Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Morre Mestre De Jiu-jítsu Hélio Gracie, Aos 95 Anos!


Ticanou

Posts Recomendados

Todos os amantes da Arte Suave com certeza sentiram essa perda. Hélio não significou muito apenas para o Jiu-Jitsu, mas sim para o esporte no Brasil! LUTO! :(

Morre mestre de jiu-jítsu Hélio Gracie, aos 95 anos

Um dos mais respeitados mestres de artes marciais do Brasil morreu nesta quinta-feira. Aos 95 anos, Hélio Gracie morreu em Itaipava, região serrana do estado do Rio de Janeiro. O enterro está marcado para as 17 horas no cemitério municipal de Petrópolis.

Conhecido por ter criado o jiu-jítsu moderno, também chamado de Brazilian Jiu-Jitsu, Hélio Gracie é pai de importantes lutadores desta arte marcial e de vale tudo, como Royce e Rickson Gracie.

Todas as academias de jiu-jítsu da família Gracie - que possuem sedes em todo o mundo, incluindo América do Sul, Estados Unidos, Europa e Israel - estarão fechadas nesta quinta-feira em luto pela morte do patriarca.

Nós últimos anos de vida, Hélio Gracie se mostrava chateado com a mercatilização do esporte que ele criou. "O jiu-jítsu que criei foi para dar chance aos mais fracos enfrentarem os mais pesados e fortes. E fez tanto sucesso, que resolveram fazer um Jiu-Jitsu de competição."

"Gostaria de deixar claro que sou a favor da prática esportiva e da preparação técnica de qualquer atleta, seja qual for sua especialidade. O problema consiste na criação de um jiu-jítsu competitivo com regras, tempo inadequado e que privilegia os mais treinados, fortes e pesados", disse, em entrevista à revista Fightingnews.

Segundo o site norte-americano sherdog.com, especializado em artes marciais, a luta criada por Hélio Gracie "teve um profundo impacto no MMA (ou vale tudo)". O site ainda lembrou que seu filho Royce venceu por duas o UFC, principal competição de MMA, nos anos de 1993 e 1994.

Para a revista GracieMag, de sua família, o mestre disse, pouco antes de morrer, que "fez da dignidade do esporte uma bandeira. Zelo pelo nome da minha família com carinho e nervos de sangue". Em uma entrevista anterior, afirmou que tinha dito aos seus filhos que quando morresse queria uma festa, "sem bebida, sem esculhambação".

Fonte: http://esporte.uol.com.br/lutas/ultimas/20...lt4362u443.jhtm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Fiquei sabendo da noticia hoje a tarde. Muito triste, mas ele ja estava com uma idade avançada viveu bastante e acho que morreu feliz, pois fez da sua vida o que gostava! claro que deve ter enfrentado varias barras, como a morte do Ryan, mas seu filho Rickson tambem é uma lenda do jiu-jitsu assim como seus irmãos. Admiro muito esses caras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O cara era fodah mesmo, vi uns vídeos dele já com uns 80 anos derrubando alguns alunos sem fazer esforço algum.

Ele provou que a força maior está na mente e não nos braços, é uma pena que muitos dos que praticam essa arte não tenham aprendido essa lição tão valiosa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...