lukao1993 Postado Junho 28, 2013 às 21:30 Postado Junho 28, 2013 às 21:30 Pessoal abandonou o topico ja? Tem alguma opinião sobre essa de madeira?
Guillardi Postado Junho 28, 2013 às 22:48 Postado Junho 28, 2013 às 22:48 Galera, qual a opinião de vocês sobre uma power rack de madeira? Como a desse vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Mo8mCH3L1jM Eu fiz um de madeira. Não é tão grossa quanto essa do vídeo. A minha é de 5x15 com furos de 5/8". Medindo de altura 2,20 e internament 1m² Se fizer bem "prendida" aguentará fácil 250kg. Dá para fazer muita coisa (com roldanas) e ir agregando aos poucos novas funcionalidades. lukao1993 reagiu a isso 1
Visitante usuario_deletado343434 Postado Junho 29, 2013 às 00:42 Postado Junho 29, 2013 às 00:42 O Power Rack ficou ótimo, obrigado pela contribuição Guillardi
HMacOs Postado Junho 29, 2013 às 19:20 Postado Junho 29, 2013 às 19:20 Realmente , deve ser isso, msm pq 180kg pra um cage quase completo é mt pouco. Bom, ainda n me decidi sobre qual vou fazer. Estou pensando em levar um modelo full e ver o preço, se achar que vale a pena faço ele mesmo, caso o contrario faço o orçamento de um half hack. Pensei em fazer o modelo abaixo com as seguintes dimensoes: Altura : 2,2m largura interna: 1,1m profundidade interna 80cm profundidade externa 1,4m Furos estou pensando em 28mm pra barras de segurança de 1". Distancia de 5cm entre os furos. Vão começar a partir de 30 ou 40 cm do chao até 1,80m Eai, oque acharam? tem alguma coisa fora da normalidade? EDIT: Eu ainda n entendi mt sobre os j-hooks. Eu não encontrei pelo topico( talvez n tenha visto) mas quais seriam as medidas padroes( lugar certo do pino, medidas da parte de encaixe etc)? e no caso de usar furação menor doq as que eu citei acima, n seria pouco o pino do j-hook ter 1/2"? Abraço Fala, Night. Tirando a parte das furações e da profundidade interna, as medidas do meu projeto tão muito parecidas com as suas. Quanto à furação, tô supondo que 5 cms é a distância entre os extremos dos furos e não dos centros (o que daria uns ~7,5cms entre centros, o que não deixa de ser uma boa distância). Se for distância entre os centros, com essa bitola de barra de segurança sobra ~2cms de parede entre os extremos dos furos. Não diria que não é possível a 2.a opção, mas a espessura da chapa começa a precisar ser cada vez mais grossa. Na minha, como vou usar serra copo de 22mm, devo fazer a distância entre centros na área de supino com 5cm, o que dá uma parede de pouco menos de 3cm entre os extremos dos furos. Já tô com os tubos cortados e as chapas, mas não comprei as barras ainda pq tenho receio de não conseguir fazer o alinhamento perfeito e ter que usar uma barra um pouco mais fina que 22 (7/8). Sobre os J-hooks, acho que não tem padrão. Tem gente que fez o apoio com pinos com cabeça (a barra apoia na altura do furo), tem gente que fez com chapa dobrada (a barra provavelmente fica abaixo do furo), comentei sobre isso numa resposta p/o B.Campos aí atrás. A profundidade do pino de encaixe vai depender do sistema de travamento que vc vai usar.. tem gente que usa chapa/barra de encaixe que gira (aí o pino não precisa passar muito do furo de trás), tem gente que usa aqueles safety pins (que é tipo um prego que se passa em um furo fino no pino, por trás da coluna p/ que o pino não caia), e aí talvez o pino tenha que passar um pouco mais p/ fora. Sobre a área/comprimento de apoio p/ barra, deve ter umas medidas padrão p/aqueles suportes de competição, mas eu vou pensar em um comprimento que não me exija "mirar" na hora de devolver a barra em nenhum exercício (muito curta) e também que não fique como uma "plataforma" atrapalhando o fim do supino, por ex. (muito longa). hehehe. Se tiver na dúvida, pegue uma foto de um modelo com uma vista lateral (foto perfeitamente plana), aplica umas proporções numa leve engenharia reversa e vc acha uns valores, sem maiores complicações...
FELLIPE ASSIS Postado Junho 30, 2013 às 00:32 Postado Junho 30, 2013 às 00:32 se for fazer de madeira use sempre parafusos para apertos e etc...Ñ use pregos pq com o tempo ira afrochar. Minha opniao, faça de metalon de 2.5 mm ira ficar muito melhor já que vc ira usa-lo pelo menos 6x por semena Fechei com o serralheiro aquele modelo dorafaw, foi seiscentos reais. Eleperguntou se eu queria o suporte de anilhas, falei que nao... Mas oq acham? Devo pedir? Não sei se pode atrapalhar, e tb não sei ainda que anilhas irie comprar... Ele perguntou se era tudo móvel mesmo "sem soldar, só comparafuso), pq pelo projeto parecia, e eu disse que sim... É isso mesmo né? Sem solda. E qual o peso mais ou menos que fica? Eu dei essas informações, ele falou que bastava, tem mais alguma? Largura interna 1.1m Comprimento base 1.6m Comprimento entre pilares 1.1m Altura 2.2m Material usado metalon 50x50 de 3mm. Furos de 13mm com 4 cm entre os furos. ___ E sobre o peso, é 350 quilos que aguenta ne? Acho que falei 250.. Vou mandar email pra ele depois faça de metalon de no minimo de 60x60 pq se for fazer de 50x50, a espessura devera ser superior a 3mm bom a espessura pode ser 2.5 mm e os furos de 16mm o espaçamento entre os furos coloque de 3 em 3 cm até uma altura de 1,20 cm para conforto quando fizer supino por exemplo, os demais podem ser de 5 em 5 cm ou de 4 em 4 cm, da uma olhada nesse video https://www.youtube.com/watch?v=jX2yLjHsXws
lukao1993 Postado Junho 30, 2013 às 01:24 Postado Junho 30, 2013 às 01:24 Eu fiz um de madeira. Não é tão grossa quanto essa do vídeo. A minha é de 5x15 com furos de 5/8". Medindo de altura 2,20 e internament 1m² Se fizer bem "prendida" aguentará fácil 250kg. Dá para fazer muita coisa (com roldanas) e ir agregando aos poucos novas funcionalidades. Valeu por postar Essa semana eu vou ver se consigo o material pra fazer a minha, ai quando estiver pronta eu posto o resultado. O bom é que já tenho bastante madeira aqui, de 6x16cm se não me engano
Night Postado Junho 30, 2013 às 02:45 Postado Junho 30, 2013 às 02:45 Fala, Night. ... Então cara, seria essa distancia ai mesmo. Estou pensando em usar metalon de 2mm , por isso optei por uma distancia maior entre os furos. Estou certo? Conversei com o serralheiro hoje e ele disse que se for fazer furos de 28mm n daria pra usar metalon 50x50. E agora que vc falou sobre furos de 22mm fiquei em duvida se n seria mais viavel nesse caso. Dai, usaria barras de segurança de 20 ou 21mm. Teria que ser ala rod and pipe, ou assim mesmo aguentaria de boa? Sobre os j-hooks , pensei em usar algo tipo aquelas prisilhas pra barras, que vc gira um negocinho e ela aperta , n deixando as anilhas "andarem". Só não sei se daria pra fazer nesse caso. Mas de qualquer forma, achei a ideia dos safety pins muito boa, talvez faça dessa forma mesmo. Obrigado pela resposta. Grande abraço.
HMacOs Postado Junho 30, 2013 às 22:23 Postado Junho 30, 2013 às 22:23 (editado) Fala, gente... Nessas páginas atrás, eu e o B.Campos távamos pensando em possíveis alternativas p/ aumentar o refinamento dos passos dos ganchos e barras de segurança, mesmo p/ um rack que tenha menos furos. (menores distâncias) Nesse post coloquei umas considerações sobre J hooks com diferentes alturas p/os apoios. Uma coisa que tinha ficado faltando num detalhe maior era em como compensar as alturas em relação a barras de segurança. Tava olhando na net outras coisas e achei um post de um rack (de 2.a mão, por isso a ferrugem) com um sistema diferente de ganchos e barras. Quando bati o olho, não tava entendendo como a barra de segurança seria virada p/ tirar/colocar. Mas depois saquei que o tubo grosso não é um pipe comum, que vai sobre o rod que passa pelo furo da coluna. Ele aparentemente é soldado nas chapas e o que prende as barras são os pinos lá embaixo, com aquelas pequenas manoplas, ou seja, tem uma distancia entre o furo e a altura em que a barra fica posicionada. Só é pena que no tópico original não tem mais fotos detalhando o mecanismo. Se funcionar como falei, os pinos devem ficar bem rente no furo de trás, o que não acho ser muito jogo (acho que é mais esquema passar o furo, com uma margem) Mas fica aí o registro caso alguém queira bolar algo parecido (eu acho uma barra soldada não é tão segura quanto passar a barra inteira pelo próprio furo, mas é uma opção). Te quotei, pq talvez vc seja um dos maiores interessados... Edit: fui reler esse post, que tinha escrito correndo, e vi: esse rack nem tem furos de trás. ehhee Editado Julho 6, 2013 às 16:34 por HMacOs
Romare Postado Julho 2, 2013 às 21:01 Postado Julho 2, 2013 às 21:01 (editado) Obrigado Fellipe! Vou falar com o cara, às vezes da tempo de mudar Editado Julho 2, 2013 às 21:02 por Romare
AllanValente Postado Julho 3, 2013 às 16:03 Postado Julho 3, 2013 às 16:03 Descobri hoje que a minha academia vai fechar... : ( Para não ficar refém de academias nunca mais, resolvi usar isso como desculpa para montar minha própria Home Gym. Dei a sorte divina de meu pai ser dono de uma serralheria, o que facilita bastante as coisas, riarairairariarair... Estava pensando em fazer uma gaiola com Metalon 50x50 de 3mm de espessura / Furos da barra de proteção de 1" a cada 4cm. Acham que é suficiente?
Night Postado Julho 3, 2013 às 20:33 Postado Julho 3, 2013 às 20:33 (editado) Oque vcs acham dessa opçãp para os j-hooks? É segura? alguem tem noção de como é feito(medidas e espessura)? Editado Julho 3, 2013 às 20:33 por Night
HMacOs Postado Julho 3, 2013 às 22:19 Postado Julho 3, 2013 às 22:19 (editado) Descobri hoje que a minha academia vai fechar... : ( Para não ficar refém de academias nunca mais, resolvi usar isso como desculpa para montar minha própria Home Gym. Dei a sorte divina de meu pai ser dono de uma serralheria, o que facilita bastante as coisas, riarairairariarair... Estava pensando em fazer uma gaiola com Metalon 50x50 de 3mm de espessura / Furos da barra de proteção de 1" a cada 4cm. Acham que é suficiente? 4 cms tô considerando que é entre as extremidades dos furos, certo? Pq se for entre os centros, vai sobrar coisa de 1,46 cm de parede de metal entre os furos. Na tabela que postei, páginas atrás, o menor hole spacing que vi foi de 1" (ou seja, 2,54cms). A questão é se esse parâmetro é entre os centos ou extremidades, que nem no site original ele explica. Nas imagens que vi, pelo menos, quando o hole spacing era menor (mais furos) o diâmetro deles era bem menor. É pena que a tabela não mostra os diâmetros dos furos, então vc tem que acabar tentando achar a imagem do modelo do rack p/ tentar estimar. 4cms entre centros de furos de 1", mesmo sendo chapa de 3mm, p/ mim parece pouco, mas isso é um chute só.. (se alguém que manje de resistência dos materiais/mecânica dos sólidos/mecânica A, B, X YZ etc puder/quiser calcular, seria ótimo! eheheh). Se for entre as extremidades, acho que tá bem tranquilo. Minha dica seria ver esse meu post, entrar lá no link que tem uma tabela dinâmica e que dá p/ ordenar pela coluna de hole spacing. Daí vc vê os modelos mais parecidos com o que vc tá pensando em montar... Oque vcs acham dessa opçãp para os j-hooks? É segura? alguem tem noção de como é feito(medidas e espessura)? Fala Night. Bom... parece ser um conjunto bem simples: parafuso sextavado, arruela soldada e porca. Considerando as proporções com a barra, a bitola do parafuso deve ser de 3/4 +- e umas 4", 5" de comprimento. O conjunto todo não deve sair nem 20 pilas só o material. (Um parafuso Allen mais grosso que esse novo numa loja que vi tava uns R$18, acho; porca, uns R$3) Uma das ressalvas que eu vejo é a altura da cabeça.. eu ficaria inseguro de usar uma coisa tão baixa p/ evitar que a barra rolasse p/ fora. Vai cair? Com um bom peso em anilhas na barra talvez precisasse de um esbarrão bem forte p/ sair, mas vai que, né? Já que até falamos sobre dimensões dos ganchos, vou aproveitar e trazer p/ cá aquele link da ER, que faz racks certificados pela IPF, p/ quem quiser entrar na discussão se inteirar: https://er-racks.com/er_racks_bench_squat_racks.html (ver 3.a foto) O gancho não chega a passar a espessura toda da barra nesse modelo, mas também não fica baixinho de tudo (tem um da gometal que parece um pouco mais aberto, angulado). Uma possível solução seria soldar alguma coisa na cabeça (sei lá, duas arruelas com o diâmetro um pouco maior, talvez?) Outra ressalva é que a rosca deve acabar pegando no furo de trás (dependendo da largura do tubo e de como é o parafuso, talvez pegue até no furo da frente). Machucar a rosca em si ali antes do aperto talvez não tão problemático p/o parafuso, mas talvez a questão seja machucar a parede no furo (provavelmente quando devolvesse a barra com um peso grande ia bater na extremidade de cima do furo de trás). Dá p/ pensar em esmerilhar a rosca até o diâmetro da parte lisa até a parte do aperto. Aí vc poderia usar uma arruela p/ evitar que a rosca ainda fique embaixo do furo e o aperto ainda seja bom p/ que o gancho não fique sambando. Uma coisa que é inegável é a questão da menor praticidade, já que um j hook que gira vai ser muito simples de por e tirar. Mas é uma opção. Com a roscas novas, deve dar p/ fazer o aperto até com a mão, mas depois vai ficando mais difícil. Uma opção p/ ficar um pouco mais fácil seria uma porca do tipo borboleta, assim: Aí estão meus 0,20 cents de comentário sobre os posts, mas seria interessante se a galera que participou ativamente antes também opinasse.. hehe Editado Julho 3, 2013 às 22:22 por HMacOs
lukao1993 Postado Julho 3, 2013 às 23:22 Postado Julho 3, 2013 às 23:22 Cara, não sei fazer os cálculos, mas olhando assim por cima, a distância entre as extremidades está em torno de 3~5cm (pelo menos nos modelos que eu vi). Na minha de madeira estou planejando fazer furos de 5/8" ( + - 2,6cm), com uma distância de 5cm entre as extremidades.
Visitante usuario_deletado343434 Postado Julho 3, 2013 às 23:40 Postado Julho 3, 2013 às 23:40 Vou dar a minha solução para essa questão dos furos, foi a melhor ideia que já vi. Um J-HOOK com 3 ganchos, assim pode fazer menos furos no rack, podendo fazer com metalon mais fino e mais barato e por ter menos furos sai mais barato a mão de obra, simplesmente SUPIMPA!!!! https://www.youtube.com/watch?v=7K5ZKd4W03c
HMacOs Postado Julho 4, 2013 às 02:14 Postado Julho 4, 2013 às 02:14 Vou dar a minha solução para essa questão dos furos, foi a melhor ideia que já vi. Um J-HOOK com 3 ganchos, assim pode fazer menos furos no rack, podendo fazer com metalon mais fino e mais barato e por ter menos furos sai mais barato a mão de obra, simplesmente SUPIMPA!!!! https://www.youtube.com/watch?v=7K5ZKd4W03c Pô, cara.. muito loco! E deve sair mais barato do que o que eu tinha pensado, já que p/ 3 ganchos os caras usam 2 pinos e proporcionalmente usam menos chapa também (e se bobear, o negócio fica ainda mais firme do que um gancho simples). Off: é lá que o A.F. treina? Putz, deve ser animal! Outra coisa..
AllanValente Postado Julho 4, 2013 às 15:25 Postado Julho 4, 2013 às 15:25 4 cms tô considerando que é entre as extremidades dos furos, certo? Pq se for entre os centros, vai sobrar coisa de 1,46 cm de parede de metal entre os furos. Na tabela que postei, páginas atrás, o menor hole spacing que vi foi de 1" (ou seja, 2,54cms). A questão é se esse parâmetro é entre os centos ou extremidades, que nem no site original ele explica. Nas imagens que vi, pelo menos, quando o hole spacing era menor (mais furos) o diâmetro deles era bem menor. É pena que a tabela não mostra os diâmetros dos furos, então vc tem que acabar tentando achar a imagem do modelo do rack p/ tentar estimar. 4cms entre centros de furos de 1", mesmo sendo chapa de 3mm, p/ mim parece pouco, mas isso é um chute só.. (se alguém que manje de resistência dos materiais/mecânica dos sólidos/mecânica A, B, X YZ etc puder/quiser calcular, seria ótimo! eheheh). Se for entre as extremidades, acho que tá bem tranquilo. Minha dica seria ver esse meu post, entrar lá no link que tem uma tabela dinâmica e que dá p/ ordenar pela coluna de hole spacing. Daí vc vê os modelos mais parecidos com o que vc tá pensando em montar... Fala, HMacOs, tu é o cara! hahaha. Sim, 4cm é entre as extremidades! Eu preciso de muitos furos principalmente para o ajuste no supino (supino tradicional) e quem sabe mais pra frente eu também não vá acrescentar uns lockouts no meu treino, então já quero deixar o rack pronto pra isso. Pensei em furos de 1" porque acredito que vão segurar mais peso, ainda que eu não treine tão pesado assim. Segundo o seu - genial - post lá com a tabela (confesso que não li a tabela toda pois to meio na pressa), e levando em consideração que 4cm são aproximadamente 1.5" (certo?), um rack que se aproxima bastante do que quero é o EFS 3X3 Classic, ainda que eu ache que esses furos não tem 1": A idéia é mais ou menos essa... Gostei dessa barra preta transversal, dá pra fazer barra fixa pronada e supinada de boa.. Só tava pensando em um jeito de colocar umas paralelas tbm nesse rack, mas acho que não tem como... Queria aproveitar pra fazer umas perguntas: J-hooks são os suportes pra barra, certo? A barra que vocês usam no rack são de 2m ou 2,20m? Valeu pela ajuda galera, to vendo que essa academia em casa vai sair melhor que o esperado! Abração!
HMacOs Postado Julho 4, 2013 às 16:21 Postado Julho 4, 2013 às 16:21 Fala, HMacOs, tu é o cara! hahaha. Sim, 4cm é entre as extremidades! Eu preciso de muitos furos principalmente para o ajuste no supino (supino tradicional) e quem sabe mais pra frente eu também não vá acrescentar uns lockouts no meu treino, então já quero deixar o rack pronto pra isso. Pensei em furos de 1" porque acredito que vão segurar mais peso, ainda que eu não treine tão pesado assim. Segundo o seu - genial - post lá com a tabela (confesso que não li a tabela toda pois to meio na pressa), e levando em consideração que 4cm são aproximadamente 1.5" (certo?), um rack que se aproxima bastante do que quero é o EFS 3X3 Classic, ainda que eu ache que esses furos não tem 1": A idéia é mais ou menos essa... Gostei dessa barra preta transversal, dá pra fazer barra fixa pronada e supinada de boa.. Só tava pensando em um jeito de colocar umas paralelas tbm nesse rack, mas acho que não tem como... Queria aproveitar pra fazer umas perguntas: J-hooks são os suportes pra barra, certo? A barra que vocês usam no rack são de 2m ou 2,20m? Valeu pela ajuda galera, to vendo que essa academia em casa vai sair melhor que o esperado! Abração! Cara, esse modelo deve chamar 3x3 porque o 'perfil' do tubo é de 3"x3" (o que dá ~7,6cm X 7,6cm). Olhando o furo, realmente parece não ter 1/3 da largura da coluna.. Mas tem aquela ressalva que fiz no post anterior: eu não achei ainda um lugar que explique completamente o hole spacing, só fala que é a distância entre furos (dá impressão que é sobre os extremos, mas ainda não li em nenhum lugar falando explicitamente isso). Já em termos do treino, realmente faz mais sentido falar distância dos centros dos furos, o que definiria o 'passo' (as alturas da barra, os N lockouts) em ganchos mais simples. Se alguém tivesse acesso a um desses racks comerciais p/ medir e comparar com especificações, a gente matava essa dúvida. Uma vez liguei p/ um serviço de atendimento de uma empresa de equipamentos p/ tirar uma dúvida (que não tem relação com este tópico), e o conhecimento dos caras de tele-vendas era triste (e por não ser cliente, não tive acesso ao pessoal da técnica) e dei uma desanimada de tentar informações assim. Mano, vou abrir uma exceção e responder algumas das tuas perguntas que são relativamente básicas, mas isso porque tem muitas páginas com MUITA informação, só que solta (acredite.. esse tópico é ouro. Devo ter lido o tópico inteiro umas 3 vezes pelo menos, fora alguns posts soltos que li mais vezes). -Sim, J hooks são os suportes ou ganchos das barras, em formato de J como no modelo que vc postou (e geralmente tem um sistema de encaixe rapido e com trava); -Acho que a maioria usa barras de 2,20m, mas não que não dê p/ usar uma barra um pouco menor; a questão cai na largura do rack x distância entre os colarinhos, que geralmente é ~1,30m (veja um post meu respondendo ao theoren umas páginas atrás); @tópico: Caras: eu acho que seria MUITO interessante se desse p/ editar o 1.o post do tópico criando um índice linkando os principais posts da discussão. A medida que o tópico vai crescendo, vai ficando realmente difícil de acompanhar p/ quem tá chegando agora (existe a busca, mas como a pessoa vai saber o que buscar?). É pena que o autor do tópico parece não frequentar mais o fórum p/ fazer essa edição. Só Super Moderadores tem esse privilégio? Ainda não temos nenhum específico p/ essa área, né? (Away, Gremista? hehehehe ) Night reagiu a isso 1
Supermoderador mpcosta82 Postado Julho 4, 2013 às 16:38 Supermoderador Postado Julho 4, 2013 às 16:38 Mac, como você leu bastante o tópico (), se puder monte o índice e poste aqui, eu pego ele e edito o primeiro post. Pode até copiar o que já tem no primeiro post, ou seja, poste como se você estivesse editando o primeiro post. No futuro quero montar uma power rack também, esse tópico me será extremamente útil. abraços
HMacOs Postado Julho 4, 2013 às 16:59 Postado Julho 4, 2013 às 16:59 Blz, Martin! Só não vou prometer p/ amanhã porque o tópico tá gigante. hehehe Quem tiver sugestões de índices, fique à vontade. Gremista: tava revendo a questão dos ganchos múltiplos.. acho que o único problema é que se vc fizer um passo muito fino nas alturas, aí eles podem começar a atrapalhar entre si, talvez. (daí talvez valha mais a pena fazer mais de um par com alturas diferentes mesmo). Mas eu curti bastante a idéia (não lembro de ter visto antes).
Night Postado Julho 4, 2013 às 20:28 Postado Julho 4, 2013 às 20:28 (editado) Seria legal tbm, se a galera que manja desse assunto fizesse um tutorial, estilo o topico de como fazer barras do AWAY. Ia ajudar muita gente , com certeza. Outra opção para fazer j hooks: Editado Julho 4, 2013 às 20:45 por Night A w a Y reagiu a isso 1
HMacOs Postado Julho 4, 2013 às 22:07 Postado Julho 4, 2013 às 22:07 Seria legal tbm, se a galera que manja desse assunto fizesse um tutorial, estilo o topico de como fazer barras do AWAY. Ia ajudar muita gente , com certeza. (...) ^ | Vish, cara... aí talvez seja um pouco complicado, hein? Uma coisa é a pessoa falar o que ela fez no projeto dela, as considerações que ela fez, postar umas fotos, discutir sobre; Outra seria um tutorial de como fazer, que pelo menos p/ mim poderia acabar soando como 'assim é bom o bastante' (alguns talvez ainda interpretariam INCONDICIONALMENTE como 'faça assim' ou 'assim é o ideal', independente das variáveis). E convenhamos, o tópico de barras do Away é ótimo (eu mesmo já montei duas barras semelhantes, VALEU AWAY!), mas um power rack é bem mais complexo e envolve um planejamento (e cuidado) muito maior. E nem tô falando que o Away (ou qualquer um que tenha postado qualquer projeto) deve se responsabilizar por nada com o tópico das barras. Muito pelo contrário: cada um faz as barras/aparelhos por sua conta e risco, mas percebe como é BEM diferente? Não quero fazer muito drama em cima da coisa, mas sempre encarei os tópicos (principalmente este) como uma área aberta p/ discussões, sendo que a gente tenta entender as possíveis coisas a se evitar ou o que poderia ser melhor, mas sempre elaborando (e assumindo os riscos d)os próprios projetos, ainda mais porque suponho que a maioria aqui queira fazer um negócio p/ poder socar peso, poder treinar por um bom tempo e não morrer. hehehe (sendo que o 'socar peso' pode variar muito de pessoa p/ pessoa). Já vi projetos bem complexos nessa seção (como um Leg Press), mas querendo ou não esse aqui é um dos projetos que envolvem mais cuidados (é só ver o tanto de discussão que ele gerou e o que o das barras gerou). Pode ver que todo mundo que fez, tem uma estimativa (não certeza) de quanto acha que o negócio aguenta de peso, provavelmente dada pelo serralheiro/projetista e/ou, mais ainda, a observação e semelhança com algum modelo já existente e suas infos disponíveis. Existem muitas variáveis e só de olhar a tabela das especificações de modelos comerciais, dá p/ perceber como que mudam muito de um p/ outro (carga máxima que suporta, espessura da chapa, espaçamento), p/ simplificar em um tutorial de 'como fazer'. Existem até tutoriais por aí de 'how to' gringos, pdfs, mas vão ser modelos bem específicos. Tutorial que vejo sobre o assunto aqui é no máximo uma explicação dos tipos de power racks, tipos sistemas de ganchos, barras de segurança, termos e expressões usados e etc (seria mais conceitual, como um glossário). Aí sim talvez fosse mais viável. Creio que a discussão em cima dos nossos próprios projetos já esteja bem razoável (precisa só de uma organizada), mas acho que ainda vale a recomendação de, se ficarem maiores dúvidas, procurar ajuda com quem mais possa entender: serralheiros, metalúrgicos, ferramenteiros, torneiros, amigos engenheiros... Aliás, acho que todas as outras áreas do fórum acabam funcionando meio que assim, né? As pessoas trazem algo que elas mesmas elaboraram (dieta, treino, uso de "creatinas", projetos) e os outros discutem e sugerem em cima, mas no fim a decisão sempre acaba ficando com a própria pessoa. Propus o índice p/ tentar organizar melhor a discussão e ajudar principalmente a galera que tá chegando agora, mas se o pessoal achar bom, pode ficar uma espécie de glossário, tabelas e outras explicações logo no começo p/o pessoal não ficar tão perdido.. Aliás, tem uns projetos (uns até já até foram postados no tópico) que são como se fossem de domínio público. A gente pode pensar em criar um dos índices com esses projetos já existentes, p/ concentrar num lugar.
Night Postado Julho 4, 2013 às 22:28 Postado Julho 4, 2013 às 22:28 (editado) Concordo com vc, Quando me referi a passo a passo, era mais no sentido de orientar, do que colocar um projeto pronto e falar: "FAÇA ASSIM!".Talvez um tópico contendo tipos de materiais mais usados, espessuras de tubos, medidas padrões do power rack ,etc... fosse a melhor opção. Mas pensando bem, só de conseguir organizar as informações daqui, já teríamos muito material pra auxiliar o pessoal. Abraço Editado Julho 4, 2013 às 22:29 por Night
AllanValente Postado Julho 6, 2013 às 15:25 Postado Julho 6, 2013 às 15:25 Galera, só pra dar um feedback para vocês. Falei com meu pai, pegamos o metro e fomos à luta para medir como poderíamos fazer. (lembrando que meu pai é serralheiro). A partir do espaço que tínhamos disponível aqui em casa nós optamos por fazer assim (todas as medidas já se encontram com as medidas do metalon embutidas, ou seja, é a medida total da gaiola): Power Rack em Metalon 50x50 3mm (o metalon vai ser pintado por pintura eletrostática, igual ao de academias) Altura = 2,30m Largura = 1,45m Comprimento = 1,20m Diâmetro do furo da safety bar (logo, também da barra da safety bar) = 3cm (vai ser uma barra maciça de ferro de 3cm de espessura) Distância entre as EXTREMIDADES dos furos = 5cm O primeiro furo começa a 20cm do solo e o último fica na altura de 1,80m Além disso, na parte de cima haverá uma barra para fazer pull ups e chin ups e meu pai bolou um sistema de encaixe que monta-se barras paralelas também, mas depois eu mostro como faz. Os J-Hooks serão encaixáveis nos furos, como no daquele vídeo, e serão construídos pelo meu pai também. Embaixo será colocado o piso de borracha, igual aos de academia, e será utilizada uma barra de 2m para se fazer os exercícios. Além disso, como forma de dar mais resistência ao metalon (que tenderia a se amassar com as pancadas na safety bar), meu pai vai enfiar um tubo de aço de mesmo diâmetro dos furos da safety bar nos próprios furos, cortá-lo e soldá-lo no interior do furo. Não sei se deu pra entender. No final das contas ele vai atravessar um tubo de aço por onde passa a safety bar e soldar ele, de modo que a safety bar não fique em contato com o metalon, mas sim com o tubo de aço. Enfim, é isso. Em caso de dúvidas, perguntem. Abraços!
HMacOs Postado Julho 6, 2013 às 15:40 Postado Julho 6, 2013 às 15:40 Galera, só pra dar um feedback para vocês. Falei com meu pai, pegamos o metro e fomos à luta para medir como poderíamos fazer. (lembrando que meu pai é serralheiro). A partir do espaço que tínhamos disponível aqui em casa nós optamos por fazer assim (todas as medidas já se encontram com as medidas do metalon embutidas, ou seja, é a medida total da gaiola): Power Rack em Metalon 50x50 3mm (o metalon vai ser pintado por pintura eletrostática, igual ao de academias) Altura = 2,30m Largura = 1,45m Comprimento = 1,20m Diâmetro do furo da safety bar (logo, também da barra da safety bar) = 3cm (vai ser uma barra maciça de ferro de 3cm de espessura) Distância entre as EXTREMIDADES dos furos = 5cm O primeiro furo começa a 20cm do solo e o último fica na altura de 1,80m Além disso, na parte de cima haverá uma barra para fazer pull ups e chin ups e meu pai bolou um sistema de encaixe que monta-se barras paralelas também, mas depois eu mostro como faz. Os J-Hooks serão encaixáveis nos furos, como no daquele vídeo, e serão construídos pelo meu pai também. Embaixo será colocado o piso de borracha, igual aos de academia, e será utilizada uma barra de 2m para se fazer os exercícios. Além disso, como forma de dar mais resistência ao metalon (que tenderia a se amassar com as pancadas na safety bar), meu pai vai enfiar um tubo de aço de mesmo diâmetro dos furos da safety bar nos próprios furos, cortá-lo e soldá-lo no interior do furo. Não sei se deu pra entender. No final das contas ele vai atravessar um tubo de aço por onde passa a safety bar e soldar ele, de modo que a safety bar não fique em contato com o metalon, mas sim com o tubo de aço. Enfim, é isso. Em caso de dúvidas, perguntem. Abraços! Velho... Cuidado em fazer as coisas correndo.. De acordo com as medidas que vc passou, se essa largura de 1,45m for a medida externa das colunas, a largura interna dá 1,35 (com metalon 50x50). Horizontalmente às colunas, aonde ficariam os ganchos, considerando que a distância interna dos colarinhos de uma barra é mais ou menos 1,30? Outra: já foi discutido sobre a bitola das barras de segurança e não lembro de ter visto ninguém que tenha usado mais que 1" p/ elas (eu mesmo vou usar algo entre 3/4 e 7/8. Tem racks da WSB que devem usar barras entre 1/2 e 5/8, se bobear). O que o pessoal tem feito é usado o sistema rod and pipe (procure pelo termo aqui no tópico), que seria basicamente a barra maciça sendo o rod e um tubo indo por fora dele sendo o pipe, que pelo o que relataram, tem a função de distribuir a carga sobre a barra numa possível pancada. Isso de soldar tubo por dentro deve ser meio foda, hein? Enfim, vou ver se mais tarde eu começo a organizar o material p/o Martin indexar.
Night Postado Julho 6, 2013 às 16:02 Postado Julho 6, 2013 às 16:02 (editado) Tbm acho 30mm um exagero pra fazer os furos. No maximo eu vou fazer com 1" , que ja considero ser muito,pra usar barras um pouco menores ou de 1" mesmo( isso dependendo do alinhamento deles). Se oque vc chamou de largura for a profundidade dela, ta blza. Se não, n vai conseguir colocar a barra do jeito certo. Abraço. Editado Julho 6, 2013 às 16:03 por Night
HMacOs Postado Julho 6, 2013 às 16:12 Postado Julho 6, 2013 às 16:12 Tbm acho 30mm um exagero pra fazer os furos. No maximo eu vou fazer com 1" , que ja considero ser muito,pra usar barras um pouco menores ou de 1" mesmo( isso dependendo do alinhamento deles). Se oque vc chamou de largura for a profundidade dela, ta blza. Se não, n vai conseguir colocar a barra do jeito certo. Abraço. É, talvez ele tenha invertido os termos mesmo.. (1,20 parece a largura..)
AllanValente Postado Julho 6, 2013 às 18:32 Postado Julho 6, 2013 às 18:32 Velho... Cuidado em fazer as coisas correndo.. De acordo com as medidas que vc passou, se essa largura de 1,45m for a medida externa das colunas, a largura interna dá 1,35 (com metalon 50x50). Horizontalmente às colunas, aonde ficariam os ganchos, considerando que a distância interna dos colarinhos de uma barra é mais ou menos 1,30? Outra: já foi discutido sobre a bitola das barras de segurança e não lembro de ter visto ninguém que tenha usado mais que 1" p/ elas (eu mesmo vou usar algo entre 3/4 e 7/8. Tem racks da WSB que devem usar barras entre 1/2 e 5/8, se bobear). O que o pessoal tem feito é usado o sistema rod and pipe (procure pelo termo aqui no tópico), que seria basicamente a barra maciça sendo o rod e um tubo indo por fora dele sendo o pipe, que pelo o que relataram, tem a função de distribuir a carga sobre a barra numa possível pancada. Isso de soldar tubo por dentro deve ser meio foda, hein? Enfim, vou ver se mais tarde eu começo a organizar o material p/o Martin indexar. Fala, HMacOS! Então, sim, seriam 1,35m entre as safety bars! Pus essa medida porque só tive acesso a 2 barras, uma de 1,80m e uma de 2,20m (ou seja, nenhuma igual a que vou usar). No caso da de 1,80m, o comprimento entre os colarinhos dela era de 1,20m, já na de 2,20m era de 1,60. Logo, percebi que o comprimento de cada "área de anilhas" é de 30cm, o que faz com que se tenha 1,40m de área "pegável". Pensei então que 1,35m seriam suficientes para dar um conforto maior (mais espaço disponível) sem comprometer a funcionalidade. Quanto a bitola das barras de segurança, aumentei a espessura justamente porque não sei se vou fazer no esquema de rod and pipe, então dei uma aumentada para "equilibrar". Mas isso também não é problema, se necessário eu falo pro meu pai diminuir. Já essa de soldar o tubo por dentro quem inventou foi o meu pai... Ele disse que faz tranquilo, então vamos ver né... Tbm acho 30mm um exagero pra fazer os furos. No maximo eu vou fazer com 1" , que ja considero ser muito,pra usar barras um pouco menores ou de 1" mesmo( isso dependendo do alinhamento deles). Se oque vc chamou de largura for a profundidade dela, ta blza. Se não, n vai conseguir colocar a barra do jeito certo. Abraço. Então Night, foi o que eu respondi ali pro HMacOs Abraços!
Este é um post popular. Aleeh Postado Julho 13, 2013 às 03:01 Este é um post popular. Postado Julho 13, 2013 às 03:01 (editado) Fala pessoal, vo comentar novamente oq eu disse umas pgs pra trás, segundo às conclusões q eu cheguei qnd meu power rack ficou pronto... -> Modelo Modelo q eu me baseei e oq eu acho mais simples (dos quais eu vi até agora) foi o Rogue R4, principalmente em relação a forma com que é parafusado. -> Metalon 3mm é muita coisa mesmo, vcs subestimam a resistência dele rsrs, mas mesmo assim eu recomendaria o uso dos 3mm pq faz com o rack inteiro fique bem pesado e isso é uma vantagem caso vc não parafuse ele no chão (mas isso depende tb das medidas, mas para o R4 fico bom). Em relação a quantidade de furos e perda de resistência - os meus pilares principais tem cerca de 2,35m (metalon 3mm/50x50) e são furados de cabo a rabo com distância entre extremidades de furos de 4cm (diâmetro dos furos levemente maior que 1/2 polegada), deu uns 41 furos se não me engano, ja testei cerca de 261kg nos J-hooks (261kg totais p/ os 2 J-hooks juntos rs) e não apresentou nenhum princípio de problema. E eu acho q se desabar a laje da minha quitinete, eu to salvo, pq a parada é robusta mesmo. -> Barras de segurança Tarugo 1/2 polegada com cano de aprox. 1mm de espessura (era pra ser um cano mais espesso, mas até hj n troquei), o par delas com o cano aguentaram +-261kg, envergam bastante mas aguentam tranquilamente. -> Número de furos Acho q vcs deveriam perguntar a empresa/serralheiro o quão mais barato sairia se fosse feito 20 furos ao invés de 40 com a furadeira por ex., pq acredito que fazer os furos com oxicorte para esses nossos racks caseiros é inviável. Sei lá eu sou da opinião de quantos mais furos melhor auhahu (isso em relação ao metalon de 3mm, menor q isso já n posso opinar), pq aí não tem problema com refinamento da altura da barra de segurança/J-hook e além do que, como já disse, dá pra inventar muita coisa nesses racks ai, q a gente nem imagina, e pra isso os furos são importantes (como por exemplo barras paralelas). O meu é furado quase igual ao Rogue R4, furo pa caraio kkk. -> Largura externa do rack (referência: largura e profundidade olhando de frente) Eu acho q o negócio é fazer com pouco menos de 1,30m e imitar uma barra olímpica mesmo (sendo o essencial 1,30m entre colarinhos), se não tiver/não achar pra comprar uma barra tradicional com essas medidas, tente mandar fazer com as dicas do Away sei lá, pq quem diz que algum dia vc n vai comprar um olímpica bonitinha né. -> J-hooks Como meu rack não ta comigo aqui no momento, não vo falar dos j-hooks pq n lembro da espessura da chapa, mas eu mostro eles no meu video, umas boas pgs pra trás. É isso ai, o dia q eu tiver com uma câmera top eu faço mais um video daí com ele torado de anilhas kkk. Lembrando q eu não sou nenhum especialista, essas foram apenas as conclusões q eu cheguei. Abraçoss Editado Julho 13, 2013 às 03:14 por Aleeh Lyo Valois, HMacOs, lukao1993 e 4 outros reagiu a isso 7
HMacOs Postado Julho 13, 2013 às 04:48 Postado Julho 13, 2013 às 04:48 Fala pessoal, vo comentar novamente oq eu disse umas pgs pra trás, segundo às conclusões q eu cheguei qnd meu power rack ficou pronto... -> Modelo Modelo q eu me baseei e oq eu acho mais simples (dos quais eu vi até agora) foi o Rogue R4, principalmente em relação a forma com que é parafusado. -> Metalon 3mm é muita coisa mesmo, vcs subestimam a resistência dele rsrs, mas mesmo assim eu recomendaria o uso dos 3mm pq faz com o rack inteiro fique bem pesado e isso é uma vantagem caso vc não parafuse ele no chão (mas isso depende tb das medidas, mas para o R4 fico bom). Em relação a quantidade de furos e perda de resistência - os meus pilares principais tem cerca de 2,35m (metalon 3mm/50x50) e são furados de cabo a rabo com distância entre extremidades de furos de 4cm (diâmetro dos furos levemente maior que 1/2 polegada), deu uns 41 furos se não me engano, ja testei cerca de 261kg nos J-hooks (261kg totais p/ os 2 J-hooks juntos rs) e não apresentou nenhum princípio de problema. E eu acho q se desabar a laje da minha quitinete, eu to salvo, pq a parada é robusta mesmo. -> Barras de segurança Tarugo 1/2 polegada com cano de aprox. 1mm de espessura (era pra ser um cano mais espesso, mas até hj n troquei), o par delas com o cano aguentaram +-261kg, envergam bastante mas aguentam tranquilamente. -> Número de furos Acho q vcs deveriam perguntar a empresa/serralheiro o quão mais barato sairia se fosse feito 20 furos ao invés de 40 com a furadeira por ex., pq acredito que fazer os furos com oxicorte para esses nossos racks caseiros é inviável. Sei lá eu sou da opinião de quantos mais furos melhor auhahu (isso em relação ao metalon de 3mm, menor q isso já n posso opinar), pq aí não tem problema com refinamento da altura da barra de segurança/J-hook e além do que, como já disse, dá pra inventar muita coisa nesses racks ai, q a gente nem imagina, e pra isso os furos são importantes (como por exemplo barras paralelas). O meu é furado quase igual ao Rogue R4, furo pa caraio kkk. -> Largura externa do rack (referência: largura e profundidade olhando de frente) Eu acho q o negócio é fazer com pouco menos de 1,30m e imitar uma barra olímpica mesmo (sendo o essencial 1,30m entre colarinhos), se não tiver/não achar pra comprar uma barra tradicional com essas medidas, tente mandar fazer com as dicas do Away sei lá, pq quem diz que algum dia vc n vai comprar um olímpica bonitinha né. -> J-hooks Como meu rack não ta comigo aqui no momento, não vo falar dos j-hooks pq n lembro da espessura da chapa, mas eu mostro eles no meu video, umas boas pgs pra trás. É isso ai, o dia q eu tiver com uma câmera top eu faço mais um video daí com ele torado de anilhas kkk. Lembrando q eu não sou nenhum especialista, essas foram apenas as conclusões q eu cheguei. Abraçoss Valeu pelo post, Aleeh! Sobre o teste, a barra com as anilhas foi colocada estaticamente, né? (Digo, a barra foi colocada sobre as barras de segurança e aí as anilhas foram montadas, certo?) Queria confirmar isso pq é legal ter essa noção, mas acho que a pior situação seria com a barra caindo do alto, talvez numa falha no agacho, ou num acidente como o descrito pelo exceter (acho que aqui entraria o conceito físico de impulso. Pô.. eu sei que tem gente da civil e da mecânica acompanhando o tópico. Opinem aí, galera! eheheheh) Ah sim: p/ dar um feedback p/ galera.. Vou ver se consigo organizar uma sugestão de índice nesse fim de semana.. Mas não vou prometer, pq tô priorizando meus projetos, blz? eheheh
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