Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

'para Muitos, A 1ª Batalha Começa Na Balança', Diz Wand Sobre A Pesagem


Dipunker

Posts Recomendados

O TUF Brasil será disputado por 32 lutadores de duas categorias diferentes. Serão 16 do peso-pena e 16 do peso-médio. Para poderem participar dos combates, os atletas precisam atingir os limites de suas divisões. No caso dos penas, o máximo permitido são 65,8kg. Para os médios, 83,9kg. É todo um processo que exige muita dedicação e disciplina.

- Para muitos, a primeira batalha já começa na balança. (…) Sempre tomar cuidado na perda de peso para saber como se adaptar melhor, não deixar perder peso muito em cima da hora, procurar fazer uma dieta mais longa - disse Wanderlei Silva, um dos treinadores desta edição do TUF no Brasil.

O UFC começou em 1993 como um torneio sem divisão por pesos. Em 2001, as comissões atléticas dos Estados Unidos implementaram as "Regras Unificadas do MMA", e o Ultimate passou a adotá-las em seus eventos.

Atualmente, existem nove categorias no MMA: moscas (até 56,7kg), galos (até 61,2kg), penas (até 65,8kg), leves (até 70,3kg), meio-médios (até 77,1kg), médios (até 83,9kg), meio-pesados (até 93kg), pesados (até 120,7kg) e supervisados (acima de 120,7kg). Dessas, apenas a última não está no Ultimate.

Michael Mersch, integrante de uma das comissões atléticas americanas, explica por que as pesagens são realizadas com um dia de antecedência e não no dia do evento.

- Por existir uma grande diferença de peso entre as categorias, algumas pessoas podem ganhar peso para subir e outras para descer. Se o lutador não chegar no peso, geralmente há algum tipo de punição. Uma das razões de fazermos a pesagem 24h antes da luta é para dar uma chance a eles se reidratarem, para se alimentarem e descansarem apropriadamente antes da luta, porque queremos eles lutando em seu pico - explicou.

Idade é mais um obstáculo

Quanto mais velho, mais difícil fica para um lutador ficar nesse sobe e desce de peso. Essa é a opinião de Renato Babalu, ex-lutador do UFC e ex-campeão do Strikeforce. O carioca é um dos integrantes do time de Wanderlei Silva no TUF Brasil e, aos 36 anos, 45 lutas na carreira e ainda em atividade, tem experiência de sobra para falar sobre o assunto.

- Isso é uma agressão muito forte no seu corpo e futuramente vai demonstrar marcas. Até os 25 anos se torna fácil para o atleta perder dez, oito, cinco quilos e depois recuperar no dia seguinte. Só que, a partir do momento que você começa a adquirir idade, você não consegue mais recuperar - disse Babalu.

Com toda essa dificuldade por que passam os atletas, Luiz Dorea, técnico de feras como Rodrigo Minotauro, Rodrigo Minotouro e Junior Cigano, ressalta a importância de fazer uma preparação acompanhada de bons profissionais.

- O importante é chegar ao peso com qualidade de treino, não se sacrificar muito porque o atleta já baixa a alimentação. E o importante é a forma como eles tiram o peso.

O The Ultimate Fighter Brasil - Em busca de campeões começa no próximo domingo com transmissão da TV Globo.

diegobrandao_get_62.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...