Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Lecitina De Soja


ligabo

Posts Recomendados

Antes, o que é colesterol?

O colesterol é uma substância vital ao organismo humano, apesar de frequentemente ser visto como uma ameaça. Ele participa da produção dos hormônios sexuais e suprarrenais, da síntese da vitamina D e do funcionamento das funções naturais das membranas celulares. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), uma taxa de “colesterol ruim” de até 200 miligramas por decilitro de sangue é considerada normal. Se a taxa estiver entre 200 mg e 240 mg/decilitro, ela é classificada como intermediária. Taxas acima disso indicam mau colesterol em excesso, o que pode ocasionar vários problemas à saúde.

Quando o colesterol se acumula na parede das artérias, ele forma placas que dificultam a circulação do sangue. Isso se chama aterosclerose. Se o problema ocorrer nas artérias coronárias, a diminuição de fluxo de sangue pode provocar desde uma angina até um infarto do miocárdio. Além de ser a principal causa de problemas cardíacos, o colesterol alto não prejudica apenas o coração. Se o seu excesso formar placas nas artérias cerebrais, pode ocorrer um acidente vascular.

O nível de mau colesterol no corpo humano pode ser influenciado pela genética, mas a hereditariedade não é causa isolada do problema. A alimentação rica em gorduras saturadas e produtos com grande quantidade de colesterol também elevam essa taxa. Muitos pacientes passam a se preocupar com seu nível de colesterol ruim quando ele se aproxima de 300 mg/decilitro. No entanto, grande parte dos infartos acontece em indivíduos com nível de colesterol ruim entre 200 mg e 240 mg. Portanto, o controle é fundamental.

hdl-ldl.jpg

E como atua a lecitina de soja?

Na área da fitoterapia, a lecitina de soja é comprovadamente um emulsificante que permite que as gorduras passem pelas paredes arteriais, prevenindo a formação de depósitos de gordura nos vasos sanguíneos. Além disso, lecitina de soja aumenta o metabolismo e o transporte das gorduras. Por isso, ela é indicada para ajudar a reduzir o mau colesterol. Na realidade, a lecitina de soja oferece vários benefícios à saúde, mas o maior deles é essa importante capacidade de regular as taxas de colesterol no sangue. Todos os estudos já realizados com a lecitina de soja comprovaram sua capacidade de combater a hipercolesterolmia e aumentar o “bom colesterol” (HDL).

Outros benefícios – A suplementação com lecitina de soja, de acordo com a orientação médica, traz ainda outras vantagens. Ela melhora a aprendizagem, a memória e a concentração devido à fosfatidilcolina, que eleva a concentração de acetilcolina no cérebro. A lecitina também aumenta a absorção das vitaminas lipossolúveis, e seu teor de fósforo ajuda a diminuir a fadiga e o cansaço. Como se não bastasse, a lecitina também melhora a saúde da pele, favorecendo a hidratação e melhorando sua elasticidade.

lecitina-de-soja.jpg

Descrição e indicações da lecitina de soja

A lecitina é uma substância encontrada em alguns alimentos, principalmente na soja. Ela constitui-se de ácidos graxos, fósforo, triglicérides, colina e inositol. O organismo utiliza a lecitina para construir grande parte dos tecidos nervosos e cerebrais, sendo que 1/5 dos nervos e 1/3 do cérebro são compostos por lecitina. A lecitina de soja consiste dos fosfolipídeos extraídos das sementes de Glycine max.

Inicialmente a lecitina foi isolada da gema de ovo, que é a fonte mais rica (contém 10%). Hoje a maior quantidade de lecitina existente é proveniente da soja (contém 2%). O feijão soja é submetido a um processo de moagem, mistura e aquecimento. Desta substância pode-se extrair o óleo e a lecitina. Este líquido cru de lecitina é normalmente ingerido na forma de cápsulas, ou ainda desidratado e adicionado à dieta alimentar em bebidas, cereais, etc.

O percentual de fosfolipídios presentes no produto desidratado depende do processamento, mas é possível obter-se um nível de 98% de pureza. A lecitina contém também vitamina E, naturalmente presente na soja, fato que contribui para sua durabilidade, uma vez que a vitamina E protege as gorduras de decomposição.

A lecitina proveniente de vegetais contém ácidos graxos insaturados, ao passo que os ácidos graxos associados à lecitina da gema do ovo são saturados. Pensa-se que é esta diferença no grau de saturação, que permite à lecitina de procedência vegetal provocar uma redução no colesterol do organismo.

A lecitina ajuda a tratar as dores na bexiga, coração, intestinos, vesícula biliar, e a arteriosclerose. Auxilia no tratamento do câncer de mama, colo e de útero e doenças de pele. Pode aliviar dores de cabeça, dores reumáticas, edemas, de estômago, febres, gripe. Ajuda a reduzir as taxas de LDL no sangue, sem alterar a taxa de HDL. Ajuda a diminuir a insônia, na prevenção de osteoporose, reumatismo e melhorar os sintomas da menopausa.

Lecitina de soja é um produto calmante, adstringente, antigripal, anti-reumática, dissolvente, emoliente, estomáquica, fungicida, mulsificante, hipocolesterolêmica, nutritiva, laxante, sudorífera e tônica.

Contra-indicações: Lecitina de soja não deve ser consumida por mulheres que estejam em período de gravidez, e nem por pessoas alérgicas a soja.

soja%202.jpg

Ok ok mas, e quanto de lecitina devo tomar por dia para obter estes beneficios?

BENEFÍCIOS ATRIBUIDOS À DOSAGEM DIÁRIA DE 2 a 6 g:

Aumenta o poder cerebral

Tende a purificar os rins

Tende a purificar o fígado

Suaviza as artérias

Prolonga a vida

Dá mais energia

Ajuda o sistema nervoso

EMULSIFICANTE

A lecitina é capaz de reduzir o tamanho das partículas de gordura, e suspendê-las em meio aquoso. Esta propriedade dá a lecitina à característica de ajudar a absorver as gorduras do organismo. Suspeita-se que a lecitina pode quebrar o colesterol e outras gorduras do organismo (conhecida como lipídios), em partículas menores que são capazes de atravessar as paredes das artérias e dos tecidos, reduzindo assim os depósitos de placas gordurosas nas artérias fato conhecido como aterosclerose.

Experiências com animais têm mostrado que se acrescentando lecitina à dieta de coelhos que são alimentados com alto teores de colesterol, estes tiveram uma redução no índice do colesterol no sangue de pacientes após terem recebido lecitina como alimento.

CONTROLE E REDUÇÃO NO PESO

Sua importância no controle e redução de peso, é de permitir o correto metabolismo das gorduras, distribuindo-as de forma uniforme na corrente sangüínea. Acredita-se que a lecitina seja um diurético, ajudando, portanto a superar os problemas de retenção de líquidos. É bom, porém lembrar que a lecitina contém aproximadamente 10 calorias por grama.

soja.jpg

Adicionais

Nome científico da soja: Glycine max (L.) Merr.

Família da soja Glycine max: Fabaceae.

Outros nomes populares da soja Glycine max: fava-da-manchúria, feijão-chinês, feijão-da-china, feijão-soja; soja e soyabean (ingles), sojabohne (espanhol), poroto e soja (francês), soia e soybean (italiano).

Constituintes químicos da soja Glycine max: ácido araquidônico, ácido aspártico, ácido esteárico, ácido glutâmico, ácido hidrociânico, ácido linoléico, ácido linolênico, ácido oléico, ácido oxálico, ácido palmítico, ácido pantotênico, ácidos graxos insaturados, afromosina, aglobulina, alanina, alantoína, arginina, astragalina, betaína, bornesitol, catequina, cistina, colina, daidzeina, enzimas, ergosterol, estigmasterol, fenilalanina, fibras, genisteina (fitoestrogênio), glicina, glicinina, guanidina, histidina, isoleucina, isovaleraldeído, kaempferol, lecitina, leucina, luteína, maltose, metionina, prolina, proteínas, pró-vitamina D, quercetina, rutina, sais minerais (ferro, cálcio), saponina, soisaponinas, sojagol, tirosina, treonina, trigonelina, triptofano, valina; vitaminas B1, B2, B12, C, E; xilose.

Parte utilizada da soja Glycine max: brotos, caule, flores, folhas, raízes, sementes.

Nota: As sementes maduras cruas são tóxicas, por isso devem ser consumidas sempre cozidas.

Efeitos colaterais da soja Glycine max: A alergia à soja é mais comum em crianças e jovens, podendo levar a cólicas e presença de sangue nas fezes.

Finalizando, devo estar utilizando este produto a partir da semana q vem, visto q alem de ajudar no emagrecimento, pode tomá-lo juntamente com vit.d3 por conter ácidos graxos. Espero ter ajudado a esclarecer algumas dúvidas. Abraços!

Fontes:

http://www.desejosaude.com.br

http://www.oficinadeervas.com.br

http://www.fitoterapica.com.br

Leitura técnica Herbarium

Editado por ligabo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Benefícios da Soja à Saúde

A soja tem uma qualidade nutricional muito interessante, devido ao seu conteúdo de proteínas. Apesar de ser uma proteína de origem vegetal, a qualidade é tão boa que é comparada a qualidade das proteínas de origem animal (que oferece todos os aminoácidos essenciais), com a vantagem de não acidificar o pH do sangue como as proteínas de origem animal fazem, prevenindo o aparecimento de doenças como osteoporose, cardiovasculares e câncer. As isoflavonas presentes na proteína da soja possuem uma forma química semelhante ao hormônio estrogênio, então, ela consegue ter uma ação também semelhante a este hormônio, porém menos intensa, podendo ser indicada para o tratamento dos sintomas da menopausa. Além disso, a soja apresenta gorduras poliinsaturadas, estão associadas com menores índices de doenças cardiovasculares e doenças neurológicas como depressão, hiperatividade, entre outras. Ainda, a soja apresenta uma série de vitaminas (principalmente vitaminas do complexo B) e minerais (cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, zinco, manganês, cobre e selênio) essenciais para o equilíbrio orgânico e funcionamento de todas as nossas células, trazendo, portanto um bem estar e saúde de uma forma ampla.

Abaixo segue um resumo com os principais benefícios à saúde conferidos pela soja:

- Osteoporose: o consumo da soja e suas isoflavonas possuem ação de aumentar moderadamente a massa óssea, inibindo a retirada de cálcio do osso;

- Diabetes: a soja pode trazer benefícios aos diabéticos porque possui arginina e glicina, que tendem a reduzir os níveis sanguíneos de insulina, além de possuir as fibras que modulam a entrada da glicose no sangue e a liberação de insulina. Além disso, estudos mostram que a soja pode auxiliar na prevenção justamente das doenças que os diabéticos são mais propensos, como a hipertensão, doenças cardiovasculares e doenças renais;

- Envelhecimento: a soja possui uma série de vitaminas, minerais e compostos bioativos que são antioxidantes, auxiliando então a prevenção do envelhecimento acelerado;

- Obesidade: Estudos em ratos mostraram que o consumo da soja pode aumentar a captação de glicose pelos músculos e aumentar a queima de gordura, facilitando, portanto, o emagrecimento. Mas vale lembrar que esses efeitos são obtidos quando a soja está inserida em uma dieta individualizada e nutricionalmente equilibrada.

Deve-se prestar atenção em como devemos consumir a soja, pois a soja crua apresenta fatores antinutricionais (conhecidos como fitatos), ou seja, que impede o aproveitamento dos nutrientes de uma forma geral. Entretanto, o cozimento desativa a maior parte desses fatores antinutricionais pelo aquecimento. Por outro lado, estudos científicos recentes têm mostrado benefícios dos fitatos, que estão sendo associados com menor risco de desenvolvimento de alguns tipos de câncer.

Mesmo diante dos benefícios apresentados, devemos sempre evitar o consumo excessivo da soja, pois há relatos de desconforto abdominal em alguns indivíduos, como estufamento, aumento da produção de gases e dores abdominais, entretanto esses sintomas são mais comuns quando os indivíduos apresentam um quadro de disbiose. Entretanto, em alguns indivíduos não há necessidade nem de excesso do consumo, há indivíduos que possuem dificuldade em digerir a proteína da soja devido a uma reação de hipersensibilidade e por isto não devem ingerir a soja e seus derivados. Portanto, o nutricionista é o profissional capacitado a identificar este tipo de hipersensibilidade e estabelecer a melhor forma de consumo da soja e seus derivados como parte de uma alimentação nutricionalmente equilibrada.

Fonte: http://www.vponline.com.br/blog/?p=53

Neste msm site informa q pessoas com problemas na tireóide devem evitar o uso em altas quantidades. Porem isto de causar problemas inflamatórios com o uso da lecitina é totalmente controverso.

Ácidos graxos são conhecidos como auxiliares na redução dos níveis de colesterol e triglicérides. Os ácidos graxos ajudam a reduzir os processos inflamatórios e alérgicos, bem como as doenças cardiovasculares. Atua também no controle de colesterol e triglicerídeos, sistema nervoso e funções cerebrais, auxilia junto a dietas específicas para o emagrecimento, a memória e a proteção do fígado, evita o envelhecimento precoce e protege a pele e os cabelos, entre outros.

Quanto ao estrogênio tão temido pelo uso da soja, aqui tem um texto interessante: http://receitasedicasparacasa.blogspot.com/2010/01/os-beneficios-da-soja.html

E qnt a lecitina, seu uso diário em geral é de 500mg/2g, o q é "pouco" poara se temer estes efeitos q citou. Já participei de congressos e palestras com nutricionistas/endocrinos/reumatologistas entre outros, e tb tenho contato com mts, e a lecitina nunca é acusada de causar inflamações como citou, e sim ajudar a combate-las, sendo alvo de pesquisas intensas não só no Brasil, e utilizado de uns anos para cá no combate da diabetes tb, por suas variadas propriedades. Existem várias pesquisas(tb na internet) acessiveis, assim como monografias que resultam em pesquisas com ratos, animais(o q é sempre o primeiro passo para que algo possa ser levado em consideração para humanos). Aqui tb tem uma boa monografia de 2007 a qual possa vc e qq pessoa do forum desejar realizar uma boa leitura:

http://dspace.c3sl.ufpr.br:8080/dspace/bitstream/handle/1884/11020/Disserta%E7ao%20versao%20final.pdf;jsessionid=B66EAB8DD2B122528D9DEC1717D7DD0B?sequence=1

Enfim, de qq forma, não estou aqui defendendo qq tipo de produto/substancia. Apenas achei interessante dar uma movimentada nesta sessão de fitoterápicos, com informações úteis, e sempre é bom ter pessoas como vc participando e debatendo, o q é útil e contribui para discutir crenças e utilidades dos que aqui estão.

Abraços!

Editado por ligabo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal essa lectina de soja, eu nem conhecia, onde que vende, loja de produtos naturais mesmo?

Essa função de regular corretamente o metabolismo das "gorduras" pode ser muito benefica.

Valew pela contribuição!!!

Sim, e tb em farmácia, por ser fitoterápico.

Realmente vale a pena, e se descobre coisas boas qnd se aprofunda no assunto.

Abraço!

afinal, soja e seus derivados é bom para homem ou nao ? Sempre falam de estrogeneo e etc

Depende. Se vc não for se entupir de soja pura talvez não lhe faça mal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
  • 3 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...