Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Duvida Sobre Meu Calculo Tmb !


Leoo5

Posts Recomendados

  • Moderador

Themis, a conta está certinha sim. Entendi o que vc quiz dizer, mas é que, algebricamente falando, quando uma conta com adição e multiplicação deve ser executada, obrigatóriamente deve-se cumprir a multiplicação ANTES da adição. Então 500 + 22x58,27 = 1782 SEMPRE. Se vc fizer 500+22 e depois multiplicar por 58,27 vai estar errado, lógica e matemáticamente.

Yessssssssssssssssssssssssssssssssss!

Aí está a razão da necessidade de boa matemática.

(Bruno, agora sou sua fã.)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Yessssssssssssssssssssssssssssssssss!

Aí está a razão da necessidade de boa matemática.

(Bruno, agora sou sua fã.)

Tudo bem Fefe e Brunobyof... mas então seria 500 + (22x58,27).... pegue a calculadora (tenho uma aqui na minha frente) e coloque 500 + 22 x 58.7... veja o resultado que vai dar... Não estou dizendo que a conta está errada... mas que faltou parenteses ai, oras!!!! Vc tem que somar os 500 ao resultado final da multiplicação de 22 x 58,27.

E fefe... boa matemática implica em utilizar os operadores e os demais símbolos usados em um cálculo!!!! Para isso servem parênteses, colcheias, chaves etc. não estou querendo fazer crítica vazia... apenas indicando o que o garoto fez e pq o cálculo deu errado!!! pode até ser uma coisa básica para vcs... mas para ele não é!!! E a falta do parênteses justifica o equívoco. ;)

Editado por themis
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

não precisa colocar parênteses. 5 + 10 x 10 é 105 e não 150. Multiplicação é feita primeiro, depois adição. É matemática simples.

Se fosse como você fala a fórmula seria simplesmente 522 x peso, não teria motivo para colocar 500 + 22.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá errado, com certeza.

Primeiramente, tem que ver o que vc considera que seja a TMB? Como calculou ela?

15 anos e 1,80m? carai, vai ser cumpriddo pra caramba hein!

Quanto a comer igual um touro, isso é normal, principalmente pra alguém com 1,80m.

Só que tem que calcular não apenas a TMB, mas o gasto calórico diário.

Aqui tem um exemplo de como fazer isso que fiz, aí vc pode mudar conforme seus valores:

• Massa Gorda= (% de gordura) x (peso) = 0,205 x 73,3 = 15,0265 Kg

• Massa Magra = Peso – Massa Gorda = 73,3 – 15,0265 = 58,27 Kg

• TMR (Taxa metabólica em Repouso) = 500 + 22 x Massa magra (em Kg) = 500+ 22x58,27 = 1782 kcal/dia

Gasto em atividades diárias (sem contar malhação):

Fator de Atividade:

1.2 – 1.3 = para algo bem light (dia todo descansando)

1.5 – 1.6 = algo menos light (trabalho no escritório/assistir TV)

1.6 – 1.7 = Moderado (alguma atividade durante o dia)

1.9 – 2.1 = Pesado (trabalhador)

Nota: Não considere seu treino quando escolher um número. Isso é calculado depois.

====== >Gasto calórico diário incluindo o fator de atividade = 1782 x 1.6 = 2851,2 Kcal/dia < =======

Gasto com atividades físicas (treinos):

Achar o EM (Equivalente metabólico):

Aeróbicos de Alto impacto = 7

Aeróbicos de Baixo Impacto = 5

Pedalada de Alta Intensidade = 12 (andar de bike)

Pedalada de Baixa Intensidade = 3

Caminhada em Alta Intensidade = 6.5

Caminhada em Baixa Intensidade = 2.5

Corrida em Alta Intensidade = 18

Corrida em Baixa Intensidade = 7

Treino em Circuito = 8

Musculação Intensa com pesos livres = 6

Musculação moderado em máquinas = 3

Gasto em Exercícios = Massa Magra (Kg) x duração (h) x EM

Dia só com aeróbico:

58,27 x 1 x7 = 407,9 Kcal / sessão

Dia misto:

58,27 x 0,4 x 6,5 = 151,5 Kcal / sessão

58,27 x 0,8 x 4,5 = 210 Kcal / Sessão

Total dia misto = 361,5 Kcal/ Sessão

== >Gasto calórico diário incluindo o fator de atividade e fator de treinos = 2851,2 + 400 (esse valor saiu daonde?) = 3251,2 Kcal / dia < ==

ETC ( Efeito termogênico da comida):

ETC = TMR x 0.1 (Dieta moderada em proteínas (2.2g/kg de peso)

ETC = TMR x 0.15 (Dieta rica em proteínas (2.2g/kg de peso)

ETC = 1782 x 0,15 = 267 Kcal / dia

== >Gasto calórico diário incluindo os fatores e o ETC = 3251,2 + 267 =3518 Kcal / dia < ==

(recalculei e deu 3261,2 Kcal/dia, diminuindo o fator de atividade de 1.6 para 1.5, aumentando o gasto no treino para 410 Kcal/treino e diminuindo o fator do ETC para 0,1.)

Como pode ver, cada fator pesa na conta final, então quanto melhor controlada for a sua dieta e exercícios, mais certo essa conta será.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não precisa colocar parênteses. 5 + 10 x 10 é 105 e não 150. Multiplicação é feita primeiro, depois adição. É matemática simples.

Se fosse como você fala a fórmula seria simplesmente 522 x peso, não teria motivo para colocar 500 + 22.

Bem.. então está bem. Aqui está o link http://educacao.uol....parenteses.jhtm dá uma olhada e pronto. Não vou ficar aqui discutindo isso não... com uma faculdade de direito e metade de uma em economia eu acho que sei muito bem fazer cálculos. Mas pelo visto ninguém aqui aceita críticas muito bem.

Mas o fato é que o garoto refez e deu errado pq jogou tudo na calculadora direto. E assim dá errado mesmo.

Agora vejam um exemplo colocado em outro fórum do qual participo: (pelo visto ele tb usa parenteses pq não conhece de matemática 'básica')

TMB - TAXA DE METABOLISMO BASAL

A Taxa de Metabolismo Basal é a quantidade mínima de energia (calorias) necessária para manter as funções vitais do organismo em repouso (McARDLE e col., 1992 ).

Essa taxa pode variar de acordo com o sexo, peso, altura, idade e nível de atividade física. Repare que quanto mais intensa a atividade, maior sua necessidade energética.

TMB - EQUAÇÃO DE HARRIS-BENEDICT

HOMENS: TMB = 66,47 + (13,75 . P*) + ( 5,00 . A*) - (6,76 . I*) X Atividade Física = número de Kcal

MULHERES: TMB = 655,1 + (9,56 . P*) + ( 1,85 . A*) - (4,68 . I*) X Atividade Física = número de Kcal

* P = Peso em Kg/ *I = Idade em anos/ *A = Altura em cm

NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA

Sedentário - Pouco ou nenhum exercício diário

Use TMB x 1,2

Levemente Ativo - (Exercício leve/1 a 3 dias na semana)

Use TMB x 1,375

Moderadamente Ativo - (Exercício Moderado/ 3 a 5 dias na semana)

Use TMB x 1,55

Bastante Ativo - (Exercício Pesado/ 6 a 7 dias na semana)

Use TMB x 1,725

Muito Ativo - (Exercício Pesado todos os dias da semana ou com treinos 2 vezes ao dia)

Use TMB x 1,9

CALCULANDO SEU TMB - EXEMPLO:

Calculando o TMB de um homem de 25 anos, 1.80m, 90kg, moderadamente ativo:

TMB = 66,47 + (13,75 . 90kg) + ( 5,00 . 180cm) - (6,76 . 25)

TMB = 66,47 + (1237,5) + ( 900) - (169)

TMB = 2034,97

TMB = 2034,97 x 1,55 (Atividade física moderadamente ativa)

TMB = 3.154,20 Kcal

Qualquer dúvida é só perguntar. Os moderadores e usuários estão aqui para ajudar.

Fontes:

http://www.linhabioslim.com.br

http://www.forum.menshealth.com.pt

http://www.cdof.com.br

Editado por themis
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

themis,

Longe de mim falar se vc é boa ou não em matemática. Não quis me referir a isso.

Apenas quis dizer ao Bruno que não é tão simples como ele acha que é.

Creio q ele é fast e very good em matemática.

Eu mesma, não sou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

themis,

Longe de mim falar se vc é boa ou não em matemática. Não quis me referir a isso.

Apenas quis dizer ao Bruno que não é tão simples como ele acha que é.

Creio q ele é fast e very good em matemática.

Eu mesma, não sou.

Eu entendi Fefe... apenas reparei na falta do parenteses e que poderia ser uma justificativa do erro do garoto.. só isso :D Mas o outro usuário lá em cima disse que não é necessário pq é matemática básica tali coisa... então eu vou é voltar pra faculdade mesmo.... devem ter mudado alguma coisa nos cálculos ai e eu não to sabendo.

Mas... vivendo e aprendendo. :D

E agradeço ao usuário Bruno... pq o calculo dele está bem mais completo do que os outros que encontrei. Aliás já refiz a minha dieta com significativas alterações. Só fiz um adendo... não quis criar polêmica.

Editado por themis
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Cesar.Brandão: O valor de 400 eu arredondei, pois como um dia de aeróbico deu 407 e um dia misto deu quase 367, achei que seria um valor consideravelmente correto utilizar isso. Essa parte de calorias no treino é difícil de acertar com precisão, pois esse fatores são meramente estimativos. Dependendo da execução dos exercícios, da carga etc pode gastar mais calorias ou menos. Como eu disse, quanto mais controlado for o seu treino, melhor será a conta. Vc pode calcular que gastou 300 no treino mas na verdade gastou mais, ou menos. Nã ovão ser 30 ou 40 calorias que vão fazer a diferença. MAs pode considerar o valor exato igual vc achou fazendo a conta também....

@Themis: O garoto tinha calculado certo, o conceito é que tava errado, ele tinha achado 3200 e não 30.641. Não usei parênteses por que não precisa, simplesmente. Agradeço sua contribuição e sugestão, pois realmente o recurso do parêntese para melhor organização dos cálculos facilita, principalmente pra um garto de 15 anos. Assim ,da próxima vez que eu postar essas contas aí, vou lembrar de incluí-los. A propósito, se colocar 10+5x5 sem parêtese em calculadora científica (fiz engenharia, por isso que uso esse tipo), resulta 35, e não 75. Ela não precisa de parêntese também. Somente se usar uma calculadora comum de bolso é que a conta complica.

  Particularmente, não gosto de usar a equação de Harris-Benedict, pq ela não ocnsidera o BF, utiliza o peso total do fulano, já a equação que postei vc deve colocar a massa magra, que é o que realmente consome calorias. Porém ,a diferença é mínima. No caso em que postei, resulta em umas 10 Kcal de diferença.

Outra coisa, se vc usar esse cálculo que você postou aí, o resultado não é a TMB, mas o gasto energético diário, sem contar as calorias do treino nem o equivalente termogênico da comida. TMB é relativa ao gasto calórico que sua massa magra consome pra sobreviver, em um estado de repouso, mas não dormindo. Se for dormindo, seria a TMR (Taxa metabólica em Repouso), que resulta em aproximadamente 3% diferente da TMB, portanto pode-se usá-la como referência para o cálculo do gasto energético diário tranquilamente.

@Fefe: Obrigado, novamente. Realmente eu meio que joguei tudo de uma vez em cima do garoto, sem pensar. Mas enfim, aqui é um fórum, não uma sala de aula. Então que hajam discussões mesmo huehuehehu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Themis: O garoto tinha calculado certo, o conceito é que tava errado, ele tinha achado 3200 e não 30.641. Não usei parênteses por que não precisa, simplesmente. Agradeço sua contribuição e sugestão, pois realmente o recurso do parêntese para melhor organização dos cálculos facilita, principalmente pra um garto de 15 anos. Assim ,da próxima vez que eu postar essas contas aí, vou lembrar de incluí-los. A propósito, se colocar 10+5x5 sem parêtese em calculadora científica (fiz engenharia, por isso que uso esse tipo), resulta 35, e não 75. Ela não precisa de parêntese também. Somente se usar uma calculadora comum de bolso é que a conta complica.

Particularmente, não gosto de usar a equação de Harris-Benedict, pq ela não ocnsidera o BF, utiliza o peso total do fulano, já a equação que postei vc deve colocar a massa magra, que é o que realmente consome calorias. Porém ,a diferença é mínima. No caso em que postei, resulta em umas 10 Kcal de diferença.

Outra coisa, se vc usar esse cálculo que você postou aí, o resultado não é a TMB, mas o gasto energético diário, sem contar as calorias do treino nem o equivalente termogênico da comida. TMB é relativa ao gasto calórico que sua massa magra consome pra sobreviver, em um estado de repouso, mas não dormindo. Se for dormindo, seria a TMR (Taxa metabólica em Repouso), que resulta em aproximadamente 3% diferente da TMB, portanto pode-se usá-la como referência para o cálculo do gasto energético diário tranquilamente.

Aquele cálculo que coloquei foi só pra exemplificar a apresentação. Como vc mesmo disse, um garoto de 15 anos não vai ter uma calculadora científica, compreende? O fórum é geral então tem de tudo aqui... vc é engenheiro.. eu sou advogada... mas pode ter o Cicrano que não tem escolaridade.... :D

Como eu disse eu usei o teu para recalcular a minha dieta. REalmente ele matou a pau pois está completo. Como eu disse, não quis polemizar apenas contribuir. :)

Editado por themis
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...