Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Mulheres e Musculação - Texto 1


Nanny

Posts Recomendados

  • Moderador

***As dúvidas mais comuns que as mulheres têm sobre a musculação ***

*A musculação tornar-me-á muito musculada?

A idéia que as mulheres têm, que desenvolverão músculos enormes, como têm os homens, é totalmente errada, pois a mulher não produz quantidades significativas de testosterona de forma a aumentar consideravelmente a massa muscular.

O que acontece com as culturistas, estas tomam muita testosterona para ficar com músculos enormes e treinam bastante, para algumas é um trabalho de período integral. Mas se não se ingerir nada que desenvolva mais os músculos e se treinarem 3 vezes por semana nunca ficarão como elas.

*Com a musculação fico gorda?

Muitas mulheres pensam que ganhando músculos, aumentam alguns centímetros à sua aparência, pois na balança os quilos aumentam, e por isso ficam mentalizadas de que estão mais gordas.

Mas MÚSCULOS ≠ GORDURA, são dois tipos de tecidos completamente diferentes: Músculo é mais denso, ocupa menos espaço, é firme e definido. Gordura é menos denso, ocupa mais espaço, é mole e sem forma.

À medida que o tecido magro se desenvolve (músculo), há mais tendência para queimar a gordura, o que origina perda da mesma. Assim, aumentar o tecido magro aumenta a capacidade do corpo em queimar calorias durante o repouso, o mesmo não acontece com um exercício cardiovascular/aeróbico.

Assim, a musculação modifica, tonifica e melhora a forma do seu corpo, com um treino específico para si.

*A musculação diminui a flexibilidade?

Muitas mulheres acreditam que a musculação reduz a flexibilidade, pensam que se aumentarem a massa muscular vão ficar sem movimentação nessas zonas.

Mas isto é totalmente falso, primeiro porque somente a falta de exercício provoca a diminuição da flexibilidade, segundo, pesquisas demonstram que quando bem realizada, a musculação pode melhorar bastante a flexibilidade.

A dúvida das pessoas reside nas hipertrofias exageradas, vistas na televisão e internet, onde o tamanho dos músculos cresce tanto, prejudicando os movimentos normais, porque os tendões não crescem e ficam sobrecarregados originando lesões sucessivas. Mas normalmente isto acontece quando há envolvimento de anabolizantes (esteroides).

No entanto, a musculação quando voltada para a qualidade de vida, aumenta a quantidade de tecido conjuntivo, tecido este que recobre as fibras musculares. Se aplicarmos uma determinada força a um músculo exercitado, e se a mesma força for aplicada no músculo não exercitado, o primeiro será o que alonga mais.

É importante depois de um treino de musculação alongar todos os músculos trabalhados.

*A idéia de que os homens são mais fortes que as mulheres

Esta frase só é verdade em termos de força absoluta, pois os homens possuem mais músculos e mais testosterona que as mulheres. No entanto, em termos de força relativa (que tem em consideração o tamanho do corpo), o sexo feminino é tão ou mais forte que o sexo masculino.

Estudos demonstram que os homens têm mais força na parte superior do corpo, mas que as mulheres têm mais força na parte inferior do corpo.

Como podem ver, mulheres, a prática da musculação só traz benefícios e podem praticá-la da mesma forma que os homens. Devendo, apenas, optar por níveis de resistência apropriados e não levantar a mesma quantidade de peso que os homens.

:mellow: O que deves fazer depois do treino? O que acontece depois de treinar com pesos?

O que se passa exatamente é que começa aí o verdadeiro crescimento muscular, mas só o vais conseguir se lhe deres uma atenção muito especial. Há muitos culturistas que se descuidam durante este processo crítico e por isso não atingem os resultados que pretendem. Trata-se de um processo complexo que implica mais do que tomar um batido de proteína.

Um sistema inteligente de treino e de recuperação requer que controles três coisas fundamentais:

1. A recuperação da água com isso o balanço de eletrólitos.

2. A recuperação rápida dos níveis de glicogênio

3. A restauração da proteína muscular e com isso a prevenção do catabolismo.

A recuperação de água e electrólitos.

A maioria dos culturistas não liga à necessidade de ter uma hidratação adequada pois para o treino como para qualquer atividade de resistência a hidratação é muito importante. Todo o trabalho com pesos requer níveis de hidratação muito elevados. Ainda por cima com as atmosferas húmidas e quentes de muitos ginásios há necessidade de beber muita água antes durante e depois do exercício para controlar a temperatura corporal e manter a eficiência cardiovascular.

Durante o exercício físico que se prolonga por mais de uma hora a desidratação varia conforme o peso do indivíduo. Varia entre 2% e 6%. Na realidade basta perder nem que seja 1% durante o exercício que leva a que o indivíduo reduza o seu rendimento e ponha em tenção todos os sistemas cardiovasculares e de regulação térmica. Num treino puxado e com o ambiente muito quente podemos desidratar-nos em 30 minutos se não bebermos água com frequência. Mas beber água durante o treino não chega para repor todo o liquido perdido pelo suor só chega para repor metade do liquido perdido por isso os atletas devem fazer um esforço consciente de beber pelo menos uns 8 a 10 copos de água por dia não só devido há desidratação mas também a todo o organismo pois a água é fundamental para todas as funções vitais do organismo.

O treino de um culturista e relativamente curto e muito intenso por isso os atletas por vezes além da desidratação também tem desequilíbrios de electrólitos o que pode ser problemático em treinos superiores a uma hora pois mesmo que se beba muita água os níveis de electrólitos não são repostos.

Os electrólitos chave são: o sódio o potássio e o magnésio, por isso é necessário beber bebidas que os contenham antes durante e depois do treino. Isso pode-se fazer bebendo uma bebida desportista que na sua composição tenha vitaminas minerais etc.

*Dica:

Antes do exercício:

Beba aproximadamente meio litro de água duas horas antes de fazer exercício.

*Durante o exercício:

A reposição de fluidos deve ser igual à sua perda. A quantidade recomendada de água por hora deve ser entre 600 ml e 1200 ml. A água deve ser ingerida aproximadamente um copo de água de 15 em 15 minutos. Depois do exercício necessitamos de ingerir no mínimo dois terços de litro de água por quilo de peso perdido durante o treino.

Font: American College of Sports Medicine.

A recuperação dos depósitos de Glicogénio depois do exercício.

Os hidratos de carbono são o combustível preferido dos culturistas, e a quantidade necessária depende dos objectivos do treino.

Se queres aumentar o tamanho dos músculos podes consumir mais hidratos de carbono. Uma pessoa por media acumula 1500 a 2000 calorias de hidratos de carbono em forma de glicogénio nos seus músculos e fígado.

Muitos culturistas em fase de definição baixam muito os seus níveis de hidratos de carbono no organismo mas é preciso ter cuidado com isso pois podemos perder massa muscular. Pois o organismo utiliza a proteína para manter , reparar e desenvolver os tecidos musculares, mas quando se reduzem os depósitos de hidratos de carbono no fígado e nos músculos devido há dieta e ao volume de exercício o organismo começa a utilizar a proteína para sintetizar a glucose. Essa proteína provem basicamente dos tecidos musculares.

O esgotamento do glicogénio pode reduzir em muito a massa muscular.

Para prevenir que isto aconteça deve-se repor os níveis de glicogénio nos músculos e no fígado em forma de hidratos de carbono o mais rápido possível depois do treino. O período mais importante é as três horas a seguir ao treino. Ao ingerir hidratos de carbono nessa altura aumenta-se os níveis de glucose no sangue e promove-se a secreção de insulina. A insulina é muito importante porque alem de regular a recuperação do glicogénio muscular a insulina estimula o transporte de aminoácidos até ao músculo promovendo a síntese proteica e detêm o aumento do cortisol que de outra maneira aumentaria logo a seguir ao exercício. O cortisol quando aumenta atrasa a síntese proteica e estimula o catabolismo das proteínas.

Um dos problemas dos treinos intensos é o de controlar a vontade de comer muito logo a seguir, não se deveria comer, devia-se beber uma bebida rica em hidratos de carbono e minerais e só depois passado uma hora devíamos voltar a comer.

Devíamos comer normalmente ao longo do dia para irmos recuperando os níveis de glicogénio. Dependendo dos nossos objectivos e necessidades calóricas devemos comer entre 4 a 6 vezes ao dia. É a melhor maneira para satisfazer as necessidades de reposição do organismo.

*Dica:

A dose diária recomendada é que quando faltar uma hora e meia para treinar deve-se consumir uma grama de hidratos de carbono por quilo de peso corporal combinando com proteína e que seja 3 a 4 gramas de hidratos de carbono por cada um de proteína. Para um indivíduo de 100 kg de peso suponha um batido de 100 gramas de hidratos de carbono e 25 a 35 de proteína.

Recuperar a proteína muscular e impedir o catabolismo.

A prática do culturismo requer que se tenha um balanço de nitrogénio positivo, de maneira que o corpo receba a proteína necessária para o crescimento muscular e que o catabolismo seja controlado. Aumentar a massa muscular e a força através do treino com pesos requer uma ingestão de proteína muito superior à normal feita por um indivíduo que não treine com pesos. Durante muitos anos os culturistas utilizaram no mínimo a ingestão de duas gramas de proteína por quilo de peso corporal.

Na altura em que ingerimos proteína temos também, de ingerir hidratos de carbono para termos uma boa síntese proteica. Devemos ingerir proteína ao longo do dia repartida em 4 ou 6 refeições diárias, a primeira refeição a seguir ao exercício deve conter 20 a 40 gramas de proteína e 60 a 120 de hidratos de carbono. A ingestão de proteína e de hidratos de carbono a seguir ao treino e ao longo do dia é crucial para um bom desenvolvimento muscular.

A ingestão de proteína e de hidratos de carbono deve ser simultânea e não em separado para termos uma boa síntese proteica.

Suplementos alimentares.

Qualquer pessoa que treina a sério deve pensar em utilizar os suplementos alimentares para assim recuperar do desgaste muscular produzido pelo treino.

Alguns desses suplementos alimentares são: Fostatidilserina; Glutamina; Creatina e HMB.

-Fostatidilserina:

Este suplemento pode reduzir a produção de curtizol, que é uma hormona de catabolismo e alivia também os sintomas de sub treinamento. As doses recomendadas são de 800 mg 30 minutos antes do treino.

-Glutamina:

tem um importante papel na construção muscular e reforça também o nosso sistema imunelógico. A glutamina tomada como suplemento faz com que o nosso organismo não entre em estado catabolico e assim a proteína é mais facilmente fixada para construir tecido muscular e também faz um melhor balanço do nitrogénio. Se os nossos treinos forem muito pesados e intensos torna-se necessário que se tome glutamina para uma rápida recuperação.

As doses recomendadas são de 8 a 20 gramas diários divididos em 2 a 4 vezes por dia; pode no entanto ter mais resultados se tomar em duas dozes de 10 gramas antes e depois do treino e nos dias de descanso tomar 2 a 5 gramas repartidas pelo dia.

-Creatina:

Depois da proteína é a rainha dos suplementos alimentares dos culturistas e outros atletas. A creatina aumenta a capacidade de setetinzar os depósitos de fosfatos energéticos entre as series permitindo assim ter mais energia para treinar.

A creatina aumenta também o volume das células musculares o que faz aumentar o fluido intracelular que ajuda no transporte de nutrientes e de outras substâncias necessárias ao crescimento muscular.

A creatina deve ser tomada em doses de 3 a 5 gramas diários e o ideal seria combina-la com uma bebida de hidratos de carbono e proteína ou então deve ser tomada depois das refeições que tenham estes dois nutrientes.

A quantidade de hidratos de carbono deve ser por volta das 90 gramas, é uma dose suficiente para produzir a respectiva insulina que ajuda na absorção da creatina e de todos os nutrientes.

Com o valor de insulina elevado há uma melhor absorção da creatina e nutrientes pelo organismo.

Como a creatina leva muita água para os músculos então quando é tomada deve-se beber também cerca de ¼ de litro de água por cada 5 gramas de creatina tomada.

-HMB (beta-hidroxi beta-metilbutrato):

Este metabólico produz-se quando se decompõem o aminoácido chamado leucina. Devido aos seus efeitos de retenção de nitrogénio o HMB pode prevenir a redução do dano muscular que está associado aos esforços físicos intensos. Também ajuda na recuperação dos transtornos musculares resultantes do treino duro. Quando combinado com um treino intenso e uma nutrição adequada o HMB pode aumentar a força o tamanho muscular e diminuir a massa gorda.

O HMB deve ser tomado em doses de 3 gramas diários essa dose devem ser repartidas por doses de 1 grama e deve ser tomada juntamente com as refeições. Se o atleta pesar mais de 90 kg então deve aumentar a dose para 5 ou 6 gramas por dia, igualmente divididos.

*Nota:

Se seguirem estas 3 directivas vão ver que tem muito mais resultados, o desenvolvimento muscular e a força vão aumentar e vão ter capacidade de treinar com maior intensidade.

Bons treinos!!

Por: Nuno Mendes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

  • Moderador
Nanny, porque os homens desenvolvem mais os músculos superiores e as mulheres os inferiores? ou isto é relativo?

Acho isso relativo! Geralmente eles desenvolvem mais superior pq se dedicam mais a essap arte do corpo ... agora os homens q treinam os dois, tem um corpo proporcional, e desenvolvem da msm forma. Td é questão de treino!

Eu por exemplo, pego braço rápido assim como pernas ... qdo treino superior pego leve por opção ... sei q poderia pegar mais até, mas prefiro pegar leve pq não quero o meu braço táo grande e definido, pois acho feio ... gosto de malhar superior, mas não me dedico tanto qto inferior...

Enfim, acho q é questão de gostos, objetivo e dedicação de cada um. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Acho isso relativo! Geralmente eles desenvolvem mais superior pq se dedicam mais a essap arte do corpo ... agora os homens q treinam os dois, tem um corpo proporcional, e desenvolvem da msm forma. Td é questão de treino!

Eu por exemplo, pego braço rápido assim como pernas ... qdo treino superior pego leve por opção ... sei q poderia pegar mais até, mas prefiro pegar leve pq não quero o meu braço táo grande e definido, pois acho feio ... gosto de malhar superior, mas não me dedico tanto qto inferior...

Enfim, acho q é questão de gostos, objetivo e dedicação de cada um. ;)

Concordo com a Nanny ..... a maioria dos homens não dão tanta importância para a parte inferior do corpo ..... existem pessoaas que tem uma genética um pouco melhor pra determinada parte do corpo .... mais tudo é questão de treino e dedicação ... se a pessoa fizer um treino moderado treinando tanto a parte superior quanto a inferior ela vai ter um desenvolvimento proporcional ....

bom é a minha opinião .... mais como cada um tem a sua ...... cada um escolhe o treino que quer fazer e qual o zeu objetivo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
eh, essa questao de genetica eh engraçada.

eu por exemplo tenho genética pra pernas, basta 1 treino bem feito a cada 1 ou 2 semanas (isso mesmo, as vezes dou intervalo de 2 semanas) e vejo um excelente resultado, crescendo mais até doq a parte superior q tanto me dedico a semana toda.

[2] Só q em mim é o inverso ahahahah ...essa genetica é do contra ahahah ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

[2] Só q em mim é o inverso ahahahah ...essa genetica é do contra ahahah ...

Bom eu acompanho a Nanny ... a minha genética é do contra .... tenho que dedicar mais tempo de treino para a parte inferior do que a superior do meu corpo ... principalmente a parte de peitoral que eu ganho muito fácil .....

Abs!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...
  • 1 mês depois...

nanny muita luz neste topico!!!Nao há como confundir os dois tecidos muscular e gorduroso e se quisermos ter resistencia,maior,bom volume,curvas,densidade ossea,metabolismo e resposta hormonal positiva,estimulando a propria testosterona feminina,que mantem esta massa muscular dela sem lhe tirar a beleza,é ao exercicio anaerobico sem muito stress(olha o cortisol cuidado com overtraining),mais disposição,humor equilibrado,mais stamina mesmo,saude cardiovascular,melhora da libido,bom sono,estimulo do gh,absolutamente responsavel pela beleza do corpo,firmeza,postura,juntamente com a dieta proteica magra e as boas gorduras e os carbos reduzidos,complexos...os suplementos e pre hormonais estimuladores,sao bem vindos,ate meditação,esvaziamento da mente,pensamento construtivo,visualização,disciplina espiritualidade...estar robusta,isto e verdadeiramente magra,atletica e com a necessaria taxa de gordura,bem pequena e necessario a saude,á homeostase natural,treinar intenso e bem descansado nao podera trazer problemas a dieta errada,a negligencia,o proprio exagero e que sim...a coxa vai ficar torneada,a segurança pessoal vai la pra cima,oxigena os tecidos,a produçao de plaquetas,o aproveitamento das prostaglandinas nos hormonios,ai a alimentação complementa excelentes antioxidantes:alpha gpc,colina,vits b1,b2,b6,b12,b17(amygdalina anticancerigena!!!),a retinol,asthaxantina(caroteno),n acetyl cisteina,aminoacidos(prolina,cisteina olha o cabelo aiiii),vit e(tocoferois mistos),ergocalciferol d,minerais,manganes,calcio,ferro(em baixa quantidade no seu suplemento de preferencia),glutationa(o mais poderoso antiox),ac lipoico(eee pele),paba,dmae(concentraçao e tecidos mais firmes),gaba(sono bom e pre gh),nao temam as gorduras boas protegem a pele a celula,oleo de açafrao,salmao,de peixes,dha,omegas 3,6,9,nao temam!Ai estes e que queimam mesmo sem sabotar o organismo como os carbos(que ficam armazenados)...enfim sao varias as coisas que se complementam para externar saude e beleza verdadeira...obrigada nanny!!!:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...