Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Desafio: "vida Noturna" Sem Consumir Bebida Alcoólica


Gabrielgap

Posts Recomendados

Publicidade

  • Respostas 42
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

alguem acha aí aquele artigo que rolou aqui um tempo atrás dizendo que alcool ajuda até no metabolismo basal.. era dum japa trincadasso, nao lembro o nome dele

Não da forma que vocês estão pensando.

"O álcool é uma fonte de energia diferente de todas as outras, pois não pode ser estocado no organismo. Como uma substância tóxica, deve ser eliminado imediatamente. Assim, o álcool tem prioridade no metabolismo, alterando outras vias metabólicas, incluindo a oxidação lipídica, o que favorece o estoque de gorduras no organismo, que se depositam preferencialmente na área abdominal (Lands, 1993; Suter et al., 1997; Suter, 2005).

A participação calórica do álcool depende de sua forma de metabolização. A principal e mais usual via de metabolização do álcool é aquela que envolve a enzima álcool desidrogenase (ADH), cuja função é a oxidação do etanol em acetaldeído. Essa via utiliza o NAD (dinucleotídeo de nicotinamida-adenina) como aceptor de hidrogênio, que é reduzido a NADH. Essa reação está associada com um alto fornecimento energético proveniente do NADH na formação de 16 ATP/mol de etanol via fosforilação oxidativa. A disponibilidade de NAD e a atividade mitocondrial limitam o uso dessa via, mais utilizada por bebedores sociais (Mitchell e Herlong, 1986; Suter et al., 1997; Aguiar et al., 2007).

Já a via que assume grande relevância nos alcoolistas é aquela do SMOE (Sistema Mitocondrial de Oxidação do Etanol), presente no retículo endoplasmático liso dos hepatócitos, que utiliza o citocromo P-450, a NADPH-citocromo redutase e os fosfolipídios, tendo como aceptor de hidrogênio o NADP. Essa via tem maior importância em indivíduos que consomem o álcool cronicamente, porém à custa de gasto de energia na forma de ATP. Utiliza o oxigênio e o NADPH (nicotinamida adenina dinucleotídeo fosfato na sua forma reduzida), não gerando componentes formadores de energia, como o NADH. É, portanto, uma reação que consome energia, em vez de gerá-la (Mitchell e Herlong, 1986; Aguiar et al., 2007)."

Fonte

http://www.hcnet.usp.br/ipq/revista/vol35/s1/21.htm

Quem quiser beber beba, afinal só uns 0,5% do fórum são atletas mesmo.

Só recomendo que não bebam até ser prejudicial a sua saúde, ou pior, a de outras pessoas.

Só não venham falar que ajuda no treino etc, porque não é verdade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Janinha

Era por exemplos como esse seu que eu estava procurando, eu particularmente sinto uma queda grande no rendimento do treino de segunda feira, após ter bebido no fim de semana, me esforço mesmo para evitar, mas é bem complicado.

Até bêbado eu já fui malhar , no carnaval paguei diária na academia da cidadezinha onde eu estava e fui malhar , após várias doses de vodka. hahahahhah

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"O álcool é uma fonte de energia diferente de todas as outras, pois não pode ser estocado no organismo. Como uma substância tóxica, deve ser eliminado imediatamente. Assim, o álcool tem prioridade no metabolismo, alterando outras vias metabólicas, incluindo a oxidação lipídica, o que favorece o estoque de gorduras no organismo, que se depositam preferencialmente na área abdominal (Lands, 1993; Suter et al., 1997; Suter, 2005

???? essa parte não faz muito sentido, pelo que eu saiba álcool não é capaz de formar gordura visceral, e subcutânea é formada "aleatoriamente" em todo corpo

O fato é que doses baixas do álcool nosso organismo pode suportar muito bem. Não creio que vá ajudar alguma coisa no treino, mas já ouvi falar alguns benefícios que o consumo de 1 ou duas doses pode trazer (não, não to falando de vinho e já postei isso aqui outras vezes)

Editado por quenca333
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ÁLCOOL X MUSCULAÇĂO

Autor: Nina Veiga.

O consumo de bebidas alcoólicas costuma ser uma coisa muito comum na rotina de vida da maioria das pessoas. Apesar de saberem dos males causados pela bebida alcoólica, esta continua a ser para muitos um “vício” difícil de largar. O álcool é uma droga “socialmente aceita” e por diversas vezes até incentivada.

É comum beber em festas, noitadas, encontros com amigos, etc. Isso se tornou algo básico, seja diariamente ou somente nos finais de semana. Há pessoas que nao conseguem se divertir caso nao tenha bebidas nas “curtiçoes e encontros”. Sao comuns comentários do tipo: “festa sem álcool nao tem graça, nao é festa”. Com isso, acaba ocorrendo a introduçao da bebida alcoólica na rotina de vida, gerando muitas vezes abusos e, em determinados casos, levando até a dependencia.

O que muitas pessoas acabam esquecendo é que doenças do fígado, sistema digestivo e coraçao, assim como perda de apetite e deficiencias vitamínicas, sao alguns dos problemas causados diretamente pelo álcool.

“Durante a bebedeira, o aparelho digestivo teve muito trabalho extra. O estômago precisou fabricar mais suco gástrico: o fígado, mais bile, além de ter que neutralizar as toxinas presentes pelo álcool. O intestino necessitou produzir mais suco entérico e ainda ficou com o trânsito mais lento. A água é importante nesse processo. Ela repoe os líquidos perdidos e auxilia na remoçao das toxinas acumuladas.” (Nutricionista Maribel Melos)

A ingestao contínua do álcool desgasta o organismo e entao surgem os sintomas que comprometem a disposiçao para trabalhar, estudar, treinar, etc.

Com relaçao a absorçao do álcool pelo organismo, segundo as informaçoes do site consciencia.net :

"O processo de absorçao do álcool é relativamente rápido (90% em uma hora). Porém o mesmo nao ocorre com a eliminaçao, que demora de 6 (seis) a 8 (oito) horas e é feita através do fígado (90%), da respiraçao (8%) e da transpiraçao (2%)."

Muitas pessoas passam a noite toda bebendo, sem dormir, sem comer direito e, para piorar, no dia seguinte ficam ainda mais horas sem comer, isso quando nao passam muito mal e/ou tem ressaca, o que detona ainda mais o organismo, em todos os sentidos.

Agora, voce já deve ter uma noçao do quanto o álcool tende a prejudicar os seus objetivos na musculaçao.

ÁLCOOL x MUSCULAÇAO

Muita gente se pergunta: “Como o álcool pode atrapalhar meus ganhos? É claro, existem aqueles que nem tem noçao do quanto que o álcool pode prejudicar os resultados na musculaçao.

Vou citar alguns pontos interessantes e importantes a respeito da ingestao de bebida alcoólica que deve ampliar o conhecimento a respeito dos reais malefícios que ela pode trazer aos praticantes de musculaçao ou mesmo de outros esportes.

É muito comum ver pessoas que passam a semana toda seguindo “dieta”, seja com objetivo de ganho de massa muscular, emagrecimento ou definiçao. Mas, ao chegar o fim de semana, é de lei “sair para beber” ou “tomar a cervejinha sagrada”. É quase impossível ficar sem beber.

É também bastante comum escutarmos essas mesmas pessoas reclamarem da falta de resultados expressivos em seus objetivos. Elas se questionam até porque seguem dietas restritas e mesmo assim nao conseguem atingir bons resultados em seus objetivos.

OK, vamos lá! Voce pode até ter uma dieta bem montada e um treinamento bem elaborado — e ter disciplina em segui-los —, mas de que adianta todo seu esforço se voce nao consegue ver que bebida alcoólica e resultados expressivos, na musculaçao NAO COMBINAM! Sao lados opostos, onde a bebida pode ser considerada como a inimiga, a “sabotadora” de resultados. Voce deve estar se perguntando: Por que “sabotadora” de resultados? Ao final deste artigo voce entenderá o porque do álcool ser considerado um inimigo silencioso...

ÁLCOOL x EMAGRECIMENTO / DEFINIÇĂO

Em dietas para perder peso ou definiçao, o consumo de calorias diárias costuma ser bem restrito. Como falei anteriormente, muitas pessoas, apesar de seguirem suas dietas durante a semana, pecam ao consumir bebidas alcoólicas durante suas dietas. Com apenas um copo de cerveja voce pode estar estragando toda sua dieta. Portanto, pense duas vezes antes de beber, pois pode parecer que nao, mais isso interfere e muito no resultado final. Dependendo da restriçao de calorias que contém a sua dieta, um copo de bebida alcoólica é capaz de acabar com o esforço e disciplina de uma semana inteira!

As bebidas alcoólicas contem muitas calorias!

Vale lembrar que, muitas vezes, junto com o consumo do álcool, vem o famoso “tira-gosto”, que geralmente sao aperitivos engordurados, frituras, etc. Mesmo em pequenas quantidades, já se torna devastador para aniquilar qualquer sucesso em termos de resultados de emagrecimento e/ou definiçao.

Veja a comparaçăo:

- 1 grama de proteína = 4 calorias;

- 1 grama de carboidrato = 4 calorias;

- 1 grama de álcool = 7 calorias;

- 1 grama de gordura = 9 calorias.

Observe que o álcool só perde, em quantidade calórica, para as gorduras. Geralmente, as pessoas cortam os alimentos gordurosos quando estao em dieta, mais ainda sim, mantém a sagrada bebida no final de semana.

E ainda existem aqueles que comem menos com medo de ganhar peso e mesmo assim mantém o consumo de bebida alcoólica, o que é um grande erro. A verdade é que as pessoas teimam em temer a comida. Muitos trocam a comida pela bebida, comem menos e bebem mais, e nao entendem porque nao conseguem emagrecer, já que quase nao comem. É uma seqüencia absurda de erros cometidos que acabam comprometendo o bom funcionamento do organismo, a saúde e a obtençao de resultados concretos em seus objetivos.

ÁLCOOL x GANHO DE MASSA MUSCULAR

O álcool prejudica os ganhos de massa muscular? A resposta é SIM.

Mas como ele prejudicaria? Bem, vamos por partes:

Se voce procura ganho de massa muscular, nao existe coisa pior que o consumo de bebidas alcoólicas. O fator principal para quem procura aumento de massa muscular é a alimentaçao. Se a alimentaçao é falha, se faltam nutrientes, vitaminas, etc, os ganhos de massa muscular acabem sendo comprometidos. Mesmo que o individuo tenha um bom treinamento e alimentaçao, seu rendimento e seus ganhos, podem acabar bastante comprometidos devido ao fato de que seu corpo nao conseguirá obter os nutrientes e vitaminas como realmente necessitaria.

Ninguém cresce durante do treinamento ou dentro da academia. É fora da academia, durante o descanso, que o individuo irá crescer. Por isso sao necessárias boas noites de sono e a manutençao de uma boa alimentaçao, nao só ao longo do dia como durante a semana toda.

Entenda onde o álcool entra nisso observando os efeitos da bebida alcoólica dentro do organismo. O álcool:

- Atrapalha a capacidade do organismo em absorver os nutrientes;

- Causa desidrataçao do organismo;

- Diminui a taxa de açúcar no sangue;

- Eleva os níveis de cortisol (hormônio do catabolismo);

- Diminui os níveis de testosterona;

- Causa deficiencia de vitaminas B1, B2, B6, B12 e C. Vitaminas de extrema importância para aqueles que procuram aumento de massa muscular.

Mesmo sendo bem calórico, o álcool prejudica o organismo, que fica deficiente de vitaminas, sais minerais e proteínas. Ele é rapidamente absorvido pelo corpo e acaba “perturbando o seu metabolismo e a capacidade do seu organismo em restabelecer a glicemia (presença de açúcar no sangue).”

Mesmo bem alimentado, o organismo nao consegue absorver bem os componentes dos alimentos, através do intestino delgado — principalmente as vitaminas B1, B6, B3 e o ácido fólico. Isso faz com que a pessoa tenha falta de apetite, e essa deficiencia alimentar provoca reaçoes danosas, causadas também pela queda acentuada de potássio, magnésio, cálcio, zinco e fósforo. Estudos recentes também comprovam que o álcool diminuiria os níveis de testosterona do corpo.

Segundo Dr. Joao Pinheiro (CRMSP 74184 - Fisiologia Hormonal e Esportiva /Nutriçao Esportiva) :

“Teses e estudos recentes comprovam que o álcool é hiper-estrogenico, ou seja, nas mulheres, faz seu fígado produzir muito hormônio feminino (estradiol/estrona), e nos homens, esse efeito silencioso é refletido na inibiçao dos receptores da testosterona no tecido muscular e hipotálamo. Neste último, os danos sao ainda mais graves. Eles malham e a fibra somente fica “inchada”, a força nao vem, a fadiga e a agressividade aumentam, libido e ereçao diminuem cada vez mais.”

Praticamente é muito complicado uma pessoa adquirir uma razoável quantidade de massa muscular “enchendo a cara” sempre. Quem procura aumento de massa muscular sabe o quanto uma boa alimentaçao e o descanso sao fundamentais. Logo, o álcool somente vai prejudicar e/ou retardar os seus resultados.

CONCLUINDO:

Nao estou mandando ninguém parar de beber. Se voce quer beber, OK. Mas o importante é ter conscięncia do que está fazendo. Se voce procura ter resultados expressivos na musculaçao, tente evitar ao máximo. Acho que os motivos ficaram bem claros. O grande mal é fazer do consumo do álcool uma rotina. Isso com certeza irá atrapalhar o seu rendimento e resultados.

Lembre-se que “evitar a ingestăo de bebida alcoólica” é a primeira observaçao feita para pessoas que visam ganhar massa ou perder gordura, pois o álcool atrapalha em ambos objetivos. Mas se por acaso voce for beber, tente evitar ao máximo os exageros. Nao fique horas sem comer e nem beba com o estômago vazio.

Referencia bibliográfica:

http://www.cbcm.com.br/modulos/artigos/descricao.php?cod=24#

http://www.consciencia.net/2003/07/12/transito2.html

http://www.imesc.sp.gov.br/infodrogas/alcool.htm

http://www.virtual.epm.br/material/tis/curr-bio/trab99/alcool/alcoolorganismo.htm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

charliesheen, tem 300 textos iguais a esse em todos os lugares. E além disso tem umas coisas que são bem contestáveis:

- 1 grama de álcool = 7 calorias;

Não existe um consenso nisso aqui, alguns acreditam que pelo efeito termogênico do álcool ele possui umas 5 calorias por grama. Mas ninguém entende direito para onde vão parar as calorias do álcool pois ele parece ter um comportamento estranho quando tentam medir as coisas. Inclusive já vi estudos que as mulheres emagreciam ao consumir bebidas alcoólicas. Não que ele em si emagreça, mas deve influir em algo que talvez ajude as mulheres. mas isso é pura especulação também.

- Atrapalha a capacidade do organismo em absorver os nutrientes;

- Causa desidrataçao do organismo;

- Diminui a taxa de açúcar no sangue;

- Eleva os níveis de cortisol (hormônio do catabolismo);

- Diminui os níveis de testosterona;

- Causa deficiencia de vitaminas B1, B2, B6, B12 e C. Vitaminas de extrema importância para aqueles que procuram aumento de massa muscular.

Em que quantidade para afetar consideravelmente tudo isso? é meio relativo...

Não estou falando que álcool faz bem, mas eu odeio esses textos sensacionalistas (e moralistas) que estão divulgados por aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poh antes de sair de casa se hidrata come uma salada com azeite de oliva, toma um shake de albumina + whey, na balda toma seu alcool com intervalos toma uma água, chega em casa toma 1g vitamina c , shake de whey + albumina + caseína mais muita água, coloca sua jarra de água do lado da cama kkkkkkkkk, acorda toma um whey com vitamina c e dextrose e seja feliz.

Não to falando que ta certo, mas é uma estratégia pra tentar evitar o estrago que faz.

Eu fazia assim quando tava com grana e tomava TT

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Janinha

Era por exemplos como esse seu que eu estava procurando, eu particularmente sinto uma queda grande no rendimento do treino de segunda feira, após ter bebido no fim de semana, me esforço mesmo para evitar, mas é bem complicado.

Até bêbado eu já fui malhar , no carnaval paguei diária na academia da cidadezinha onde eu estava e fui malhar , após várias doses de vodka. hahahahhah

Pois é. Eu sou o exemplo prático, nem precisa vir alguém falando se faz ou não mau, pois eu sei bem o quanto isso afeta para o rendimento do meu treino.

Pô treinar bêbado é d+. A única coisa que fiz uma fez foi tomar uma dose de whisky e depois correr na esteira.

Queria ver se ia dar um efeito termogenico. Hehehehe

@Janinha

Era por exemplos como esse seu que eu estava procurando, eu particularmente sinto uma queda grande no rendimento do treino de segunda feira, após ter bebido no fim de semana, me esforço mesmo para evitar, mas é bem complicado.

Até bêbado eu já fui malhar , no carnaval paguei diária na academia da cidadezinha onde eu estava e fui malhar , após várias doses de vodka. hahahahhah

Pois é. Eu sou o exemplo prático, nem precisa vir alguém falando se faz ou não mau, pois eu sei bem o quanto isso afeta para o rendimento do meu treino.

Pô treinar bêbado é d+. A única coisa que fiz uma fez foi tomar uma dose de whisky e depois correr na esteira.

Queria ver se ia dar um efeito termogenico. Hehehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infelizmente esse é um problemão pra mim... Sempre fui acostumado de beber aquela cervejinha final de semana com meu velho ou com meus amigos, não é nem pra ficar locão, é pelo prazer mesmo. Eu tento maneirar, quantidades menores e 1x por semana no máximo, mas é complicado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...