Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Discussão Sobre Power Rack (Materiais, Espessuras, Tamanho Dos Furos, Modelos, Compra, Etc).


Power Rack

Posts Recomendados

11 horas atrás, Vecchio disse:

 

Fala Gabriel,

 

   Praticamente todos os bons power-racks fecham-se na parte superior, isto é, são usadas barras transversais para que unem as duas seções laterais do equipamento. O de 1600 que você postou é um exemplo deles:

   Em um power-rack como estes é possível a realização dos seguintes exercícios:

  • agachamento
  • supino
  • desenvolvimento militar
    • A depender de sua altura, você precisará encomendar um com uma altura que comporte a barra erguida sobre sua cabeça com os braços esticados. O meu, por exemplo, não comporta. Eu tenho de fazer este exercício para o lado de fora do equipamento
    • A necessidade de se fazer este exercício dentro do power-rack deve-se aos apagões que a gente arrisca sofrer quando está realizando muito esforço neste tipo de exercício
  • barra fixa (precisa ser fechado em cima com essas barras que comentei)

   Por meio da aquisição de um kit portátil de cabo/roldana acoplável, você também poderá fazer no power-rack os diversos exercícios de pulley (puxadas) tríceps, costas, remada unilateral, entre outros. Até dá pra improvisar um cross-over unilateral.

 

   Agora, esse que você perguntou, com barra guiada, eu, pessoalmente, não compraria. Não curto aparelhos guiados. Nenhum deles.

 

Obrigado por sua ótima resposta e pela atenção, Vecchio!

Eu gostei da barra guiada porque quando fazia academia, eu tinha dificuldades pra fazer o agachamento de forma correta (segundo os instrutores). E aí me mandaram pra barra guiada. Meus joelhos iam demais pra frente e eu tendia cair pra trás, rs. Além disso, ele já vem com 80kg de cada lado, permitindo facilmente fazer muitos outros exercícios (especialmente os de triceps, que eu fazia bastante), além de fixá-lo melhor no chão (o que traria mais segurança pros exercícios de barra fixa). Viajei muito na maionese? rs

 

Por fim, ainda não consegui me imaginar fazendo o supino: seria na barra guiada mesmo? E ai, como fica quando eu não aguentar mais repetir? Ao invés de mover a barra pra trás, como fariamos no cavalete, eu giraria o pulso, pra travar a barra guiada? Isso ainda não entendi.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

6 horas atrás, GabrielVinicios disse:

 

Obrigado por sua ótima resposta e pela atenção, Vecchio!

Eu gostei da barra guiada porque quando fazia academia, eu tinha dificuldades pra fazer o agachamento de forma correta (segundo os instrutores). E aí me mandaram pra barra guiada. Meus joelhos iam demais pra frente e eu tendia cair pra trás, rs. Além disso, ele já vem com 80kg de cada lado, permitindo facilmente fazer muitos outros exercícios (especialmente os de triceps, que eu fazia bastante), além de fixá-lo melhor no chão (o que traria mais segurança pros exercícios de barra fixa). Viajei muito na maionese? rs

 

Com devido respeito aos professores que orientaram você a passar a usar o smith irei discordar pelo textão a seguir.

 

Orientar um aluno a realizar agachamento no smith devido a restrições - desde que não sejam decorrentes de efetivas restrições, p. ex., acidente ou má formação congênita que o impeça - é como pedir para você usar uma moto para fazer uma atividade física de deslocamento que até então era feito de bicicleta por se sentir cansado ao pedalar.

 

Um agachamento realizado de forma problemática pode estar associado a diversas causas: falta de flexibilidade do tornozelo, encurtamento de isquiotibiais, distância estabelecida entre os pés imprópria, posicionamento incorreto do tronco, entre outras. Estas que eu citei eu tive e tenho todas. O que fiz foi trabalhar para diminuir, mitigar, tais restrições por meio dos exercícios de alongamento e mobilidade e dezenas - quase uma centena - de filmagens de perfil e de frente. Hoje em dia o meu agachamento está menos ruim do que aquele que eu fazia no passado. Posso chamá-lo hoje dia de "tolerável". Levei mais de um ano pra evoluir um tiquinho.

 

Face ao exposto, uma mente poluída poderia pensar que você tenha sido orientado a fazer o agachamento no smith para que você tivesse seu problema resolvido. Porém não foi. O problema foi contornado e pode continuar lá.

 

--//--

 

Falando agora do aparelho de smith propriamente dito: é um equipamento acessório. Ele isola o trabalho principalmente do quadríceps. Seguramente se eu estivesse em uma academia fazendo um treino ABC, onde C seria o treino de pernas, eu iria inclui-lo. A sensação de tensão zero na lombar é agradável e permite que a gente se concentre em somente esgotar o trabalho do quadríceps.

 

No entanto, por ser um exercício guiado, o curso do movimento não segue à nossa cinesiologia, isto é, nossas articulações, se livres estiverem, não seguirão ao mesmo curso. Logo, como mencionei, por ser um acessório, é recomendável que trabalhe-se neste aparelho com intensidade voltada a repetições ou ainda com técnicas específicas, ao invés de intensidade com aumento de carga. Trocando em miúdos:

  • ao treinar agachamento, afundo, supino, leg press vertical, etc, no smith é melhor realizar séries com um número alto de repetições, coisa lá pra 12, 15 até 20 repetições, usar rest-and-pause ou ainda, se tiver com colegas ou com um personal, fazer um drop set. 
  • não se deve usá-lo para teste de carga máxima ou low reps (repetições com força máxima na ordem de 1 a 6 repetições) por causa da cinesiologia mencionada
    • observe ainda que ao se trabalhar em tal zona de intensidade, precisamos de duas barrinhas que salvam nossas vidas, chamadas safe bars, que não existem no aparelho de smith. Elas servem para segurarem a barra antes de esmagarem a gente, seja no agachamento ou no supino
    • rotacionar o punho para retornar com a barra ao cavalete numa condição limítrofe, próxima da falha, não é tão fácil assim.
    • Uma exceção a isto talvez seja o encolhimento de ombros e o treino de panturrilhas (gêmeos em pé). Eu pessoalmente, não me sinto cometendo um enorme pecado fazendo estes dois exercícios no smith e com mais peso

Logo, se sua intenção seja comprar um aparelho de smith pra montar sua home-gym, é bom sondar o espaço, pois talvez vá necessitar de outros aparelhos, como mesa flexora e leg press. No entanto, se você, como eu, tem orçamento e espaço limitados pra isto, a melhor solução é um power-rack. Aliás, aquele power-rack que você citou também tem um outro exercício fundamental na musculação, que eu não mencionei, chamado de mergulho nas paralelas (DIPS).

 

Citar

Por fim, ainda não consegui me imaginar fazendo o supino: seria na barra guiada mesmo? E ai, como fica quando eu não aguentar mais repetir? Ao invés de mover a barra pra trás, como fariamos no cavalete, eu giraria o pulso, pra travar a barra guiada? Isso ainda não entendi.

 

 

 

 

Supino na máquina de smith é realizado, por exemplo, desta forma:

 

E, por fim, dê atenção a outras opiniões, pois com o tempo, sem querer, às vezes cada um puxa a sardinha pro seu lado. Há pessoas que simplesmente não suportam realizar exercícios compostos e outras não gostam de isoladores. E acabam criando dogmas em torno de uma ou de outra coisa.

 

Se você gosta de resistência muscular localizada, por exemplo, tem grana, tem espaço, invista em aparelhos, enfim, escute a si próprio também. Agora, se você gosta de realizar exercícios compostos, um power-rack, um banco e anilhas já fazem a festa. Ambos promovem ganho de massa muscular e hipertrofia. O melhor caminho é a combinação dos dois.

Editado por Vecchio
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 02/06/2020 em 10:14, Matador de Lebres disse:

Pessoal, alguém tem um power rack e faz levantamento de peso livre em apartamento? Com essa quarentena e o preço salgado da academia, estava cogitando a montar uma estrutura no meu ap. Mas não sei se isso seria seguro.

 

Eu acho que seria seguro, excluindo levantamento terra. Recomendo que você consulte a opinião de um engenheiro civil para ter mais certeza.

 

O problema do levantamento terra, ao meu ver, seria o tremor e o barulho que faria, incomodando seus vizinhos, caso você more no térreo a situação melhora um pouco mas acho que ainda assim incomodaria os vizinhos.. Se alguém tiver alguma ideia de como fazer levantamento terra em apartamento eu gostaria de saber também. Eu me refiro a levantamento terra pesado, no qual vc deixa ele "cair de forma controlada" quando está descendo, a partir do joelho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o objetivo não for competir, o levantamento terra pode e, na minha opinião até deve, ter seu retorno ao solo de forma controlada.

Da mesma forma que em uma rosca direta, realizando o movimento concêntrico e excêntrico com velocidade controlada, haverá um melhor aproveitamento.

 

Controlando o retorno dá pra realizar levantamento terra até com aqueles tatames coloridinhos de bebê.

 

Pra quem ainda se preocupa, pode comprar um tatame de 5 cm e em eventuais retornos da barra onde se perca o controle, no máximo haverá um ou dois instantes, no dia da semana que for treino de terra, haja algum problema.

 

O bonatti treina pesado em apartamento. Vejam o diário dele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/06/2020 em 07:16, mattelven disse:

Poderiam me indicar marcas de equipamentos que eu possa pedir orçamento de um banco livre inclina/declina ?

 

O da Metalika Sport modelo antigo custa 780 reais, inclina e declina, o modelo novo apenas inclina, tbm custa 780 reais. Isso nao contando o frete (varia dependendo de onde você mora)

 

 

2 horas atrás, Vecchio disse:

Se o objetivo não for competir, o levantamento terra pode e, na minha opinião até deve, ter seu retorno ao solo de forma controlada.

Da mesma forma que em uma rosca direta, realizando o movimento concêntrico e excêntrico com velocidade controlada, haverá um melhor aproveitamento.

 

Controlando o retorno dá pra realizar levantamento terra até com aqueles tatames coloridinhos de bebê.

 

Pra quem ainda se preocupa, pode comprar um tatame de 5 cm e em eventuais retornos da barra onde se perca o controle, no máximo haverá um ou dois instantes, no dia da semana que for treino de terra, haja algum problema.

 

O bonatti treina pesado em apartamento. Vejam o diário dele.

 

Interessante, Vecchio.. Eu costumo ver os powerlifters não deixando cair, mas dando aquela "arregada controlada" abaixo do joelho, principalmente quando estão tentando fazer PRs, acho que isso não seria muito bom em apartamento né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, hypocrazybr disse:

tem como passar o link do diario dele? dei uma pesquisada rapida por aqui e nao encontrei

 

Acredite se quiser, fui procurar e o Bonatti foi abduzido. 

Não tô achando o diário dele nem suas mensagens.

Mas ele fazia terra direto e dava pra ver que era de um apartamento.

 

5 minutos atrás, Daniel Earp disse:

 

Interessante, Vecchio.. Eu costumo ver os powerlifters não deixando cair, mas dando aquela "arregada controlada" abaixo do joelho, principalmente quando estão tentando fazer PRs, acho que isso não seria muito bom em apartamento né?

 

A única necessidade do levantamento terra de competição é retornar com a barra ao chão com as mãos na barra, ou seja, sem largá-la no nível da cintura.

Ainda assim, pode haver técnicas de treino desses competidores onde eles encaixem algum período de treino com o retorno da barra controlado.

 

Agora, pro maromba, não há necessidade de debulhar a barra no chão. Ele estaria perdendo a oportunidade de aproveitar o exercício resistido na descida. Vou mais além: na minha humilde opinião, não vejo necessidade do fisiculturista treinar levantamento terra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...