Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Área De Ti: Alta Exigência. Aonde Vamos Parar?


steventyler

Posts Recomendados

Eu entendo Charles.

O que quis dizer é que tudo funciona em ondas na tecnologia. Para se manter no topo da onda, sem ficar na inanição ou na rebentação, é necessário investimento de tempo e dinheiro constante. Já passei por diversas fazes acompanhando a carreira de TI, vi muita gente que ganhava bem e era tida como referência se tornar insignificante por não perceber que a onda estava arrebentando.

As oportunidades para carreiras com grande remuneração em TI existem, eu sei destes dados, basta olhar na catho ou similar, mas com critérios um pouco árduos para o seu preenchimento, como você mesmo citou ao iniciar o tópico. Outro ponto interessante a se observar, é a quantidade de profissionais para o número de cargos/vagas nas empresas para estas funções.

As remunerações também variam muito para as regiões. Um salário de 5 mil reais é pouco para Brasília por exemplo, já em SP, dá pra sobreviver, no interior da pra ficar mais tranquilo, isto se você estiver sozinho.

O pior que vejo na área de TI é que você acaba ficando sem vida. Leva o trabalho com você o tempo todo, sempre preocupado com prazos, requisitos, testes, usuários, bugs, estrutura, contratos, equipe, impedimentos, etc.

Claro, mas acho que o exemplo que você citou é de um cara que nem ao menos se preocupa em saber o mínimos das inovações.

Exemplo: Um programador que saiba a linguagem APENAS cobol e não se interessa em aprender outras linguagens (java, .net, c# ....)

Me referi à uma pessoa que fica apenas focada em uma coisa, que fica estagnada em um certo ponto.

Referente as remunerações, vou me usar como exemplo, atualmente trabalho com Teste de Software (Qualidade de Software), nesta vaga em que eu atuo, o mercado está pagando para um profissional Jr. um salário entre 2.000 (Não que eu ganhe isso), mas eu que tenho apenas 20 anos, este não é um bom salário? Dependendo da empresa, com uns 25-26 anos, poderei virar algum tipo de líder de teste, analista, etc.. e meu salário vai para 3.000 - 3 e pouco. Para mim é um bom salário já, concorda?

Para termos mais uma noção da área, a pouco tempo me formei em técnico em informática, na formatura haviam apenas 8 formando do técnico contra 60-70 formandos da administração (Alguém já viu alguma grande empresa que tenha como diretor/executivo que seja formado em administração? Eu não) Isso sim pra mim é uma área saturada.

Mais um detalhe: Aqui na minha empresa, ninguém leva serviço para casa, pois pode ser que tenhamos uma boa administração de projetos usando algumas metodologias, mas existe possibilidade sim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Tem uma outra história também

80% do mercado de trabalho, das empresas no BR, NÃO sabe desenvolver software. Mesmo empresas grandes, multinacionais, etc

Não que lá fora seja muito diferente

Tem algumas empresas legais de trabalhar, problema: pagam pouco e crescimento profissional ZERO

Não é a toa que muita gente boa que eu conheço trabalha pela internet pra empresas de fora.

Pessoalmente, fujo de tudo que é "mainstream" ali eu consigo bons serviços e boa remuneração (por enquanto né)

E pra quem falou de certificação: ela não vale nada se você não sabe por a mão na massa! Se você não sabe o básico de redes/programação, etc. Certificação é pra ser 'a cereja do bolo' e não o bolo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem uma outra história também

80% do mercado de trabalho, das empresas no BR, NÃO sabe desenvolver software. Mesmo empresas grandes, multinacionais, etc

Não que lá fora seja muito diferente

Tem algumas empresas legais de trabalhar, problema: pagam pouco e crescimento profissional ZERO

Não é a toa que muita gente boa que eu conheço trabalha pela internet pra empresas de fora.

Pessoalmente, fujo de tudo que é "mainstream" ali eu consigo bons serviços e boa remuneração (por enquanto né)

E pra quem falou de certificação: ela não vale nada se você não sabe por a mão na massa! Se você não sabe o básico de redes/programação, etc. Certificação é pra ser 'a cereja do bolo' e não o bolo.

Em questão de crescimento profissional eu discordo de ti, vai me dizer que uma IBM, Stefanini, HP, Dell, SAP não tem chance de crescimento? Não tem para quem não se esforça, para quem quer reconhecimento em 1 ano de empresa, aí sim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

CARALHO NAO DEU NEM TEMPO DE LER OS REQUISITOS ouHADOUahdUOAHsdhhudSoa

Na boa acho que pior que profissional qualificado é pedir ESTAGIARIO QUALIFICADO

aqui no RJ é um tal de EMPRESA CONTRATA ESTAGIÁRIO PROGRAMADOR JAVA COM CONHECIMENTOS EM STRUTS, J2EE, ORACLE, SQL, HIBERNATE, UML, JSP, SERVELETS, C#, DOT.NET, ASP.NET, HMTL, CSS...

MAS QUE PORRA É ESSA? VCS PRECISAM DE UM ESTAGIARIO OU ANALISTA DE SISTEMAS SENIOR SUPER SAYAJIN NIVEL 10 ?????????

Acho que estao perdendo a nocao por causa da falta de profissionais competentes e a gente da aarea ou aprende tudo ou se fode ganhando os $5mil base que o mercado oferece pro resto da vida

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em questão de crescimento profissional eu discordo de ti, vai me dizer que uma IBM, Stefanini, HP, Dell, SAP não tem chance de crescimento? Não tem para quem não se esforça, para quem quer reconhecimento em 1 ano de empresa, aí sim.

Não estava falando dessas. Se bem que Stefanini não sei não, quem eu conhecia que trabalhou lá saiu rápido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sou da area de TI e ninguem reconhece TI não adianta falar ao contrario, tem um amigo meu de facu que ate brinca, ele fala que se voce, um programador, chegar em alguem e dizer que inventou o AutoCAD a pessoa vai dizer "-Nossa que bom...", ai chega um engenheiro e mostra um projeto que fez usando o AutoCAD a mesma pessoa vai virar e dizer "-Nossa cara voce é fodão demais!!! Ficou perfeito, você é o cara como conseguiu fazer isso? Está de parabéns" huahuahua é tenso viu! E sobre esses salarios que o charles comentou mais acima, me desculpe cara mas isso você não vê na realidade, é uma empresa ou outra que paga isso, a ESMAGADORA maioria não paga isso nem de perto, esse tipo de salario é existir existe mas é conversa para boi dormir,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Tijolo",

Concordo em 100% com você. É exatamente o que você falou, para você se manter no topo, com boa empregabilidade e não ficar para trás, precisa se atualizar constantemente (não aprender o JAVA de novo que mudou completamente, como disseram), mas sim a questão do tempo e dinheiro que você é obrigado a ter para essas atualizações. Como eu disse na abertura do tópico, enquanto se é novo dá para competir e aguentar o tranco, mas e quando ficarmos velhos? Não querem ter família? Tempo para a vida pessoal? É disto que estou falando, é muito complicado ficar tendo que acompanhar as ondas tecnológicas. Como havida dito antes, para se atualizar constantemente, precisa amar e muito a TI, vibrar com algo de novo que surge, dedicar este tempo e dinheiro porque gosta de verdade da área e não por dinheiro somente... E o "Tijolo" disse a mais pura verdade, que dá sim para ficar no topo da onda, mas terá de abrir mão da sua vida pessoal.

"Charles",

Concordo com você que existem consultores SAP que ganham 15 mil reais e conheço gente que ganha até mais que isso. Mas para mim, são excessões e não a realidade do salário de TI, não acho que devemos nos basear nas excessões, porque por exemplo... Conheço um engenheiro ambiental que ganha uns 25 mil reais aqui na região do sul de Minas só fazendo consultorias nas multi-nacionais. Isso não é uma excessão? Você acha que devo me basear nisto para dizer que a área é boa? A maioria esmagadora que conheço dessa área tá desempregado ou trabalhando em outra, porque essa profissão dita do futuro, até agora não vingou. Fisioterapeuta, um destes no SPFC ganha muito, mas veja na média qual o salário? Conheço muitos que nem na área conseguem entrar. Então, em qualquer profissão terá alguem que se destacou muito e ganha muito bem, precisa ver se isso não é excessão.

Trabalhei 4 anos em TI e nestes 4 anos não parei de fazer curso. Tudo de novo tem que ao menos acompanhar, para não ficar de fora da onda. Só fui ter um bom salário em SP capital, mas não acho que essa cidade seja boa para se morar, mas aí já é outro assunto.

Eu posso dizer de boca cheia que abandonei geral a área de TI e não me arrependo, não me envolvo mais com nada relacionado a TI, hoje sou apenas um usuário do Protheus. Para os que pretendem mudar, saibam que não é nada fácil, há momentos de arrependimento no meio do caminho, pois recomeçar algo do zero não é uma tarefa tranquila. O salário com certeza será menor no início e por um bom tempo. A área em que o salário cresce mais rápido com certeza é a TI, uma grande vantagem dessa área, mas o salário cai na mesma proporção, é muito instável, por isso a obrigação de se atualizar constantemente.

Editado por steventyler
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...