Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

O Mito Do Treino Regenerativo


Visitante Éverton Udson

Posts Recomendados

Visitante Éverton Udson

Muitos corredores utilizam o termo “trote regenerativo” para descrever aquela sessão de treino mais leve após um treino bem pesado. A questão é delicada. Apesar da crença generalizada de que uma corrida de 45 minutos a 1 hora, feita em ritmo bem leve, ajuda na recuperação do praticante, isso não é verdade. Pelo contrário. O contato dos pés com o solo durante as passadas gera lesões microscópicas e os músculos, cartilagens e tendões respondem a elas com pequenas inflamações.

Em outras palavras, não há nada de regenerativo nessa atividade. Seria melhor chamá-la de treino “degenerativo”, em lugar de regenerativo.

Será então que devemos abolir a prática?

Não necessariamente. Esse tipo de treino pode ser bom, desde que seja realizado para acrescentar estímulo de treinamento. O que não devemos é acreditar, ingenuamente, que uma corrida leve será mais interessante do que descansar quando o objetivo for uma recuperação completa do organismo.

Por exemplo, muitos atletas fazem o “longão” no sábado, para trotar leve no domingo. Imagine como estará o organismo de um corredor após um treino de 30km no sábado? Como estará seu sistema imunológico? E as pernas? Numa situação como essa, seria muito mais interessante fazer um descanso no domingo, deixando para segunda-feira a corrida leve.

Fica a dica: você não precisa descartar o treino degenerativo/regenerativo, mas é melhor programá-lo para um dia mais adequado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

  • Supermoderador

Ouvi dizer que um treino regenerativo para um músculo específico após um treino de hipertrofia pesado onde você tem certeza que vai doer no outro dia, pode reduzir um pouco a dor. Por exemplo você vai e faz panturrilha e sabe que vai doer muito. Tente fazer 1 seção com 20 repetições com baixíssima carga no final e isso reduzirá a dor do outro dia. Não sei se é verdade, não sei se atrapalha no processo de hipertrofia, mas isso é o que eu ouvi...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante Éverton Udson

Ouvi dizer que um treino regenerativo para um músculo específico após um treino de hipertrofia pesado onde você tem certeza que vai doer no outro dia, pode reduzir um pouco a dor. Por exemplo você vai e faz panturrilha e sabe que vai doer muito. Tente fazer 1 seção com 20 repetições com baixíssima carga no final e isso reduzirá a dor do outro dia. Não sei se é verdade, não sei se atrapalha no processo de hipertrofia, mas isso é o que eu ouvi...

pode até reduzir a dor, mas não creio q irá melhorar a sua recuperação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma vez eu perguntei isso pro meu treinador, e ele disse mais ou menos o seguinte: o treino regenerativo tem como objetivo manter a circulaçao sanguinea local aumentada, pra retirar do musculo residuos metabolicos (como o lactato e acidos graxos) e mandar o2 para sua regeneraçao. Isso mantem o ph muscular mais alcalino (que é o normal desse tecido), e acelera a biossintese de glicogenio.

Agora, importancia mesmo eu acredito que seja pra quem faz atividade aerobia e depende muito do glicogenio muscular pra realizar essas atividades

pra quem faz atividade de alta potencia nao vejo porque fazer regenerativo, ja que o corpo normalmente da conta de se recuperar (a nao ser que voce treine fullbody varias vezes na semana, com alta intensidade, ai sim é muito necessario). Minha opiniao.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não adianta pegar uma um protocolo e generalizar ele para um conceito. Depois de correr 30km também não acho que correr mais vai ajudar em algo, mas com certeza alguns sit-ups alongamentos dinâmicos e liberação miofalascial vão melhorar muito o desgaste do corredor que certamente estará sofrendo com encurtamento da cadeia posterior.

Treino regenerativo funciona sim, é só aplicá-lo de maneira inteligente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...