fundo recomendo baixar o DVD do David Swenson (torrent acha fácil) e fazer umas aulas avulsas em algum espaço de Yoga sério.

O Ashtanga tem 6 séries fixas bem longas que demoram mais de uma hora para se fazer e praticamente sem repetir movimentos. Muito punk de fazer.

Com o tempo você mesmo começa a encadear as sequências de forma espontânea.

NOTA: Google ashtanga serie 1 . . . 6

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Craw, comecei a colocar as idéias que vc me passou no treinamento e até o momento, na prática, ficou bem interessante a melhoria. Outra coisa, vi em outro post seu que um dos autores que vc recomenda é o Tudo O. Bompa, neste caso qual a sua opinião em relação ao sistema de Periodização que ele propõem?

Ele defende que para um atleta de BB seria interessante ter as seguintes fases de treinamento: Adaptação Anatômica, Hipertrofia, Força Máxima, Definição Muscular e Transição. Recomenda dar ênfase em uma determinada fase do ano em cada treinamento desse, enquanto que, das coisas que estou lendo no BB.com e no Brawn.com os Powerbuilders tentam montar em um treinamento apenas 2 ou mais dessas fases em apenas um treinamento (acredito tbm que um exemplo é o treino que vc postou). Assim, vc considera interessante colocar fases de adaptação anatômica, ou qualquer treino que dá mais ênfase na hipertrofia sarcoplásmatica e no fortalecimento dos tendões, na periodização anual ou manter um treino de Powerbuilding durante o ano inteiro tbm está de bom tamanho?

Os exemplos de treinos de PB que verifiquei nos sites acima mencionados tendem em sua maioria ficar variando os exercícios durante +/- 3~4 semanas, parecido com o Doggcrapp A1, A2, A3, etc. Nesse quesito, essas variações não iriam atrapalhar o indíviduo na progressão de cargas? levando em consideração que ele é um intermediário.

Sobre as leituras e métodos de estudo tbm utilizo o SQ3R, só os resumos que faço em estilo diferente do recomendado p/ Francis Robinson. Mesmo que vc faça um híbrido da leitura dinâmica, a sua velocidade de leitura parece estar bem rápida, comparando com a média de 150~250ppm. Antes de começar a faculdade vc mantinha essas metas de leitura ou o curso que tem incentivou a ler tanto?

Que pena que a leitura dinâmica não funciona bem, tbm cheguei a mesma conclusão que vc... aplicava em Dir. Tributário, Dir. Previdenciario que não conhecia nada e infelizmente não entendia praticamente nada... Vc está utilizando alguma técnica para revisão do material? tipo aquela utilizada pelo criados dos flashcards (estilo cartões de memória) revisar o material tds os dias durante 1 semana, dps 1x por semana durante um mês, dps 1x p/ mês, dps 1x p/ semestre ou ano. Afim, de ficar na memória de longo prazo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Craw, comecei a colocar as idéias que vc me passou no treinamento e até o momento, na prática, ficou bem interessante a melhoria. Outra coisa, vi em outro post seu que um dos autores que vc recomenda é o Tudo O. Bompa, neste caso qual a sua opinião em relação ao sistema de Periodização que ele propõem?

[...]

Cara, confesso que faz MUITO tempo que li Bompa então vou apenas comentar a ideia geral da periodização que você colocou. Essa discussão (periodizar o ano inteiro X seguir um treino mistureba o ano inteiro) já aconteceu em outros tópicos, mas resumidamente ela sempre cai naquele impasse do individualismo. Tem gente que não larga esse estilo de periodização que você citou por nada nessa vida, outros preferem apenas montar um treino híbrido e segui-lo ininterruptamente. Eu prefiro a segunda opção, não faço periodizações tão bem definidas/faseadas; mas por outro lado, como eu tinha dito, dependendo da fase do ano eu acabo ficando apaixonado por um treino e geralmente isso resulta em um certo tipo de periodização, mesmo que não intencional. As vezes eu fico 2-4 meses em um treino como o atual, ai passo e fico 6 semanas com DoggCrapp, ai fico uns 3 meses em um FullBody... essas variações acabam por resultar sim em uma periodização, embora não seja exatamente intencional.

Quanto a variação de exercícios, também não é um assunto unânime. Geralmente os seguidores do WSB apoiam a variação de exercícios, enquanto outros métodos tendem a ver esse dinamismo na escolha de exercícios como problemática. Cada um interpreta de uma forma, exemplo: pro WSB, variar o exercício significa permitir que a parte neural fique menos estagnada (explicando de uma forma escrota, é claro); para outros, variar o exercício significa apenas dificultar a adaptação neural. Veja que o problema aqui geralmente é solucionado na base da Argumentação. Eu nunca vi alguém provar - de fato - que algum dos lados está correto, então geralmente o que acontece é: temos (1) o emissor da informação (quem estiver argumentando), (2) o receptor/ouvinte (quem for receber) e (3) o objeto (no caso, a variação de exercícios). Um emissor bem qualificado (um Doutor, por exemplo) defendendo que a variação é positiva, e o ouvinte sendo alguém que já goste de WSB vai resultar necessariamente na vitória do variação; por outro lado, outro emissor bem qualificado falando que a variação é negativa, e o ouvinte sendo alguém que não goste do WSB, provavelmente vai terminar com a derrota da mesma. Essa enrolação toda é apenas pra demonstrar como geralmente essas discussões terminam. Vem um user X, faz um belo post defendendo o lado A e o ouvinte Y, que já é propenso a ficar também deste lado, acredita que o lado A realmente seja melhor (mesmo que o lado A seja um lixo total, o ouvinte vai sair com a impressão dele ser melhor simplesmente porque o emissor era qualificado e sabe escrever bem). Embora eu goste MUITO desse assunto (como a argumentação pode facilmente induzir as pessoas em erro), não é o foco do tópico então vou tentar me encurtar e citar os principais pontos: eu não gosto muito de variar o exercício base, mas saiba que meu lado não é o majoritário; o ideal - ao meu ver - é experimentar o que você melhor se adapta na prática; tome cuidado ao ler a opinião de outras pessoas (embora você, como estudante de Direito, já deva saber disso :P); o assunto não é unânime.

Realmente, minha leitura passa com certa facilidade das 250ppm. Sempre gostei de ler, mas a faculdade realmente me estimulou muito (e como qualquer hábito, quanto mais ler, mais fácil se torna). Também tenho uma certa facilidade com as habilidades conexas (mapas cognitivos e afins), então isso facilita bastante; cada um tem seu forte e fraco... o meu fraco, por exemplo, são os números (não sei fazer divisão, mal consigo raciocinar quanto devo receber de troco... sai da escola só porque colei MUITO). Quanto a revisão, apenas reviso meus próprios resumos (os quais não utilizo nenhum método especial pra organizar) com algum tipo de frequência (aqui eu uso meio do feedback, conforme sinto que estou ficando pra trás em alguma matéria, vou dar uma refrescada no assunto e também priorizo os materiais, de acordo com o que mais gosto/preciso), mas não uso de flashcards e nem tenho um prazo fixo de revisão.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa questão de periodização é bastante interessante e nota-se que a maioria funciona muito bem, basta você encontrar uma que se adapte melhor a seu estilo e a seu corpo. Linear, ondular, conjugada, blocos... Todas funcionam apenas teste e veja a que melhor se adapta a seu estilo de vida e que goste também.

Trocar o exercício direto não é vantajoso para a maioria dos casos, tem que ser avançado pois um fator bem importante é aprender a fazer o exercício com uma técnica de boa a excelente, se você troca o exercício toda semana ou a cada três semanas você vai se perder na progressão e o que você está aumentando de força na maioria dos casos é o aprendizado do novo exercício. Obvio que por ter biomecânica similar e gruposs musculares trabalhando num padrão semelhante que haverá ganhos neurais e musculares também, mas focando num exercício por mais tempo você poderá melhorar a técnica(horrível na maioria dos casos) e fazer um exercício que goste e ainda ficar forte e ganhar massa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gaspar essa yoga tem relações com religiosidade ou é apenas exercício?

Eu comecei a fazer os exercicios daquelas series e que negocio pra cansar, as panturrilhas e as posteriores da coxa sentem muito quando está naquela posição que dá cinco respiradas profundas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como é esse lance de cluster? Tou por fora.

Teu treino lembra um 5/3/1, mas sem as waves... Interpretei certo? :P Eu achei a estrutura bem legal.

Passei a me interessar pelo sistema de progressão do Wendler, mas a tendência "infrequente" de exercícios assistenciais me incomoda... No livro ele diz que a pessoa fraca em Barra-Fixa (como eu) deve treiná-las 2-3x/sem com várias séries de poucas reps e um objetivo semanal de volume (ótimo método), mas quando que a estrutura do 5/3/1 permite encaixar esses 3 treinos de Barra-Fixa sem comprometer a lógica do programa? Você tem uma luz aí? Arruma um espacinho aí de MP.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gaspar essa yoga tem relações com religiosidade ou é apenas exercício?

Eu comecei a fazer os exercicios daquelas series e que negocio pra cansar, as panturrilhas e as posteriores da coxa sentem muito quando está naquela posição que dá cinco respiradas profundas.

São só exercícios.

A ideia é essa mesmo, sentir o corpo trabalhando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como é esse lance de cluster? Tou por fora.

Teu treino lembra um 5/3/1, mas sem as waves... Interpretei certo? :P Eu achei a estrutura bem legal.

Passei a me interessar pelo sistema de progressão do Wendler, mas a tendência "infrequente" de exercícios assistenciais me incomoda... No livro ele diz que a pessoa fraca em Barra-Fixa (como eu) deve treiná-las 2-3x/sem com várias séries de poucas reps e um objetivo semanal de volume (ótimo método), mas quando que a estrutura do 5/3/1 permite encaixar esses 3 treinos de Barra-Fixa sem comprometer a lógica do programa? Você tem uma luz aí? Arruma um espacinho aí de MP.

Cluster lembra as rest-pauses. Existem diversas variações, mas a versão "padrão" é: utilizar uma carga que teoricamente te permitiria realizar X repetições, porém realiza apenas X-1 ou X-2 repetidamente e com pequenos intervalos entre cada "mini-série". Colocando mais na prática, seria tipo colocar sua 2 ou 3RM na barra porém realizar 5 séries de 1 repetição, com 10-20 segundos de intervalo, ou seja, supondo que eu consiga supinar 100kgs pra 3 repetições, coloco 100kgs na barra porém faço 5x1 dando curtos intervalos. É uma forma de mesclar treino com cargas altas (embora submáximas) com adaptação a fadiga.

Sim, de certa forma meu treino lembra a estrutura do 5/3/1, embora este (e por consequência, meu treino também) tenha uma estrutura bem semelhante a outros métodos focados em força e desenvolvimento atlético.

Quanto a infrequência dos auxiliares, realmente, pela lógica do 5/3/1 os auxiliares são feitos 1-2x/semana. Mais do que isso, só se quebrar um pouco a noção do treino. O que me parece razoável (embora só vá resolver o problema das barras) é você seguir um Grease the Groove em dias alternados dos treinos de Upper Body e não falhar nestes, na parte de back. Ex: segunda e quinta você treina upper body, poderia fazer barra em ambos dias (e cortar e/ou manter remadas) e adicionar um terceiro (e talvez quarto, quinto...) dia - provavelmente em um dia off - de GTG. Como o treino GTG não é desgastante, e você não vai falhar nos treinos de back propriamente ditos, é pra dar conta. Na teoria vai ficar bagunçado sim, mas não tem muito como resolver. A forma mais simples seria simplesmente sair fazendo todo dia, ou dia-sim-dia-não, um GTG de barra e dane-se o resto. De novo, na teoria não é lindo, mas na prática pode ser que funcione. MPs só pra gatinhas cheirosas, homem não :P

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...