Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Mitos Da Nutrição Esportiva


maravilhosa

Posts Recomendados

Os atletas estão sempre procurando estar à frente dos seus competidores e o que eles escolhem como fonte de energia pode fazer bastante diferença. Como a nutrição esportiva é uma área que envolve a ciência do esporte, ela está sujeita a mitos e falsos juízos. Você provavelmente já ouviu todos eles, mas sabe o que é verdade?

Mito 1:

O açúcar deve ser evitado antes dos treinos e das competições.

O açúcar ingerido antes das competições aumenta os níveis de glicose e insulina no sangue, o que não é ruim. O açúcar é um tipo de carboidrato. Os carboidratos ingeridos antes do exercício, provenientes do açúcar ou de bebidas, podem melhorar a performance. Um atleta que não está abastecido fica cansado e o seu desempenho fica aquém do seu melhor.

Mito 2:

As distorções da imagem corporal acontecem apenas com as mulheres.

Os homens estão cada vez mais expostos a imagens de super homens – dos corpos dos lutadores profissionais às capas das revistas. Os homens estão mais e mais insatisfeitos com a aparência física. A distorção da imagem corporal é uma preocupação exagerada com defeitos imaginários ou insignificantes e é reconhecida como um distúrbio psicológico. Muitos técnicos e atletas podem não saber que ele ocorre tanto com homens quanto com mulheres.

Mito 3:

As vitaminas e minerais fornecem energia extra aos atletas.

As vitaminas e minerais agem como fatores coadjuvantes para liberar a energia armazenada nos alimentos, mas elas não fornecem energia extra aos atletas. Um programa de refeições rico em grãos, vegetais, frutas, carne e laticínios oferece energia aos atletas. Estes alimentos também são veículos para as vitaminas e minerais que o corpo necessita para utilizar a energia. Os suplementos polivitamínicos e/ou poliminerais podem ser necessários para alguns atletas; por si só, eles não fornecem energia extra.

Mito 4:

A proporção ideal de nutrientes é 40% de carboidratos, 30% de proteínas e 30% de gorduras.

Alguns programas alimentares recomendam que 40% da energia deve ser proveniente de carboidratos, 30% de proteínas e 30% de gorduras. As dietas com estas proporções podem prejudicar o desempenho, pois são baixas em calorias e carboidratos. As pesquisas indicam que os melhores programas para os atletas são os que oferecem aproximadamente 55% a 58% de energia vinda de carboidratos, 12% a 15% de proteínas e 25% a 30% de gorduras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Maravilhosa,

Sou atleta de natação e por muitas vezes utilizei de carboidratos e açúcares antes das minhas competições e em nenhuma delas tive resultado ruim, nunca passei por nenhum problema de cansaço nem nada, acho que tem algumas falhas nesse seu post, pois nunca ouvi falar que isso pudesse acontecer nem eu nem o departamento médico do meu clube.

Mas mesmo assim como foi uma matéria de uma estudiosa do assunto eu acredito que pra toda regra sempre tem sua exceção e eu estou aqui pra provar isso...

Abraços a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Maravilhosa,

Sou atleta de natação e por muitas vezes utilizei de carboidratos e açúcares antes das minhas competições e em nenhuma delas tive resultado ruim, nunca passei por nenhum problema de cansaço nem nada, acho que tem algumas falhas nesse seu post, pois nunca ouvi falar que isso pudesse acontecer nem eu nem o departamento médico do meu clube.

Mas mesmo assim como foi uma matéria de uma estudiosa do assunto eu acredito que pra toda regra sempre tem sua exceção e eu estou aqui pra provar isso...

Abraços a todos

Colega, acho que você cometeu um equivoco, pois o mito n°1 esta afirmando que açucares pré treino são bons, ou seja, a mesma coisa que você disse...

Mas eu ressalto aqui, que eu editei o texto(somente coloquei pontos finais nas frases) pois do jeito que estava postado estava bem ruim de entender, acho que por isso que você entendeu errado...

Ruan e Craw, discordam com o que?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O 1º mito eu achei muito superficial. Nao cita a duracao da "competicao" e nem leva em questao o IG dos carbos. Dar um monte de glicose prum cara que vai ter um treino intenso de longa duracao ( 1 hora ou mais ) nao tem resultados positivos. Poderia ter sido melhor explicado.

2º mito eu concordo.

3º mito induz que as vitaminas/minerais nao tem grande importancia, o que eu discordo. Nao adianta nada ingerir 300g de proteina se voce nao sintetiza-las, e o mesmo para os carboidratos e gorduras. Pelo jeito que foi escrito, um leigo pode levar a entender que as vitaminas/minerais nao tem grande importancia e deixar de usar boas quantidades simplesmente por algumas frases mal expressadas. Mas concordo em partes com a ultima frase do mito.

4º mito eu achei pessimo, uma dieta com 12% de proteinas é pouco para um atleta buscando ganho de massa muscular, e as necessidades dos macronutrientes variam de pessoa para pessoa. Simplesmente estabelecer uma quantia e falar que essa é melhor do que outra, é incoerente.

Abracos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...