Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Dá Pra Confiar Na Universal Nutrition Sobre A Suplementação Com Proteína De Soja?


Visitante usuario_excluido22ss

Posts Recomendados

Visitante usuario_excluido22ss

Saudações!

Sempre suplementei com Whey concentrado + albumina, oferencendo ao meu corpo proteínas de rápida e lenta absorção.

Usando a medida padrão de cada embalagem, meu shake tem 25 gramas de whey concentrado e 11 gramas de albumina.

De uns tempos para cá, notei que estou crescendo de modo mais lento... minha alimentação é rica em proteínas animais (como no almoço e jantar, frango e carne vermelha), como carboidratos complexos durante o dia todo, tenho balanço calórico positivo, meu treinamento é intenso e variado (mudo a forma de treinar a cada dois meses e me baseio no hit + drop set, rest pause, isometria etc.)...

Bom, conversando com alguns professores e nutricionistas colegas, eles disseram que era natural crescer em ritmo mais lento, já que atingi a idade de 30 anos... eu treino há 6 anos.

Estou querendo por a prova meu corpo e crescer mais e mais rápido e estou apostando em aumentar o conteúdo protéico de meus shakes. Isso será uma EXPERIÊNCIA, das muitas que virão, para perceber a resposta de meu corpo.

Estou querendo acrescentar PROTEÍNA DE SOJA em meu shake. O motivo disso é que já gasto um bom dinheiro com comida natural, carnes e mais os suplementos whey e albumina. Quero mais um suplemento protéico que seja mais barato. E esse suplemento tem nome: proteína de soja! Todo mundo já viu no supermercado e seu preço né...

Pois bem, pesquisando sobre essa proteína, notei algumas informações contraditórias. Uns dizem que ela não tem os aminoácidos da whey, ou não tem nem perto da quantidade de aminoácidos da whey e (pior!) ela poderia causar efeitos indesejáveis pela presença de fitoestrógenos!

Bom... pesquisei primeiramente os preços de suplementos de soja de marcas famosas e em quais eu confio: UNIVERSAL NUTRITION, por exemplo, praticamente unanimidade de que se trata de marca séria, em que podemos realmente confiar...

O produto da Universal Nutrition de proteína de soja, o Advanced SoyPro, custa 90 reais aqui onde eu moro. É caro, por isso queria comprar a soja de supermecado mesmo, mas não é sobre isso que queri falar, mas vejam bem o que a Universal Nutrition diz sobre o produto:

Soy protein for muscle-building? That’s right. A few years ago, people might have laughed at the thought of a product like Advanced Soy Pro. Not today. First, Advanced Soy Pro is a complete protein supplement–it contains all the necessary amino acids that an athlete needs to grow. Second, Advanced Soy Pro has the highest ratio of “critical cluster” amino acids (glutamine, all three branched-chain aminos, and arginine) found anywhere–higher than egg, milk and even whey! Third, Advanced Soy Pro is both cholesterol and lactose free, making it perfect for athletes wishing to avoid dairy. Finally, only Advanced Soy Pro contains zero carbs and less than one gram of fat per serving. Mounting evidence suggests that regular use of soy can benefit the athlete by promoting cardiovascular health, inhibiting the conversion of testosterone to estrogen, boosting the immune system, lowering cholesterol, preventing bone loss and more.

Traduzindo algumas partes interessantes:

Contém todos os aminoácidos essenciais.

Contém a maior taxa do "pacote crítico" de aminoácidos (glutamina, todos os três aminos de cadeia ramificada e arginina) MAIOR QUE OS ENCONTRADOS NO OVO, NO LEITE E ATÉ NO SORO DO LEITE (WHEY)!!!!!!!!!!!

Inibe a conversão de testosterona em estrogênio.

Ou seja, pessoal, a UNIVERSAL diz exatamente o contrário que muitos outros, que dizem que soja diminui a testosterona e não tem a mesma qualidade da whey em termos de aminoácidos!!!

Afinal, será mesmo que UNIVERSAL colocaria no mercado um produto destinado à HIPERTROFIA muscular de atletas em que, paradoxalmente, faria o INVERSO??????

Opinião sobre um conceituado participante do forum:

1) Não há evidências sólidas que a soja aumente estrogênio EM MULHERES na menopausa, que dirá em homens;

2) Os poucos estudos que arriscam algo são com proteína isolada de soja (isoflavona);

3) No entanto, tenho um artigo aqui que testaram isoflavonas (proteina isolada de soja) em praticantes de musculação por 1 mês e nao houve alteração na composição corporal, estrogenio, testosterona total, aumento de 1RM, etc;

4) Você realmente acha que a nossa regulação hipotalâmica da testosterona é tão volúvel sendo capaz de "reduzir a testo logo no pré-treino" como voce mesmo falou? Se o individuo se intupir de isoflavona pura por 10 anos da sua vida, provavelmente ele terá uma redução. Mas não funciona assim a coisa.

Soja no pré treino é lindo!

Então, baseado em todo o exposto acima, será que é mesmo tão ruim assim aumentar a ingestão protéica com soja?

Sim, eu sei que posso aumentar com whey, com albumina (que é barato!), com ovos, com mais carne, mais frango etc... mas gostaria de ver essa questão da soja aí...

Principalmente, qual a opinião de vocês sobre o que a UNIVERSAL NUTRITION disse sobre o produto? Ele tem mais aminoácidos críticos (cadeia ramificada) que o ovo e a própria whey!!!!!!

Editado por caaete
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Cara, antes de mais nada, vou falar sobre a ingestão proteica. Vejo que você quer melhorar seus resultados aumentando a ingestão protéica, e pelo visto, você é um cara que entende de treinamento, alimentação e suplementação, visto que você tem 6 anos de experiência com academia. Mas antes de começar a discussão sobre soja, eu te faço uma pergunta: será que a solução para o seu problema não é aumentar a quantidade de carboidratos ou de gorduras? Ou não só alterar o shake pós-treino, mas a dieta como um todo?

Que eu saiba, proteína de soja em EXCESSO pode causar o aumento da produção de estrógeno, e não a diminuição da testosterona. A questão de o pessoal da Universal Nutrition afirmar que a soja tem mais aminoácidos do que o whey, ovo ou leite não é muito válida. Eles não informam como é a comparação que está sendo feita. Eu não sei as quantidade de aminoácidos tem em cada suplemento, mas vai que a comparação deles é 50g de proteína de soja vs 10g de whey, por exemplo. A questão é, é muito relativo.

Eu acredito que aumentar a ingestão protéica diária com soja seja válido sim, tanto é que muitas vezes eu adiciono proteína de soja em minhas refeições.

Se você vai ter melhores resultados fazendo um shake de whey + albumina + proteína de soja, eu não sei te dizer com certeza... É questão de testar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante usuario_excluido22ss

2drafael,

Obrigado pela resposta.

Como afirmei, a utilização de proteína de soja será uma experiência, das muitas que virão, sobre as respostas de meu corpo ao nível/velocidade de hipertrofia.

Carboidratos, já fiz experiência... meu corpo não é muito adaptável à eles, eu costumo criar BF quando aumento calorias à base de carbos... o que não acontece quando aumento a qtd de gordura!

Eu sigo a recomendação do Waldemar Guimarães quanto ao bulking: "cresça, ou aumente de peso, até o momento que você ainda consiga visualizar os gomos de seu abdômen. No momento em que eles começarem a sumir, signifca que você está crescendo com acúmulo de gordura maior do que deveria".

Então, eu aumento de peso com pouco aumento do BF, baseado mais em gorduras que carbos, pois sigo também as recomendações de Paulo Muzy: refeições de carboidratos só perto do treino e depois dele. Nas outras refeições, cuidado com eles!

No meu caso, tal dieta está dando certo, mas notei uma lerdeza na hipertrofia muscular. A proteína de soja será uma alternativa para tentar acelerar esse processo.

Obrigado e abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...