Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida Sobre Wey X Dieta Cetogenica


Marie-rj

Posts Recomendados

Olá pessoal

Estou em processo de emagrecimento, tenho 1,73 e 74,6kg. Na avaliação da academia, indicou um bf de 23%. O que desejo é perder gordura mantendo a massa magra que tenho.

Voltei aos exercicios há 3 semanas depois de vários anos parada.

A dúvida é a seguinte, para preservar minha massa magra, vcs acham que ja devo entrar com suplementação? Outra coisa, dei hoje inicio a um ciclo de pulmonil e desejo na proxima semana entrar numa dieta cetogênica cíclica.

Pesquisando até cheguei a conclusão de se for suplementar agora, wey apos o treino ja estaria de bom tamanho, porém, a wey é indicada ingestão com malto, que vai acarretar em liberação de insulina, o que cortará minha cetose. Então a pergunta 2 é: em dieta cetogênica, como fazemos a suplementação pós treino? De forma a evitar corte da cetose, uma vez que sabemos que a mesma so ocorre em falta de insulia e para isso é necessária a ingestão minima de carbo. Ou é totalmente besteira fazer uso de wey em dieta cetogenica? Uma vez que sem a insulina ele nao será tão rapidamente absorvido... seria o mesmo que ingerir proteina de fonte alimentar?

Me fiz entender?rsrsrs..acho que dei um pouco de volta.

Beijos

Marie

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

  • Supermoderador

Marie,

Alguns pontos em relação ao seu post.

1) Suplemento é apenas isso, suplemento. Para preservar a sua massa magra você precisa ingerir proteína em quantidade suficiente, e fazer treino com pesos (estimular os músculos). A proteína pode vir de fontes integrais, como carnes, leite e derivados, ovos etc, ou de suplementos. A escolha é sua.

2) Em dieta cetogênica não é a insulina que corta a cetose, é a glicose (e creio que outros fatores também).

3) Proteína libera bastante insulina, em alguns casos tanto quanto carboidrato.

4) Em uma dieta cetogênica cíclica, fazendo um carb-load você vai recuperar os estoques de glicogênio muscular, que diminuem à medida que você treina. Não é necessário malto após o treino nesta dieta.

5) Alternativamente, se você não quiser fazer o carb-load, pode seguir uma TKD (targeted ketogenic diet, não sei o termo em português), na qual você ingere carboidratos apenas antes do treino. Isto serve para aumentar o nível de glicose no sangue, te dando um "up" no treino, e também serve para aumentar seus estoques de glicogênio muscular, que diminuem à medida que você treina. Este carboidrato antes do treino pode vir de malto ou de outra fonte.

Mesmo em outros casos, não é estritamente necessário tomar whey com malto no pós-treino. E também não se preocupe em "absorver rapidamente o whey", de qualquer forma a absorção não é tão rápida assim - e mesmo tomando apenas whey, é bem possível que a quantidade de insulina liberada já seja suficiente.

Por qual motivo você pretende seguir uma dieta cetogênica?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mesmo em outros casos, não é estritamente necessário tomar whey com malto no pós-treino. E também não se preocupe em "absorver rapidamente o whey", de qualquer forma a absorção não é tão rápida assim - e mesmo tomando apenas whey, é bem possível que a quantidade de insulina liberada já seja suficiente.

Concordo com tudo que o mpcosta disse, mas vou dar uma ênfase nessa parte pois ela é correta e digamos que muitos não pensam dessa forma.

Existe um mito envolta do Whey Protein que é divulgado pelo marketing empresarial que te faz crer que o whey é absorvido em 15~30 min. Só que como disse, é mito, as coisas não são assim na realidade. Se quiser mandar um whey pela praticidade pode ou se quiser mandar um frango também é valido, isso vai depender do seu tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Mpcosta,

Estou em processo de emagrecimento há cerca de 7 ou 8 meses, neste período perdi 33kg. Resolvi alterar o tipo de dieta para dar uma "trapaceada" no metabolismo, para que ele saia da homeostase em q se encontra em razão de dieta hipocalórica.

A dieta cetogênica ciclica me interessou pois eu já fiz dieta do Dr Atkins e tem bom embasamento e resultados, porém, acabo sentindo falta de carboidrato com o passar do tempo, por isso, fazendo a carga de carbo, seria até mais pra minha cabeça mesmo. Além de que com a dieta cetogênica, o metabolismo não desacelera e se desacelera, é bem menos do que numa hipocalorica, uma vez que com ausencia de insulina, nossa fonte de energia passa a ser os acidos graxos provenientes do nosso estoque de gordura.

Acredito que a proteina para ocasionar liberação de insulina tenha de ser bem alta, pois na dieta Dr Atkins ou qq cetogenica, a ingestão de proteinas é quase a unica fonte de alimento, sendo a base dessas dietas exatamente a cetose, não seria isso? Ou mesmo que tenha insulina circulante, caso a quantidade de carbo(glicose) seja relativamente baixa, isso não será suficiente para tirar o organismo de cetose?

Mas então, se eu fizer uso de whey no pos treino, a quantidade de carbo contida nele, seria suficiente para atrapalhar a cetose?

Talvez mais interessante ingerir alguma fonte de proteina de alto valor biológico?

beijo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

Que legal, meus parabéns por ter perdido tanto peso em pouco tempo. Isso definitivamente não é fácil.

Bom, com relação ao whey e à cetose, não deve ter problema não - mesmo em wheys concentrados o teor de carboidratos é baixo. Acho que para manter a cetose você deve ingerir menos de 30-40g de carboidrato por dia (talvez um pouquinho mais); só cuide no restante das refeições para não passar desse total.

E whey é uma fonte de proteína de alto valor biológico. De qualquer forma, se você consumir proteína em quantidade suficiente (como você não consome carboidratos, seu corpo produz glicose a partir de aminoácidos - proteínas -, portanto você precisa ingerir mais proteínas em uma dieta como essa), não fará tanta diferença o valor biológico dela (a não ser que você só usasse proteína vegetal, por exemplo).

Até onde eu sei, a grande vantagem da cetose é a inibição do apetite. Fora isso, não tem vantagem em relação a outra dieta hipocalórica. O que importa, no final das contas, são as calorias.

Depende muito de pessoa para pessoa; alguns se dão bem em uma dieta low-fat, outras com uma dieta low-carb.

Quantas calorias você pretende ingerir por dia? Com certeza uma parte considerável da sua dieta virá de gorduras.

Em qualquer dieta hipocalórica você irá utilizar ácidos graxos como fonte de combustível - é daí que vem a queima de gordura. A diferença da dieta cetogênica é que esses ácidos graxos serão utilizados também para a produção de corpos cetônicos, e estes serão usados em alguns tecidos que originalmente usariam glicose (como o cérebro). Ainda assim alguns tecidos ainda utilizarão glicose como fonte de combustível, e essa glicose será produzida (neoglicogênese) a partir de aminoácidos.

Quanto à homeostase, ou à diminuição do metabolismo, acho que isso é inerente de qualquer tipo de dieta, cetogênica ou não. Mas com certeza o carb-load ajuda (como ajudaria em outro tipo de dieta hipocalórica também).

Por fim, não se preocupe com a insulina. Ela não é uma vilã ou algo do gênero (definitivamente não merece a má reputação que tem). É um hormônio extremamente importante, e ela é liberada mesmo sem o consumo de carboidratos.

Dê uma lida neste conjunto de artigos do James Krieger sobre insulina, vale muito a pena: http://weightology.net/weightologyweekly/?page_id=319

Beijos e boa sorte com sua dieta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...